• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

[Esta lista tem actualmente cerca de 380 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Veja também o blogue:
https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é
e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
campo_aberto@oninet.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Quinta-feira, 01 de Junho de 2006

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Estudo dos chimpanzés deu-lhe respeito pela vida

A inglesa que dedicou três décadas da sua vida a estudar, nas montanhas da Tanzânia, o comportamento de famílias de chimpanzés e lhes descobriu a capacidade de usar ferramentas anda agora pelo mundo a difundir o projecto da sua fundação, traduzido em acções locais a favor da conservação. Jane Goodall, que veio agora a Portugal, manifesta-se contra o uso de animais, e não só de primatas, em experiências científicas e faz campanha contra as condições de clausura de chimpanzés em zoos.Da humanidade, diz que “somos parte de reino animal” e que não devemos ser tão arrogantes no uso que damos à natureza só porque dominamos muitas tecnologias.

https://jn.sapo.pt/2006/06/01/sociedade_e_vida/estudo_chimpanzes_deulhe_respeito_pe.html

==========================
2. Proposta a criação do Dia Nacional do Cão

O PSD propôs na Assembleia da República a criação do Dia Nacional do Cão, que deveria ser instituído no dia 6 de Junho. O partido justifica a proposta com a fidelidade que o animal demonstra desde a pré-história do Homem.
No projecto de resolução elaborado pela bancada do PSD, os deputados afirmam a pertinência de instituir no calendário oficia um dia “dedicado à sensibilização de todos para o importante papel que a relação com os cães” tem na vida do Homem.

https://jn.sapo.pt/2006/06/01/sociedade_e_vida/proposta_a_criacao_dia_nacional_cao.html

==========================
3. Cidadãos à procura dos pontos negros

Nem sempre a culpa de acidentes na estrada será atribuível a condutores menos responsáveis ou a peões mais distraídos. Os “pontos negros ” das vias serão culpados de parte da sinistralidade, dizem a Deco e a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, que ontem lançaram uma campanha para fazer um inventário dos defeitos de concepção das estradas portugueses.

https://jn.sapo.pt/2006/06/01/sociedade_e_vida/cidadaos_a_procura_pontos_negros.html

==========================
4. Primeiro WC público para cães nasce na Boavista

O ecocão tem um reservatório de areia, onde os donos dispõem de sacos para recolher os dejectos do animal de estimação e um depósito para os sacos. A experiência “é nova no Porto” e surge na sequência “das muitas queixas que a Autarquia recebe”, explica Rui Rio, que fez questão de inaugurar um espaço que se espera “que dê aos donos dos animais a oportunidade de recolher os seus dejectos”. O autarca fez-se acompanhar por uma comitiva alargada de funcionários municipais.
Jardim do Passeio Alegre, Avenida Brasil, Parque da Pasteleira, Praça da República, Praça da Galiza, Rua Damião de Góis ou Lago Poente do Parque da Cidade são algumas das zonas que vão receber nesta primeira fase o ecocão, cujo investimento ronda os 400 euros por cada WC canino.

https://jn.sapo.pt/2006/06/01/porto/primeiro_publico_para_caes_nasce_boa.html

Cães do Porto ganham 20 WC exclusivos
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=70be275bfdff514d896e3ed4490e2fc9

==========================
5. Novo jardim nasce em Diogo Botelho

As grades foram retiradas anteontem e a Foz ganhou mais um jardim público. O espaço está quase pronto desde Janeiro, mas só agora foi inaugurado. O atraso deveu-se à necessidade de colocar um ramal de electricidade, com potência suficiente para alimentar a iluminação pública e a fonte cibernética.

https://jn.sapo.pt/2006/06/01/porto/novo_jardim_nasce_diogo_botelho.html

==========================
6. Acção para travar Quinta da China

Um grupo de cidadãos, no qual se destaca o arquitecto José Pulido Valente, está determinado em travar a construção da urbanização do grupo Mota-Engil na Quinta da China. Com a desafectação e a cedência de dois terrenos públicos à empresa, autorizada, esta semana, pela Assembleia Municipal do Porto, fica a faltar o licenciamento municipal para dar início à construção de oito edifícios na encosta do rio Douro.

