Visitas e Caminhadas 2019

by | Fev 2, 2019 | sem categoria | 0 comments

Açude no Rio Sousa – Senhora do Salto

Para qualquer visita ou caminhada organizada pela Campo Aberto, pressupõe-se que o participante inscrito conhece e concorda com as condições gerais de participação.

Veja abaixo informações sobre cada uma das visitas e caminhadas em preparação ou de inscrições já abertas.

Para ir diretamente à visita que lhe interessa, ou que mais lhe interessa, clicar nas expressões a cor verde claro. Com exceção da mais imediata, as informações irão sendo completadas antes da abertura do período de inscrições. Volte novamente aqui ao longo do ano para completar a sua informação e decidir-se. As informações de caráter prático serão divulgadas por email. Neste artigo são sobretudo os motivos de interesse, o programa, que se destacam.

Colocado na primeira semana de fevereiro de 2019
Corrigido em 8 de março de 2019, em 14 de abril de 2019 e em 29 de maio de 2019.

* De curta distância

– 23 de fevereiro 2019
Senhora do Salto e margens do rio Sousa
(Paredes)

Realizada


– 16 de março 2019
Parque das Azenhas junto ao Rio Ave e Souto de Bairros
(Trofa)

Realizada


– 6 de abril de 2019
Reserva Ornitológica de Mindelo e Parque Atlântico
(Vila do Conde)

Realizada em 25 de maio de 2019, devido a mau tempo previsto na semana da data originária

 

– 25 de maio de 2019
Campos de masseira e Monte de São Félix
(Póvoa de Varzim)

Nova data devido a circunstâncias imprevistas
22 de junho de 2019

Realizada


– 29 de junho de 2019
Castro de Ovil
(Espinho)

Realizada


Ribeira do Espírito Santo e percurso junto ao mar, do Senhor da Pedra ao Cabedelo
(Vila Nova de Gaia)

13 de julho de 2019

Realizada

VISITA EM 19 DE OUTUBRO DE 2019
Margens do Rio Ave e Parque Urbano Sara Moreira
(Santo Tirso)

Realizada

 

A REALIZAR EM 18 DE ABRIL DE 2020
Geoparque da Serra da Freita, Aldeia de Castanheira
(Arouca)

– em preparação/a realizar em 2020: Maia, Matosinhos,  Santa Maria da Feira (21 de março de 2020), São João da Madeira,
Oliveira de Azeméis

 

* De média e longa distância
TODAS REALIZADAS


– 11-12 de maio 2019
Alto Trás-os-Montes e Alto Sabor


– 8 de junho de 2019
Lagoas de Bertiandos e Mimoso, e caminhada de Bertiandos a Ponte de Lima junto ao Rio Lima

– 21 de setembro 2019
Flora e Fauna do Adernal na Mata do Bussaco

 

MOTIVOS DE INTERESSE

SENHORA DO SALTO E MARGENS DO RIO SOUSA
23 de fevereiro de 2019, sábado (manhã)
Concelho de Paredes


Senhora do Salto. É um dos locais mais apreciados do concelho de Paredes. Este espaço paisagístico de rara beleza está encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa. Neste local, encontra-se a denominada Boca do Inferno, de caraterísticas geológicas particulares e imbuída de grande misticismo. O lugar da Senhora do Salto proporciona momentos de tranquilidade, de frescura, e as suas escarpas permitem a prática de rapel e de escaladas. Apesar da existência de um vale com declives acentuados é possível um alcance visual de longa distância se subirmos a vertente da serra de Santa Iria.

Casas rústicas na Senhora do Salto

Alguns outros locais de interesse natural, ecológico e paisagístico no concelho de Paredes, não incluídos nesta atividade: Sítio de Valongo; Zonas Ribeirinhas de Bustelo e Santa Comba; Bacia Visual do Mosteiro de Cête; Monte das Covas (Castromil); Serra do Muro, Vandoma/Baltar e Torre do Castelo de Aguiar de Sousa.

Recorde-se que Paredes é um dos três municípos da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, e que o Sítio Valongo, da Rede Natura 2000, abrange também o concelho de Paredes.

Rio Sousa. Afluente da margem direita do Rio Douro, com extensão de 65 quilómetros, tem nascente em Friande (Felgueiras) e desagua em Foz do Sousa (Gondomar). No seu trajeto atravessa os concelhos de Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paredes e Gondomar. Mais informações, abundantes, em http:tiny.cc/111-espacos Procurar no índice: Gondomar, e, depois, Rio Sousa. Muita da informação aí inserida aplica-se a todo o curso do rio. [A Campo Aberto agradece à Câmara Municipal de Paredes toda a colaboração  que nos prestou na preparação desta atividade. Uma palavra especial de agradecimento ao Dr. Marcos Moreira e a todos os que ajudaram nessa tarefa.]

Cascatas na Senhora do Salto


PARQUE DAS AZENHAS JUNTO AO RIO AVE E SOUTO DE BAIRROS 
16 de março de 2019, sábado
Concelho da Trofa

Parque das Azenhas. Algumas citações: … o lugar é bonito, convidativo e, de certa forma é um passo para que o Rio Ave comece a ser devolvido aos trofenses. Os mais velhos recordam assim os tempos em que nele iam a banhos ou nele brincavam. Os mais novos, que nunca tiveram esse gosto, podem agora aproveitar as suas margens para praticarem desporto, para passarem algum tempo ao ar livre… (in «… e aTrofa é minha!», sítio na net)

… com base no Projeto de Requalificação das margens ribeirinhas do Rio Ave, integra a estrutura verde do Município da Trofa. Situa-se na margem esquerda… e apresenta um percurso pedonal e ciclável numa extensão de 4.03km, que atravessa o meio urbano e rural, assumindo os verdejantes campos uma presença mais intensa ao longo do percurso para poente. Passa por cinco passadiços, sobre linhas de água, e é pontuado por dois Centros de Apoio à Visitação, três instalações sanitárias e equipamentos de aluguer de bicicletas (in Preâmbulo do Regulamento do Parque)

… uma nova paisagem, assente no respeito pelos ecossistemas e no aproveitamento justo e equilibrado dos recursos naturais que, enquanto paisagem, há de resultar de um conjunto determinado dxe interações homem/Natureza. (in geocaching.com, sítio na net)

O Rio Ave majestoso visto do percurso do Parque das Azenhas

Souto de Bairros. Situado em meio rural, no lugar de Bairros, na margem esquerda do Rio Ave em pleno coração de uma planície aluvionar, nele se podem observar áreas relvadas onde se dispõem árvores de grande porte, predominando sobreiros centenários e plátanos. Ao longo da área distribuem-se bancos que constituem locais de estadia bem como equipamento geriátrico. No extremo poente encontra-se uma escola primária e um parque infantil, vedados com um gradeamento sobre um muro de granito.[A Campo Aberto agradece à Câmara Municipal da Trofa a colaboração nesta atividade. Um agradecimento especial à Eng.ª Maria Emília Ferreira e a todos aqueles que nos estão ajudando a prepará-la]

Souto de Bairros, na Trofa: troncos de árvores notáveis


RESERVA ORNITOLÓGICA DE MINDELO E PARQUE ATLÂNTICO
Adiada por previsões de mau tempo. Nova data já ocorrida 25 de maio de 2019..
Concelho de Vila do Conde

Reserva Ornitológica de Mindelo. É a mais antiga zona natural protegida  no nosso país, remontando a 1951, graças à ação científica e conservacionista do Biólogo e Professor Santos Júnior (1901-1990), da Universidade do Porto, pioneiro da anilhagem científica de aves e da ornitologia em Portugal. Existem nesta zona áreas de terrenos públicos e privados, áreas de Reserva Ecológica Nacional e de Reserva Agrícola Nacional e áreas defendidas ao abrigo do Plano de Ordenamento da Orla Costeira – POOC. É Biótopo CORINE e refúgio de caça, e, segundo o POOC, uma das pequenas zonas húmidas mais bem conservadas entre Caminha e Espinho. Atualmente está integrada na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (criada em 2008 mas só reafirmada com mais clareza em 2015).

Parque Atlântico em Vila do Conde – plantas dunares autóctones

Parque Atlântico. Inaugurado em 2005, com projeto do Arquiteto Siza Vieira e colaboração do Engenheiro Agrónomo Manuel Pedro Melo e do Biólogo Henrique Nepomuceno, é uma vasta área (mais de dez hectares) de espaço dunar remanescente e que se encontrava fragmentado já que esteve sujeito ao longo de muitas décadas a intensos processos erosivos e a usos indevidos e perniciosos. Daí a degradação biofísica e a dissipação da sua dinâmica ecológica. No âmbito do Programa Polis, a requalificação deste espaço singular – espaço verde urbano que é a frente marítima da cidade de Vila do Conde – fez-se segundo soluções inovadoras através de um ousado método de renaturalização do sistema dunar. Deposição e modelação das areias, revestimento vegetal com espécies autóctones, instalação de paliçadas de retenção de areias e formalização de percursos pedonais para a travessia das dunas e o acesso às praias – foram essas as linhas de força que nortearam esse método. [A Campo Aberto agradece à Câmara Municipal de Vila do Conde a colaboração, incluindo a cedência das imagens que ilustram esta secção sobre o Parque Atlântico. Ainda um agradecimento especial à Arquiteta Fernanda Órfão pela ajuda prestada..



CAMPOS DE MASSEIRA E MONTE DE SÃO FÉLIX
Adiada por motivos alheios à nossa vontade. Nova data 22 de junho de 2019.
Concelho de Póvoa de Varzim

Campos de masseira no litoral dunar de Póvoa de Varzim

Campos de masseira. São uma forma de agricultura inventada pelos monges beneditinos da Abadia de Tibães e constituem uma forma de agricultura única no mundo. São terrenos agrícolas em areias de duna, retangulares ou quadrados, com aproximadamente três metros de profundidade, divididos por talhões para culturas agrícolas (geralmente hortícolas e vinha) de elevada fertilidade. Às masseiras estão associados elementos de paisagem relevantes como as dunas litorais.

Caminhando a pé entre dunas e campos de masseira junto ao mar em Póvoa de Varzim

Monte de São Félix. Com 202 metros de altitude, é o ponto mais alto da Serra de Rates e do concelho da Póvoa de Varzim. Possui uma vista panorâmica sobre a cidade e as suas praias. Tornou-se por isso um espaço de lazer e de convívio das populações locais, com um miradouro e um parque de merendas, e nele existem moinhos restaurados utilizados como residências de férias.[A Campo Aberto agradece a colaboração da Câmara Municipal de Póvoa de Varzim. Um agradecimento especial à Vereadora  Sílvia Costa].

CASTRO DE OVIL
29 de junho de 2019
Concelho de Espinho

Numa área total de 25 hectares, foi delimitado o «sítio arqueológico» de Castro de Ovil, classificado desde 1994 como espaço de salvaguarda estrita. Ruínas arqueológicas de uma aldeia habitada no período castrejo (século III a.C.) e no período pré-romano (século I d.C.). Vestígios de arqueologia industrial como a fábrica de papel do Castelo, de 1836.

É também espaço verde no qual a autarquia, no âmbito do Futuro – o projeto das 100 000 árvores autóctones na AMP, iniciou um programa de erradicação das monoculturas florestais e infestantes e o favorecimento de carvalhos e sobreiros. Em 2016, foi integrado na rede verde e cultural do concelho e na estrutura ecológica fundamental onde se justifica o máximo condicionamento à edificação e a atividades que possam afetar o seu potencial ecológico e patrimonial. [A Campo Aberto agradece a colaboração da Câmara Municipal de Espinho. Um agradecimento especial ao Vereador Quirino de Jesus e ao Diretor do Museu Municipal de Espinho, Dr. Armando Bouçon. Agradece igualmente o apoio constante da Cooperativa Nascente, de Espinho, e muito particularmente do seu presidente, António Santos].


13 DE JULHO DE 2019

RIBEIRA DO ESPÍRITO SANTO E PERCURSO JUNTO AO MAR,
DO SENHOR DA PEDRA AO CABEDELO

Concelho de Vila Nova de Gaia

Ribeira do Espírito Santo – Vila Nova de Gaia

Ribeira do Espírito Santo. Inaugurado em 21 de maio de 2018, o corredor verde da Ribeira do Espírito Santo, em Arcozelo (Vila Nova de Gaia), tem início junto à Capela de Santa Maria Adelaide e ligação à Estrada Nacional 109 e aos 15km do passadiço já existente na orla marítima entre Lavadores e São Félix da Marinha. Numa extensão de 1,8km constitui um percurso pedonal, requalificado pela empresa municipal Águas de Gaia, num financiamento da Agência Portuguesa do Ambiente. O espaço vinha já sendo usufruído pela população semanas antes de ser inaugurado formalmente.

Ribeira do Espírito – ponto do percurso recuperado

Zona dunar. O percurso do Senhor da Pedra ao Cabedelo atravessa uma zona dunar importante. As dunas têm um importante papel ecológico e são fulcrais na conservação da biodiversidade em largos trechos do nosso litoral. Os problemas com elas relacionados são objeto de uma série de artigos no espaço digital da Campo Aberto, sendo o primeiro deles relativo precisamente a esta zona. Possivelmente controverso, é um contributo valioso para o esclarecimento e o debate relativo à ecologia e conservação dunar. [A Campo Aberto agradece à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia a colaboração nesta atividade, em especial ao Vereador do Ambiente, Valentim Miranda,  bem como à Dra Carla Machado, por toda a ajuda que nos estão prestando.]

Ribeira do Espírito Santo – passadiço


DATA A ANUNCIAR OPORTUNAMENTE

DAS MARGENS DO AVE NA CIDADE AO PARQUE URBANO SARA MOREIRA

Concelho de Santo Tirso

Margens do Ave em Santo Tirso

Margens do Ave. No centro de Santo Tirso, um percurso  junto às margens do Rio Ave liga a cidade ao Parque Urbano Sara Moreira, percurso esse pedonável e ciclável com cerca de 1,4 km de extensão que faz parte de uma rede mais ampla dentro da cidade, permitindo aumentar o acesso da população às duas margens do rio. Com a sua criação, foi consolidada e reconstituída a galeria ripícola das margens do Ave e constituídas áreas verdes de enquadramento e estadia.

Parque Urbano em Santo Tirso

Parque Urbano Sara Moreira. Situado a nascente da cidade de Santo Tirso, estende-se pela margem esquerda do Rio Ave. Utilizado pela população ao longo de todo o ano, é no verão que mais evidencia o seu encanto, quando a sombra da mata e a proximidade do rio tornam este espaço particularmente atraente. Nele se observam manchas de floresta natural, incluindo bosquetes dominados por carvalhos e sobreiros [A Campo Aberto agradece a colaboração da Câmara Municipal de Santo Tirso. Um agradecimento especial à arquiteta Carla Moreira bem como a todos os que nos estão a ajudar a organizar esta visita].

Parque Urbano Sara Moreira em Santo Tirso


18 DE ABRIL DE 2020

GEOPARQUE NA SERRA DA FREITA

Concelho de Arouca

Planalto primaveril na Serra da Freita (Arouca)

Geoparque. A Rede Europeia e Rede Global de Geoparques da UNESCO (Nações Unidas) integra desde 2009 o Geoparque de Arouca. Isso quer dizer que estamos perante um património geológico de excecional importância, que tem como propósito a geoconservação, a educação para o desenvolvimento sustentável e o turismo. Nele se destacam as Pedras Parideiras da aldeia da Castanheira, as Trilobites Gigantes de Canelas e os Iconofósseis do Vale do Paiva. O património inventariado totaliza 41 geossítios, lugares de interesse geológico que se destacam pela sua singularidadee valor científico, didático e turístico. Metade do território do Parque está classificada como Rede Natura 2000. Refiram-se também as praias fluviais e as aldeias traicionais, como Castanheira e Cabaços, Janarde e Meitriz, entre outros motivos de interesse.

Planalto da Serra da Freita. Espaço natural por excelência para contactar e compreender uma realidade com que os citadinos nem sempre têm contacto direto – o meio rural. Vários percursos pedestres atravessam áreas de bosque, de matos rasteiros, pequenos ribeiros e quedas de água, cruzando-se com vacas arouquesas e gado caprino e ovino. Nas aldeias mais antigas podemos observar a utilização das rochas que afloram na região e em algumas cortes de gado o uso do colmo.

Aldeia de Castanheira na Serra da Freita – Arouca

Aldeia de Castanheira. Pode aqui observar-se um fenómeno único ou muito raro no mundo, pedras a parir pedras, as chamadas pedras parideiras, cuja fama parece em tempos recentes ter atraído uma febre de destruição dos que querem levar essas pedras consigo. Segundo um artigo de Augusto Baptista (na revista Notícias Magazine), o povo indignava-se com essa predação e ansiava por uma proteção legal que lhe permitisse defender o seu património. Na tradição ancestral da região, ainda presente nas populações locais, as pedras parideiras simbolizam a fertilidade. Há quem acredite que dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada aumenta a fertilidade. É certo que o artigo remonta a 16 de maio de 1993, é de crer que a proteção obtida com a integração em 2009 na Rede de Geoparques da UNESCO tenha melhorado a situação, mas a recomendação para que os visitantes não recolham ou não retirem pedras do local se calhar continua a ser aconselhável. [A Campo Aberto agradece a colaboração da Câmara Municipal de Arouca. Um agradecimento especial ao Vice-Presidente António Brandão Tavares,à Dra Margarida Rocha da Divisão de Desenvolvimento Social e Biblioteca Municipal  e à Associação Geoparque].

(Boa parte  das anotações supra foram adaptadas com base no espaço digital do GeoParque de Arouca, com a devida vénia.)

Em preparação:
Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira,
São João da Madeira

Libelinha na Serra da Freita: Crocothemis erythraea


VISITAS 2019 DE MÉDIA E LONGA DISTÂNCIA

ALTO TRÁS-OS-MONTES E ALTO SABOR
Dois dias: 11-12 de maio 2019 (sábado e domingo)

Programa/Cronograma
(poderá ainda haver ajustamentos a este programa até 31 de março de 2019)

Rapinas são presença nas altas terras de Sendim. Aqui uma delas pintada, mas realista e artística.

Sábado, 11 de maio

7:15 Agrupamento em frente ao Café Velasquez, na Praça Velásquez (atual Praça Francisco Sá Carneiro),
perto da Igreja das Antas, no Porto
7:30 Saída do Porto
10:30 Chegada a Junqueira (Vimioso), entre o rio Maçãs e o rio Sabor, concelho de Vimioso
Caminhada entre os vales do Maçãs e do Sabor
12:00 Almoço no campo (merenda/piquenique), a cargo de cada participante (trazido de casa)
14:00 Saída da Junqueira

Esta é verdadeira! Britango, abutre ou abutre-do-egito, rei dos céus, elegantíssimo, de bela cabeleira.

15:00 Chegada a S. Joanico, ao PINTA (Parque Ibérico de Natureza Turismo e Aventura de Vimioso)
Visita ao Centro Expositivo da Rede Natura 2000
Percurso pedestre interpretativo de S. Joanico a Serapicos, com duração de uma hora, ao longo do rio Angueira
Possibilidade de realização de alguma atividade lúdico-ambiental com o PINTA (deteção de borboletas diurnas, de plantas e seus usos, etc)
18:30 Saída de S. Joanico
19:00 Distribuição pelos alojamentos (Atenor, Sendim), em autocarro – opcional.
20:30 Jantar no restaurante O Encontro, em Sendim
22:00 Distribuição pelos alojamentos (Atenor ou Sendim)

Duas burrinhas, duas beldades: será que já dão leite para os sabonetes de leite de burra que se fazem aqui no planalto? Uma simbiose: sustentam projetos de economia rural mas em compensação são tratadas com muito carinho…

Domingo, 12 de maio

A Casa da Ti Cura é uma das opções para pernoita nesta visita de dois dias.

8:30 Recolha pelos alojamentos (Sendim)
9:00 Chegada a Atenor
Projeto Tomelo: Burras de Miranda e cosmética com leite de burra, visita ao ar livre
Projeto Oriolus: ao ar livre, descrição de atividades de ecoturismo e turismo rural, passeios ornitológicos e abrigos para observação e fotografia de fauna

Oriolus (nome científico do papa-figos) é uma pequena empresa de turismo rural e de natureza,
parceiro da Campo Aberto nesta visita.

Outro aspeto da Casa da Ti Cura.

12:00 Almoço na Associação Cultural e Desportiva de Atenor
13:30 Diaporama sobre Atenor e projetos desenvolvidos – conversa informal sobre a problemática do despovoamento do interior e exemplos de projetos que procuram contrariar esta tendência.
15:30 Saída de Atenor
16:30 Paragem em Santo Antão da Barca, albufeira do Baixo Sabor
17: 30 Saída de Santo Antão da Barca
19: 30 Chegada ao Porto

Paisagem grandiosa do Alto Sabor: aqui o rio ainda é livre


LAGOAS DE BERTIANDOS E SÃO PEDRO DE ARCOS 
E DE BERTIANDOS A PONTE DE LIMA JUNTO AO RIO LIMA
8 de junho de 2019, sábado (manhã e tarde)

Este passeio começará pela visita à Escola Superior Agrária de Refoios de Lima, que integra o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O valor patrimonial do edifício do antigo Mosteiro onde a Escola funciona impõe uma visita ao mesmo, sob orientação do Dr. Tito Moraes, bibliotecário da ESA. A visita aos campos agrícolas de ensino e ensaio será feita sob orientação do Professor Dr. Raul Rodrigues, que tem também a seu cargo um mestrado em agricultura biológica e um pomar de variedades tradicionais.

