• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
contacto@campoaberto.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2008

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. À procura de soluções para a região

A Universidade do Porto (UP) vai organizar um encontro de trabalho entre reconhecidos académicos e actores políticos e económicos do Porto que visa encontrar novas soluções para o desenvolvimento sustentável da região. Mais de uma centena de especialistas vão reunir no Palácio da Bolsa durante a próxima segunda e terça-feira para elaborar uma série de medidas concretas que permitam tornar o Grande Porto num pólo de competitividade nacional no seio de uma economia europeia baseada no conhecimento.

Sob o lema “Para uma Região do Conhecimento”, a terceira edição do encontro “Porto Cidade Região” pretende identificar problemas e discutir soluções que permitam concretizar a estratégia de desenvolvimento da região apresentada no documento “Norte 2015”.

Personalidades como Artur Santos Silva (BPI), Manuel Guilherme Costa (RTP), Luís Portela (Bial), Rui Moreira (Associação Comercial do Porto), António Granado (Público), Sobrinho Simões (Ipatimup), Alexandre Quintanilha (IBMC), Daniel Bessa (EGP), Alberto Castro (Universidade Católica do Porto) ou Emídio Gomes (Junta Metropolitana Porto), divididas por cinco painéis temáticos – Ambiente, Energia e Sustentabilidade; Saúde; Educação/Fomação; Mar; Conteúdos; Manufacturing -, vão discutir formas de transformar aquelas áreas em áreas de vantagem competitiva do Porto, cidade e região. Propostas que serão depois trabalhadas em conjunto para, no final do encontro, serem apresentadas as primeiras linhas de orientação do documento de conclusões que será, posteriormente, elaborado e entregue aos responsáveis políticos da região e do país.

Apesar de grande parte dos trabalhos decorrer à porta fechada, o encontro arranca às 9.30 horas de segunda-feira com uma sessão pública para exposição de objectivos do encontro pelo reitor da UP, José Marques dos Santos. Pelas 13 horas, começam as intervenções de Rui Rio, presidente da Junta Metropolitana do Porto, Carlos Lage, presidente da CCDR-N, e João Ferrão, secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades.

https://jn.sapo.pt/2008/01/24/porto/a_procura_solucoes_para_a_regiao.html

==========================
2. Solução encontrada para o Bolhão desagrada a todos

Hipótese para funcionamento provisório nas ruas de Bonjardim e do Estêvão desagrada a moradores e lojistas da zona, que ameaçam com abaixo-assinado contra a Câmara. Comerciantes do Bolhão também não gostam e temem não voltar ao mercado no final das obras.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=a8b712e5ed8adca9cd2880b2429c7064

==========================
3. Rui Rio fala sobre “Porto: Presente e Futuro”

O primeiro jantar-debate da Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI) de 2008 etrá como convidado especial o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio. O encontro será hoje, no restaurante da Fundação Cupertino de Miranda.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=db50a87aa3644e7ab335252413c5265d

==========================
4. Comissão Europeia divulga metas do CO2 para os Estados-membros
Portugal tem mais um por cento

Portugal pode aumentar em um por cento as emissões de gases poluentes. Esta meta vinculativa, para 2020, é comparativa a 2005, e foi determinada no quadro do plano global de luta contra as alterações climáticas e melhoria da eficiência energética europeia.
Portugal é um dos 12 Estados-membros, e o único «antigo», que pode aumentar as emissões de CO2, no quadro da distribuição de esforços entre os Estados-membros definida pela Comissão Europeia para o cumprimento das metas energéticas para 2020.
Por outro lado, Portugal é dos países que, dentro de 12 anos, mais deverá contribuir para que a União Europeia atinja o objectivo global de aumentar a parte das energias renováveis para 20 por cento do consumo total (em 2020, contra os actuais 8,5 por cento), tendo-lhe sido fixada por Bruxelas a meta vinculativa de 31 por cento, que fica abaixo dos objectivos do Governo.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=e872d3105ad22b99459b163a8de5f243

==========================
5. Demolições avançam na Serra do Pilar

A Câmara de Gaia já iniciou o processo de realojamento das famílias que habitam na Escarpa da Serra Pilar, com o objectivo de demolir as construções clandestinas e iniciar o processo de consolidação da arriba. As 58 famílias começaram ontem a ser notificadas. Segunda-feira, o vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, notificou pessoalmente o Ministério das Finanças, pois os terrenos são propriedade privada do Estado.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=dd53ba6687578057fbb5f2cad0944edd

Casas da escarpa da Serra do Pilar vão ser arrasadas
https://jn.sapo.pt/2008/01/24/porto/casas_escarpa_serra_pilar_ser_arrasa.html

==========================
6. Em tempo de guerra
Hélder Pacheco Professor e escritor

Nunca é de mais falar da Sé. Quero dizer, do Bairro, aquele espaço quase carismático correspondente em geografia e dimensão a parte do burgo rodeado pela Cerca velha, a primeira muralha da cidade. O Bairro da Sé, fermento, húmus e seiva do ser portuense, que o empobrecimento, o abandono e as incúrias de políticas urbanas ao arrepio do espírito e da história da Invicta quase condenaram à destruição.

https://jn.sapo.pt/2008/01/24/porto/em_tempo_guerra.html

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário