Depois do fracasso estrondoso em que se saldou o programa urbanístico da Porto 2001, a semântica
    da palavra “requalificação”, papagueada a quatro ventos por tudo e por nada,
    perdeu o seu verdadeiro significado. Foi, por isso, com grande apreensão que a
    Campo Aberto ouviu e leu as declarações do Presidente da Câmara relativamente à
    “requalificação” da Rotunda da Boavista.

    De uma forma modesta mas muito frontal, a Campo Aberto opõe-se ao atravessamento da Rotunda pelo Metro.
    Este Jardim histórico da cidade, que remonta a 1868, apresenta um valor
    incalculável para os portuenses e merece indubitavelmente ser salvaguardado de
    uma intervenção que se poderia transformar num novo “Jardim do Marquês”. Tal
    repetição, abatendo ou irremediavelmente condenando árvores adultas de uma
    incrível beleza – algumas com mais de um século –, constituiria um crime
    inconcebível nos dias de hoje, agravado pela situação de quase ataque
    sistemático de que os parcos jardins da cidade têm sido alvo.

    Como bem demonstrou pela negativa o caso da Cordoaria, os jardins históricos do Porto devem ser objecto
    de cuidadosas reconstituições e recuperações com base em fontes documentais –
    não de intervenções casuísticas motivadas por utilizações que constituem
    flagrantes desvios ao seu valor primacial de espaços onde deve imperar a
    árvore, o sossego, a beleza e a fidelidade a um passado rico.

    Cremos que esta situação se deve ao urbanismo caótico que tem caracterizado o desenvolvimento do Porto
    na última década, que não soube antecipar devidamente a necessidade de
    infra-estruturas fundamentais como o metro ligeiro, reservando para eles o
    espaço necessário. Os jardins surgem nos dias de hoje como presas fáceis, os
    locais desocupados que restam e que os burocratas pensam estar disponíveis para
    neles instalar estruturas pesadas.

    Seguramente que a Rotunda da Boavista pode e deve ser melhorada. Não compreendemos, por exemplo, por que
    não foram ainda tomadas medidas para facilitar o acesso dos peões ao jardim.
    Mas isso é muito diferente de uma qualquer decisão apressada, mal pensada,
    imposta por discutíveis imperativos técnicos do metro que, apesar de todas as
    suas virtudes, não pode continuar a desfigurar impunemente jardins e espaços verdes,
    inclusive aqueles que constituem um legado da história do Porto. O novo, sim,
    mas sem destruição da memória da cidade. Preocupa-nos, pois, que argumentos
    como “a Rotunda é pouco frequentada” ou que “precisa de ser requalificada”,
    aduzidos pelo Presidente da autarquia, possam ser utilizados para justificar
    uma intervenção potencialmente desastrosa.

    Acresce que, segundo o Decreto-Lei n.º 69/2000, a construção de linhas de metropolitano com extensão
    superior a 5 km é necessariamente precedida de uma Avaliação de Impacto
    Ambiental [1] (AIA), o que é manifestamente o caso já que a linha da Boavista se estenderia
    por 7 km. Dado que esta linha não foi incluída na AIA inicial do Metro do
    Porto, o projecto terá obrigatoriamente de cumprir este requisito legal, assegurando-se,
    pelo menos por esta via, a participação pública e a proposta e avaliação de
    alternativas (entre elas, é necessário demonstrar que um eléctrico rápido, ao
    qual estaria associado um impacto muito menor, não cumpre as mesmas funções que
    o metro).

    O actual executivo foi eleito com base numa perspectiva urbanística que excluía novos episódios como a
    destruição de jardins públicos ou a justificação de torres no Parque da Cidade
    sob pretexto de serem de autoria de arquitectos famosos ou por eles apoiadas.
    Custa a crer que o presidente Rui Rio siga agora uma filosofia e uma
    metodologia a que teve a coragem de se opor no caso do Parque da Cidade.

    Que a Câmara do Porto tenha, agora, a coragem de promover um debate público digno desse nome sobre
    todos os aspectos, alguns dos quais até agora nada transparentes, relacionados
    com o impacto na cidade das obras do metro.

    Apelamos à Câmara e em especial a Rui Rio que repensem, em conjunto com os cidadãos e em nome da
    cidade do Porto, o atravessamento da Rotunda da Boavista pelo metro.

    Imprimir esta página Imprimir esta página

    Deixar comentário

    Adana Escort Adana Seyhan Escort Adana Çukurova Escort Ankara Escort Ankara Keçiören Escort Ankara Sincan Escort Ankara Mamak Escort Ankara Polatlı Escort Ankara Haymana Escort Ankara Çankaya Escort Ankara Etimesgut Escort Ankara Pursaklar Escort Antalya Escort Antalya Kumluca Escort Antalya Manavgat Escort Antalya Konyaaltı Escort Antalya Muratpaşa Escort Antalya Alanya Escort Antalya Kaş Escort Antalya Kemer Escort Bursa Escort Eskişehir Escort Gaziantep Escort Gaziantep Şehitkamil Escort Gaziantep Şahinbey Escort Gaziantep Nizip Escort İstanbul Escort İstanbul Kadıköy Escort İstanbul Bahçelievler Escort İstanbul Mecidiyeköy Escort İstanbul Küçükçekmece Escort İstanbul Beykoz Escort İstanbul Sarıyer Escort İstanbul Büyükçekmece Escort İstanbul Zeytinburnu Escort İstanbul Sancaktepe Escort İstanbul Sultanbeyli Escort İstanbul Kağıthane Escort İstanbul Kurtköy Escort İstanbul Fatih Escort İstanbul Başakşehir Escort İstanbul Ataşehir Escort İstanbul Nişantaşı Escort İstanbul Eyüpsultan Escort İstanbul Şişli Escort İstanbul Bayrampaşa Escort İstanbul Avcılar Escort İstanbul Beşiktaş Escort İstanbul Bağcılar Escort İstanbul Maltepe Escort İstanbul Pendik Escort İstanbul Üsküdar Escort İstanbul Ümraniye Escort İstanbul Şerifali Escort İstanbul Merter Escort İstanbul Beyoğlu Escort İstanbul Esenyurt Escort İstanbul Çekmeköy Escort İstanbul Bakırköy Escort İstanbul Fulya Escort İstanbul Tuzla Escort İstanbul Kayaşehir Escort İstanbul Çatalca Escort İstanbul Kartal Escort İstanbul Esenler Escort İstanbul Güngören Escort İstanbul Beylikdüzü Escort İzmir Escort İzmir Bergama Escort İzmir Urla Escort İzmir Bayraklı Escort İzmir Konak Escort İzmir Gaziemir Escort İzmir Çeşme Escort İzmir Buca Escort İzmir Balçova Escort İzmir Çiğli Escort İzmir Bornova Escort İzmir Karşıyaka Escort Kayseri Escort Kocaeli Escort Kocaeli İzmit Escort Kocaeli Gebze Escort Malatya Escort Manisa Escort Mersin Escort Mersin Anamur Escort Mersin Silifke Escort Mersin Yenişehir Escort Mersin Erdemli Escort Mersin Akdeniz Escort Mersin Mezitli Escort Muğla Escort Muğla Fethiye Escort Muğla Milas Escort Muğla Dalaman Escort Muğla Datça Escort Muğla Marmaris Escort Muğla Bodrum Escort Samsun Escort Samsun İlkadım Escort Samsun Atakum Escort Adıyaman Escort Afyonkarahisar Escort Ağrı Escort Aksaray Escort Amasya Escort Ardahan Escort Artvin Escort Aydın Escort Balıkesir Escort Bartın Escort Batman Escort Bayburt Escort Bilecik Escort Bingöl Escort Bitlis Escort Bolu Escort Burdur Escort Çanakkale Escort Çankırı Escort Çorum Escort Denizli Escort Diyarbakır Escort Düzce Escort Edirne Escort Elazığ Escort Erzincan Escort Erzurum Escort Giresun Escort Gümüşhane Escort Hakkari Escort Hatay Escort Iğdır Escort Isparta Escort Kahramanmaraş Escort Karabük Escort Karaman Escort Kars Escort Kastamonu Escort Kırıkkale Escort Kırklareli Escort Kırşehir Escort Kilis Escort Konya Escort Kütahya Escort Mardin Escort Muş Escort Nevşehir Escort Niğde Escort Ordu Escort Osmaniye Escort Rize Escort Sakarya Escort Siirt Escort Sinop Escort Sivas Escort Şanlıurfa Escort Şırnak Escort Tekirdağ Escort Tokat Escort Trabzon Escort Tunceli Escort Uşak Escort Van Escort Yalova Escort Yozgat Escort Zonguldak Escort