• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

[Esta lista tem actualmente 387 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Veja também o blogue:
https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

Comente, participe, divulgue.
[Esta lista tem actualmente cerca de 380 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Veja também o blogue:
https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é
e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
campo_aberto@oninet.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sábado, 01 de Julho de 2006

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Local de interpretação geológica abre hoje em Arouca

É inaugurado hoje em Arouca o novo Centro de Interpretação Geológica de Canelas, onde poderão ser observados fósseis de invertebrados com 465 milhões de anos. Um “um verdadeiro tesouro” científico que passa a ter um espaço mais correcto para se mostrar.
Fósseis de invertebrados do Ordovícico Médio, com 465 milhões de anos, entre os quais as mais raras espécies de trilobites do mundo, vão poder ser observados no novo Centro de Interpretação Geológica de Canelas, Arouca.
O centro, a inaugurar hoje de manhã, fica localizado numa exploração de ardósias e é fruto da sensibilidade dos responsáveis da empresa, a Valério & Figueiredo, Lda., que comunicaram à comunidade científica os primeiros achados.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=541a6d10f67dbe788c764524bef6fe6c

==========================
2. Fotolegenda

O Centro de Congressos e Exposições da Alfândega do Porto acolheu ontem a conferência «A Competitividade na Agricultura e os Instrumentos de Engenharia Financeira».

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=48410a9eddcae5fd7f71a0e8310c07e3

Competitividade na agricultura
https://jn.sapo.pt/2006/07/01/economia_e_trabalho/competitividade_agricultura.html

==========================
3. Lousada e Paços de Ferreira querem aposta concreta nas acessibilidades

Foi inaugurado ontem o lanço de Paços de Ferreira – da EN 106 Norte. É uma infra-estrutura com cerca de quatro quilómetros e que se traduz num investimento de quase 28 milhões de euros.
A obra em causa vai beneficiar o distrito do Porto, e mais concretamente os concelhos de Paços de Ferreira, Lousada e Paredes.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=6ce58ad3bec91a2e63ec15139e5f77e5

==========================
4. Governo sugere alteração ao Código Penal durante formação a magistrados sobre incêndios

O novo Código Penal vai alterar o enquadramento criminal dos incêndios, anunciou ontem o ministro da Justiça. Uma das situações concretas que irá alterar refere-se aos inimputáveis. O projecto obriga a que fiquem internados nos meses mais complicados para os incêndios.
O novo Código Penal vai alterar o enquadramento criminal dos incêndios florestais, de forma a adequar a lei ao fenómeno dos incêndios como este hoje se apresenta, disse ontem o ministro da Justiça, Alberto Costa.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=74564e04ca6304c4f031bcba5acdbdb4

==========================
5. ‘Oliveira Martins’ manifestou-se

Os alunos da Escola Secundária Oliveira Martins, no Porto, manifestaram-se, ontem, contra o encerramento daquele estabelecimento de ensino.
Maria de Lurdes Rocha, presidente do Conselho Executivo da escola, afirma que toda a comunidade escolar foi apanhada de surpresa e que compreende esta iniciativa organizada pelos alunos.

https://jn.sapo.pt/2006/07/01/porto/oliveira_martins_manifestouse.html

==========================
6. Erro do Executivo ‘põe’ metro na Trofa este ano

As Grandes Opções do Plano de investimento do Governo para o próximo ano, em debate na Assembleia da República, asseguram que a ligação do metro à Trofa estará concluída… até ao final deste ano. A informação errada – a duplicação do troço ISMAI/Trofa continua sem autorização da Administração Central, foi retirada da primeira fase da rede e não há sequer certeza que seja mesmo para construir – foi detectada pelo deputado do PCP, Honório Novo, que pediu explicações sobre a matéria, ao Ministério das Obras Públicas e Transportes, tutelado por Mário Lino.

https://jn.sapo.pt/2006/07/01/porto/erro_executivo_poe_metro_trofa_este_.html

==========================
7. Condenação no caso da Pedreira da Trindade

O Tribunal Cível do Porto condenou o promotor Martinho Tavares, da Pedreira da Trindade, a pagar mais de 6,48 milhões de euros por incumprimento da promessa de venda de 327 lugares de estacionamento ao Banco Português do Investimento (BPI). A decisão judicial, tomada no início do mês de Junho, já foi alvo de recurso e gera um impasse, uma vez que se mantém válida a providência cautelar que impede o construtor de alienar o parque a outros interessados. Mesmo que sejam futuros ocupantes do centro comercial Trindade Domus em fase final de execução.

https://jn.sapo.pt/2006/07/01/porto/condenacao_caso_pedreira_trindade.html

==========================
8. Linha da Boavista é defendida em estudo pedido pelo Governo

O traçado à superfície da Linha da Boavista é defendido no estudo, realizado por Álvaro Costa, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a pedido do Governo. O JN apurou que uma das ligações mais polémicas da segunda fase da rede do Metro é justificada face à necessidade de descongestionar o troço entre as estações da Senhora da Hora e da Trindade, sem perder de vista o custo.

O orçamento de 90 milhões de euros e o prazo de execução de 18 meses convenceu o especialista que, no documento, destaca que a construção da ligação pela Boavista é a opção mais barata e mais fácil de concretizar, uma vez que já existe um canal aberto. O estudo faz uma “reflexão” sobre as linhas da segunda fase de expansão da rede, condicionada à convicção do actual Governo de repensar decisões tomadas pelos anteriores Executivo e que ainda não foram concretizadas. Por diversas vezes, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, referiu que não se executariam novas obras de expansão do Metro do Porto sem que o estudo, encomendado à FEUP, ficasse pronto.

O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, crê que é o momento para discutir o futuro. “Não é tempo perdido discutirmos um estudo que foi encomendado. Estou curioso para conhecê-lo, mas, pelo que sei, confirma parte das pretensões de Matosinhos”, sublinha o autarca, manifestando o desejo para que a construção da Linha da Boavista avance rapidamente. O socialista lembra que há outra ligação fundamental para o Município a linha entre a estação da Senhora da Hora e o Hospital de S. João.

Já o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, entende que a segunda fase encontra-se em “stand by” e a sua concretização estará “intimamente ligada à alteração do modelo de gestão da Empresa do Metro”. Anteontem, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, voltou a dar boas notícias ao autarca, frisando que o único compromisso, assumido pelo Governo, se resume à extensão da actual Linha Amarela até Laborim. Implica a construção de um interface.

No entanto, ainda não há data para avançar. É certo que o financiamento do interface resultará de parcerias publico-privadas. Luís Filipe Menezes defende a constituição de uma entidade pública, maioritariamente tutelada pelo Estado e com a participação da Câmara de Gaia, da Metro e dos particulares.

“Há privados interessados no processo, nomeadamente aqueles que têm terrenos na zona. Seria uma empresa com poderes próximos aos da Parque Expo, pois o interface terá uma vertente de transporte público, de ordenamento do território e rodoviária estruturante. Se não for uma única entidade a desenvolver este projecto, ele não irá andar”, alerta Menezes, assinalando que esse empreendimento poderia ser conduzido pela própria Parque Expo, que tem outros projectos com a autarquia. A decisão cabe ao Governo.

https://jn.sapo.pt/2006/07/01/porto/linha_boavista_e_defendida_estudo_pe.html

==========================
9. Câmara está disposta a acabar com contrato polémico da água

Nove meses depois de ter tomado posse como presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Manuel Moreira revelou em Assembleia Municipal (AM) que a empresa Águas do Marco não aceita a renegociação do contrato de concessão de águas e saneamento. À atitude “irredutível e arrogante” da empresa, o autarca, pediu apoio daquele órgão deliberativo para avançar com o primeiro passo para resolver problema. Ou seja, rescindir unilateralmente o acordo. “A empresa Águas do Douro e Paiva está interessada no abastecimento em alta ao Marco e pede uma resposta urgente”, explicou Manuel Moreira.

https://jn.sapo.pt/2006/07/01/norte/camara_esta_disposta_a_acabar_contra.html

==========================
10. Bandeira azul em Esmoriz sob a ameaça da barrinha

As praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro, em Ovar, ostentam, desde ontem, a bandeira azul, símbolo de qualidade. Em Esmoriz, perante uma praia já repleta de banhistas, a bandeira foi hasteada frente a um areal onde paira, porém, o fantasma negro da barrinha, situada ali ao lado.
Actualmente fechada ao mar, a barrinha é uma permanente ameaça. Raros são os verões em que, após uma chuvada, a lagoa não abra, libertando para o areal e para o mar litros e litros de águas negras e fétidas. Um acontecimento que levou já ao arrear da bandeira no Verão de 2003.

https://jn.sapo.pt/2006/07/01/norte/bandeira_azul_esmoriz_a_ameaca_barri.html

==========================
11. Parque de lazer custa dez milhões

A Câmara de Bragança vai criar um parque de lazer e recreio na zona da Quinta da Trajinha. Trata-se do projecto “Porta Norte”, a lançar em 15 hectares de terreno, com um custo orçamentado em dez milhões de euros e, cujo projecto foi apresentado, ontem, na Assembleia Municipal.
Segundo o presidente da Câmara, Jorge Nunes, trata-se de um projecto de “referência” para a região a nível paisagístico e ambiental. O local ficará dotado de várias valências, designadamente equipamentos desportivos e para a educação ambiental, que possam receber escolas da região, “que muitas vezes se deslocam a parques do litoral”.

https://jn.sapo.pt/2006/07/01/norte/parque_lazer_custa_milhoes.html

==========================
12. “Pulmão” cede à cidade

Um loteamento de luxo, que ocupa um terreno de 55 mil metros quadrados ( equivalente a mais de cinco campos de futebol) nascerá, em breve, aos pés da serra de Santa Marta/Falperra, em Nogueira, Braga, num espaço que deixou de ser área florestal em 2001, por ocasião da revisão do PDM. A destruição de mais uma parte do “pulmão da cidade” causou “pena e indignação” aos moradores da Rua do Barral, preocupados com o lado negro do progresso.

https://jn.sapo.pt/2006/07/01/norte/pulmao_cede_a_cidade.html

==========================
13. Elevador de Santa Luzia espera mais um mês

Encerrado há seis anos, o elevador de Santa Luzia, um dos ex-líbris da cidade, deveria reabrir, hoje, ao público, após uma intervenção com vista à beneficiação do equipamento, estimada em 2,5 milhões de euros e iniciada em Junho do ano passado. Porém, exigências relativas à homologação das duas novas carruagens ditaram novo atraso, prevendo a autarquia que o funicular retorne à actividade até finais deste mês.

https://jn.sapo.pt/2006/07/01/norte/elevador_santa_luzia_espera_mais_mes.html

==========================
14. Voluntários limparam as praias

Ontem, diversas praias de Esposende foram “invadidas” por centenas de jovens que voluntariamente participaram numa acção de limpeza dos areais mais procurados na época balnear. “O objectivo foi que vissem o que se passa para que tenham noção de que se deve evitar a poluição dos areais”, revelou a técnica da ACIB, Manuela Cunha.

https://jn.sapo.pt/2006/07/01/norte/voluntarios_limparam_praias.html

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
campo-aberto.blogspot.com

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário