Boletim PNED de 1 de Fevereiro de 2006

by | Fev 1, 2006 | PORTO E NOROESTE EM DEBATE | 0 comments

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BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2006

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Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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1. Porto: Percursos curtos, mais transbordos e maior frequência

Esqueça o 88. A partir de hoje, uma das mais emblemática linhas da
STCP deixa de existir. A última viagem do autocarro que fazia a
ligação entre o Castelo do Queijo e a Alfândega, percorrendo a
Estrada da Circunvalação, foi realizada ontem. Igual destino – a
extinção – tiveram as linhas 19, 23, 24, 34, 39, 58 e 79. A segunda
fase da nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto avança
com mudanças profundas e inclui a estreia de seis linhas quatro
regulares (204, 205, 502 e 704) e duas especiais (Zona Rio e Zona
Massarelos). Estas duas carreiras serão asseguradas por mini-
autocarros e visam dar resposta a duas áreas, que ficaram sem
cobertura com a implantação da nova rede.

https://jn.sapo.pt/2006/02/01/grande_porto/percursos_curtos_mais_transb
ordos_e_.html

Seis novas ligações, que incluem dois serviços especiais, substituem,
a partir de hoje, oito linhas da Sociedade de Transportes Colectivos
do Porto (STCP). Com as alterações introduzidas na rota de autocarros
do Porto, são eliminadas as carreiras 23 e 88, que serviam a zona
marginal ao Freixo e a parte oriental da cidade. Em seu lugar,
circularão, a título experimental, dois mini-autocarros, solução que
desagrada a autarcas do PS e a utentes.

https://jn.sapo.pt/2006/02/01/grande_porto/stcp_estreia_novas_linhas_m_
protesto.html

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2. Porto: Testes de circulação do metro já chegaram à Póvoa

As composições de metro já circulam em Vila do Conde e jáchegaram até
à Póvoa de Varzim. Os testes ao equipamento e ao canal da Linha
Vermelha começam a intensificar-se e a Empresa do Metro admite
que “dentro em breve” será anunciada data do início da operação
comercial, bem como do modelo a adoptar, nomeadamente no que concerne
à possibilidade de viagens directas e semi-directa, de forma a
diminuir os tempos de percurso.

https://jn.sapo.pt/2006/02/01/grande_porto/uma_estacao_cada_quilometro.
html

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3. Porto: Urgência na construção do CMIN

“Tenho a ideia da minha urgência, para a construção do Centro Materno-
Infantil do Norte (CMIN), e sei qual a necessidade para a região e
para a cidade”, afirmou ontem, no Porto, o ministro da saúde, Correia
de Campos, sem avançar uma data para o seu início. Actualmente,
revelou, está a decorrer uma fase de estudos de viabilidade, de
dimensões e estimativas de custo, mas sem pormenores
técnicos. “Sabemos que queremos o CMIN nos terrenos da Maternidade
Júlio Dinis, e transferir para lá, assim que for possível, o Hospital
Maria Pia”. Por outro lado, o Tribunal de Contas está ainda a
analisar o processo de doação dos terrenos junto da Maternidade à
Câmara do Porto, “o que não significa um atraso”.

https://jn.sapo.pt/2006/02/01/grande_porto/urgencia_construcao_cmin_est
a_estudo.html

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4. Porto: Novo Bolhão

O caderno de encargos que dita as normas para o concurso público
internacional de concepção e construção de um novo Mercado Bolhão
será hoje divulgado pela Câmara do Porto. A iniciativa já mereceu,
porém, a reprovação da Associação dos Comerciantes do espaço.

O presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) do Porto,
entidade que preparou o caderno de encargos para o concurso
internacional em conjunto com a Universidade Católica e a consultora
técnica DHV Tecnopor, anunciou que o novo Bolhão incluirá um espaço
para o comércio tradicional, maioritariamente de frescos, mas
abarcará outras valências comerciais bem como uma área dedicada à
restauração.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=0b512404b041
1e623f64ec8981f8ae21

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5. País: Portugal falha meta de Quioto

Os transportes são o sector que mais tem contribuído para o aumento
das emissões de gases com efeito de estufa por parte de Portugal,
tendo subido 105% face aos valores de referência de 1990. No conjunto
de actividades, o nosso país irá exceder em 12% as emissões que
seriam admissíveis em 2010 pelo Protocolo de Quioto, o que equivale a
mais de sete milhões de toneladas. Segundo a actualização dos
cenários previstos no Plano Nacional para as Alterações Climáticas,
algumas medidas adicionais poderão fazer abrandar a tendência para
aquela ultrapassagem que, mesmo assim, se cifraria em 9%.

https://jn.sapo.pt/2006/02/01/sociedade/portugal_falha_meta_quioto_tran
sport.html

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está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
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Selecção hoje feita por Maria Carvalho

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