Paisagem de vale e montanha com destaque para o Mosteiro onde funciona a Escola Superior Agrária de Refoios de Lima, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Sobre o Mosteiro de Refoios de Lima, agradecemos uma nota que nos fizeram chegar que chama a atenção para a autoria da intervenção que o recuperou e o adaptou para a instalação da Escola Superior Agrária atual. A intervenção data de 1984 e deve-se ao Arquiteto Fernando Távora, um dos nomes maiores da arquitetura portuguesa do século XX. Considerada como uma lição notável do que deve ser uma recuperação do património arquitetónico, que, quanto à atitude filosófica e ética, difere muito, ou se opõe mesmo, a outras intervenções que, apesar por vezes de muito louvadas, estão longe de respeitar o património em que intervieram. É que o edifício pré-existente condiciona a qualidade espacial a manter e consequentemente o programa da intervenção. A nota observa que se pode recuperar um Mosteiro para uma Escola, principalmente se for agrária, mas quase impossível para uma pousada…por muito habilidoso que seja o arquitecto e muito aparentemente sedutor que seja o resultado final. Mais informação sobre o Mosteiro aqui.
Acresce como motivo de interesse a presença na intervenção do arquiteto paisagista Ilídio Alves Araújo, nome maior do nosso paisagismo e da economia agrária.

O segundo passo da visita será, muito próximas da ESA, às lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos. Bertiandos é património natural mundial ao abrigo da Convenção de RAMSAR, que protege as zonas húmidas, e proporciona um percurso pedestre surpreendente. De Bertiandos  a visita segue em caminhada pedestre até às margens do Lima, e por estas, até Ponte de Lima. Após a visita à ESA, que deverá terminar às 11:00, a jornada segue em colaboração e sob orientação da DescubraMinho, pequena mas dinâmica empresa de turismo rural e de natureza.

Outra vista do Mosteiro, edifício classificado pelo seu valor histórico, artístico e arquitetónico

O Mosteiro em primeiro plano contra o fundo de montanha


FLORA E FAUNA DO ADERNAL NA MATA DO BUSSACO
21 de setembro 2019, sábado (manhã e tarde)

O aderno, arbusto ou pequena árvore, de folha persistente, pode chegar a atingir 15 metros de altura.

Ao lado de impressionantes árvores de grande porte da Mata do Bussaco, podem encontrar-se outros elementos de uma flora e fauna riquíssimas em biodiversidade. Com destaque para um habitat precioso, o adernal, relíquia da nossa floresta primitiva, sem paralelo no nosso país e no continente europeu.

O Guia de Campo que tem por autoras, na flora, Lísia Lopes, Paula Maia e Rosa Pinho e, na fauna, Milene Matos e, para os invertebrados, Tatiana Moreira; as fotografias do guia são de Lísia Lopes.

No adernal pertence naturalmente a dominância ao aderno (Phillyrea latifolia), arbusto que aqui atinge porte arbóreo e que coexiste com o medronheiro, o loureiro, o azevinho e outras espécies arbóreas autóctones. Abundante em espécies arbustivas, o sub-bosque do adernal compreende a torga, a giesta-das-serras, o pilriteiro, o folhado e muitas outras.

A Professora Rosa Pinho, que orientará esta visita, e a sua equipa, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, com apoio da Fundação Mata do Bussaco, desenvolveram extenso e notável trabalho de investigação, no âmbito do projeto BRIGHT (Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats, apoiado pelo Programa LIFE Natureza e Biodiversidade; projeto atualmente já concluído), que encontrou uma das suas expressões na edição de um Guia de Campo; Flora e Fauna do Adernal, Mata Nacional do Bussaco, sob inspiração do lema «preservar uma relíquia única».

Mata Nacional do Bussaco

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama