• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

[Esta lista tem actualmente 387 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Veja também o blogue:
https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

Comente, participe, divulgue.
[Esta lista tem actualmente cerca de 380 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Veja também o blogue:
https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é
e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
campo_aberto@oninet.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sexta, 23 de Junho de 2006

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Portugal aumenta emissão de gases

No quadro da União Europeia, Portugal é o segundo país que mais aumentou as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) entre 1990 e 2004. Espanha está em primeiro lugar. A revelação insere-se no relatório divulgado, ontem, pela Agência Europeia de Ambiente (AEA).
O nível de emissões de GEE em Portugal passou de 60 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente em 1990 (ano tomado como referência pelo Protocolo de Quioto) para 84,5 em 2004, ou seja um acréscimo de 41%, bem distante das metas impostas por Quioto. A União Europeia é obrigada a reduzir em 8%, entre 2008 e 2012, as emissões de GEE face ao total do ano de referência de 1990.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/sociedade_e_vida/portugal_aumenta_emissao_gases.html

==========================
2. Destruição de vinhas com compensações de 24 mil milhões

A Comissão Europeia (CE) propôs ontem uma reforma radical do mercado do vinho que prevê o arranque voluntário, em cinco anos, de 400 mil hectares de vinhas menos rentáveis mediante compensações financeiras, num total de 2,4 mil milhões de euros. Esta verba será distribuída de forma desigual pelos produtores que desejem reconverter-se, podendo os antigos produtores habilitar-se a um “regime de pagamento único por exploração”. As novas regras deverão entrar em vigor já em 2008.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/economia_e_trabalho/destruicao_vinhas_compensacoes_24_mi.html

==========================
3. Suzlon quer fazer centro industrial

A Suzlon, sexto fabricante mundial de aerogeradores, vai instalar em Portugal o seu centro industrial para o mercado europeu, caso o consórcio Ventonorte, onde está integrado, vença o concurso para atribuição de até 1000 MW de potência eólica, garantiu ontem em Madrid um dirigente da empresa indiana. Segundo Henri Schuman, responsável comercial da Suzlon, metade da produção do “cluster” industrial a instalar em Estarreja, Vagos ou Leiria “destina-se a exportação para a Europa”. O “cluster”, um investimento directo de 47 milhões de euros (mais 15,6 milhões indirectos), vai dar emprego a 1266 pessoas, incluindo 842 directamente. “De todos os fabricantes presentes no concurso, a Suzlon é o único que precisa de ter uma unidade industrial na Europa”, onde “todos os outros já têm fábricas”, disse.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/economia_e_trabalho/suzlon_quer_fazer_centro_industrial.html

==========================
4. Escolha do fornecedor de gás a partir de 2010

Os consumidores domésticos de gás natural vão ter a liberdade de escolher a empresa fornecedora dentro de quatro anos. Ontem, o Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que fixa a liberalização do mercado para 2010, no caso das famílias. Para os produtores de electricidade (grandes utilizadores de gás), a escolha é possível já a partir do próximo ano.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/economia_e_trabalho/escolha_fornecedor_gas_a_partir_2010.html

==========================
5. Mais 14 supermercados à vista

A Comissão Municipal de Gaia vai analisar, na próxima terça-feira, os pedidos referentes à instalação de mais 14 superfícies comerciais de dimensões consideráveis no concelho. A instalação de unidades do grupo Os Mosqueteiros (Intermarché, Vêtimarché, Bricomarché), Minipreço, Plus e Pingo Doce está a causar preocupação entre os comerciantes locais. A Associação Comercial e Industrial de Gaia (ACIGaia) está totalmente contra o aparecimento dos referidos estabelecimentos.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/porto/mais_supermercados_a_vista.html

==========================
6. Azeite é rei em feira de produtos regionais durante quatro dias

A promoção do cabrito transmontano e do borrego terrincho é a principal novidade da feira Terra Flor, apresentada ontem, que vai decorrer de 13 a 16 de Julho, em Vila Flor. O azeite continua rei e senhor neste certame dedicado aos produtos e sabores da região, mas o vinho, a fruta, e os produtos hortícolas ocupam também uma boa parte da montra.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/norte/azeite_e_em_feira_produtos_regionais.html

