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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2006

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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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    1. Porto: Percursos curtos, mais transbordos e maior frequência

    Esqueça o 88. A partir de hoje, uma das mais emblemática linhas da
    STCP deixa de existir. A última viagem do autocarro que fazia a
    ligação entre o Castelo do Queijo e a Alfândega, percorrendo a
    Estrada da Circunvalação, foi realizada ontem. Igual destino – a
    extinção – tiveram as linhas 19, 23, 24, 34, 39, 58 e 79. A segunda
    fase da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto avança
    com mudanças profundas e inclui a estreia de seis linhas quatro
    regulares (204, 205, 502 e 704) e duas especiais (Zona Rio e Zona
    Massarelos). Estas duas carreiras serão asseguradas por mini-
    autocarros e visam dar resposta a duas áreas, que ficaram sem
    cobertura com a implantação da nova rede.

    https://jn.sapo.pt/2006/02/01/grande_porto/percursos_curtos_mais_transb
    ordos_e_.html

    Seis novas ligações, que incluem dois serviços especiais, substituem,
    a partir de hoje, oito linhas da Sociedade de Transportes Colectivos
    do Porto (STCP). Com as alterações introduzidas na rota de autocarros
    do Porto, são eliminadas as carreiras 23 e 88, que serviam a zona
    marginal ao Freixo e a parte oriental da cidade. Em seu lugar,
    circularão, a título experimental, dois mini-autocarros, solução que
    desagrada a autarcas do PS e a utentes.

    https://jn.sapo.pt/2006/02/01/grande_porto/stcp_estreia_novas_linhas_m_
    protesto.html

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    2. Porto: Testes de circulação do metro já chegaram à Póvoa

    As composições de metro já circulam em Vila do Conde e jáchegaram até
    à Póvoa de Varzim. Os testes ao equipamento e ao canal da Linha
    Vermelha começam a intensificar-se e a Empresa do Metro admite
    que “dentro em breve” será anunciada data do início da operação
    comercial, bem como do modelo a adoptar, nomeadamente no que concerne
    à possibilidade de viagens directas e semi-directa, de forma a
    diminuir os tempos de percurso.

    https://jn.sapo.pt/2006/02/01/grande_porto/uma_estacao_cada_quilometro.
    html

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    3. Porto: Urgência na construção do CMIN

    “Tenho a ideia da minha urgência, para a construção do Centro Materno-
    Infantil do Norte (CMIN), e sei qual a necessidade para a região e
    para a cidade”, afirmou ontem, no Porto, o ministro da saúde, Correia
    de Campos, sem avançar uma data para o seu início. Actualmente,
    revelou, está a decorrer uma fase de estudos de viabilidade, de
    dimensões e estimativas de custo, mas sem pormenores
    técnicos. “Sabemos que queremos o CMIN nos terrenos da Maternidade
    Júlio Dinis, e transferir para lá, assim que for possível, o Hospital
    Maria Pia”. Por outro lado, o Tribunal de Contas está ainda a
    analisar o processo de doação dos terrenos junto da Maternidade à
    Câmara do Porto, “o que não significa um atraso”.

    https://jn.sapo.pt/2006/02/01/grande_porto/urgencia_construcao_cmin_est
    a_estudo.html

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    4. Porto: Novo Bolhão

    O caderno de encargos que dita as normas para o concurso público
    internacional de concepção e construção de um novo Mercado Bolhão
    será hoje divulgado pela Câmara do Porto. A iniciativa já mereceu,
    porém, a reprovação da Associação dos Comerciantes do espaço.

    O presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) do Porto,
    entidade que preparou o caderno de encargos para o concurso
    internacional em conjunto com a Universidade Católica e a consultora
    técnica DHV Tecnopor, anunciou que o novo Bolhão incluirá um espaço
    para o comércio tradicional, maioritariamente de frescos, mas
    abarcará outras valências comerciais bem como uma área dedicada à
    restauração.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
    op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=0b512404b041
    1e623f64ec8981f8ae21

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    5. País: Portugal falha meta de Quioto

    Os transportes são o sector que mais tem contribuído para o aumento
    das emissões de gases com efeito de estufa por parte de Portugal,
    tendo subido 105% face aos valores de referência de 1990. No conjunto
    de actividades, o nosso país irá exceder em 12% as emissões que
    seriam admissíveis em 2010 pelo Protocolo de Quioto, o que equivale a
    mais de sete milhões de toneladas. Segundo a actualização dos
    cenários previstos no Plano Nacional para as Alterações Climáticas,
    algumas medidas adicionais poderão fazer abrandar a tendência para
    aquela ultrapassagem que, mesmo assim, se cifraria em 9%.

    https://jn.sapo.pt/2006/02/01/sociedade/portugal_falha_meta_quioto_tran
    sport.html

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    Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
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    Se quiser consultar os boletins anteriores veja
    https://campoaberto.pt/boletimPNED/

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    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
    de Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros
    jornais ou fontes de informação).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
    está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
    âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
    Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

    Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
    contacto@campoaberto.pt
    telefax 229759592
    Apartado 5052, 4018-001 Porto

    Selecção hoje feita por Maria Carvalho

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