1
APRESENTAÇÃO DO LIVRO (SEGUIDA DE DEBATE)
O APOCALIPSE [IN] CERTO | A HIDRA DO ANTROPOCENO
pelo autor, António Eloy
Quinta-feira, 25 de janeiro, 18:00
Na Livraria Gato Vadio, Rua da Maternidade, 124 (esquina com a rua do Rosário, Porto)
Participação gratuita e sem necessidade de inscrição
Organização em parceria: Campo Aberto e Livraria Gato Vadio
Informação complementar: ver reprodução da capa, contracapa e abas.
O autor, António Eloy, desenvolve há mais de 40 anos atividade no domínio do movimento ecológico e ambiental, no movimento antinuclear e a favor das energias renováveis de baixo impacto no ambiente, em Portugal, na Península Ibérica e em diversos países do mundo.
Como apresentar um livro que anuncia que o apocalipse é certo? Ou, quiçá, como vem no título, [IN]CERTO? Muito se vem falando do colapso da civilização atual. Nas esferas oficiais, frequentemente acusadas de inação perante os perigos das alterações climáticas, não serão muitos os que acreditam que a ameaça de colapso seja real. Se acreditassem, já se teria notado de sua parte uma ação decidida e lúcida, e isenta de cupidez.
O autor deste livro intitula um dos trinta e sete pequenos capítulos que o constituem repetindo três vezes a palavra «colapso». Mas esse capítulo termina ainda com uma réstia de esperança e de incitação ou incentivo: «Ainda iremos a tempo? Vamos meter um pauzinho na engrenagem? O esforço insubmisso pode compensar.»
Na Campo Aberto, há alguns anos, debatemos neste espaço digital a iminência provável do colapso, mas reservando a possibilidade de uma saída salvífica, ao intitularmos: Entre o colapso e a salvação. Daí também o termos acolhido com prazer colaborar na apresentação deste livro, que nos proporciona a possibilidade de retomar o debate de ideias sobre o tema. A parceria que a Livraria Gato Vadio aceitou formar connosco para esse efeito deu corpo e espaço à intenção.
Contamos, de alguns que estarão presentes, ouvirmos as suas observações, perguntas, perspetivas. Procurar o esclarecimento lúcido é uma forma de superar a caos e desorientação por muitos sentida perante o estado sombrio do mundo.
Colocado em 31 de dezembro de 2023
0 comentários