Na segunda parte do debate “Biotério: futuro da ciência e experimentação animal” que realizamos a 25 de Julho no Clube Literário do Porto e que foi moderado pela Prof. Anna Olsson (investigadora do IBMC) com a presença do Prof. João Relvas (investigador do IBMC) e de Constança Carvalho da Plataforma de Objecção ao Biotério o debate foi aberto à audiência.

    Foram recuperados alguns temas da intervenção inicial, nomeadamente as questões de testes in-silico ou in-vitro como alternativa a testes com animais. Referiu-se ainda a questão de todos os procedimentos de validação de medicamentos actuais (FDA e correspondente europeu) obrigarem a este tipo de testes de forma a autorizar a sua comercialização.

    Também a questão do financiamento foi referida na medida em que embora seja um investimento privado, como vai contar com verbas do QREN terá inevitavelmente uma comparticipação pública, pelo que o próprio estado português poderia tentar orientar o investimento para outro tipo de alternativas, fosse investir nos biotérios actuais, ou então obrigar a que parte do investimento fosse aplicado em novas tecnologias “in-silico”.

    Duração total: 49:19

    Podem descarregar o programa directamente ou subscrever o podcast através deste link .

    Imprimir esta página Imprimir esta página

    Categorias: Notícias

    Deixar comentário