No seguimento do 1.º Encontro de Agricultura Sustentável no Grande Porto – Mercados Municipais e Combate ao Desemprego, que decorreu no passado dia 18 de Junho de 2011 divulgamos agora as conclusões dos grupos de debate.

    Documento de Conclusões

    Nesse anexo, encontrará as conclusões dos cinco grupos de debate que lançaram ideias e propostas para futuro desenvolvimento. De forma mais esquemática ou mais circunstanciada, com sobreposições parciais, com entusiasmo e ambição, este registo mostra bem o fervilhar de ideias que se verificou mas também a seriedade e amplidão da tarefa que foi reconhecida pelos participantes.

    Dado o esquematismo de alguns dos tópicos incluídos, o pleno desenvolvimento das ideias necessitará de uma gradual aproximação e desdobramento, que se espera que o trabalho futuro venha a permitir.

    Cerca de 60 participantes num encontro que competiu com uma excelente tarde de praia… mostra bem que existe um interesse crescente por esta questão e por este processo de firmar um movimento favorável à agricultura local sustentável.

    Ver-se-á proximamente se é possível, e de que modo, dar continuidade a este processo participativo e pôr de facto em prática um plano de acção para a agricultura local sustentável no Grande Porto. Para já fica este registo de conclusões que cada qual poderá ir enriquecendo para seu uso próprio ou partilhado, acrescido de uma tabela, gentilmente enviada pelo Pedro Jorge Pereira (um dos participantes), com a sazonalidade de frutas e legumes.

    Os organizadores,
    Birke Mauer
    José Carlos Marques
    Margarida Silva

    Imprimir esta página Imprimir esta página

    Categorias: Natureza & Ruralidade

    Deixar comentário