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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Sexta-feira, 14 de Outubro de 2005
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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
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    1. Comerciantes do Carregal cada vez mais revoltados com o impasse no túnel

    Os comerciantes das imediações do Jardim do Carregal, junto ao
    Hospital de Santo António, que intervieram no processo da construção
    do Túnel de Ceuta, reagem com desconfiança à tomada de posse da obra
    pelo Ippar. A posição da autarquia é a que continuam a defender.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=f9f9b361585926c7d2021ccb703b9b28

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    2. “Câmara não tem que ser consultada”

    A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, reiterou, ontem, que o
    IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico) vai tomar
    posse administrativa das obras de prolongamento do Túnel de Ceuta, no
    Porto, acrescentando que a decisão quanto ao futuro do buraco plantado
    na Rua de D. Manuel II será tomada sem que a Câmara seja consultada.

    https://jn.sapo.pt/2005/10/14/grande_porto/camara_tem_ser_consultada.html

    Decisão depende de um organismo ainda sem líder:
    https://jn.sapo.pt/2005/10/14/grande_porto/decisao_depende_um_organismo_ainda_l.html

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    3. Rua Pinheiro Campanhã vai ser rebaixada

    A Refer vai prosseguir com os trabalhos para a execução da Gare
    Intermodal de Campanhã. Para tal, é necessário proceder a diversos
    trabalhos, um deles é a construção de uma passagem inferior
    rodoviária. De acordo com fonte da empresa, “a intervenção consiste na
    construção de um túnel rodoviário sob as linhas do feixe Sul da
    Estação de Campanhã”. A passagem vai permitir, assim, a ligação da Rua
    do Pinheiro de Campanhã ao Largo da Estação. A intervenção está orçada
    em 5,4 milhões de euros.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=dd5b3abf3c477606297107a3cecc7c4e

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    4. Nova aerogare abre amanhã

    O barulho de berbequins e de martelos, vindos dos três pisos
    superiores, parecia, ontem, não incomodar quem chegava ou partia. O
    Aeroporto de Sá Carneiro, na Maia, anda em obras há muito tempo e só
    quem passa, pela primeira vez, no hall principal tem a tentação de
    olhar para cima, em busca de explicações para a agitação. Não é o caso
    de Carla e de Vítor Cerqueira, emigrantes em França há sete anos,
    obrigados, por razões familiares, a um vaivém periódico entre Pedras
    Rubras e Paris. Habituaram-se a ver o aeroporto mudar. “Está melhor.
    Mais europeu”, garantiram, com um assumido orgulho “na pátria”.

    https://jn.sapo.pt/2005/10/14/grande_porto/nova_aerogare_abre_amanha.html

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    5. Viaduto com 524 metros também servirá peões

    O viaduto que liga o centro da Maia e a Zona Industrial daquele
    concelho, com uma extensão de 524 metros, deverá estar concluído no
    início do próximo ano. O viaduto Maia Norte – principal obra
    actualmente em construção pela Metro do Porto – “sobrevoa” o IC24,
    apoiando-se em 14 pilares de betão e erguendo-se a uma altura máxima
    de 15 metros.
    Os trabalhos de construção do viaduto, que se insere na Linha Verde
    (da Trofa), estão avançados.

    https://jn.sapo.pt/2005/10/14/grande_porto/viaduto_524_metros_tambem_servira_pe.html

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    6. O betão e a pedra

    As eleições locais que tivemos no passado domingo foram mesmo
    eleições… locais! Exactamente locais e não mais do que isso. Vamos,
    assim, ter mais quatro anos de poder local puro e duro. Quer isto
    dizer que, em termos de planeamento ou de ordenamento do território,
    vamos continuar a ter 308 “portugais pequeninos” em vez de um só e
    grande. Sabendo-se, como se sabe, que o ordenamento do território é
    uma das principais condições para um efectivo desenvolvimento, não se
    pode deixar de estranhar a ausência de interesse e debate por questões
    que ultrapassem as estreitas fronteiras municipais. Não são, por isso,
    de esperar grandes mudanças no que já é um tradicional vazio de
    inovação nesta matéria.

    https://jn.sapo.pt/2005/10/14/grande_porto/o_betao_pedra.html

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    7. Tabuleiro superior da Ponte Luiz I recuperado para os peões

    Os peões regressaram em massa ao tabuleiro superior da Ponte Luiz I.
    Mal reabriu, a travessia centenária voltou a ser calcorreada
    diariamente por centenas de vizinhos ou visitantes, para “chegar mais
    depressa ao Porto” ou para apreciar paisagens e recordar tempos
    antigos.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=3d73a210e82915bda172265926167b5f

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    8. Feira das Colheitas pequena para a oferta

    A Festa das Colheitas abriu, ontem, as portas, em Vila Verde, com a
    participação de mais de 130 expositores ligados ao artesanato,
    gastronomia, agricultura e máquinas agrícolas. O certame deste ano tem
    tendas espalhadas por várias ruas e largos do centro do concelho, numa
    adesão “muito grande por parte dos participantes”, chegando,
    inclusive, a organização a recusar algumas inscrições “porque não
    temos realmente mais espaço”. A organização está a tentar encontrar
    outros locais para satisfazer a procura.

    https://jn.sapo.pt/2005/10/14/minho/feira_colheitas_pequena_para_a_ofert.html

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    9. Resort no Douro vai ser chumbado

    A construção do Douro Marina Hotel, projecto do grupo Douro Azul no
    valor de 33 milhões de euros que prevê criar 140 postos de trabalho,
    em Mesão Frio, vai ser chumbada por desrespeitar critérios ambientais
    e técnicos requeridos para a zona onde será implantado.
    Em causa está, nomeadamente, o facto de estar prevista a construção em
    leito de cheia, de a volumetria ser excessiva e de não ser respeitado
    o plano de ordenamento relativo às barragens da Régua e Carrapatelo. O
    projecto prevê, ainda, a construção de aterros em leito de rio. Também
    a construção do campo de golfe implica reduzir em cerca de 50 metros a
    secção de rio junto à área de implantação.

    https://jn.sapo.pt/2005/10/14/economia/resort_douro_ser_chumbado.html

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    10. Novas regras no acesso ao transporte público de passageiros

    O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações está a
    preparar alterações ao actual regime de acesso à actividade de
    transporte pesado de passageiros. Em causa está o apertar das regras
    de entrada no sector, que passa pela qualificação profissional a
    exigir nestas empresas.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=10&d=14&uid=&id=43747&sid=4891

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    11. Martifer partilha Repower com grupo nuclear francês

    O grupo francês de energia nuclear e um dos maiores do mundo, a Areva,
    deverá partilhar com os portugueses da Martifer o capital do
    construtor alemão de aerogeradores Repower, caso as entidades
    reguladoras da Alemanha dêem luz verde ao negócio aprovado pelos
    accionistas da empresa.
    A Martifer, do grupo Mota-Engil e especializada em construções
    metalomecânicas, era até há algumas semanas o maior accionista
    industrial estrangeiro da Repower, com 29,7 por cento, uma posição que
    reforçara no início do Verão face aos interesses demonstrados para o
    concurso das eólicas em Portugal.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=10&d=14&uid=&id=43748&sid=4891

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    12. Bruxelas atribui 45 milhões de euros para reconverter a vinha portuguesa

    Portugal vai ser o quarto país da União Europeia (UE) mais beneficiado
    pelos fundos para a reconversão das vinhas, com vista à campanha
    vinícola de 2005/2006.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=10&d=14&uid=&id=43750&sid=4891

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    13. Burocracia no ICN atrapalha projecto europeu sobre paisagens culturais

    Projecto Pan é financiado por universidade norueguesa, mas
    participação portuguesa está a ser posta em causa por atraso nos
    pagamentos
    A região de Sintra recebe até amanhã o workshop de encerramento do
    Projecto Pan- Paisagens Culturais da Europa e seus Ecossistemas, que
    se propõe contribuir para a preservação da paisagem em nove países
    europeus. Mas a demora do Instituto de Conservação da Natureza (ICN)
    em libertar os fundos comunitários que lhe foram entregues para
    financiar a organização portuguesa ameaça comprometer o sucesso da
    iniciativa.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=10&d=14&uid=&id=43833&sid=4899

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    Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.
    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
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    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
    Notícias, de
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    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
    aberta a todos os interessados sócios ou não sócios.
    O seu âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
    Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

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