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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Terça-feira, 17 de Abril de 2007

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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
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    1. Porto: Metro no Porto: Gondomar avança e Boavista atrasa

    Cinco horas de reunião não foram suficientes para chegar a acordo
    sobre o futuro do metro do Porto, mas deram para definir alguns
    parâmetros. O Governo vai assumir a maioria no capital e no Conselho
    de Administração da empresa e apenas a Linha da Gondomar até à Venda
    Nova (Rio Tinto) avançará no imediato, constituindo excepção ao
    concurso global que a Administração Central quer lançar para
    concretizar a segunda fase da empreitada. O encontro entre o Governo,
    a Comissão Executiva da Junta Metropolitana do Porto (JMP) e
    administradores da Metro serviu para confirmar, ainda, que a Linha da
    Boavista, no Porto, continua a ser, politicamente, o principal
    obstáculo ao entendimento.

    A Junta Metropolitana do Porto (JMP) deverá reunir-se nos próximos
    dias para analisar os pressupostos de entendimento esboçados na
    reunião de ontem. Ou seja, a Linha de Gondomar até à Venda Nova
    deverá avançar no início de 2008, com concurso próprio. As restantes
    linhas (Laborim, em Gaia, Trofa, Boavista e Senhora da Hora/Hospital
    de S. João) serão alvo de um concurso único, com os prazos de
    execução a manterem-se inalteráveis em relação à proposta do Governo
    obras só em 2009.

    A Administração Central quer mais estudos que sustentem estas
    extensões. No entanto, se quanto à execução das linhas de Laborim e
    da Trofa parece existir consenso, no caso da Boavista (e da
    alternativa, Senhora da Hora/S. João, entretanto lançada) a situação
    é diferente. Segundo apurámos, o Governo já não terá posição
    irredutível quanto à concretização da obra, mas pretende um estudo
    que garanta a sua efectiva necessidade.

    Recorde-se, até, que no pressuposto de que a linha avançaria (teve
    luz verde num Conselho de Ministros realizado no Porto, em 2003), a
    Avenida da Boavista já teve obras de requalificação no troço mais
    próximo do mar, a expensas da Metro. Caso a ligação não seja
    viabilizada, a Câmara do Porto terá de devolver o dinheiro investido
    à Empresa do Metro.

    https://jn.sapo.pt/2007/04/17/primeiro_plano/gondomar_avanca_e_boavista_atrasa.html

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    2. Porto: Edifício menos transparente e monofuncional

    O nome do edifício inicialmente projectado pelo arquitecto espanhol
    Manuel de Solà-Morales, na fronteira entre as cidades do Porto e de
    Matosinhos, perderá uma parte substancial do seu sentido quando
    estiver concluído. O que existe de betão é de Solà-Morales; o que
    existe de ferro é da responsabilidade de Carlos Prata. A totalidade
    dos espaços abertos foi fechada “para permitir a sua utilização, com
    conforto, durante o ano inteiro”. Todas as alterações foram
    discutidas com Solà-Morales; “com a sua anuência, mas não com a sua
    completa adesão”.

    O edifício perderá, também, a matriz cultural para a qual foi
    idealizado. Será, apenas, uma concentração de espaços comerciais,
    restaurantes, bares, uma discoteca, uma livraria e várias lojas,
    estando já confirmadas um cabeleireiro e um estabelecimento de
    acessórios de surf.

    https://jn.sapo.pt/2007/04/17/porto/edificio_menos_transparente_e_monofu.html

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    3. Mondim: Borboleta azul impede ligação a aldeia

    Uma espécie rara de borboleta (“Macolinea Alcon”) poderá impedir a
    conclusão de uma estrada, à qual faltam apenas 800 metros, para ligar
    as aldeias de Barreiro, em Ermelo, Mondim de Basto, e Lamas d’Ôlo, em
    Vila Real. O asfalto acaba em pleno Parque Natural do Alvão (PNAL),
    na exacta fronteira entre os dois municípios, desde 2001.

    Henrique Pereira, director do PNAL, disse ao JN: “O parque esteve
    sempre disponível para encontrar uma solução. Mas é preciso que nos
    apresentem um traçado que implique o mínimo impacto possível”. Aquele
    responsável lembra que “existem naquela zona várias espécies, algumas
    protegidas”, citando “lobos, javalis, lagartos de água, morcegos, e
    principalmente a Macolinea, mais conhecida como borboleta azul, que
    só existe em meia dúzia de lameiros no nosso país”.

    https://jn.sapo.pt/2007/04/17/norte/borboleta_azul_impede_ligacao_a_alde.html

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    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
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    Se quiser consultar os boletins anteriores veja
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    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
    de Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros
    jornais ou fontes de informação).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
    está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
    âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
    Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

    Selecção hoje feita por Maria Carvalho

    =============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

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