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BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Domingo, 02 de Dezembro de 2007

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Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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1. Vai de autocarro para o trabalho?
Compra alimentos biológicos uma vez por mês?
Escreve na parte de trás das folhas?

Diga-nos, num máximo de mil caracteres, de que forma está a contribuir para a sustentabilidade do planeta. Os melhores textos serão publicados pelo PÚBLICO durante a Cimeira de Bali sobre Alterações Climáticas, em Dezembro. Envie-nos os seus textos para ecosfera@publico.pt.

https://static.publico.clix.pt/docs/ambiente/ecosferaAmbienteFeedBack/default.html

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2. Cidade rural deu lugar a novos bairros e centro histórico vazio

A meio do terceiro mandato, a maioria social-democrata na Câmara Municipal de Bragança aguarda ainda financiamento para completar uma vaga de projectos o Parque Urbano da Trajinha e o Centro de Inovação Empresarial são dois exemplos. Mais um esforço “nos trabalhos de Hércules” que o autarca, Jorge Nunes, de 54 anos, impôs a si próprio para transformar uma cidade eminentemente rural, há pouco mais de uma década, numa urbe semelhante a tantas outras pelo país fora, onde não falta o centro comercial para o povo recolher ao fim-de-semana, as rotundas monumentais, e um túnel, em pleno centro, que cria uma fractura entre a cidade velha e a nova.

https://jn.sapo.pt/2007/12/02/norte/cidade_rural_lugar_a_novos_bairros_e.html

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3. Entrevista como o ministro do Ambiente: “As barragens são uma resposta à alteração climática”

Amanhã começa uma conferência das Nações Unidas, em Bali, que vai tentar traçar um roteiro para as negociações de um novo acordo para as alterações climáticas. O ministro português do Ambiente, Francisco Nunes Correia, vai ser o rosto da União Europeia na reunião. Internamente, Nunes Correia está confiante nas medidas que o Governo determinou para limitar as emissões nacionais de gases que alteram o clima. Se não derem o resultado esperado, o Estado vai utilizar o Fundo Português de Carbono para comprar direitos de poluição lá fora. Para o futuro, Nunes Correia diz que construir mais barragens é uma aposta certa.

https://www.publico.clix.pt/

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4. Associação pede estudo comparativo de impacto ambiental entre as várias opções
Quercus realça “abertura” do Governo para localização do novo aeroporto

A associação ambientalista Quercus considerou hoje que as declarações do ministro do Ambiente em defesa da construção do futuro aeroporto em Alcochete revelam “uma abertura do Governo” em relação às soluções para a localização da estrutura.

Nunes Correia afirmou, numa entrevista ao PÚBLICO e à Rádio Renascença, no programa “Diga Lá Excelência”, que a hipótese de o novo aeroporto de Lisboa vir a ser construído no Campo de Tiro de Alcochete tem “grande credibilidade” do ponto visto ambiental. Ainda segundo o ministro, a opção Alcochete – proposta pela Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), em alternativa à localização na Ota – “resolve muitos, mas muitos problemas” que outras opções na margem Sul tinham.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Quercus, Hélder Spínola, realçou a mudança de atitude do Governo quanto à localização do futuro aeroporto de Lisboa, dado que “antes, o executivo só falava na Ota”. “As declarações do ministro do Ambiente revelam uma outra abertura em relação a outras soluções”, declarou.

Antes de se pronunciar sobre uma das localizações, Hélder Spínola defendeu como “essencial fazer um estudo comparativo de impacto ambiental entre os vários locais que tem vindo a ser apontados como possíveis” para a construção do aeroporto.

Na opinião do presidente da Quercus, o Governo “não parece estar interessado em fazer este estudo”, porque está a remeter a decisão sobre a localização para depois do trabalho que está a ser elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Apesar de se escusar a adiantar qualquer preferência, a Quercus entende que a opção Portela+1 se revela “interessante do ponto de vista ambiental”. Hélder Spínola explicou que a manutenção da Portela não traz impacto ambiental acrescido porque a infra-estrutura já existe. Explicou ainda que o outro aeroporto que apoiaria a Portela seria de menores dimensões, logo causando menos impacto.

https://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1312476

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Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
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específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

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Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

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