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    [PNED] Frivolidade dos Nossos Decisores no Metro e no Parque/ Boletim 25.11.04

    [Esta lista tem actualmente 293 participantes inscritos.]

    Destaque: Frivolidade dos nossos decisores

    Verdadeiros malabaristas, os nossos decisores, autarcas e tecnocratas,
    passam de um lado para o outro 90 milhões com a mesma ligeireza e mesmo
    hipocrisia com que anunciam “mudança de localização de árvores” quando de
    facto se trata de abate de 4 centenas de árvores (e plantio de 600 ao que
    parece, para que o público seja levado a pensar que ganha 200, sem ter em
    conta a fase de evolução vegetativa respectiva).

    Sarmento e Cunha garante agora o que já o autor do projecto de engenharia do
    viaduto do Parque da Cidade, eng. Fernando Fonseca, tinha garantido: que o
    actual viaduto estava preparado para o metro. Mas os decisores que já haviam
    decidido isso acham agora que não. Exigem mais um viaduto. Trabalham no
    joelho ou outros interesses mais altos os condicionam? O grave é que não se
    vê que achem que têm que der contas ao público pela sua frivolidade.

    E um arquitecto de renome, embora queira implantar o segundo viaduto a
    alguma distância do primeiro por motivos estéticos, não se coíbe de
    subscrever um novo viaduto numa paisagem que tinha sido adaptada a um só
    viaduto por um colega de ofício com renome comparável.

    Extraordinária confusão que revela bem o desprezo com que os assuntos
    públicos são tratados entre nós.
    JCM

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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

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    Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004

    1. Autoridade de Transportes de Lisboa Pronta para Avançar com Portagens

    Por INÊS SEQUEIRA
    Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004
    A proposta de financiamento dos transportes na área da Grande Lisboa inclui
    já o recurso às portagens na entrada das grandes cidades, afirmou ontem a
    presidente da autoridade metropolitana de transportes de Lisboa (AMTL),
    enquanto no Porto essa possibilidade é vista com mais reticências.

    https://jornal.publico.pt/2004/11/25/Economia/E07.html

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    2. Desenvolvimento Sustentável Deve Ser Tarefa de Todos

    Por ANABELA CAMPOS
    Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004
    As empresas, as organizações não-governamentais (ONG) e as autarquias são
    quem mais deve agir no sentido de criar condições para que se avance com
    medidas estruturais no campo da sustentabilidade empresarial, nomeadamente
    no que diz respeito à protecção do meio ambiente, defendeu ontem o
    empresário Belmiro de Azevedo, enquanto presidente do Conselho Empresarial
    para o Desenvolvimento Sustentável (CEDS).

    https://jornal.publico.pt/2004/11/25/Economia/E13.html

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    3. Maia Ganha Plano Estratégico para Um Futuro Sustentável

    Por ANDRÉIA AZEVEDO SOARES
    Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004

    A Maia ganhou ontem o seu primeiro plano estratégico, um documento que reúne
    um conjunto de estudos e resultados que, se forem realmente aplicados, podem
    conduzir a um desenvolvimento municipal sustentável. O trabalho foi
    encomendado, há cerca de três anos, ao Laboratório de Planeamento da
    Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O resultado? Um
    estudo que, apesar de não ter um carácter regulamentar, preconiza a melhoria
    da rede municipal de transportes, a integração do Aeroporto Francisco Sá
    Carneiro no território envolvente, a relocalização de quatro pólos
    industriais e a criação de corredores verdes e parques urbanos

    https://jornal.publico.pt/2004/11/25/LocalPorto/LP05.html

    O Que Propõe o Novo Documento
    Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004

    A criação de sete linhas de transporte periféricas (uma ligação de Crestins
    a Pedras Rubras, por exemplo)
    Criação de treze parques urbanos
    Enquadramento paisagístico do Aeroporto Franscisco Sá Carneiro
    Conservação das matas e conjuntos arbóreos
    Requalificação das margens e leitos das linhas de água
    Definição de espaços de agricultura biológica, promovendo uma associação de
    produtores
    Potenciar programas de valorização de quintas e unidades agrícolas
    Integração paisagística da rede viária e das linhas de caminho-de-ferro
    Requalificação do património edificado
    Disponibilização de serviços de apoio à produção, valorizando assim
    actividades
    económicas já existentes (têxtil, alimentar, gráfica e financeira, por
    exemplo)
    Criação de zonas mistas de residência e de serviços
    Relocalização de áreas industriais (serração em Castelo da Maia, unidades
    industriais no tecido urbano em Pedrouços, indústria poluente na Maia II e o
    matadouro)

    https://jornal.publico.pt/2004/11/25/LocalPorto/LP05CX01.html

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    4. Politécnico do Porto Espera Chegar a Acordo com a Metro nos Próximos Dias

    Por ABEL COENTRÃO
    Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004
    A empresa Metro do Porto deverá conseguir nos próximos dias o acordo da
    Administração do Institituto Politécnico do Porto (IPP) para a cedência de
    um terreno nas suas instalações necessário para as obras da Linha Amarela do
    metro.
    Interrompido depois da Metro ter tentado começar as obras sem o acordo do
    IPP, o diálogo entre as partes foi retomado na última segunda-feira, tendo
    ontem decorrido novo encontro.

    https://jornal.publico.pt/2004/11/25/LocalPorto/LP08.html

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    5. Lipor Aposta na Recuperação de Novas Energias

    Por LUSA
    Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004
    O presidente do Conselho de Administração da Lipor – Serviço
    Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, Macedo Vieira,
    anunciou ontem que a empresa vai apostar em projectos de recuperação e
    formação de novas energias. “Vamos avançar com dois projectos de recuperação
    do hidrogénio e do metano, resultantes da degradação dos materiais dos
    aterros”, declarou aos jornalistas, no âmbito do segundo encontro entre a
    Lipor e a Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Área
    Metropolitana de Lisboa/Norte, SA.

    https://jornal.publico.pt/2004/11/25/LocalPorto/LP32.html

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    6. Polícia Judiciária Investiga Derrame de Óleo no Rio Cávado

    Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004
    A Polícia Judiciária (PJ) de Braga está a investigar, desde a manhã de
    ontem, a autoria do atentado ambiental que provocou o derrame de mais de mil
    litros de óleo queimado no rio Cávado, e que está a ameaçar a captação da
    Águas do Cávado, empresa intermunicipal de distribuição de água a nove
    municípios do Norte do Grande Porto.

    https://jornal.publico.pt/2004/11/25/LocalPorto/LP36.html

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    7. ADP Aprovou Alternativa Ao rIO dOURO

    Por LUSA
    Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004

    A Assembleia Geral da Águas do Douro e Paiva (ADP) aprovou ontem uma
    proposta que visa evitar que o abastecimento de água potável a cerca de dois
    milhões de habitantes, servidos pelo sistema, esteja exclusivamente
    dependente do Douro. A opção incial de recorrer ao rio Tâmega acabou por ser
    afastada, tendo sido aceite a proposta apresentada pelo conselho de
    administração que escolhia os rios Cávado, Paiva e Sousa como origem
    alternativa ao Douro. A decisão, que quer responder ao facto do
    internacional e navegável rio Douro estar “sujeito a riscos de poluição não
    controláveis”, foi tomada por maioria, com a abstenção de Arouca e Lousada e
    só deverá ser concretizada em 2007.

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    8. Matosinhos: Crianças plantaram 500 árvores

    Carvalhos, azevinhos, pinheiros mansos, sobreiros e teixos foram as
    espécies plantadas, ontem, Dia da Floresta Autóctone, no Parque de Real e no
    Monte de S. Brás, em Matosinhos. Cerca de 700 alunos e 40 professores de
    várias escolas primárias do concelho participaram na plantação de 500
    árvores e arbustos da nossa flora tradicional.

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    9. Metro na Boavista custará 90 milhões

    Com o metro a rolar ao centro, os automóveis passam ao lado. A futura
    Avenida da Boavista, no Porto, não terá passagens desniveladas nem túneis
    rodoviários.
    Os cruzamentos serão resolvidos com a circulação nas ruas adjacentes e com a
    eliminação das viragens à esquerda. A linha do metro, orçada em 90 milhões
    de euros, tem prazo de validade para os próximos 30 anos e inclui um novo
    viaduto, em ferro, sobre o Parque da Cidade. A actual travessia não serve,
    segundo o presidente da Comissão Executiva do Metro, OliveiraMarques,
    acrescentando que já tinha avisado o ex-presidente da Câmara do Porto, Nuno
    Cardoso, de que a estrutura não reunia condições para receber o metro.

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    10. Moradores denunciam “ilegalidade” no Bessa

    Interesses pessoais podem levar a processo disciplinar josé mota OPlano
    Director Municipal (PDM) do Porto pode vir a sofrer nova reviravolta. Os
    moradores dos edifícios Villa Bessa não aceitam a alteração recentemente
    introduzida no documento, que dá capacidade construtiva ao Boavista F. C.
    nos actuais campos de treino e courts de ténis, a norte do estádio.

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    11. Ideia foi defendida ontem pelo arquitecto Manuel Fernandes de Sá

    Não deve haver Planos Directores Metropolitanos. A ideia foi ontem defendida
    por Manuel Fernandes de Sá. Apologista de uma visão política
    supra-municipal, o arquitecto considera que nos PDM não se podem estabelecer
    ligações com níveis de desenvolvimento diferentes.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=tema&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7ba
    f3

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    12. Ecologistas criticam Metro do Porto

    «A associação de defesa do Ambiente – Campo Aberto considera que a empresa
    Metro do Porto demonstra uma “enorme falta de sensibilidade” para com as
    questões ecológicas. “A Metro tem um curriculum invejável, que começou na
    Praça do Marquês e continuou na Avenida dos Aliados, em Campanhã, no Campo
    24

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=tema&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7ba
    f3

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    13. Porto´2001 gastou 1,5 milhões em acessos à Casa da Música tapados por
    causa do metro

    Porto´2001 gastou 1,5 milhões em acessos à Casa da Música tapados por causa
    do metro

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    14. Viaduto do Parque da Cidade foi preparado para o metro por indicação de
    Oliveira Marques, responde técnico da Porto 2001, Sarmento e Cunha

    ANA TROCADO MARQUES O responsável pela requalificação da via pública da
    Porto´2001, Sarmento e Cunha, denunciou ontem o gasto de 1,5 milhões de
    euros nas entradas para o parque de estacionamento da Casa da Música,
    aterradas após a decisão da Metro do Porto (MP) de utilizar o antigo canal
    de eléctrico da Avenida na futura linha da Boavista. Sarmento e Cunha
    deixou a Porto´2001 em Junho de 2002. Já em 2003, Câmara do Porto e Metro
    chegaram a acordo quanto à passagem do metro à superfície na Avenida. Na
    altura, garante o técnico, os acessos ao parque de estacionamento
    subterrâneo da Casa da Música já estavam construídos no centro da Avenida da
    Boavista, junto à Casa da Música. “Foram aterrados porque era incompatível
    com a intenção de fazer passar ali o metro no centro da avenida”, explicou
    Sarmento e Cunha. O técnico da Porto 2001 crítica a ligeireza com que se
    ignoram projectos “ao sabor do metro” e acrescenta que naqueles acessos
    foram gastos 1,5 milhões de euros, tal como no viaduto se gastaram 1,75
    milhões.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/

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    Para desligar-se/religar-se ou para ler as mensagens em modo página, net
    veja informações no rodapé da mensagem.

    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
    https://groups.yahoo.com/group/pned/

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    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Abaixo apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
    Notícias, de O Primeiro de Janeiro, Comércio do Porto e do Público Local
    Porto e Minho (em um ou vários dos citados, não necessariamente em todos).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
    aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
    são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
    Vouga e o Minho.

    Selecção hoje feita por José Carlos Marques

    Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
    campo_aberto@oninet.pt
    telefax 229759592
    Apartado 5052, 4018-001 Porto

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