www.upscalerolex.to would be brilliant skillsets and exquisite blend of gorgeous great beauty .

    RIOS VIVOS, GENTE VIVA
    Colocado em 16 de agosto de 2021

    CAMPANHA PRAIAS FLUVIAIS

    No mês de agosto 2021, o #MovRioDouro empreende uma Campanha Praias Fluviais, uma ação de sensibilização para as praias do Douro que visa informar e alertar as pessoas para o mau estado da água do rio. No sábado 14 de agosto de 2021, às 9:30, os interessados em apoiar essa campanha tiveram encontro marcado na Praia de Zebreiros (Gondomar) para prosseguir a campanha já iniciada no início de agosto. Para contactar o movimento em novas ocasiões, comunicar para o email movriodouro@gmail.com ou pelo tm 913 901 475 (Ricardo Caldas).

    Saiba mais sobre as campanhas do #MovRioDouro.

    O QUE É O #MOVRIODOURO

    #MovRioDouro é um movimento de cidadania em defesa dos rios da bacia hidrográfica do Douro, que congrega pessoas, membros da comunidade científica, grupos e associações para a defesa dos rios. Atuamos com base numa agenda ambientalista e cidadã, de influência dos decisores e da sociedade, para mudanças efetivas na bacia do Douro.

    O #MovRioDouro: movimento de cidadania em defesa dos rios da bacia hidrográfica do Douro, foi fundado em 5 de maio de 2021, conforme proclamação então divulgada e que pode ser lida aqui.

    Terminado o estado de emergência, em plena Década das Nações Unidas para a Regeneração dos Ecossistemas e reconhecendo a enorme importância que a saúde dos rios e das bacias hidrográficas tem no equilíbrio da Terra e na saúde das sociedades humanas, 11 organizações e movimentos e uma dezena de cidadãos uniram esforços e fundaram, a 2 de maio, o #MovRioDouro, um movimento de cidadania em defesa dos rios da Bacia Hidrográfica do Douro.

    Após vários encontros e reuniões online, ao longo de 2020 e 2021, num plenário – também ele em formato digital – 25 pessoas fizeram nascer o #MovRioDouro, um movimento de agenda ambientalista e cidadã que quer contribuir para mudanças efetivas na bacia do Douro. O movimento informal é fundado pela congregação de esforços de 11 entidades e movimentos: ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental; Associação Espaço VIPA 1051; Associação URTICA – Defesa do Ambiente e Acção Climática; AZU – Associação Ambiental em Zonas Uraníferas; Campo Aberto – associação de defesa do ambiente; GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente; Movimento em Defesa do Rio Tinto; Movimento Rio Sousa; NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso; OnGaia – Associação de Defesa do Ambiente; e Rede Inducar. São também membros fundadores 10 pessoas a título individual que, pelo seu percurso académico, científico e/ou ativista, reforçam os coletivos acima referidos.

    O Movimento rege-se por uma carta de princípios que o define assim:

    O #MovRioDouro é um movimento de cidadania em defesa dos rios da bacia hidrográfica do Douro, que congrega pessoas, grupos e associações para a defesa dos rios, através da troca de experiências e informação, da dinamização de ações conjuntas e da defesa de posições comuns junto da sociedade e decisores. Atuará com base numa agenda ambientalista e cidadã de influência dos decisores e da sociedade, para mudanças efetivas na bacia do Douro. Texto completo.

    O #MovRioDouro rege-se por um Regulamento interno.

     

    Os primeiros dois pontos definem praticamente tudo o que é preciso, mas o texto completo especifica-os. São eles:

    1. O #MovRioDouro compõe-se de pessoas, organizações, associações, grupos, iniciativas, entidades e similares que exprimam identificação com a sua Carta e vontade explícita de a ele pertencerem.
    1. Conselho Plenário 2.1. Os aderentes presentes na sessão inaugural do movimento constituem o seu conselho plenário, ao qual irão sendo integrados os novos aderentes entretanto surgidos. A ele cabe programar ações e intervenções com vista a pôr em prática os valores, os princípios e os objetivos formulados na Carta, bem como interpretá-la em caso de dúvida. 2.2 O movimento pode convidar pessoas a nível individual.

    Para comunicar com o #MovRioDouro: movriodouro@gmail.com

     

    Imprimir esta página Imprimir esta página

    Categorias: Água, Destaques

    Deixar comentário