A Campo Aberto (através do seu Grupo Natureza e Ruralidade) promove mais uma jornada de trabalho numa quinta, desta vez em parceria com a Quinta do Lobo Branco (perto de Cete, concelho de Penafiel). É no sábado, 28 de junho de 2014. A inscrição é gratuita mas indispensável. A jornada só se realiza com um mínimo de 5 adultos e terá um máximo de 12 adultos participantes. Crianças e jovens com menos de 18 anos são bem-vindos, pertencendo a responsabilidade da decisão e do acompanhamento ao adulto que os inscrever.
Para se inscrever (prazo até 20 de junho): Enviar um email com o nome completo e data de nascimento de cada inscrito (adulto ou não), para efeitos de seguro – e ainda email e número de telemóvel de cada inscrito, para contacto em caso de emergência e para informações complementares – para: atividadesca@gmail.com
Indique também se se desloca de carro ou de comboio. Se se deslocar de carro, o ponto de encontro é igualmente na estação de comboios de Cete, seguindo depois o grupo para a Quinta do Lobo Branco.
HORÁRIOS E MEIOS DE TRANSPORTE, E ALMOÇO
A Quinta do Lobo Branco (QLB) fica situada em Paço de Sousa, concelho de Penafiel, a cerca de 2,5km da estação de comboios de Cete. Se tenciona ir de carro e tem lugares vagos que possa partilhar com outros inscritos (sendo a despesa de combustível – e portagens, se as houver – partilhada entre o condutor e os passageiros sem interferência da Campo Aberto), por favor indique-o na inscrição.
Se tenciona ir de comboio, deverá tomar o que sai de Porto-Campanhã às 8:35 de sábado 28 de junho e chega a Cete às 9:12. De Cete à Quinta do Lobo Branco, ou haverá transporte em boleias de outros inscritos ou haverá outra forma de transporte ou será feito o percurso a pé (cerca de 20 minutos). A permanência na Quinta irá de cerca das 9:30 às 17:30, com intervalo para almoço. O regresso de Cete, em comboio, será no das 18:18 com chegada a Porto Campanhã às 18:55.
Cada pessoa deverá levar o seu farnel para almoço. A QLB oferecerá, em complemento, umas bruschettas de tomate e uma sopa para o almoço e uns bolos para o lanche. À chegada, haverá uma breve visita ao espaço da QLB e uma apresentação do projecto de regeneração que aí decorre.
As coordenadas GPS são: Latitude 41° 09’29.36 N / Longitude 8° 20’01.24 W
Para ir de carro: Saída do Porto pela A4 em direção a Vila Real.Saída n. 10 da autoestrada: Baltar/ParadaVirar à direita na direção de Parada. Na 1ª rotunda virar à direita para Paço de Sousa. Na 2ª rotunda virar à direita na direção do Mosteiro de Paço de SousaVirar na primeira rua à esquerda. Passar o Mosteiro de Paço de Sousa e os Gaiatos, seguir em frente, pela rua à direita, e andar cerca de 1,2 km.
TAREFAS A REALIZAR
O trabalho a fazer incidirá na aplicação de técnicas para controlo de erosão e retenção de água na terra, bem como na recuperação de uma área de terreno acidentada. A par da realização das tarefas, haverá oportunidades de aprendizagem incluindo introdução a alguns fundamentos da Permacultura e análise de alguns métodos de regeneração de solos, controlo de erosão e retenção de água.
Em termos práticos, incidirá na construção de linhas de retenção de água (swales) e na construção de estruturas de controlo de erosão e proteção de árvores.
As técnicas utilizadas são de baixa exigência energética, passíveis de serem executadas por poucas pessoas e utilizando ferramentas simples. Os trabalhos previstos não implicam grandes deslocações de terra e serão realizados no local onde permanecerão. Materiais a utilizar (fornecidos pela Quinta do Lobo Branco): enxadas, pás, matéria orgânica, pedras… A trazer pelos participantes: luvas, galochas (caso chova), roupa de trabalho eventualmente além da de viagem, e farnel para almoço.
O QUE É A QUINTA DO LOBO BRANCO?
A Quinta do Lobo Branco é um espaço de vivência comunitária que prima pela qualidade do serviço e está localizado em Paço de Sousa, Penafiel. Recebemos pessoas nos regimes de Retiro e Turismo Rural. Temos ainda um espaço aberto à frequência do público em geral para práticas de yoga, meditação, meditação criativa e outras. Fazemos também terapias desde massagens e trabalho com cristais até práticas xamânicas. Os nossos valores são a Liberdade, a Saúde, a União e a Alegria! Existimos para partilhar técnicas e conhecimentos que permitam às pessoas encontrar a sua confiança e o poder sobre a sua existência. Enfim, somos os facilitadores da sua experiência!
PARA SABER MAIS
https://www.facebook.com/quinta.dolobobranco
https://p3.publico.pt/cultura/arquitectura/11478/holistica-quinta-do-lobo-branco
https://mulher.sapo.pt/lazer/viagens-e-turismo/artigo/um-retiro-onde-se-vive-o-presente
https://www.tvi.iol.pt/videos/jornal-da-uma-9-mai-14-parte-ii/14136526
https://quintadolobobranco.blogspot.pt/p/quinta-do-lobo-branco.html
NOTA: Não deixe de tomar conhecimento das nossas condições gerais de participação.

O Projecto da Quinta do Lobo é muito interessante. Parabéns. Ainda não me posso deslocar aí, mas espero um dia fazê-lo.