[PNED] Boletim 18 de Abril de 2005

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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Segunda-feira, 18 de Abril de 2005
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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
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    1.Investidor estrangeiro quer apostar no Douro

    Alijó – Um operador estrangeiro está disposto a investir significativamente
    num projecto turístico no concelho de Alijó. Segundo o presidente da Câmara,
    Artur Cascarejo, que se escusa a divulgar o nome e nacionalidade do
    interessado, está em causa um investimento na ordem dos 25 milhões de euros.
    https://jn.sapo.pt/2005/04/18/pais/investidor_estrangeiro_quer_apostar_.html

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    2.Petições

    Enterrar o metro
    “Enterre o metro antes que o metro o enterre a si”, titula a petição posta a
    circular por funcionários e estudantes do Hospital S. João/Faculdade de
    Medicina, que pode ser subscrita em Petições on-line

    Construir o túnel
    “Petição a favor do Porto” é o que anuncia uma abaixo-assinado destinado aos
    que defendem que a saída do Túnel de Ceuta deve ser construída à entrada da
    Rua D. Manuel II, e que pode ser subscrito em Petições on-line.

    https://jn.sapo.pt/2005/04/18/grande_porto/enterrar_o_metro.html

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    3. Metro junto ao HSJoão (prós e contras)

    Metro junto ao “S. João” pode causar perda de vidas

    Cinco dias após a visita às obras do metro do Porto em frente ao Hospital de
    S. João, Luís Cunha Ribeiro, presidente do Instituto Nacional de Emergência
    Médica (INEM), tem pronto o relatório para entregar ao Ministério da Saúde.
    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=33702&pIdSeccion=7&

    INEM «chumba» projecto do metro junto ao S. João

    Parecer diz tratar-se de um “potencial entrave no acesso ao Serviço de
    Urgência”
    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=6064f8045630985891da8a068b8d0505

    O grito do povo

    Diz-se que não houve debate público. Ora, se há projecto que fez correr rios
    de tinta foi o do metro do Porto por jorge vilas jornalista

    Andava eu a remexer os meus papéis à procura de elementos para refutar os
    argumentos daqueles que repudiam a estação terminus da Linha Amarela à
    superfície junto do Hospital de S. João quando, no suplemento Local/Porto do
    Público do passado dia 7, foi dada à estampa uma carta de Armando Herculano,
    “utente de transportes públicos e funcionário do Instituto Superior de
    Engenharia do Porto”. Nela, o autor insurgia-se contra a posição assumida
    pelo director Faculdade de Medicina e por cerca de três centenas de alunos,
    professores e utilizadores daquela unidade de saúde, não os considerando
    como “particularmente adeptos dos transportes públicos” mas, pelo contrário,
    defensores ferrenhos do transporte individual. Estes últimos consideram que
    o metro, no futuro, causará mais acidentes do que os actuais meios de
    transporte público postos à disposição dos utentes e alunos. Ou seja, que a
    situação futura será muito mais perigosa do que aquela que se vive nos dias
    de hoje. Afirma, a propósito, Armando Herculano “Nunca vi esses opositores a
    manifestarem-se contra o mar de automóveis que circundam o IPO e o Hospital
    de S. João, o ISEP e as universidades Católica e Lusíada, a Escola Superior
    de Educação, as faculdades de Engenharia, Medicina e de Nutrição, veículos
    esses que circulam pelas vias adjacentes ou simplesmente estacionam
    selvaticamente em cima de todo o espaço que encontram”. Acrescenta: “Como
    cidadão e contribuinte para essa infra-estrutura que é o metro, quero que
    ele contribua para a minha qualidade de vida, que diminua a invasão dos
    automóveis e a sua ameaça à integridade física e à qualidade do ar”. E
    adianta ainda : “O metro e os transportes públicos são para todos e também
    para os médicos, para os gestores e para os estudantes; não têm peçonha e se
    andarmos todos neles faremos deles transportes mais rápidos e mais cómodos”.
    https://jn.sapo.pt/2005/04/18/grande_porto/o_grito_povo.html

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    4. Ponte de Luís I renasce debaixo de um manto de andaimes

    O manto de andaimes que há muitos meses cobre a ponte de Luís I, entre o
    Porto e Vila Nova de Gaia, já começou a ser retirado. O pilar mais próximo
    da margem direita do rio Douro está despido. Ficou como novo, de um cinzento
    reluzente. Pouco a pouco, rebite a rebite, a centenária travessia (foi
    inaugurada no longínquo ano de 1886) renasce para acolher o metro.
    A entrada ao serviço da Linha Amarela (Gaia/S. João) está marcada para
    Agosto e trabalho prossegue acelerado, embora até passe despercebido a quem
    passa junto da ponte.
    https://jn.sapo.pt/2005/04/18/grande_porto/ponte_luis_i_renasce_debaixo_um_mant.html

    Maior arco em ferro forjado

    Sete pilares
    O tabuleiro superior da ponte de Luís I tem 400 metros de extensão e é
    suportado por sete pilares (cinco metálicos e dois de alvenaria). O arco
    segura o tabuleiro inferior por intermédio de quatro montantes de suspensão.
    (…)
    https://jn.sapo.pt/2005/04/18/grande_porto/maior_arco_ferro_forjado.html

    Intervenção avaliada em oito milhões

    A surpresa chegou nas primeiras análises à estrutura da ponte de Luís I o
    estado de corrosão era bem mais elevado do que aquilo que a Empresa do Metro
    esperava encontrar. Focos de corrosão diversos, perda de rebites, humidade e
    infiltrações de água entre chapas e destacamento de tinta foram apenas
    alguns dos muitos problemas encontrados nas inspecções efectuadas. O plano
    de intervenção na ponte, cujo principal objectivo passa pela adaptação do
    tabuleiro superior para receber a circulação do metro, teve de ser alargado.
    O reforço da componente de recuperação teve reflexos nos custos previstos
    para a obra: dos seis milhões de euros previstos, passou para os oito
    milhões. Uma coisa ficou, no entanto, evidente: mesmo que o metro não
    passasse pela travessia, era fundamental uma intervenção de recuperação da
    sua estrutura.
    https://jn.sapo.pt/2005/04/18/grande_porto/intervencao_avaliada_oito_milhoes.html

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    5. Terreno vizinho da Casa da Música vive atribulações há quatro anos

    Mais de quatro anos depois da venda do terreno nas traseiras da Casa da
    Música (CM), pouco se avançou relativamente à construção do edifício-sede do
    Banco Português de Negócios (BPN).Negociações retomam ideia ponderada em
    2003: a cedência do terreno do Conservatório. Continua sem se saber se a
    empresa proprietária do terreno vai reclamar indemnização à Câmara
    ANA CRISTINA GOMES

    https://www.ocomerciodoporto.pt/

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    6. O bairro onde o balde é rei

    Descrença Há 50 anos que os moradores do Leal esperam por melhores
    condições, embora vivam no centro da cidade Vereador da CDU contesta
    abandono de projecto de recuperação
    https://jn.sapo.pt/2005/04/18/grande_porto/o_bairro_onde_o_balde_e_rei.html

    Cresce a insegurança no Bairro do Leal e plano de recuperação continua na
    gaveta

    As casas deixadas de vago doBairro do Leal, por vinte famílias, já
    realojadas pela Câmara do Porto, são, desde há dois meses a esta parte,
    destino de toxicodependentes e “gente de fora” que faz […]
    https://www.ocomerciodoporto.pt/

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    7. Inaugurado mais um troço da Via Periférica da Maia

    Bragança Fernandes sublinha importância do novo acesso à Zona Industrial
    para a fixação de mais indústrias no concelho
    LÍGIA CANDEIAS

    https://www.ocomerciodoporto.pt/

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    8.Qualidade do ar junto à VCI com dados considerados preocupantes

    O intenso tráfego que circula na VCI está a ser alvo de um estudo no âmbito
    da Saúde Ambiental que pretende analisar o impacto dos poluentes emitidos na
    saúde dos moradores das imediações da via. Os resultados preliminares
    revelam valores preocupantes, com destaque para a zona da rotunda de
    Francos.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=7cae4d43150461bedd7209f3bdb7a442

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    9. Obras no Largo das Fontainhas começam hoje

    Começam hoje as obras de requalificação da alameda das Fontainhas. A
    empreitada estará a cargo da empresa Metro do Porto e insere-se no
    compromisso de arranjar urbanisticamente a envolvente da ponte do Infante.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=11c484ea9305ea4c7bb6b2e6d570d466&subsec=&id=149db41b40941812177806eed3f6d9f2

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    10.SRU arranca com discussão pública no Infante

    A Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) da Baixa Portuense
    arranca hoje com a fase de discussão pública em torno do projecto de
    requalificação do quarteirão do Infante, confirmou ao JANEIRO Joaquim
    Branco.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=283242018ac70e59e92b1a14a49f1650

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    11.
    sociação dos Amigos do Rio Leça
    Retomar o Concelho de Bacia

    A reactivação do Concelho de Bacia do Rio Leça é fundamental para a
    despoluição daquele curso de água. A afirmação foi feita pelo presidente da
    Associação dos Amigos do Rio Leça (Amileça), Ricardo Teixeira, durante o
    seminário sobre água promovido pela Câmara de Matosinhos.
    Segundo o mesmo orador, esta proposta tem como principal objectivo permitir
    a intervenção da Câmara Municipal do Porto, a principal responsável pela
    poluição do ribeiro de Picoutos.
    Outra das propostas avançadas pela Amileça passa pela criação de uma
    comissão técnica com reuniões mensais e que tenha como objectivo fundamental
    resolver as metas concretas e definidas pelo concelho de bacia.
    “Deveriam existir equipas de fiscalização comum. A comissão deveria ainda
    ser constituído por técnicos especializados, bem como elementos da GNR
    especializados na defesa do ambiente”, acrescentou Ricardo Teixeira.
    O presidente da Amileça reconhece ainda a necessidade de reutilizar as
    ribeiras e pôr em prática as políticas de água de terceira geração, ao mesmo
    tempo que se deveriam abrir novas janelas de intervenção sobre o rio.
    Numa outra intervenção, o vereador do Ambiente, Guilherme Pinto, recordou
    que passados 118 anos sobre a canalização do ribeiro do Prado, é agora
    necessário demolir a zona onde se encontram os esgotos e os tubos para que
    as ribeiras da Riguinha e de Carcavelos possam ser despoluídas. Quanto às
    águas balneares de Matosinhos, o responsável municipal explica que as más
    condições se devem à ausência de saneamento básico na zona da Foz do Douro.
    Além disso, recorda, tem-se registado o aumento da presença de coliformes na
    zona, oriundos do Porto e Gaia.
    Eduardo Coelho

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=d101741e0fab8a701e7749cfbad8d381

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    12. no Público (paga-se)

    GNR de Joane vai ter novo quartel
    Posto deverá servir um aglomerado de 30 mil pessoas Ângelo Teixeira Marques
    Após vários anos de espera, foi finalmente publicado o concurso para a
    construção do novo posto de Joane da GNR em Vila Nova de Famalicão.
    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=04&d=18&uid=&id=16361&sid=1793

    Castelo pode dar “centralidade medieval” a Santa Maria da Feira
    Sara Dias Oliveira

    Ludgero Marques, presidente da
    comissão de vigilância do monumento, defende que o edifício tem de ser útil
    à comunidade
    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=04&d=18&uid=&id=16356&sid=1793

    Polícia afasta venda ilegal da Feira dos Passarinhos de Braga
    Ao fim de vários meses de invasão de produtos contrafeitos, a intervenção
    das forças policiais decorreu ontem sem incidentes. Por Alexandre Praça
    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=04&d=18&uid=&id=16362&sid=1793

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    Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.O
    arquivo desta lista desde o seu início é acessível através
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    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:
    Acima apresentam-se sumários ou resumosde notícias de interesse urbanístico
    e ambiental publicados na ediçãoelectrónica do Jornal de Notícias, de O
    Comércio do Porto e de O Primeiro de Janeiro. Esta lista foi criada e é
    animada pela associação CampoAberto, e está aberta a todos os
    interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico são as questões
    urbanísticas e ambientais do Noroeste de Portugal, entre oVouga e o Minho.
    Selecção hoje feita por Alexandre Bahia

    Para mais informações e adesão à Associação
    CampoAberto:campo_aberto@oninet.pt
    telefax 229759592 Apartado 5052, 4018-001
    Porto

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