Escort Marseilleataşehir escortanadolu yakası escortporn sitresporn siteAnadolu Yakası Türk Escortescort bayan izmirescortkuşadası escortmalatya escortankara escort bayanbest place to buy Twitter followersbodrum escortizmir escortdeneme bonusu veren sitelercasino siteleriEscort Londonhttps://www.turkcasino.net/casino sitelerihttp://www.milano2018.com/ http://www.elculturalsanmartin.org/canlı casinoslot sitelerideneme bonusu veren sitelerkumar sitelerihttp://www.robinchase.org/online casino india real money

    Ler a transcrição da audição na Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura aos representantes do IPPAR

    Comentário de
    Paulo Ventura Araújo:
    «Fica a ideia, no meio de muita barafunda, de que os representantes do IPPAR querem convencer os membros da Comissão de, apesar de imaginarmos que o projecto de arranjo dos Aliados só existe e foi divulgado desde o início de 2005, ele já estar em “burilação” desde 2000, embora entretanto tenham mudado alguns pormenores de somenos, como sejam:
    o autor do projecto (antes era Siza Vieira, agora passou a ser Souto Moura ajudado pelo mesmo Siza Vieira);
    a área por ele abrangida (era só a Praça da Liberdade, mas depois foi andando pela avenida acima);
    a entidade que o vai implementar (começou com a Porto 2001, continuou com a Câmara, que o engavetou, e é finalmente herdado pela Metro).
    E em todas estas migrações e metamorfoses o IPPAR esteve em cima do acontecimento, acompanhando a “burilação” passo a passo (até centímetro a centímetro, a acreditar em Lino Tavares).
    Neste cenário, o parecer que finalmente emitiu, depois de iniciadas as obras, foi pura formalidade, escusada não fosse haver quem se agarre a estas picuinhices.

    Fica ainda a impressão de que neste processo intervieram, sucessivamente ou em paralelo, vários IPPARs com preocupações distintas e até contraditórias:
    (1) um que, fiel à vocação do organismo, zela pela conservação do património e se propõe (desde 1993) classificar o conjunto Praça da Liberdade / Avenida dos Aliados / Praça do General Humberto Delgado;
    (2) outro, antagónico do primeiro, que desde 2000 conspira com os arquitectos pela descaracterização desse mesmo património;
    (3) um que emite um
    parecer favorável à intervenção, mas tem reservas quanto a algumas das suas opções fundamentais (por exemplo, quando escreve: «se a opção do projecto passa par uma solução de alameda e afirmação de avenida através do reforço de um eixo, opção essa aceitável, então alguns aspectos poderiam ser ponderados no sentido de conferir maior coerência a essa opção uma vez que se afigura que a individualização des espaços se mantém»);
    (4) outro, presente nesta audição com a Comissão Parlamentar, que não poupa elogios ao projecto e não lhe aponta qualquer objecção.»

    (Sobre este assunto:
    13.10.05- Dos Jornais -“Arranjos nos Aliados não respeitam impacte ambiental” ;
    12.10.05- Comentário ; Dos Jornais – “Intervenção da Metro nos Aliados ‘boa para a cidade'” ;
    8.10.05-Resultado do envio das assinaturas para a Assembleia da República- relatório ;
    14.9.05 – Nos jornais- “Parlamento vai debater obras nos Aliados” ;
    14.7.05 – Av. dos Aliados – queixas ao Governo português e a Bruxelas )

    Imprimir esta página Imprimir esta página

    2 comentários até agora.

    1. Paulo Araújo diz:

      Fica a ideia, no meio de muita barafunda, de que os representantes do IPPAR querem convencer os membros da Comissão de, apesar de imaginarmos que o projecto de arranjo dos Aliados só existe e foi divulgado desde o início de 2005, ele já estar em “burilação” desde 2000 – embora entretanto tenham mudado alguns pormenores de somenos, como sejam:

      – o autor do projecto (antes era Siza Vieira, agora passou a ser Souto Moura ajudado pelo mesmo Siza Vieira);

      – a área por ele abrangida (era só a Praça da Liberdade, mas depois foi andando pela avenida acima);

      – a entidade que o vai implementar (começou com a Porto 2001, continuou com a Câmara, que o engavetou, e é finalmente herdado pela Metro).

      E em todas estas migrações e metamorfoses o IPPAR esteve em cima do acontecimento, acompanhando a “burilação” passo a passo (até centímetro a centímetro, a acreditar em Lino Tavares). Neste cenário, o parecer que finalmente emitiu, depois de iniciadas as obras, foi pura formalidade, escusada não fosse haver quem se agarre a estas picuinhices.

      Fica ainda a impressão de que neste processo intervieram, sucessivamente ou em paralelo, vários IPPARs com preocupações distintas e até contraditórias:

      (1) um que, fiel à vocação do organismo, zela pela conservação do património e se propõe (desde 1993) classificar o conjunto Praça da Liberdade / Avenida dos Aliados / Praça do General Humberto Delgado;

      (2) outro, antagónico do primeiro, que desde 2000 conspira com os arquitectos pela descaracterização desse mesmo património;

      (3) um que emite um parecer favorável à intervenção, mas tem reservas quanto a algumas das suas opções fundamentais (por exemplo, quando escreve: «se a opção do projecto passa par uma solução de alameda e afirmação de avenida através do reforço de um eixo, opção essa aceitável, então alguns aspectos poderiam ser ponderados no sentido de conferir maior coerência a essa opção uma vez que se afigura que a individualização des espaços se mantém»);

      (4) outro, presente nesta audição com a Comissão Parlamentar, que não poupa elogios ao projecto e não lhe aponta qualquer objecção.

    2. Daniel carvalho diz:

      Queria agradecer por se terem dado ao trabalho de fazer esta transcrição.

      O João Rodeia diz (pag. 2) que o projecto (do Siza Vieira e Souto Moura) vai ao encontro do espírito de intervenção de 1915 do Barry Parker (não conheço). Será que este projecto original previa a sua demolição completa e substituição por uma coisa completamente diferente? O mesmo João Rodeia mais a frente (pag. 5) mostra que é coerente nesta forma de pensar, ao dizer que a decisão sobre a calçada é secundária, porque é reversível. Ou seja, no futuro pode-se outra vez levantar o pavimento todo e substituir por outro material.

      Eles também procuram por todos os meios desvalorizar a avenida actual. A verdadeira “calçada portuguesa” é o granito (João Rodeia, pag. 5); o coberto vegetal que lá existia é pouco uniforme porque foi sedo plantado ao longo do tempo (Miguel Rodrigues, pag. 6); não tem um traçado único (Lino Dias, pag 10); não foi feita de acordo com o desenho inicial e tinha poucas árvores (João Rodeia, pag. 5); estacionamento um pouco desregado (Miguel Rodrigues, pag. 6); etc. Até falam qualquer coisa sobre a rampa da Câmara, “que é uma adição muito recente”.

      Miguel Rodrigues diz que (pag. 6) “…nestas situações deverá ser privilegiada uma intervenção contemporânea e se deve evitar estar a mimetizar – digamos assim de situações existentes”. Falando assim, ele parece ser contra toda a preservação do patrimonio.

      O João Rodeia (IPPAR) diz (pag. 2) que “do ponto de vista formal o processo decorreu tanto quanto julgo saber de forma exemplar” (entre o IPPAR e os dois arquitectos). MAS apesar disso, o parecer formal só foi emitido em junho… Será que neste ponto temos que confiar na palavra do presidente do IPPAR quando diz que eles estavam a acompanhar o projecto?

      Mas acho que o mais grave foi isto ter sido feito de forma escondida dos cidadãos.: João Rodeia diz que (pag. 10) “TALVEZ, EVENTUALMENTE não tenha havido a discussão pública tão alargada quanto possível em relação a este projecto”.E, mais a frente: “é impossível haver unanimidade de todos os cidadãos do Porto em relação a mudanças operadas na cidade.” Ele assume que a grande maioria indiferente, seja favorável ao projecto.

      A pergunta da Manuela Melo (pag. 10) ficou sem resposta. O projecto que o IPPAR acompanhou foi o da Porto 2001 ou o do Metro?

      Agostinho Branquinho diz (pag. 9): “Como sabe, temos divergências noutras áreas de intervenção no Porto, mas a vida…”. Por estas palavras percebe-se que não adianta estarmos a analisar logicamente o problema, porque a explicação para tudo é política e não está nos Aliados mas umas centenas de metros distante, no TÚNEL DE CEUTA.

    Deixar comentário

    Adana Escort Adana Seyhan Escort Adana Çukurova Escort Ankara Escort Ankara Keçiören Escort Ankara Sincan Escort Ankara Mamak Escort Ankara Polatlı Escort Ankara Haymana Escort Ankara Çankaya Escort Ankara Etimesgut Escort Ankara Pursaklar Escort Antalya Escort Antalya Kumluca Escort Antalya Manavgat Escort Antalya Konyaaltı Escort Antalya Muratpaşa Escort Antalya Alanya Escort Antalya Kaş Escort Antalya Kemer Escort Bursa Escort Eskişehir Escort Gaziantep Escort Gaziantep Şehitkamil Escort Gaziantep Şahinbey Escort Gaziantep Nizip Escort İstanbul Escort İstanbul Kadıköy Escort İstanbul Bahçelievler Escort İstanbul Mecidiyeköy Escort İstanbul Küçükçekmece Escort İstanbul Beykoz Escort İstanbul Sarıyer Escort İstanbul Büyükçekmece Escort İstanbul Zeytinburnu Escort İstanbul Sancaktepe Escort İstanbul Sultanbeyli Escort İstanbul Kağıthane Escort İstanbul Kurtköy Escort İstanbul Fatih Escort İstanbul Başakşehir Escort İstanbul Ataşehir Escort İstanbul Nişantaşı Escort İstanbul Eyüpsultan Escort İstanbul Şişli Escort İstanbul Bayrampaşa Escort İstanbul Avcılar Escort İstanbul Beşiktaş Escort İstanbul Bağcılar Escort İstanbul Maltepe Escort İstanbul Pendik Escort İstanbul Üsküdar Escort İstanbul Ümraniye Escort İstanbul Şerifali Escort İstanbul Merter Escort İstanbul Beyoğlu Escort İstanbul Esenyurt Escort İstanbul Çekmeköy Escort İstanbul Bakırköy Escort İstanbul Fulya Escort İstanbul Tuzla Escort İstanbul Kayaşehir Escort İstanbul Çatalca Escort İstanbul Kartal Escort İstanbul Esenler Escort İstanbul Güngören Escort İstanbul Beylikdüzü Escort İzmir Escort İzmir Bergama Escort İzmir Urla Escort İzmir Bayraklı Escort İzmir Konak Escort İzmir Gaziemir Escort İzmir Çeşme Escort İzmir Buca Escort İzmir Balçova Escort İzmir Çiğli Escort İzmir Bornova Escort İzmir Karşıyaka Escort Kayseri Escort Kocaeli Escort Kocaeli İzmit Escort Kocaeli Gebze Escort Malatya Escort Manisa Escort Mersin Escort Mersin Anamur Escort Mersin Silifke Escort Mersin Yenişehir Escort Mersin Erdemli Escort Mersin Akdeniz Escort Mersin Mezitli Escort Muğla Escort Muğla Fethiye Escort Muğla Milas Escort Muğla Dalaman Escort Muğla Datça Escort Muğla Marmaris Escort Muğla Bodrum Escort Samsun Escort Samsun İlkadım Escort Samsun Atakum Escort Adıyaman Escort Afyonkarahisar Escort Ağrı Escort Aksaray Escort Amasya Escort Ardahan Escort Artvin Escort Aydın Escort Balıkesir Escort Bartın Escort Batman Escort Bayburt Escort Bilecik Escort Bingöl Escort Bitlis Escort Bolu Escort Burdur Escort Çanakkale Escort Çankırı Escort Çorum Escort Denizli Escort Diyarbakır Escort Düzce Escort Edirne Escort Elazığ Escort Erzincan Escort Erzurum Escort Giresun Escort Gümüşhane Escort Hakkari Escort Hatay Escort Iğdır Escort Isparta Escort Kahramanmaraş Escort Karabük Escort Karaman Escort Kars Escort Kastamonu Escort Kırıkkale Escort Kırklareli Escort Kırşehir Escort Kilis Escort Konya Escort Kütahya Escort Mardin Escort Muş Escort Nevşehir Escort Niğde Escort Ordu Escort Osmaniye Escort Rize Escort Sakarya Escort Siirt Escort Sinop Escort Sivas Escort Şanlıurfa Escort Şırnak Escort Tekirdağ Escort Tokat Escort Trabzon Escort Tunceli Escort Uşak Escort Van Escort Yalova Escort Yozgat Escort Zonguldak Escort