Nuclear? Não, obrigado! Movimento Ibérico Antinuclear

by | Set 17, 2018 | sem categoria | 0 comments

unnamed_5.png

MOVIMENTO IBÉRICO ANTINUCLEAR

O MIA – Movimento Ibérico Antinuclear emitiu em 25 de Setembro de 2020 a nota de imprensa que se segue. A Campo Aberto, que integra o MIA, e desde a primeira hora se situou na tradição do Movimento Antinuclear Português que remonta a pelo menos 1974 e teve um ponto alto em 1976 na marcha do povo de Ferrel (Peniche) de rejeição de uma hipotética central a instalar na freguesia, continua a participar na medida do possível, atualmente mais focada na campanha de portugueses e espanhóis pelo encerramento da central de Almaraz, situada perto da fronteira luso-espanhola de Elvas-Badajoz.

A seguir a essa informação transcreve-se uma outra relativa à manifestação de 10 de outubro de 2020 por ocasião da Cimeira entre os representantes dos dois governos ibéricos.

Informação

O movimento ibérico antinuclear em Portugal elege nova comissão coordenadora e reitera pedido de reunião com o ministro do ambiente de Portugal

A Assembleia Geral do Movimento Ibérico Antinuclear em Portugal (MIA PT) reuniu quinta feira 24 de setembro (via online) para eleger a sua Comissão Coordenadora e definir a agenda dos próximos meses.

As questões do nuclear continuam a ser um tema de enorme importância para Portugal, tendo em conta os recentes desenvolvimentos em Espanha que indiciam a continuação do funcionamento da Central Nuclear de Almaraz por mais 8 anos. Reafirmamos que um acidente em qualquer dos dois reactores da central de Almaraz constitui um perigo sem precedentes, não só para o território espanhol, mas também para toda a bacia do Tejo, em Portugal, com incidência extrema nas regiões fronteiriças.

Com efeito, e contrariamente à decisão prévia de encerrar a Central em 2021, o Conselho de Segurança Nuclear de Espanha deu um aval positivo à intenção da empresa em prolongar o seu funcionamento até 2028. Aguarda-se agora a decisão final do Governo Espanhol que, tudo indica, irá aceitar a proposta.

O MIA PT considera esta situação inaceitável e não compreende como o Governo Português permanece completamente passivo em relação a uma situação que tem implicações profundas numa parte significativa do território português.

Tendo sido solicitada uma reunião com o Ministro do Ambiente a propósito desta questão, à qual não foi dada qualquer resposta, o MIA PT irá insistir junto do Ministério do Ambiente e Ação Climática. São, ainda, previstas acções que continuarão até ao encerramento definitivo da central de Almaraz (e de todas as outras) e ao seu desmantelamento em segurança.

O MIA PT irá também acompanhar os procedimentos para a realização da Cimeira Ibérica que se deverá realizar nos próximos meses em Portugal (após o seu recente adiamento).

Também está a ser organizada uma Conferência Ibérica, em conjunto com o MIA em Espanha, a decorrer online e em data ainda a definir, que irá debater temas relacionados com o nuclear e os territórios e sustentabilidade.

A Comissão Coordenadora agora eleita é composta por: Ana Silva (Movimento ProTejo/Eco-Cartaxo), António Minhoto (AZU),  Carla Graça (ZERO), José Janela (Quercus), José Louza (Ecocartaxo/ ProTejo), José Moura (ProTejo/AZU) e Romão Ramos.

Para mais informações, contactar: 966 395 014 – António Minhoto, 960207080 – José Janela.

O MIA é um movimento composto por colectivos ambientalistas e instituições de Portugal e de todo o Estado Espanhol. Em Portugal integra cerca de 30 coletivos.

unnamed_5.png

CONCENTRAÇÃO PELO ENCERRAMENTO DA CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ
10 DE OUTUBRO DE 2020, NA GUARDA

NO DIA DA XXI CIMEIRA LUSO-ESPANHOLA,
O MOVIMENTO IBÉRICO ANTINUCLEAR CONCENTRA-SE
PELO ENCERRAMENTO DA CENTRAL NUCLEAR DE ALMARAZ

[Foi convocada para  o dia 10 de Outubro, pelas 9.30 horas (hora portuguesa), na Alameda de Santo André, na Guarda, uma Concentração Ibérica Antinuclear dirigida a  ativistas ambientais dos dois países].

Esta concentração é organizada pelo Movimento Ibérico Antinuclear, que no dia e no local da realização da XXI Cimeira Luso-Espanhola pretende sensibilizar a opinião pública e os Governos dos dois países para os perigos que representa a Energia Nuclear, nomeadamente a continuidade em funcionamento da Central Nuclear de Almaraz e o projeto de exploração de urânio em Retortillo, junto à fronteira com Portugal.

ALMARAZ.jpg

 

Mais uma vez, diversas organizações espanholas e portuguesas que lutam pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz, que fica situada junto ao rio Tejo, na província de Cáceres, em Espanha, a cerca de 100 km da fronteira com Portugal, vão-se juntar para exigir medidas mais firmes por parte dos dois Governos. Nesse sentido, o MIA – Movimento Ibérico Antinuclear pretende entregar aos representantes dos dois Governos uma carta que alerte para alguns dos principais problemas do Nuclear na Península Ibérica.

ENCERRAR CENTRAL NUCLEAR  OBSOLETA
Para o MIA, a eventual continuação do funcionamento da Central Nuclear de Almaraz pós 2020, corresponderia a uma decisão errada, irracional e de gravidade extrema, pois a mesma viabilizaria que a Central de Almaraz, totalmente envelhecida e obsoleta, continuasse a trabalhar e a colocar toda a Península Ibérica em risco até ao ano de 2028. A Central Nuclear de Almaraz está, atualmente, muito perto de atingir os 40 anos de idade e já deveria ter encerrado em 2010, com perto de 30 anos de funcionamento, e quando as condições de segurança já o exigiam. Contudo, esta Central, que está já a funcionar desde o início dos anos 80, acabou por não encerrar na data prevista – Junho de 2010 – devido ao facto do Governo Espanhol da altura ter, contrariamente às anteriores intenções, prolongado o prazo de funcionamento da Central por mais 10 anos, até Junho de 2020. Agora, os cidadãos ibéricos vêm-se de novo confrontados com mais um possível adiamento do funcionamento desta Central, desta vez por mais oito anos, facto que é inadmissível e contrário a tudo aquilo que tem sido manifestado pelos cidadãos de Espanha e de Portugal.

Para o MIA é indispensável que, caso o Governo Espanhol pondere renovar a licença desta Central Nuclear, realize a necessária e indispensável Avaliação de Impacte Ambiental Transfronteiriça, de modo a legitimar a eventual continuação em funcionamento desta Central Nuclear pós 2020, e uma vez que este é um projeto suscetível de produzir um impacte significativo em território português.

Lisboa, 9 de outubro de 2020
A Comissão Coordenadora do MIA em Portugal

MIA – Movimento Ibérico Antinuclear

O MIA é um movimento composto por colectivos ambientalistas e instituições de Portugal e de todo o Estado Espanhol. Em Portugal integra cerca de 30 coletivos.

A REJEIÇÃO DO NUCLEAR 1974-2018 E O FUTURO DA ENERGIA EM PORTUGAL
Colocado em 17 de setembro de 2018

Veja diretamente o suplemento Pela Vida – 1978

AS ORIGENS
Em 1974, no seio do recém-criado Movimento Ecológico Português, já se defendia uma moratória para quaisquer planos de construir centrais nucleares em Portugal. Cidadãos como Afonso Cautela (1933-2018), J.J. Delgado Domingos (1935-2014) e Gonçalo Ribeiro Telles tinham-se já pronunciado publicamente pela rejeição do nuclear. Em 1976, tendo constado que o chão da sua aldeia fora escolhido para a implementação de uma primeira hipotética central nuclear no país, a população de camponeses e pescadores de Ferrel, no concelho de Peniche, realiza a sua histórica marcha de 15 de março, rejeitando esses planos. Em 20 e 21 de janeiro de 1978, realiza-se nas Caldas da Rainha e Ferrel, sob os auspícios do semanário Gazeta das Caldas  e em resultado de um ano de preparação de uma coordenadora nacional de grupos ecológicos, o Festival Pela Vida e Contra o Nuclear, que exprime uma vigorosa rejeição da via energética nuclear e revela a existência de um forte sentimento antinuclear na opinião pública, dando-lhe decisivo impulso que o tornaria em breve um sentimento dominante.

PORTUGAL DE FORA
Por essas razões (e por outras mais comezinhas como a debilidade económica do país e o início do descrédito mundial e declínio da indústria nuclear), Portugal pôde escapar aos alçapões que atormentam os países possuidores de centrais nucleares – até a intensamente nuclearizada França, que por isso mesmo se vê hoje em palpos-de-aranha para «sair do nuclear» como cada vez mais lho exigem os seus cidadãos. O que, como lembra Susana Fonseca, membro da cooperativa Coopérnico que corajosamente promove entre nós a energia solar, explica em grande parte a importância das fontes renováveis de energia no fornecimento das necessidades de eletricidade em Portugal. Assim ligando, de forma clara, o que aconteceu em 1976 em Ferrel como o passado que marca o presente e o futuro da energia em Portugal.

RECORDAR NÃO BASTA
Tudo isso é oportunamente recordado em PELA VIDA – 1978 : 40 anos do Festival pela Vida e contra o Nuclear, um encarte de quatro páginas que o semanário Gazeta das Caldas publicou em 31 de agosto de 2018, retomando o mesmo título de um suplemento que editou durante muitos anos a partir de 1977 e que foi criado precisamente para servir de elemento aglutinador na preparação do referido Festival, além de repercutir toda a panóplia de temas do movimento ecológico mundial e também português, ao arrepio da relativa novidade e incipiência desses temas em Portugal, então ainda bastante alheio à importância e urgência deles.

Esse suplemento comemorativo, com elementos de importância histórica para a compreensão do Portugal nascido do 25 de Abril de 1974, fica assim ao alcance de todos os interessados, também na sua versão digital.

RÁPIDO SUMÁRIO
Na sua primeira e última página, com o título  «Ferrel 1976-78: então e hoje, que significado?», pode ler-se um artigo de memórias e atualização escrito pelo presidente da Campo Aberto, José Carlos Costa Marques. O editorial do suplemento é de José Luís Almeida e Silva, diretor da Gazeta das Caldas. Encontram-se ainda artigos de António Eloy, Jacinto Rodrigues, Susana Fonseca, Francisco Castejón, Inês Grandela Lourenço, João Guerreiro (neste faz-se uma curiosa comparação entre o caso de Ferrel em 1976 e o do «furo» petrolífero no atual Algarve) e João Freire.

Seguem-se alguns outros artigos sobre o nuclear neste sítio digital.
Encontrará mais se na função de pesquisa digitar «nuclear» : 

Somos todos moradores de Ferrel

Sol Sorridente – Nuclear Não Obrigado – Fechar Almaraz

Perigo Nuclear, Alternativa Solar

35 anos depois de Ferrel, Península Ibérica exige o fim da energia nuclear

Nuclear em Portugal? Não, mais do que nunca

https://www.campoaberto.pt/wp-content/uploads/2010/02/Sol_Sorridente_0.pdf

19 de Março – Concentração contra o Nuclear

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama