• Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto
  • Jun : 15 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação


Praça General Humberto Delgado (ver fotografia aérea do conjunto Pr. Humberto Delgado/Av. dos Aliados/ Pr. da Liberdade)
Para muitas pessoas o nome desta bela Praça onde se encontra a estátua de Almeida Garrett* é desconhecido e igorada a sua autoria: do decano da arquitectura portuguesa, Fernando Távora recentemente falecido (e cuja obra mais polémica é hoje , pelos piores motivos, notícia do Jornal).

Se em algum lado existe uma placa semelhante à que se pode encontrar na Avenida dos Aliados , com o símbolo de “World Heritage/Património Mundial/Patrimoine Mondial”e um resumo histórico do local, passa completamente despercebida.
Há pouco mais de um ano foi chumbada a construção de um parque de estacionamento e outras “comodidades” subterrâneas, salvando-se muito provavelmente assim os belos pinheiros (Pinus pinea) que tão mansamente enquadram a Praça. Segundo notícia então publicada no site oficial da câmara, todas essas construções não iriam prejudicar a traça original da Pr. General Humberto Delgado.

(É lamentável e incompreensível que essa preocupação com a traça original não tenha de todo apoquentado os responsáveis pelo crime de lesa património que se está a perpetrar nos Aliados, com o aval favorável de quem supostamente está em funções com o objectivo de o preservar e valorizar (o património).

* da autoria do escultor Barata Feyo e inaugurada em 1954
. (publicado também no Dias com árvores)

Imprimir esta página Imprimir esta página

2 comentários até agora.

  1. Teófilo M. diz:

    Olhando a fotografia, lembro-me da ideia (triste) de dois técnicos do IPPAR, sobre o ressurgimento da antiga escadaria frontal dos Paços do Concelho!

    Será que esses senhores vieram alguma vez ao Porto, à Praça Humberto Delgado, ou olharam para fotografias da mesma, para verem ao que o seu disparate conduziria?

    IPPARa onde iria o Garrett?

  2. manueladlramos diz:

    Todos esses senhores SÃO do Porto (ou pelo menos SÂO da delegação regional do PORTO)!

Deixar comentário