• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

[Esta lista tem actualmente 387 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Veja também o blogue:
https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

Comente, participe, divulgue.
[Esta lista tem actualmente cerca de 380 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Veja também o blogue:
https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é
e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
campo_aberto@oninet.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sexta-feira, 30 de Junho de 2006

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Governo pára linha de metro em Rio Tinto

A linha de metro de Gondomar só deve avançar até Rio Tinto (estação da Lourinha), ficando “pendurado” o restante traçado, até ao centro do concelho, à espera da reformulação do projecto da Empresa do Metro do Porto. A ideia é aconselhada num estudo da autoria do professor Álvaro Costa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e, a atender a declarações da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, será acolhida pelo Governo. A linha, aprovada em Conselho de Ministros em 2003, deveria ter ficado pronta no ano passado. Sofre, agora, novo revés.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/porto/governo_deve_avancar_metro_rio_tinto.html

==========================
2. Desconto nos passes anunciados pela Metro não são praticados

Não há descontos para ninguém. O tarifário social do andante, cuja entrada em vigor a Metro do Porto anunciou para o início do mês, ainda não está à disposição dos utentes. E, segundo as informações recolhidas junto de lojas Andante, não há qualquer prazo para crianças, estudantes, idosos e reformados passarem a ter direito aos prometidos descontos.

Apesar de, há dias, ter sido publicado, na Imprensa, um anúncio com as novas condições de utilização do andante, integrando, precisamente, os descontos – 25% para crianças (dos quatro aos 12 anos) e estudantes (até aos 25 anos); 47% para idosos e reformados. E sublinhando que essas condições de utilização estavam em vigor desde o dia 15 de Junho.

No entanto, ontem, 29 de Junho, a resposta obtida nas lojas Andante instaladas em duas das principais estações da rede de Metro (Trindade e Campanhã), foi elucidativa “Os descontos ainda não estão em vigor e não há prazo para que isso aconteça”.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/porto/desconto_passes_anunciados_pela_metr.html

==========================
3. Oitenta novos autocarros a gás

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) vai pôr, na rua, este ano e no próximo, mais 80 autocarros movidos a gás natural que se juntarão aos 175 já existentes na frota que, actualmente, tem 537 veículos. O contrato, no sistema de leasing operacional, foi ontem assinado na presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, que salientou o facto da empresa portuense passar a ser a que, no país, mais autocarros a gás possui.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/porto/oitenta_novos_autocarros_a_gas.html

Emissão de gases “é gravosa”

Portugal está longe de cumprir as metas internacionais estabelecidas no âmbito do Protocolo de Quioto, muito especialmente devido à elevada emissão de gases pelo sector de transportes rodoviário, frisou ontem Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, durante a cerimónia de assinatura de um contrato de fornecimento de 80 viaturas a gás natural para a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=5109338fffb657f511a2fd1b34ac1e21

==========================
4. 750 mil euros para recuperar antiga escola

A antiga escola primária dos Sinos, na Rua de Álvaro Castelões, em Matosinhos, vai ser alvo de uma profunda remodelação para depois ser ocupada pela Escola de Música Óscar da Silva. O anúncio da abertura do concurso público para a recuperação do espaço foi publicado, ontem, no Diário da República.
A empreitada, cujo valor-base do concurso é de 750 mil euros, prevê a construção de um auditório com 56 lugares, cinco salas de ensino colectivo e cuidados especiais no que respeita às questões da acústica. O prazo de execução da obra é de dez meses. As propostas devem ser entregues nos próximos 30 dias.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/porto/750_euros_para_recuperar_antiga_esco.html

==========================
5. Estação da Trindade acolhe exposição

O Espaço T – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, inaugura amanhã, na estação de metro da Trindade, uma exposição de fotografias e outros trabalhos produzidos em telas por público anónimo, subordinado ao tema “igualdade”.
Esta mostra intitula-se “Igualdade na diferença” e é organizada no âmbito do “Projecto + Mulher” e foi financiada pela Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/porto/estacao_trindade_acolhe_exposicao.html

==========================
6. Escola da Ponte em debate

“É ou não verdade que há muito tempo o Governo tinha reconhecido a necessidade de construir uma nova escola em S. Tomé de Negrelos para substituir as actuais instalações da Escola da Ponte?”, pergunta o deputado Honório Novo, do PCP, num requerimento entregue na Assembleia da República.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/porto/escola_ponte_debate.html

==========================
7. Manifestação hoje contra fecho da Oliveira Martins

Os alunos da Escola Secundária Oliveira Martins, no Porto, juntamente com funcionários, professores e pais manifestam-se, hoje, às 12.30 horas, à porta da escola contra o encerramento da mesma. Vera Carvalho, aluna, afirma não perceber as razões apontadas pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) para o fecho da escola. Diz que lhes foi prometido a abertura de cursos profissionais, “o que poderia atrair mais alunos. Se a escola fechar nem sequer experimentam esta hipótese”.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/porto/manifestacao_hoje_contra_fecho_olive.html

==========================
8. Câmara defende hospital

O presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Castro Almeida, não aceita que o Hospital da cidade possa vir a perder algumas das suas valências se o Ministério da Saúde não fundamentar essas decisões com o devido estudo técnico.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/porto/camara_defende_hospital.html

==========================
9. Barragem do Baixo Sabor polémica

A Plataforma Sabor Livre (PSL) mostra-se irredutível em relação à sua tomada de posição contra a construção da barragem do Baixo Sabor. Esta situação deixa antever que será difícil o diálogo entre a associação ambientalista e a recém constituída Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), que engloba os concelhos ribeirinhos de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, municípios que actualmente lutam pela construção do empreendimento hidroeléctrico.

A associação de municípios enviou mesmo à PSL uma carta no sentido de se encontrar uma estratégia para a protecção dos valores ambientais da região do Baixo Sabor. Os ambientalistas garantem que ainda não receberam nenhum documento.

José Teixeira, membro da PSL, disse, ao JN, que a plataforma está disponível para dialogar com a associação de municípios, como sempre foi manifestado, mas sempre no sentido de viabilizar e dinamizar um vale do rio Sabor sem barragem.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/norte/barragem_baixo_sabor_polemica.html

==========================
10. Nova pista para receber mais aviões

Foram, ontem, inauguradas as obras de requalificação do aeródromo de Braga, pelo presidente da Câmara. Trata-se de um investimento de cerca de 150 mil euros que vai permitir “melhores condições de utilização para pequenos aviões e helicópteros”. A nova pista está pronta para receber aviões de recreio, de combate a fogos ou de passageiros até 25 lugares.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/norte/nova_pista_para_receber_mais_avioes.html

==========================
11. Bruxelas pressiona Portugal a cumprir critérios ambientais

A Comissão Europeia (CE) decidiu levar cinco estados-membros a Tribunal, entre os quais Portugal, por incumprimento da legislação comunitária de meios portuários de recepção de resíduos gerados nos navios e de resíduos da carga. Em simultâneo, a CE aventou também a hipótese de levar Portugal à barra da justiça comunitária devido a dois casos distintos – um projecto de empreendimento turístico em Loulé, que poderá ameaçar o habitat natural da zona, e os esgotos do Estoril, devido a contaminação excessiva.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/sociedade_e_vida/bruxelas_pressiona_portugal_a_cumpri.html

==========================
12. Portugal quer tema da seca na agenda da presidência UE

O ministro do Ambiente revelou ontem que está em conversações com o comissário europeu Stravos Dimas e com homólogos seus para que a presidência portuguesa da UE, dentro de um ano, tenha o ambiente, e particularmente o fenómeno da aridez e das secas, como prioridade temática. Nunes Correia falava na sessão de abertura de um seminário promovido pela Fundação Luso-Americana, em que falou dos esforços dos países do Sul, incluindo Portugal, para que a escassez de água tenha o reconhecimento de calamidade, tal como as cheias e os sismos.

https://jn.sapo.pt/2006/06/30/sociedade_e_vida/portugal_quer_tema_seca_agenda_presi.html

É cada vez mais um problema europeu

O ministro do Ambiente renovou ontem o apelo a uma estratégia europeia comum para enfrentar o problema da seca e manifestou a intenção de colocar o tema na agenda da presidência portuguesa da União Europeia, em 2007.
“O problema da seca tem de ser visto cada vez mais como um problema europeu”, afirmou Francisco Nunes Correia, ontem, num seminário internacional sobre secas, organizado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=101342b37476104c212c5c2c0ed9bf62

==========================
13. Site da Metro visitado por 250 mil

Mais de 257 mil pessoas visitaram o site oficial da Metro do Porto nos primeiros seis meses deste ano. Cerca de 30 por cento dos utilizadores recorreram ao planeamento de viagem disponível on-line que permite ter acesso, por exemplo, ao custo de uma viagem.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=9778d5d219c5080b9a6a17bef029331c&id=dbd5777d3553ce1a8358707284fa0c5b

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
campo-aberto.blogspot.com

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário