Rotunda e Av. da Boavista devem ser amplamente discutidos

by | Fev 25, 2004 | sem categoria | 0 comments




Comunicado
à imprensa

25 de Fevereiro
de 2004

 

Rotunda
e Av. da Boavista devem ser amplamente discutidos

O
absurdo: jardim temporariamente “desclassificado” para a passagem de
automóveis!

 

A Campo Aberto regista com agrado
as declarações do Vereador do Urbanismo, Arq. Ricardo Figueiredo, publicadas no
JN de Sábado, referindo‑se ao projecto de renovação da Rotunda da
Boavista, onde revela a sua mudança de opinião precisamente no sentido que apontámos
recentemente em comunicado: o auditório e restaurante inicialmente previstos
foram eliminados, mantendo-se apenas a casa de chá e o quiosque – equipamentos
que terão, respeitadas algumas condicionantes, um impacto bastante positivo no
jardim.

 

Esta intervenção na Rotunda, contudo,
nunca foi suficientemente explicada à cidade nem publicamente debatida. Defendemos
por isso que, para que sejam promovidos os valores da cidadania e da
transparência, e para que não se caia sistematicamente numa gestão autocrática
do município, se proceda a um amplo debate público, há muito devido, sobre o
futuro da Rotunda e da Avenida da Boavista e a sua relação com o metro. Tratando-se
de uma área tão sensível e relevante da cidade, os cidadãos e forças vivas da
cidade devem ser chamados a pronunciar-se e a participar activamente na sua
definição.

 

Jardim histórico
convertido num banal arruamento da cidade, com sinais de trânsito e tudo!

Infelizmente, nem tudo são boas
notícias. Nos espaços verdes do Porto, castigados nos últimos anos por
descaracterizações e maus-tratos, o absurdo continua a acontecer, como agora
com o abrupto regresso dos automóveis ao jardim da Rotunda da Boavista. Não
fossem as máquinas pesadas e o alcatrão bem negro, poderíamos mesmo assegurar
que se tratava de um engano. As obras avançaram em tempo record, sem
qualquer aviso prévio, de modo a permitir o desvio temporário do trânsito
enquanto decorrerem as obras no anel exterior. Mas, mesmo como solução
temporária, estamos perante uma opção fortemente condenável.

 

Só uma visão arcaica e prepotente
faz dos jardins da cidade espaços violáveis por dá‑cá‑aquela‑palha,
inclusive sujeitando-os à fragmentação, ainda que temporária, pelo
atravessamento automóvel. Mutilações ou agressões dessas são ainda mais
inaceitáveis em espaços de grande valor histórico, patrimonial e simbólico,
como é o caso do jardim da Rotunda. Ainda que temporária, esta intervenção nem
por isso deixa de interferir muito negativamente com ele. Seis árvores foram já
removidas e transplantadas, operação de resultados sempre incertos. Uma foi
abatida, diz-se que por estar em mau estado fitossanitário. Admitindo que isso
seja verdade, é tempo de acabar de vez com a prática de só descobrir problemas
fitossanitários nas árvores quando se pretende justificar o seu abate por
motivo de obras que nada têm a ver com os interesses dessas árvores. É tempo de
separar claramente os necessários cuidados fitossanitários de intervenções
casuísticas que deixam sempre a possibilidade de uma suspeita.

 

Acresce que a compactação muito
elevada do solo e a sua impermeabilização resultantes da intervenção são altamente
perniciosas para as árvores. Por essa razão, o projecto de renovação da Rotunda
deve prever a remoção completa de todos os tapetes de asfalto do jardim,
antigos e recentes, recorrendo a soluções de pavimentação permeáveis e apenas
onde estritamente necessário.

 

Existiam
alternativas viáveis

Por temporária que seja, a actual
solução repete em parte o erro de concepção de tráfego cometido naquele mesmo
jardim em 1954 aquando da abertura dos arruamentos asfaltados ali existentes e
agora retomados. A não ser que sejam tomadas medidas excepcionais de precaução,
condicionamento e disciplinação do trânsito, são de prever acidentes como
aqueles que forçaram, em meados dos anos 1950, o rápido encerramento ao tráfego
das vias abertas no interior do jardim.

 

Existiam alternativas que teriam
a dupla vantagem de poupar o jardim, mantendo-o em usufruto pelos cidadãos, e
de evitar previsíveis acidentes e a insegurança para as pessoas deles
decorrentes, assumindo que é necessário cortar ao trânsito simultaneamente todas
as faixas de rodagem. Para a grande parte do trânsito, que é de atravessamento,
teriam sido possíveis desvios por percursos alternativos, via ruas Oliveira
Monteiro, Campo Alegre e Pedro Hispano. O trânsito de proximidade poderia ter
sido desviado para ruas secundárias, com eventual eliminação de estacionamento
para aumentar o fluxo do tráfego (por exemplo, para o trânsito afluente da Rua
5 de Outubro, usar-se-ia alternativamente as ruas dos Vanzeleres, Fernandes
Costa e João de Deus, até se atingir a Av. da Boavista). Com alguma imaginação
e estudo específico seguramente seria possível evitar a má solução pela qual se
optou.

 

Conclusão

Sobre o jardim da Boavista, o
actual executivo municipal, de há um ano para cá, muda constantemente de
opinião e de intenções, sem nunca explicar à cidade com clareza os motivos das
decisões e contradecisões. Quem, como o presidente da CMP, se orgulha
publicamente de ter rompido com a forma como a cidade vinha sendo gerida pelos
executivos anteriores, neste domínio corre antes o risco da continuidade no
erro. Como se pode aceitar que a agressão ao jardim da Rotunda seja consentida
pela mesma Câmara que tanto se bateu, e bem, pela defesa do Parque da Cidade?
Tal como o anterior, também este executivo parece disposto a consentir, nas obras
relacionadas com o Metro, o assalto desenfreado a jardins e espaços para peões,
em contraste com a obsessão de não tocar, mesmo temporariamente, no espaço
reservado à circulação automóvel.

 

Em matéria de respeito pela
dignidade do espaço público, da árvore e do espaço ajardinado, o actual
executivo ainda não deu provas do espírito de ruptura com o passado de que
tanto se reclama. Oxalá tenha a humildade de arrepiar caminho.

 

Para mais informações:

 

Nuno Quental: 93 375 39 10

Paulo Araújo: 93 363 10 09

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama