• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

DIA DA ECOLOGIA/ECOLOGY DAY: CONTRIBUTO DA CAMPO ABERTO
Colocado em 11 de setembro de 2020

Abelharuco-Portugal. Foto Paulo Talhadas dos Santos.
Com os nossos agradecimentos.

 

O Dia da Ecologia foi criado em 2016 e celebra-se anualmente desde 2017, de início sobretudo em âmbito europeu, mas agora com uma dimensão internacional e mundial pronunciada.

É organizado pela SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia, com a colaboração da EEF – Fundação Europeia de Ecologia, e tem o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO.

Convidada a aderir pela SPECO, foi com alegria que a Campo Aberto aderiu, embora com um contributo modesto, condicionado pela atual situação sanitária e pelo pouco tempo que tivemos disponível desde que reunimos as informações necessárias  para o decidirmos realizar, numa parceria com a empresa NAVIA. Formação. Educação. Ambiente.

Consiste numa chamada de atenção para as possibilidades de favorecer a biodiversidade e a vida selvagem através da cultura de plantas em simples pequenos terraços, varandas, quintais de dimensões exíguas e similares. A atividade complementar proposta, Biodiversidade na Varanda, poderá vir a ser concretizada caso haja um mínimo de dez pessoas interessadas  e que para tal se inscrevam, e que disponham de um pequeno espaço onde já cultivem, ou onde possam vir a cultivar, plantas em condições favoráveis a servirem de habitat ou  apoio a animais, sobretudo insetos e aves passeriformes.

Colibri.Costa Rica. Foto de Paulo Talhadas dos Santos.
Com os nossos agradecimentos.

DIA DE AÇÃO COMUM PELA NATUREZA

A Campo  Aberto não pode deixar de recomendar a visita ao espaço digital do Dia da Ecologia, onde constam as numerosas iniciativas que vão ser realizadas desde 12 de setembro, por numerosas entidades cívicas como coletivos e associações, freguesias e outras autarquias, com fulcro no dia 14 de setembro, e prolongando-se até 16 do mesmo mês, podendo algumas, de caráter virtual, permanecer acessíveis muito mais tempo, como será o caso da nossa.

E não podíamos deixar de ter aderido à comemoração desse Dia, já que, no âmbito do processo de convergência ecológica e ambiental propulsionado pelo espírito da  Carta de Famalicão– e por coincidência –começámos também a participar no  DACN – Dia de Ação Comum pela Natureza, que, tendo tido início em 2019, se celebrará de dois em dois anos. Trata-se de uma iniciativa diferente mas no fundo muito semelhante ao Dia da Ecologia e que é não só compatível com ele como converge para objetivos idênticos. Visite também o espaço que lhe está dedicado  (Ação Ecológica – Carta  de Famalicão).

Imprimir esta página Imprimir esta página

Deixar comentário