• Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes
  • Jul : 6 : 2011 - Perigo para Paisagem Protegida Valongo
  • Jun : 17 : 2010 - Corte de Árvores na Circunvalação – resposta da C.M. Porto

[PNED] 10 Novembro INFO
Para desligar-se/religar-se ou para ler as mensagens em modo página, net
veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

A estrutura deste Boletim INFOPNED tem vindo a variar por motivo de
experiências e tentativas de fixação de um modelo a seguir no futuro.
Agradecem-se sugestões e comentários.

Segunda, 10 de Novembro de 2003

PUBLICO:

1. Menezes Critica Prioridade Dada ao TGV Entre Porto e Vigo

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe
Menezes, criticou ontem a prioridade dada à rede de alta velocidade
entre o Porto e Vigo, que deverá ficar pronta em 2009, a cumprir-se o
calendário fixado anteontem na cimeira ibérica da Figueira da Foz. “A
gente sabe que os ‘lobbies’ que gostam de vender comboios são muito
fortes, mas se me perguntassem quais deviam ser as prioridades não
hesitaria em apontar o alargamento do IP3, do IP4 e do IP5”, considerou.

2. Plano Director Municipal em Discussão Pública

“É comunista?”. A pergunta, disparada à queima-roupa, deixou Carlos
Manuel sem reacção. Seria por causa das barbas desgrenhadas ou tão só o
receio de ver a casa tomada de assalto pela fúria revolucionária daquele
pós-25 de Abril de 1974? Respondeu que não, não senhor, não era
comunista. O senhorio lá concordou em alugar-lhe a casa.

3. Presidente da Comissão Instaladora da Sociedade de Reabilitação
Urbana do Porto (entrevista)

Público – Já fizeram algum levantamento do património edificado da
Baixa, no sentido de saberem quantos prédios há, qual o seu estado e
quais os proprietários?
Joaquim Branco – Ainda não, porque a Sociedade de Reabilitação Urbana
(SRU) ainda funciona como comissão instaladora.

4. Recuperação da Baixa Vais Ser Debatida pela Cidade

Nomes como Siza Vieira, Miguel Cadilhe e Artur Santos Silva poderão vir
a integrar o conselho consultivo da futura Sociedade de Reabilitação
Urbana (SRU) do Porto. É pelo menos esse o desejo do presidente da
Comissão Instaladora da SRU, Joaquim Branco, que tem estado a trabalhar
no organograma daquela empresa municipal. “É indispensável que
personalidades de diversas áreas da cidade do Porto, e mesmo de nível
nacional ou internacional, possam participar activamente na discussão do
que vai ser feito na Baixa”, disse Joaquim Branco ao PÚBLICO.

5. O Convite de Pinto da Costa

Não foi por acaso, portanto, que Pinto da Costa resolveu convidar o FC
Barcelona para a inauguração do moderno e arquitectonicamente exemplar
novo estádio do FC Porto. O convite encerra e pressupõe um gesto
simbólico de relevância política, mas fica-se por aí – pelo simbolismo.
Não por culpa de Pinto da Costa, mas porque o Porto não é Barcelona, nem
a nossa “eurorregião” é a Catalunha.

A multinacional Texas Instruments pensou organizar um grande congresso
internacional no belíssimo e funcional edifício da antiga Alfândega do
Porto. Todavia, acabou por desistir da ideia antes de assinar contrato,
alegando “falta de ligações internacionais directas” ao Aeroporto
Francisco Sá Carneiro.

6. Os Silos Chegam a Lisboa

O projecto SAL-Silos Automóveis de Lisboa, uma iniciativa da autarquia e
da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL), em colaboração
com a Experimenta, foi ontem apresentado no Centro de Congressos de
Lisboa, bem como os quatro primeiros projectos seleccionados para
construção de estacionamento em altura na cidade.

JN:

1. E por que não pensar nas pessoas que andam uma hora de autocarro para
chegar ao emprego?

A segunda linha do Metro do Porto poderá ser o iníciodessa solução, mas
não basta. É que o traçado – cuja obra se iniciará, espero eu,
brevemente – não toca os maiores aglomerados daquele município e,
portanto, novas estradas – ou alamedas, como queiram – são precisas. Por
muito que custe aos ecologistas, a Alam
eda de Azevedo é uma necessidade na medida em que encaminhará para as
alamedas de Cartes e de 25 de Abril, bem como para a VCI, o tráfego
automóvel. Estas vias constituem, conjuntamente com o segundo lanço da
Via Rápida Porto/Gondomar, talvez a melhor forma de
quebrar o “muro” que separa os dois municípios.

2. Rua de Brito Capelo ganha pala ondulante em 2004

Um centro comercial ao ar livre. A aspiração dos comerciantes da Rua de
Brito Capelo é antiga e, finalmente, vai avançar de vez. O desenho da
pala que vai cobrir os passeios da artéria (da autoria do arquitecto
Alcino Soutinho) está feito e a Câmara de Matosinhos, sem adiantar
prazos, espera que “no próximo Natal, as iluminações estejam já
integradas na estrutura da pala”.

3. Converter estradas em avenidas urbanas

“Valença é visitada por milhares de turistas todos os dias e tem que
saber acompanhar as novas exigências de modernidade, funcionalidade e
comodidade de espaços urbanos como o nosso, que tem fortes componentes
ligadas à actividade comercial e turística” afirma José Luís Serra,
presidente da Câmara de Valença, a propósito da empreitada de
requalificação da Avenida de Miguel Dantas, no âmbito do plano de
requalificação urbana da vila.

INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentou-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de Notícias
e do Público Local Porto e Minho, em 10 de Novembro de 2003.

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho. Em «Fora do Noroeste» (só ocasionalmente), podem inserir-se
notícias de outras regiões que possam apresentar interesse como exemplo
negativo ou positivo para situações equivalentes no Noroeste.

Selecção hoje feita por Daniel Carvalho

Para os textos integrais consultar:

https://jn.sapo.pt/eddia/eddia2.asp

https://jornal.publico.pt/publico/2003/11/10/indice.html

ou as respectivas edições em papel.

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Categorias: Boletim

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