Fonte: https://img.photobucket.com/albums/v254/peterdaribeira/a2007095.jpg

    Uma boa decisão! Imperou, felizmente, o bom senso. A Campo Aberto constatou com agrado que o metro não irá retalhar o Parque da Cidade, evitando fragmentar algo que é uno. De facto não havia qualquer justificação para deixar à superfície apenas o troço do metro no Parque da Cidade (talvez até o troço onde, de forma mais indiscutível, o metro nunca deveria ser à superfície!).

    Isto, saliente-se, apesar de continuarmos a considerar que seria mais vantajosa, financeira e ambientalmente, a utilização da infra-estrutura que foi inicialmente construída para esse efeito, que é o viaduto do Parque da Cidade.

    O importante é que a Câmara do Porto já se pronunciou e não se deixou condicionar pelas conclusões absurdas do EIA. Se houve tempo para esperar até agora, podemos bem aguardar mais uns meses. Diríamos mesmo: estamos cansados que nos acenem com urgências! Se é tudo tão urgente, a solução é simples: que se comecem a planear estes assuntos com mais antecedência. Contudo, parece-nos mais provável a explicação de que a urgência é sempre um bom pretexto para aligeirar a exigência, para facilitar os procedimentos. Mas esse caminho, cremos, é de evitar a todo o custo.

    Será que os portuenses podem desta vez respirar de alívio? A história do Parque da Cidade está cheia de venturas e desventuras. Desde espaço onde seria implantada a Exponor, passando pelo temível Edifício Transparente (infelizmente bem visível!) e, mais recentemente, pela ameaça das Torres da Imoloc. O Parque resistiu, desta feita, à investida do metro. Se não tem 7 vidas, para lá caminha.

     

    Aqui fica a notícia publicada no Jornal de Notícias.

    Fonte: Jornal de Notícias. Texto: Carla Sofia Luz.

    O metro atravessará o Parque da Cidade em túnel. A decisão da Câmara do Porto foi comunicada à Empresa do Metro. Agora terá de rever o estudo de impacte ambiental da Linha do Campo Alegre, que não tinha contemplado a hipótese do enterramento.

    A correcção desta omissão vai contribuir para mais um adiamento da abertura do concurso público que seleccionará o construtor das quatro linhas da segunda fase de expansão da rede. No início do ano, o presidente da Administração da empresa, Ricardo Fonseca, apontou o lançamento desse concurso para Abril, já com sete meses de atraso em relação à data inicial de Setembro de 2009. Mas o prazo não será cumprido.

    Fonte da Metro especifica que é obrigatório ter as declarações de impacte ambiental das quatro linhas emitidas, antes de lançar o procedimento. O balanço não é favorável, pois apenas a ligação entre Matosinhos e o Pólo da Asprela (Porto), por S. Mamede de Infesta, possui essa declaração. O prolongamento da Linha Amarela a Vila d’Este, em Gaia, deverá obtê-la a curto prazo, enquanto o traçado da segunda linha para Gondomar, por Valbom, só será submetido a consulta pública no início do próximo mês.

    Quanto à Linha do Campo Alegre, o facto de não ter sido incluída no estudo (submetido a discussão pública em Fevereiro) a possibilidade de passagem em túnel no Parque vai atrasar o processo de avaliação ambiental. Face à opção camarária pelo enterramento, a Metro contactará a Agência Portuguesa do Ambiente para saber se a alteração ao traçado obriga à entrega de um aditamento ao estudo. Se for necessário, o mais provável é que o documento seja alvo de nova consulta pública.

    Enterrado na Rua de D. Pedro V

    A posição da Câmara do Porto é condicionada pela decisão de enterrar as composições na Rua de Brito Capelo, em Matosinhos. O presidente Rui Rio sublinha que “só admitia o atravessamento do metro à superfície” no Parque da Cidade, se circulassem desse modo no concelho vizinho.

    “Aí, teria de decidir se enterrava antes da Circunvalação, no Parque ou depois do Parque, porque o professor Sidónio Pardal [projectista do espaço verde] considerava melhor a solução à superfície”, refere o autarca. O arquitecto desenhou as duas hipóteses e nunca fez segredo da sua preferência pelo atravessamento das composições em vale, próximo do mar, com canal protegido por encostas e muros de contenção.

    “Como o metro vem em túnel de Matosinhos, seria um absurdo desenterrá-lo só no Parque. É irracional fazer uma trincheira enorme para colocá-lo à superfície e outra para enterrá-lo alguns metros à frente”, assinala Rui Rio. A pedido da Autarquia, a empresa está a analisar, ainda, o atravessamento da Rua de D. Pedro V pelo subsolo, em vez de construir um viaduto. Tudo indica que a ideia é tecnicamente possível com a alteração da cota de circulação das composições no vale.

    Logo que o traçado esteja totalmente definido, o autarca garante que apresentará o projecto em reunião do Executivo.

    Imprimir esta página Imprimir esta página

    Deixar comentário

    Adana Escort Adana Seyhan Escort Adana Çukurova Escort Ankara Escort Ankara Keçiören Escort Ankara Sincan Escort Ankara Mamak Escort Ankara Polatlı Escort Ankara Haymana Escort Ankara Çankaya Escort Ankara Etimesgut Escort Ankara Pursaklar Escort Antalya Escort Antalya Kumluca Escort Antalya Manavgat Escort Antalya Konyaaltı Escort Antalya Muratpaşa Escort Antalya Alanya Escort Antalya Kaş Escort Antalya Kemer Escort Bursa Escort Eskişehir Escort Gaziantep Escort Gaziantep Şehitkamil Escort Gaziantep Şahinbey Escort Gaziantep Nizip Escort İstanbul Escort İstanbul Kadıköy Escort İstanbul Bahçelievler Escort İstanbul Mecidiyeköy Escort İstanbul Küçükçekmece Escort İstanbul Beykoz Escort İstanbul Sarıyer Escort İstanbul Büyükçekmece Escort İstanbul Zeytinburnu Escort İstanbul Sancaktepe Escort İstanbul Sultanbeyli Escort İstanbul Kağıthane Escort İstanbul Kurtköy Escort İstanbul Fatih Escort İstanbul Başakşehir Escort İstanbul Ataşehir Escort İstanbul Nişantaşı Escort İstanbul Eyüpsultan Escort İstanbul Şişli Escort İstanbul Bayrampaşa Escort İstanbul Avcılar Escort İstanbul Beşiktaş Escort İstanbul Bağcılar Escort İstanbul Maltepe Escort İstanbul Pendik Escort İstanbul Üsküdar Escort İstanbul Ümraniye Escort İstanbul Şerifali Escort İstanbul Merter Escort İstanbul Beyoğlu Escort İstanbul Esenyurt Escort İstanbul Çekmeköy Escort İstanbul Bakırköy Escort İstanbul Fulya Escort İstanbul Tuzla Escort İstanbul Kayaşehir Escort İstanbul Çatalca Escort İstanbul Kartal Escort İstanbul Esenler Escort İstanbul Güngören Escort İstanbul Beylikdüzü Escort İzmir Escort İzmir Bergama Escort İzmir Urla Escort İzmir Bayraklı Escort İzmir Konak Escort İzmir Gaziemir Escort İzmir Çeşme Escort İzmir Buca Escort İzmir Balçova Escort İzmir Çiğli Escort İzmir Bornova Escort İzmir Karşıyaka Escort Kayseri Escort Kocaeli Escort Kocaeli İzmit Escort Kocaeli Gebze Escort Malatya Escort Manisa Escort Mersin Escort Mersin Anamur Escort Mersin Silifke Escort Mersin Yenişehir Escort Mersin Erdemli Escort Mersin Akdeniz Escort Mersin Mezitli Escort Muğla Escort Muğla Fethiye Escort Muğla Milas Escort Muğla Dalaman Escort Muğla Datça Escort Muğla Marmaris Escort Muğla Bodrum Escort Samsun Escort Samsun İlkadım Escort Samsun Atakum Escort Adıyaman Escort Afyonkarahisar Escort Ağrı Escort Aksaray Escort Amasya Escort Ardahan Escort Artvin Escort Aydın Escort Balıkesir Escort Bartın Escort Batman Escort Bayburt Escort Bilecik Escort Bingöl Escort Bitlis Escort Bolu Escort Burdur Escort Çanakkale Escort Çankırı Escort Çorum Escort Denizli Escort Diyarbakır Escort Düzce Escort Edirne Escort Elazığ Escort Erzincan Escort Erzurum Escort Giresun Escort Gümüşhane Escort Hakkari Escort Hatay Escort Iğdır Escort Isparta Escort Kahramanmaraş Escort Karabük Escort Karaman Escort Kars Escort Kastamonu Escort Kırıkkale Escort Kırklareli Escort Kırşehir Escort Kilis Escort Konya Escort Kütahya Escort Mardin Escort Muş Escort Nevşehir Escort Niğde Escort Ordu Escort Osmaniye Escort Rize Escort Sakarya Escort Siirt Escort Sinop Escort Sivas Escort Şanlıurfa Escort Şırnak Escort Tekirdağ Escort Tokat Escort Trabzon Escort Tunceli Escort Uşak Escort Van Escort Yalova Escort Yozgat Escort Zonguldak Escort