==========================
7. Compra de imóvel gera polémica

A pretensão da presidente da Câmara Municipal de Felgueiras (CM), Fátima Felgueiras, em adquirir, por 500 mil euros, um imóvel nas traseiras dos Paços do Concelho, para instalar parte dos serviços, cuja proposta é votada, amanhã, na reunião da Assembleia Municipal (AM), está a causar polémica.. O desentendimento subiu de tom com a convocação dos 32 presidentes de junta para uma reunião preparatória da AM com a edil, anteontem, já que os mesmos têm assento no hemiciclo.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/norte/compra_imovel_gera_polemica.html

==========================
8. Passeios de burro pela tradição

Dar a conhecer os usos e costumes da região raiana da Terra de Miranda é o objectivo central de uma actividade de lazer promovida pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA). A iniciativa arranca, hoje, na localidade espanhola de Piño del Oro, em direcção a Constantim, no concelho de Miranda do Douro.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/norte/passeios_burro_pela_tradicao.html

==========================
9. Hospital poderá ter futuro mais risonho

O administrador do hospital de Amarante, Albano Tamegão, disse, ontem, haver “sinais positivos” relativamente ao futuro desta unidade, depois de uma reunião com a administração do hospital Padre Américo/Vale do Sousa.
O clínico, que, no início da semana, havia declarado não estar disponível para ser o “coveiro” do hospital de Amarante, manifestou, agora, a convicção de que se possa constituir “um centro hospitalar modelar” na cidade, a partir da junção dos dois hospitais.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/norte/hospital_podera_futuro_mais_risonho.html

==========================
10. Empresários vão ter novo centro na cidade

A Associação Empresarial de Viana do Castelo espera que ainda este ano se iniciem as obras de construção de um novo centro, que ficará situado no Parque Empresarial de Viana do Castelo, disse ontem, o presidente da AEVC, Joaquim Ribeiro.
Segundo aquele dirigente, que falava durante a cerimónia pública que assinalou os 154 anos de existência daquela associação, revelou que, com o novo edifício, se “irá deslocalizar os serviços para a Praia Norte, sendo que, no entanto, a sede se irá manter, por razões históricas, no actual prédio, situado junto ao jardim marginal, embora venha a ter um papel mais de carácter social”.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/minho/empresarios_ter_novo_centro_cidade.html

==========================
11. Beneficiários na vigilância da floresta

As pessoas desempregadas e os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) vão integrar, a partir de Julho, equipas de apoio à prevenção e vigilância de incendios florestais e da Floresta. Um projecto de âmbito nacional – que envolve cerca de 2500 pessoas – que deu, ontem, em Braga, o primeiro passo, através de uma reunião de trabalho entre o Governo Civil de Braga e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/minho/beneficiarios_vigilancia_floresta.html

==========================
12. Mais 300 mil euros para os TUB

Os vereadores da oposição abstiveram-se na proposta apresentada pela maioria socialista para um aditamento de 300 mil euros, ao contrato-programa celebrado com a empresa municipal que gere os Transportes Urbanos de Braga (TUB) como compensação pelo não aumento do tarifário. Ricardo Rio considera que a autarquia deveria ter “uma política de preços diferenciada e uma política comercial agressiva para captar novos utentes”.

https://jn.sapo.pt/2006/06/23/minho/mais_mil_euros_para_tub.html

==========================
13. PEV pretende que sejam criadas áreas para banhistas no Torrão

Para evitar mais mortes na Barragem do Torrão, o PEV propõe que sejam criadas zonas próprias para utilização da população. Ainda assim, o partido alerta que é algo que terá de ser feito com muito tacto, porque o objectivo da obra é a produção hidroeléctrica.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=e9daa3bc0636abf02869af35be2de075

==========================
14. Brincam cada vez menos na rua e obedecendo a planos uniformizados de recreio
Crianças sem tempo espontâneo de aventura

Brincar na rua é uma actividade em vias de extinção em muitas cidades do mundo, e as crianças têm actualmente um tempo de brincadeira organizado e planeado, que lhes diminui a autonomia, de acordo com um estudo realizado por um professor universitário.
Carlos Neto, docente da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa que ontem apresentou as conclusões do seu estudo no III Congresso sobre Espaços de Jogo e Recreio, fez uma pesquisa sobre o jogo e o tempo livre na rotina de vida quotidiana de crianças e jovens. Segundo o também presidente do Conselho Científico daquela faculdade, os hábitos diários transformaram-se radicalmente, e os ritmos e rotinas das crianças também.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=64a19d6cfb059ec6849f875efd39abb8

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
campo-aberto.blogspot.com

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário