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    [PNED] Boletim de 19/IV/2005

    [Esta lista tem actualmente 306 inscritos]

    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Terça, 19 de Abril de 2005
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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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    Destaque: Porto Vivo

    O Masterplan para a revitalização urbana e social da Baixa do Porto
    define cinco acções estratégicas para o sucesso da intervenção da
    Porto Vivo. A Avenida da Ponte é a quinta numa lista que inclui a
    criação de um Parque da Ciência e Inovação e a recuperação do mercado
    do Bolhão, da frente ribeirinha e da linha do eléctrico histórico.

    (a) Retorno dos eléctricos e ligação de metro ao Campo Alegre

    O regresso dos eléctricos à Baixa e a criação de uma nova linha do
    metro entre o Campo Alegre e o Campo 24 de Agosto são duas das
    medidas para melhorar a mobilidade no centro da cidade, que são
    referenciadas no Masterplan para a revitalização urbana da Baixa. No
    documento, o regresso do eléctrico histórico à Baixa, aproximando a
    Praça dos Leões da Praça da Batalha (mantendo, ainda, a ligação na
    zona ribeirinha), serve os futuros residentes nessas zonas e,
    sobretudo, quem se desloca à cidade para fazer compras. O eléctrico
    não invalida o reforço do metro. No Masterplan, realça-se a
    importância de uma nova linha transversal. Ligaria o eixo do Campo 24
    de Agosto e das Doze Casas, à Baixa (Aliados e Trindade) e ao pólo
    universitário no Palácio de Cristal e no Campo Alegre. Aponta-se a
    possibilidade de estender esse percurso do metropolitano até
    Serralves, que é um pólo cultural importante do Porto.

    https://jn.sapo.pt/2005/04/19/grande_porto/retorno_electricos_e_ligacao
    _metro_c.html

    (b) Avenida da Ponte com comércio, hotelaria e habitação

    No estudo, refere-se o potencial desta avenida, transformada pela
    linha de metro enterrada, para ganhar nova vida, acolhendo habitação,
    comércio qualificado, serviços, estacionamento e hotelaria. A
    importância reside na possível articulação com Gaia, a poucos passos.
    Esta proposta colide com o desenho do arquitecto Álvaro Siza para a
    artéria, que prevê a construção de 48 habitações e de lojas
    comerciais na avenida e na Rua de S. Sebastião e de um parque de
    estacionamento para 370 viaturas, mas não defendia a introdução de
    unidades hoteleiras.

    https://jn.sapo.pt/2005/04/19/grande_porto/avenida_ponte_comercio_hotel
    aria_e_h.html

    (c) Centro de ciência e inovação na área do Campo 24 de Agosto

    O Masterplan afasta-se dos pólos universitários e indica as áreas do
    Campo 24 de Agosto, do Monte das Feiticeiras, das Doze Casas, da
    Fontinha e da Cooperativa dos Pedreiros para a instalação de
    indústrias e de pequenas e médias empresas de novas tecnologias, de
    ciência (saúde, energia e ambiente) e de criatividade, como o design,
    em parceria com a Universidade do Porto e outros estabelecimentos de
    ensino da cidade. Assim, nasce o Parque da Ciência e Inovação. Já no
    Campo 24 de Agosto, a reabilitação poderá gerar o “Palácio das
    Ciências – Centro do Futuro”, com espaços reservados à prática
    laboratorial e à investigação, com um auditório (com a capacidade
    mínima para 250 pessoas) para apresentação de trabalhos académicos e
    realização de conferências. Para que não se feche à sociedade
    universitária, teria outros espaços, como cafetaria, sala de
    exposições e livraria.

    https://jn.sapo.pt/2005/04/19/grande_porto/centro_ciencia_e_inovacao_ar
    ea_campo.html

    (d) Cais fluviais no Douro e ponte pedonal entre as duas ribeiras

    A frente ribeirinha é classificada como área de acção especial da
    Porto Vivo. O potencial turístico e de lazer merece a atenção no
    Masterplan. Para que as ribeiras de Gaia e do Porto se complementem,
    os especialistas defendem a construção de uma ponte pedonal à cota
    baixa entre a zona ribeirinha de Gaia e a Alfândega do Porto. Seria
    um trunfo importante para a cidade, que poderia aproveitar melhor o
    turismo das caves do vinho do Porto.

    https://jn.sapo.pt/2005/04/19/grande_porto/cais_fluviais_douro_e_ponte_
    pedonal_.html

    (e) Mercado do Bolhão aberto à animação diurna e nocturna

    Sem perder a vocação de mercado, a vontade é de trazer mais valências
    para o espaço, encarando-o como um “fórum”. Seria uma área semi-
    aberta para convidar as pessoas a entrarem e atravessarem o mercado.
    Este “fórum” acolheria outras lojas, uma praça de alimentação e, em
    condições ideais, também estabelecimentos a funcionar fora de horas.
    Passaria a ser um ponto de encontro igualmente à noite. A preocupação
    com o comércio não acaba aqui. Além de Santa Catarina e de Cedofeita,
    o documento prevê a expansão de um novo tipo de comércio (como o que
    está a nascer junto ao Mercado Ferreira Borges) e o desenvolvimento
    de zonas comerciais temáticas, como os alfarrabistas e as livrarias,
    o artesanato ou as antiguidades.

    https://jn.sapo.pt/2005/04/19/grande_porto/mercado_bolhao_aberto_a_anim
    acao_diu.html

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    1. Reabilitação da Baixa fica por 1695 milhões de euros

    Recuperar a Baixa do Porto custará mais de 1695 milhões de euros
    (quase 340 milhões de contos). O Masterplan da Porto Vivo – Sociedade
    de Reabilitação Urbana, que será apresentado hoje à tarde no átrio da
    Câmara portuense, delimita 36 áreas de intervenção, prevendo-se a
    renovação de 5785 edifícios. Contas feitas, a acção mais barata será
    na envolvente da Rua do Mirante, com um custo de 4,22 milhões de
    euros, enquanto o eixo Aliados/Liberdade obrigará a dispender 128,1
    milhões para recuperar 116 imóveis.

    https://jn.sapo.pt/2005/04/19/grande_porto/reabilitacao_baixa_fica_1695
    _milhoes.html

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    2. Finanças “não estão como eu gosto”

    A Câmara do Porto conseguiu reduzir a dívida a fornecedores em 60 por
    cento, entre 2001 e 2004. O número enfatizado por Rui Rio não
    esconde, em contrapartida, o aumento do endividamento da autarquia no
    ano passado. A culpa foi do Euro 2004.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
    op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=ede47ead010b
    f02cf9971ae4382c55fb

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    3. Casa dos 24 será “uma montra da cidade”

    A denominada “Casa dos 24”, no Porto, deverá reabrir antes do Verão
    como um espaço de apoio aos turistas, concentrando todo o tipo de
    informação sobre a cidade, disse ontem à Lusa o vereador Fernando
    Albuquerque.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
    op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=51ce15f16b56
    314a9a37f2d10b91b799

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    4. Túnel de Ceuta motiva petição on-line

    Enquanto a Câmara do Porto não apresenta um projecto que tenha um
    parecer positivo do Instituto Português do Património Arquitectónico
    (Ippar), está a circular uma petição on-line a favor da saída do
    túnel na Rua D. Manuel II.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
    op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=e5427d852d04
    b6fb8c20f0eb55733644

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    5. Governo não prevê enterramento da linha de metro junto ao “S.
    João”

    Enterrar [a linha de metro junto ao Hospital de S. João] fica muito
    caro e essa solução não está em cima da mesa”, disse Domingues Alves,
    da Comissão ad hoc para o enterramento da Linha Amarela, que ontem
    foi recebida pelos secretários de Estado dos Transportes e da Saúde,
    Ana Paula Vitorino e Francisco Ventura Ramos.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?
    pIdNoticia=33794&pIdSeccion=7

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    6. El Corte Inglés chama a si parte dos custos e da execução da VCI

    A Câmara de Gaia aprovou ontem, por unanimidade, na sessão camarária,
    um protocolo com a Estradas de Portugal e o El Corte Inglés que
    estabelece as obrigações de cada uma das entidades na sequência das
    alterações introduzidas ao projecto de contrução do último troço do
    IC23/Via de Cintura Interna (VCI), entre o nó da Barrosa e a avenida
    da República. Mudanças que se tornaram necessárias para
    compatibilizar os acessos da via com a loja. De acordo com o
    documento, o grupo espanhol assume a execução de dois corpos do túnel
    sob a avenida e a articulação do IC23 com a rede viária municipal,
    num total de 2,7 milhões de euros.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?
    pIdNoticia=33810&pIdSeccion=7

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    7. Montanha de lixo na praça D. João I

    A Praça de D. João I (Porto) está convertida numa lixeira até depois
    de amanhã. Será o destino de pequenas amostras das cerca de 24
    toneladas de resíduos recolhidas diariamente da rua nas acções de
    varredura dos serviços camarários. A invulgar iniciativa, no âmbito
    da campanha de sensibilização “Porto mais limpo. Cidade acolhedora”,
    arrancou ontem com a deposição de cerca de seis toneladas de lixo que
    tinham sido atiradas para o chão nas últimas horas.

    https://jn.sapo.pt/2005/04/19/grande_porto/montanha_lixo_praca.html

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    8. Agência Europeia lança guia sobre ambiente

    A Agência Europeia do Ambiente lançou um guia com 37 indicadores para
    avaliar a evolução das políticas ambientais na União Europeia e
    melhorar a qualidade de informação disponível para os decisores
    políticos. O guia fornece informação detalhada sobre como construir e
    usar os indicadores, concebidos para ajudar os cientistas, analistas
    e decisores políticos a avaliar os efeitos das políticas ambientais
    sobre as dimensões económica e social do desenvolvimento sustentável.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
    op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=0b432ec00509
    64ee1b227ae351efc95c

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    Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
    https://groups.yahoo.com/group/pned/

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    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
    de Notícias, de O Primeiro de Janeiro e de O Comércio do Porto (em um
    ou vários dos citados, não necessariamente em todos).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
    está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
    âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
    Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

    Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
    campo_aberto@oninet.pt
    telefax 229759592
    Apartado 5052, 4018-001 Porto

    Selecção hoje feita por Maria Carvalho

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