• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

Veja o site da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/

Comente, participe. Divulgue!

===========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que
é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também
recebem).

Peça informações:
contacto@campoabert o.pt

===========================
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sexta-feira, 19 de Outubro de 2007

===========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

===========================

1. Parque Gerês-Xurés reserva da Humanidade

O Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés (PTGX) vai apresentar à Unesco, no primeiro trimestre de 2008, a sua candidatura a Reserva da Bioesfera. A corrida a património da Humanidade, que é anunciada hoje, no 10.º aniversário desta área protegida de 100 mil hectares partilhada por Portugal e pela Galiza, corre a par do processo da certificação do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) pela rede PAN Parks.
A inclusão do PNPGE nesta espécie de “liga dos campeões” dos parques nacionais (há uma dezena na Europa) obedece a critérios como a existência de um núcleo de protecção total – sem a presença humana – superior a dez mil hectares. Um problema para o Parque, onde só metade dessa área está hoje classificada como tal.
Até 2017, mais cinco mil hectares verão aumentado o seu estatuto de protecção aumentado. Esse núcleo deverá abranger a Serra do Gerês e a Mata de Albergaria e o processo implicará a discussão com as autarquias, garantiu ao JN o director do PNPG, Henrique Pereira.
Com a candidatura a Reserva da Biosfera, cujo processo será entregue até 30 de Abril de 2008, e à certificação pelo PAN Parks, o Parque ganhará maior visibilidade e reconhecimento internacional, sublinha, esperando que atraiam visitantes de inúmeros países “para terem uma experiência única – caminhar uma área de protecção total – que não é possível viver noutras”.
Essa possibilidade representa oportunidade para financiamento a investimento em projectos privados de desenvolvimento sustentável na área do turismo de ambiente e de projectos públicos na conservação da Natureza, justifica Henrique Pereira.
Com a candidatura a Reserva da Biosfera – a primeira, a nível mundial, apresentada por dois países usando um formulário único – o PTGX mostra que “não se pode gerir sistemas ecológicos com fronteiras administrativas” e valoriza a cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza. Do ponto de vista do país, valoriza o único parque nacional, a maior zona com habitat de baixa presença humana, o melhor exemplar de carvalhal climático (a Mata de Albergaria, já Reserva Biogenética da Europa) e zonas em que a ocupação humana promove o desenvolvimento sustentável (Vale da Gavieira e Planalto de castro Laboreiro, por exemplo).

https://jn.sapo.pt/2007/10/19/primeiro_plano/parque_geresxures_reserva_humanidade.html

===========================

2. Inteligência e escrúpulos
Por outras, palavras, Manuel, António, Pina

Afirmações como “os” negros são menos (ou mais) inteligentes que “os” brancos, ou “os” homens menos (ou mais) inteligentes que “as” mulheres, ou “os” portugueses que “os” espanhóis, ou outras do género, são imbecilidades porque são generalizações sem fundamento racional. Haverá decerto negros menos (e mais) inteligentes que brancos (o que quer que “inteligência” signifique) e o mesmo se diga de homens, mulheres, portugueses, espanhóis, abexins, esquimós, etc., mas concluir daí alguma coisa não parece muito inteligente. Então por que motivo um homem inteligente como James Watson (galardoado em 1962 com o Nobel, juntamente com Francis Crick e Maurice Wilkins, pela descoberta da dupla hélice de ADN), opinou numa entrevista que “os” negros são menos inteligentes que “os” brancos, evocando o testemunho de “quem já lidou com empregados negros”? Watson, hoje com 80 anos, gosta de dar nas vistas empoleirado em cima dos piores preconceitos. Já em tempos defendeu o aborto de fetos
que se concluísse que poderiam vir a ser homossexuais. Agora está a promover um livro e quis – diz outro cientista, Steven Rose – obter publicidade da maneira mais feia. O que permite uma conclusão uma pessoa inteligente não tem necessariamente que ser uma pessoa com escrúpulos.

https://jn.sapo.pt/2007/10/19/ultima/inteligenciae_escrupulos.html

==============================

3. “Convergir” faz debates até domingo

A partir de hoje à noite e até domingo, cerca de 60 pessoas vão reunir-se para discutir temas ligados ao ambiente, urbanismo e ordenamento do território. Os debates decorrem no âmbito do II Encontro Convergir.

A sessão de hoje incide sobre as ameaças ao Vale do Coronado (Trofa). “Vamos redigir um documento que reivindica o diálogo com o Governo”, explica José Carlos Marques, um dos responsáveis pela Convergir.

Entre os eventos de sábado, José Carlos Marques destaca a discussão sobre o Conselho Intermunicipal do Ambiente, que vai contar com a presença de alguns vereadores do ambiente. A plataforma Convergir entende que “os problemas relacionados com o ambiente e urbanismo não podem encontrar uma boa solução ao nível apenas de um concelho”, explica.

A tarde do segundo dia é composta por duas sessões uma sobre Agenda 21 Local, que, na opinião do responsável, “não tem tido o seguimento que seria de esperar no Porto” e outra onde vão ser apresentados projectos de estruturas interassociativas portuguesas e espanholas.

No domingo, os participantes rumam a Esposende para uma visita guiada ao Parque Natural do Litoral Norte e para fazer o balanço final do evento.

https://jn.sapo.pt/2007/10/19/porto/convergir_debates_domingo.html

======================= ====
Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups. yahoo.com/ group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto. pt/boletimPNED/

======================= ====
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
de Notícias, do Público e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente
de outros jornais ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
contacto@campoaberto.pt
telefax 229759592
Apartado 5052, 4018-001 Porto

Selecção hoje feita por Celina Raposo

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário