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    [PNED] Boletim de 24/XI/2004

    [Esta lista tem actualmente 293 inscritos]

    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Quarta-feira, 24 de Novembro de 2004
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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações
    indicadas.
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    Destaque: “Os viadutos têm de respirar. Um já ganhou o prémio
    Secil e não se encosta um viaduto a um prémio Secil.”
    Arquitecto Souto Moura.

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    1. Com o metro a rolar ao centro, os automóveis passam ao lado. A
    futura Avenida da Boavista, no Porto, não terá passagens
    desniveladas nem túneis rodoviários. Os cruzamentos serão resolvidos
    com a circulação nas ruas adjacentes e com a eliminação das viragens
    à esquerda. A linha do metro, orçada em 90 milhões de euros, tem
    prazo de validade para os próximos 30 anos e inclui um novo viaduto,
    em ferro, sobre o Parque da Cidade. A actual travessia não serve,
    segundo o presidente da Comissão Executiva do Metro, Oliveira
    Marques, acrescentando que já tinha avisado o ex-presidente da
    Câmara do Porto, Nuno Cardoso, de que a estrutura não reunia
    condições para receber o metro.

    A proposta de implantação da Linha Laranja na avenida foi
    apresentada, ontem de manhã, aos vereadores na reunião da Câmara
    pela Comissão Executiva do Metro e pelo arquitecto Souto Moura, que
    assina o estudo com Álvaro Siza. Ainda sem data para o arranque da
    empreitada, Oliveira Marques avisa que é indispensável um largo
    consenso da cidade em torno deste projecto, para convencer o Governo
    a investir mais milhões numa rede com duas fases já definidas, que
    custam 2,4 mil milhões de euros.

    “É um projecto de grande beleza e seria uma pena que não fosse
    abraçado pelo Executivo. Não é fácil convencer o Governo a dar
    dinheiro para o Metro”, sustentou. No entanto, a compomente de
    reabilitação urbana do estudo emagreceu. Na proposta inicial, a
    factura correspondia a 140% do valor do sistema de operação do
    metro. Agora, vai gastar-se 40% do custo de operação. O canal mais
    largo do metro ficará ao centro, recuperando o espaço do eléctrico.
    As árvores mudam-se para os passeios, que serão em basalto. Ao longo
    da Boavista, a empresa estima plantar 610 plátanos e transplantar
    438 árvores. Na avenida, surgem duas faixas de rodagem em asfalto.
    No troço final (entre o Parque da Cidade e o Castelo do Queijo) como
    a avenida é mais larga, será rasgada mais uma via ou baias de
    estacionamento. A mudança mais profunda está reservada para o
    Castelo do Queijo, com a abertura de uma entrada para o Parque da
    Cidade e a construção de um interface de autocarros. O tabuleiro do
    novo viaduto será uma grelha de ferro “praticamente transparente”,
    sustentada por pilares de 18 em 18 metros.

    O vereador do Ambiente, Rui Sá, não gostou da localização da
    travessia. “O viaduto entra demasiado no parque. Gostaria que
    ficasse mais próximo do outro viaduto. Enquanto vereador do
    Ambiente – e se não gostarem deste vereador, arranjem outro, que não
    é difícil -, não abdicarei que os projectistas do parque tenham uma
    palavra decisiva na matéria”, alertou .

    Souto Moura lembrou que a localização da futura travessia é a mais
    favorável para a circulação do metro. “Os viadutos têm de respirar.
    Um já ganhou o prémio Secil e não se encosta um viaduto a um prémio
    Secil”, atenta o arquitecto. Apesar de premiado, não serve . O aviso
    foi de Oliveira Marques, após o vereador do PS, Manuel Diogo, ter
    criticado a falha de planeamento na concepção do primeiro viaduto e
    o esbanjamento de recursos financeiros.

    “Quando o primeiro viaduto foi construído, fui informadoque a linha
    de tracção eléctrica ia conviver com o trânsito e que teria uma via
    única. Informei Nuno Cardoso (ex-presidente da Câmara do Porto) que
    não seria possível colocar qualquer meio de tracção eléctrica a
    circular no viaduto. O desenho tinha de ser alterado com via
    segregada e dupla. Nuno Cardoso ignorou o meu apelo e é, por isso,
    que vamos ter esbanjamento de dinheiros públicos”, deu conta
    Oliveira Marques.

    O comunista Rui Sá não tardou a apontar a “gravidade” da informação
    e a necessidade de retirar “responsabilidades políticas”, o que não
    agradou aos vereadores do PS que lembraram a paternidade socialista
    no projecto da rede do metro.

    https://jn.sapo.pt/2004/11/24/grande_porto/metro_boavista_custara_milh
    oes.html

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    2. Energia solar com fraco crescimento

    Portugal não deverá cumprir a meta de instalação de um milhão de
    metros quadrados de colectores solares para aquecimento de água até
    2010, alertou ontem o presidente da Sociedade Portuguesa de Energia
    Solar. Farinha Mendes, que falava num simpósio sobre energias
    renováveis promovido pela Câmara de Comércio Luso-Alemã, lembrou que
    o objectivo, traçado no programa Água Quente Solar para Portugal,
    implicava a instalação anual de de 150 mil metros quadrados de
    colectores. Mas em 2002 e 2003, revelou, instalaram-se apenas cinco
    e nove mil metros quadrados, respectivamente. E, nesta altura, não
    estarão instalados mais de de 270 mil metros quadrados.
    A “incoerência” dos benefícios fiscais para particulares e a falta
    de informação dos empresários em relação aos apoios que existem para
    a instalação destes sistemas poderão explicar a fraca implementação
    da tecnologia, afirmou.
    R.D.L.

    https://jn.sapo.pt/2004/11/24/economia/energia_solar_fraco_crescimento
    .html

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    3. Moradores denunciam “ilegalidade” no Bessa

    (a) O Plano Director Municipal (PDM) do Porto pode vir a sofrer nova
    reviravolta. Os moradores dos edifícios Villa Bessa não aceitam a
    alteração recentemente introduzida no documento, que dá capacidade
    construtiva ao Boavista F. C. nos actuais campos de treino e courts
    de ténis, a norte do estádio. Alegam que a deliberação está “ferida
    de legalidade” porque não foram ouvidos no processo, porque não se
    conhece a fundamentação técnica da alteração e porque o deputado do
    Partido Popular na Assembleia Municipal (AM), Manuel Maio, votou a
    proposta, sendo vice-presidente do Boavista, “o que configura uma
    claríssima situação de impedimento”. As acusações são rejeitadas
    pelo clube axadrezado que manifestou, ontem, em comunicado, a
    intenção de processar judicialmente António Barreto Archer,
    representante dos moradores dos edifícios Villa Bessa. Os queixosos
    apresentaram, anteontem, na AM, uma reclamação que deverá ser
    apreciada na próxima segunda-feira. No documento, exigem a anulação
    da alteração ao PDM, que dá direitos de edificabilidade ao Boavista,
    numa área de 1500 metros quadrados, anteriormente definida para
    equipamentos desportivos.

    “Isto é um escândalo do ponto de vista ético e reprovável do ponto
    de vista legal”, disse o advogado António Archer, argumentando que
    Manuel Maio deveria ter pedido escusa da votação. A suspeita ficou
    no ar e o deputado do PP informou que, actualmente, não exerce
    funções enquanto vice-presidente do Boavista F. C. “Não vejo
    qualquer incompatibilidade porque tenho o meu mandato suspenso”,
    alegou Maio. O líder da bancada do PP disse ainda que pediu a
    suspensão do cargo à Direcção do clube porque “estavam em discussão
    na AM matérias que tinham a ver com o PDM”. A Direcção do Boavista
    F. C. confirma, no mesmo comunicado, a requisição da suspensão a 31
    de Março, com efeitos a partir de 22 de Junho.

    A participação de Manuel Maio na votação que altera o PDM,
    permitindo ao Boavista F. C. construir um edifício numa área de
    equipamentos desportivos, está a suscitar polémica. Os moradores dos
    prédios Villa Bessa alegam que há “impedimento” porque o deputado é
    vice-presidente do clube. E, segundo a legislação (número 1 do
    artigo 48º do Código de Procedimento Administrativo), “o titular de
    órgão ou agente deve pedir dispensa de intervir no procedimento
    quando ocorra circunstância pela qual possa razoavelmente suspeitar-
    se da sua isenção”. Mesmo com o mandato suspenso, o advogado António
    Archer considera que há fundamento para se suspeitar do deputado,
    que pode ser alvo de um processo disciplinar por não ter pedido
    escusa na votação da deliberação.

    https://jn.sapo.pt/2004/11/24/grande_porto/moradores_denunciam_ilegali
    dade_bess.html

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    3. Metro repõe Avenida da Ponte no fim-de-semana

    O consórcio responsável pela construção do metro do Porto, a
    Normetro, começa na sexta-feira, às 21h00, os trabalhos de fecho da
    Estação de S. Bento, que implicarão o corte do trânsito automóvel na
    chamada “Avenida da Ponte” até às 7h00 de terça-feira, 30 de
    Novembro.

    https://jornal.publico.pt/2004/11/24/LocalPorto/LP91.html

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    4. Ministério do Ambiente quer saber quantas construções ilegais
    existem nos Parques

    O Ministério do Ambiente quer que todas as áreas protegidas façam um
    levantamento sobre as construções ilegais existentes nos seus
    territórios e que em consequência levantem autos de notícia e, se
    for caso disso, procedam a demolições. O caso da Costa Vicentina
    mereceu um despacho autónomo, para exigir detalhes sobre alguns dos
    empreendimentos mais polémicos.

    https://jornal.publico.pt/2004/11/24/Sociedade/S80.html

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    5 Associação de consumidores vai processar a Tabaqueira
    Por J.F.C.

    A Associação de Consumidores de Portugal (Acop) vai interpor uma
    acção em tribunal contra a Tabaqueira, exigindo indemnizações para
    os eventuais lesados pela presença de um pesticida proibido no SG
    Ventil e no SG Filtro. Também o Ministério da Saúde admite que
    avançará judicialmente, se as contra-análises confirmarem a presença
    de dieldrina nos lotes em causa.

    https://jornal.publico.pt/2004/11/24/Sociedade/S12.html

    Lotes de cigarros foram enviados para laboratório no Reino Unido
    Por Paula Esteves

    Vários cigarros dos lotes onde supostamente está concentrado um
    pesticida proibido foram enviados, no início da semana, para análise
    num laboratório independente do Reino Unido. O anúncio foi feito
    pelo ministro da Saúde, que referiu o facto de, “só com provas
    concludentes”, poderem ser atribuídas responsabilidades às empresas
    responsáveis, nomeadamente e, no caso, a Tabaqueira, relativamente à
    violaçao do direito português e europeu.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?
    pIdNoticia=18470&pIdSeccion=2

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    7. Técnicos aconselham eliminação de onze rotundas em São João da
    Madeira
    Por Sara Dias Oliveira

    A eliminação de onze rotundas e a correcção de cerca de trinta no
    município de São João da Madeira, o concelho com mais rotundas por
    quilómetro quadrado – cerca de 110 em oito quilómetros quadrados –
    são os dados mais relevantes do estudo sobre o sistema de circulação
    e transportes, encomendado pela autarquia são-joanense às empresas
    TIS.pt e Quaternaire Portugal.

    https://jornal.publico.pt/2004/11/24/LocalPorto/LP60.html

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    8. Viana do Castelo: Câmara contesta transbordos em estudo na Linha
    do Minho
    Por Lisa Soares

    “É inadmissível. Trata-se de intenção que vai contra o trabalho
    desenvolvido pela autarquia, para o qual contou com o apoio da
    Administração Central”. O presidente da Câmara de Viana do Castelo,
    Defensor Moura, reagia, assim, às anunciadas intenções da CP de
    acabar com os comboios directos entre a cidade e o Porto, situação
    que levaria a que os passageiros fizessem transbordo na Estação de
    Nine.

    https://jn.sapo.pt/2004/11/24/minho/camara_contesta_transbordos_estudo
    _l.html

    Sá quer resposta da CP sobre fim de comboios directos

    O vereador da CDU, Rui Sá, apresentou, na reunião de câmara de
    ontem, uma proposta de recomendação para que Rui Rio adopte “as
    medidas necessárias à recolha, junto da CP, das informações
    necessárias às alterações que se pondera inserir na circulação de
    comboios com origem ou destino na cidade do Porto”. O elemento
    comunista do executivo mostrou-se preocupado com uma notícia,
    divulgada pelo jornal “Público”, onde se adiantava que, a partir de
    9 de Janeiro do próximo ano, os passageiros das linhas do Minho,
    Douro e Norte deixariam de ter comboios directos para o Porto. Os
    transbordos passariam, assim, a ser feitos, respectivamente, em
    Nine, Caíde e Aveiro. De fora, ainda de acordo com a mesma notícia,
    ficariam os comboios Alfa e Intercidades, que continuariam a ter
    ligação directa ao Porto. A proposta de recomendação não foi votada.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?
    pIdNoticia=18465&pIdSeccion=7

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    9. Viseu: Novos gabinetes protegem floresta

    Representantes dos concelhos de Viseu aprovaram ontem com a Agência
    para Prevenção de Incêndios Florestais a criação de gabinetes
    técnicos para proteger a maior mancha de pinheiro bravo do país, que
    resistiu aos fogos de 2002.

    https://jn.sapo.pt/2004/11/24/centro/novos_gabinetes_protegem_floresta
    .html

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    10. Estaleiro de barcos rabelos de Gaia dará lugar a novo parque de
    estacionamento
    Por Marlene Silva

    O único estaleiro de barcos rabelos vai sair do Cais de Gaia para
    dar lugar ao novo parque de estacionamento das docas gaienses. A
    mudança está prevista num dos planos de pormenor da Polis, mas não é
    encarada com bons olhos pela Socrenaval – empresa que detém o
    estaleiro. “Um autêntico crime” é como um dos sócios classifica a
    deslocalização prevista para junto ao Areinho. A Gaia Polis, por sua
    vez, anuncia a medida como “irreversível”.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?
    pIdNoticia=18448&pIdSeccion=7

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    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
    de Notícias, de O Primeiro de Janeiro, de O Comércio do Porto e do
    Público Local Porto e Minho (em um ou vários dos citados, não
    necessariamente em todos).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
    está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
    âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
    Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

    Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
    campo_aberto@oninet.pt
    telefax 229759592
    Apartado 5052, 4018-001 Porto

    Selecção hoje feita por Maria Carvalho

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