• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

logotipo_seleccao_pequeno.jpgNovidades da campanha 50 Espaços Verdes

Novos voluntários precisam-se!

 

*** Resumo da evolução da campanha ***

A Campanha '50 Espaços Verdes em Perigo – 50 Espaços Verdes a Preservar' continua activa e de boa saúde! A primeira fase da campanha saldou-se na proposta de um total de 113 espaços verdes, o que é de facto uma participação espantosa numa região tão densamente povoada e urbanizada como o Grande Porto.

Finda esta primeira etapa, em Julho de 2007, o Grupo de Trabalho iniciou a sua importante tarefa de recolher informações sobre os espaços propostos. Para além de quase quatro dezenas de fichas já elaboradas, recolheram-se milhares de fotografias, naquele que será porventura um dos maiores espólios fotográficos contemporâneos dos espaços verdes da região, gratuito e inteiramente disponível ao público electronicamente.

Algumas dificuldades obrigaram a um prolongar dos prazos inicialmente previstos, prevendo-se por isso a finalização da segunda fase da campanha até ao final de Maio de 2008.

Para mais informações ver https://campoaberto.pt/node/1873.

 

*** Novo apelo ao voluntariado ***

O Grupo de Trabalho conta actualmente com 20 pessoas, mas a dimensão da sua tarefa leva-nos a lançar um novo apelo ao voluntariado. Se tem vontade de trabalhar, de conhecer novos lugares e pessoas, responda-nos! O objectivo é descrever os espaços verdes ainda por tratar (ver listas no ficheiro pdf anexo) de acordo com uma ficha-tipo que se encontra disponível em https://campoaberto.pt/files_drupal/50espacos/Ficha-tipo.doc.

Dos 113 espaços inicialmente propostos, já foram descritos com ficha 39, outros 68 estão com trabalho em curso e existem ainda 12 sem qualquer voluntário. Contudo, muitos dos espaços têm apenas 1 voluntário, pelo que se pode inscrever também nestes casos. Basta ver os ficheiros anexos e decidir de acordo com o tempo que tem disponível e outros factores como proximidade e conhecimentos do local em causa.

Para mais informações sobre o papel do Grupo de Trabalho visite https://campoaberto.pt/50espacos/grupo_trabalho.

Em alternativa, também nos pode ajudar a compilar e a melhorar as fichas descritivas que já temos. Se gostar de escrever e quiser participar, contacte-nos. Pode ver um exemplo de ficha já preenchida e finalizada em https://campoaberto.pt/files_drupal/50espacos/Ficha_modelo_Cavadas.doc.

 

*** Campanha procura financiamentos ***

O desenvolvimento da campanha 50 Espaços Verdes vai obrigar a fontes de financiamento que não apenas a Campo Aberto – que, até agora, tem suportado todos os custos. Após termos contactado a Lipor, esta entidade mostrou-se disponível para financiar um novo sítio na internet inteiramente dedicado a esta iniciativa, para além de outras colaborações futuras em estudo. Agradecemos por isso à Lipor e apelamos ao mecenato de outras instituições ou empresas. Temos muitos projectos em mente: desde uma exposição, um DVD, até uma brochura com fotografias e descrições da lista final dos espaços verdes.

 

*** Junta Metropolitana do Porto junta-se à iniciativa ***

Após ter aceite integrar o Grupo de Avaliação da campanha 50 Espaços Verdes (ver lista de entidades em https://campoaberto.pt/node/1906), a Campo Aberto reuniu com a Junta Metropolitana do Porto (JMP) solicitando um maior apoio institucional. O apelo foi aceite e no início de Março realizar-se-á na sede da JMP uma sessão especial da campanha inteiramente dedicada às autarquias e instituições públicas da região. Isto porque, embora a maior parte dos municípios tenha já aderido à iniciativa, pretendemos que o seu grau de envolvimento seja maior. Mais notícias seguirão em breve.

 

*** Campanha 50 Espaços Verdes e Faculdade de Ciências poderão vir a colaborar ***

Realizou-se em Novembro de 2007 uma reunião com a Prof. Teresa Andresen, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), estando em vista uma possível futura colaboração entre a esta entidade e a Campo Aberto. Embora os contactos estejam ainda numa fase inicial, a Prof. Teresa Andresen e a FCUP têm prestado um grande apoio à campanha, pelo que a colaboração futura reveste de um grande interesse para o futuro da iniciativa.

 

*** Novo sítio na internet já em Fevereiro ***

Até ao final do mês de Fevereiro será disponibilizado na internet o novo sítio da campanha 50 Espaços Verdes. Apoiado pela Lipor, este projecto tem por objectivo melhorar significativamente a imagem e a informação disponível electronicamente. Acresce que o novo portal incluirá funcionalidades específicas, como o voto electrónico, já a pensar na selecção dos 50 espaços verdes cuja conservação é prioritária.

Entretanto, o site actual foi completamente actualizado. Para além de mapas "fresquinhos" e de muito mais fotografias, foi colocada informação de grande relevância sobre a estrutura ecológica da região. Veja tudo em https://campoaberto.pt/50espacos/mapa, https://campoaberto.pt/50espacos/lista (as fotografias estão dentro da página de cada espaço verde) e https://campoaberto.pt/50espacos/downloads.

Imprimir esta página Imprimir esta página

Deixar comentário