https://jn.sapo.pt/2006/06/01/porto/accao_para_travar_quinta_china.html

==========================
7. Tram-train na Trofa e na Póvoa

Os tram-train, veículos mais rápidos e com maior capacidade que a Metro do Porto vai usar nas linhas Vermelha (Póvoa) e Verde (Trofa), vão circular a partir de 2008. O contrato entre a empresa e o consórcio Bombardier Transportation/Vossolh Kiepe foi assinado anteontem.
Os tram-train serão usados “prioritariamente” nas linhas Vermelha e Verde, as mais longas da primeira fase da rede. A maior capacidade (100 lugares sentados, mais 20 que os actuais veículos) e a possibilidade de atingir velocidades mais elevadas (atinge os 100 quilómetros/hora, mais 20 quilómetros por hora do que os eurotram) são as suas principais vantagens. Mas, em comunicado, a Metro do Porto, também aponta benefícios ambientais às novas composições. Que até servirão para ajudar a alimentar toda a rede da Metro do Porto.

https://jn.sapo.pt/2006/06/01/porto/tramtrain_trofa_e_povoa.html

Tramtrain na Bombardier
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=8b435dda019ae66cd8382c440e788dd5

==========================
8. Invicta com comércio deixado ao abandono

O Porto está envelhecido e abandonado comercialmente. Foi uma das conclusões tiradas no 6º Congresso Europeu do Comércio Urbano, que decorreu na cidade.
O certame contou com a participação de duas centenas de entidades, que “se espantaram com o imenso envelhecimento de que o Grande Porto sofre”, referiu Laura Rodrigues, presidente da Associação dos Comerciantes do Porto.

https://jn.sapo.pt/2006/06/01/porto/invicta_comercio_deixado_abandono.html

==========================
9. STCP cancela linha especial do aeroporto

O aerobus, autocarro que fazia a ligação directa do aeroporto Francisco Sá Carneiro (Maia) e os principais hotéis da cidade do Porto, efectuou, ontem, a sua última viagem. A STCP decidiu acabar com aquele serviço, depois da entrada em operação da Linha Violeta da Metro do Porto, que faz a ligação entre a aerogare e a estação de Campanhã (no próximo mês, estende-se ao estádio do Dragão).

https://jn.sapo.pt/2006/06/01/porto/stcp_cancela_linha_especial_aeroport.html

Metro leva ao fim da linha Aerobus
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=77285e9cf7af920b79de4ba751b7df7a

==========================
10. Estuário pode passar a área protegida

A criação de uma área protegida marinha no espaço adjacente ao estuário do rio Minho é uma das propostas a ser abordada em encontro de especialistas portugueses e espanhóis que arranca, hoje, em Vila Nova de Cerveira. Entendida por alguns como “importante”, a medida está longe de ser consensual, sendo mesmo apontada pelos ecologistas como “mais um ordenamento”. Segundo observam, a legislação a que está já votado o espaço natural em causa “seria mais que suficiente, se fosse cumprida”.

https://jn.sapo.pt/2006/06/01/norte/estuario_pode_passar_a_area_protegid.html

==========================
11. Novo colector desvia esgotos para Sobreiras

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) do Porto deram ontem início à instalação de um colector de saneamento básico na Praia do Molhe, uma obra que visa impedir que os esgotos corram directamente para o mar.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=11333ff57563aea5c0db8aeca8d5b664

==========================
12. Em Valongo “não se fuma”

O concelho de Valongo aderiu ontem ao Dia Mundial Sem Tabaco com uma marcha que percorreu as ruas do centro da cidade. Várias crianças ordenaram “Não se fuma!” acompanhadas pelo presidente da câmara e as atletas Aurora Cunha e Albertina Dias, entre outros.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=c379011ff3232e203b941efdcf1d53c3

==========================
13. Os museus e a cidade
https://jn.sapo.pt/2006/06/01/porto/os_museus_cidade.html

Universitários vão ajudar a vigiar fogos
https://jn.sapo.pt/2006/06/01/norte/universitarios_ajudar_a_vigiar_fogos.html

Polis estuda terreno do prédio Coutinho
https://jn.sapo.pt/2006/06/01/minho/polis_estuda_terreno_predio_coutinho.html

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
campo-aberto.blogspot.com

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário