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  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

[PNED] 11 Novembro INFO
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O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
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A estrutura deste Boletim INFOPNED tem vindo a variar por motivo de
experiências e tentativas de fixação de um modelo a seguir no futuro.
Agradecem-se sugestões e comentários.

Terça, 11 de Novembro de 2003

PUBLICO:

1. 12 Mil Milhões de Euros para a Alta Velocidade

Esperava-se que o ministro das Obras Públicas apresentasse ontem o plano
ferroviário nacional para o século XXI, mas Carmona Rodrigues limitou-se
a repetir o projecto da alta velocidade apresentado na cimeira ibérica,
sem fazer qualquer alusão à modernização das linhas convencionais. O
país tem, para já, linhas virtuais apresentadas em mapas coloridos, e
nenhuma promessa de que as linhas reais continuem a ser modernizadas.
Pelo contrário, a ideia é desinvestir na rede ferroviária actual e
canalizar fundos para a alta velocidade.

2. Lisboa-Porto em 1 Hora

A promessa ficou feita. Em 2013 comboios de alta velocidade ligarão as
duas maiores cidades portuguesas em apenas 60 minutos. As obras começam
já em 2006, mas, curiosamente, integradas na modernização da linha do
Norte. Trata-se de construir duas variantes à actual linha férrea entre
Soure e Pampilhosa e entre Ovar e Gaia que ficarão aptas à passagem de
comboios a 300 à hora, mas que poderão, provisoriamente, ser usadas
pelos comboios pendulares que aí terão vias de aceleração para encurtar
o percurso entre Porto e Lisboa.

3. PSD Quer TGV para Vigo com Ligação a Braga

A concelhia de Braga do PSD defende que a existir uma escala intermédia
do comboio de alta velocidade que ligará Porto a Vigo, ela seja em
Braga, juntando-se assim nesta pretensão à Associação Industrial do Minho.

4. Freguesias do Alto Minho Recorrem Aos Tribunais para Travar IC1

Os autarcas das freguesias situadas a norte da vila de Caminha decidiram
ontem que não vão parar com as acções de contestação ao projecto do
Itinerário Complementar 1 (IC1), apesar de o seu traçado definitivo
estar definido há cerca de uma semana. Depois de uma reunião com a
associação ambientalista Corema e a comissão de moradores de Vilar de
Mouros, os presidentes de junta de Lanhelas, Vilar de Mouros e Argela
prometem tudo fazer para “encravar” o processo e evitar o que consideram
ser “um atentado ambiental”.

De resto, as juntas e associações prometem insistir junto do Governo
para que “não ignore” a proposta alternativa de traçado que defendem e
que implica a construção de dois túneis sob os montes da Gávea, em Vilar
de Mouros, e de Góis, em Argela. “As propostas apresentadas pela
Euroscut Norte só lhe interessam a ela, não interessam às populações”
referiu o presidente da junta de Vilar de Mouros, Carlos Alves, que
critica também o facto de as juntas abrangidas pelo projecto não terem
até agora sido informadas de qualquer decisão tomada no âmbito do
processo de construção do IC1. A.P.F

5. Câmara de Barcelos Selou Britadeira Clandestina

Os serviços da Câmara Muncipal de Barcelos encerraram e selaram ontem de
manhã, a polémica britadeira que a Grandramármores, uma empresa do
sector, tem a funcionar ilegalmente na freguesia de Carapeços.

Desde o início do mês que a empresa está notificada para encerrar e
demolir as instalações que servem de apoio à actividade de britagem de
inertes e lavagem de areias, mas nunca cumpriu a decisão da autarquia,
que entende que a unidade viola o Plano Director Muncipal (PDM) por se
encontrar em área florestal.

JN:

1. TGV arranca em 2006 e vai custar 12,5 mil milhões

O investimento anual na rede ferroviária de alta velocidade rondará os
670 milhões de euros, havendo anos de “pico” em que poderá atingir os
800 milhões. Deste valor, a comparticipação nacional será entre 10% a
20%. As obras arrancam em 2006, mas só ficarão concluídas em 2018.

2. Concurso para aquisição de veículos especiais para linhas da Póvoa e
da Trofa em risco

Aexploração das linhas de Metro da Póvoa e da Trofa, prevista para
finais do próximo ano, pode começar a ser feita sem os veículos
especiais (tram-train), que garantiriam uma substancial redução dos
tempos de viagem.
Segundo apurou o JN junto de fonte ligada ao processo, o concurso para a
aquisição das composições corre o risco de ser anulado, mediante as
reclamações apresentadas pelas duas concorrentes Bombardier e Siemens –,
que esperam pela acta do acto público de abertura das propostas para
formalizar os protestos. Ambas pretendem que a adversária seja excluída,
embora a Siemens argumente que o seu protesto é “condicionado” pela
reclamação da Bombardier. Ou seja, se esta empresa retirar a reclamação,
a Siemens retirará a sua.

INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentou-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de Notícias
e do Público Local Porto e Minho, em 11 de Novembro de 2003.

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho. Em «Fora do Noroeste» (só ocasionalmente), podem inserir-se
notícias de outras regiões que possam apresentar interesse como exemplo
negativo ou positivo para situações equivalentes no Noroeste.

Selecção hoje feita por Daniel Carvalho

Para os textos integrais consultar:

https://jn.sapo.pt/eddia/eddia3.asp

https://jornal.publico.pt/publico/2003/11/11/indice.html

ou as respectivas edições em papel.

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