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    Destaque: Parque da Cidade Ameaçado

    Além das questões evocadas na notícia n.º 3, a ameaça mais séria que paira
    sobre o Parque da Cidade porque o estraçalharia (se à superfície) ou
    descaracterizaria brutalmente (se em túnel), é a hipótese, que gente
    supostamente séria admite sem um calafrio, de um atravessamento rodoviário.
    A ideia vai sendo referida na impresna e por outras formas na tentativa de
    que a gente se habitue e consinta. Aliás, a técnica eficaz nestas coisas por
    parte de quem quer “arrasar” é deixar que o cansaço vença os cidadãos:já se
    mobilizaram com as torres dos génios da arquitectura, agora já não têm
    forças para mais…

    Esta gente julga que o Parque da Cidade é um “enorme parque” que pode ser
    objecto de abertura de estradas como o Prater ou o Tiergarten, abertas aliás
    numa época muito diferente, hoje provavelmente não seriam assim. Em
    Bruxelas, o Parc du Cinquantenaire (bem maior que o nosso) foi nessa áurea
    época rofoviária perfurado por um túnel: há dois ou três anos obras de
    protecção e reconstituição, incluindo cobertura de partes abertas, tentaram
    emendar o pior do que tinha sido feito.

    Mas como não haviam de achar “enormíssimo” o relativamente pequeno Parque da
    Cidade? Se um homem-chave do “Presidente” no anterior mandato achava que a
    Rotunda da Boavista era um “enorme espaço verde”…

    Falta agora construírem uma ponte sobre o Douro com base no Palácio de
    Cristal ou atravessarem-no por um viaduto. A bem da Cidade. A bem da Nação.

    A imaginação dos nossos “urbanistas” não tem limites: o limite é o céu.

    JCM

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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

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    Quarta-feira, 12 de Setembro de 2007
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    1. Mundial: Moda dos biocombustíveis recebe primeiras reservas

    Carros movidos a óleo usado não serão a solução para o futuro da humanidade,
    garante a OCDE

    Os biocombustíveis podem causar problemas à biodiversidade e não serão
    rendíveis sem novas políticas governamentais, considera a OCDE num relatório
    de conclusões imprevisíveis ontem divulgado.

    A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos apresentou
    ontem, em Paris, o documento intitulado “Biocombustíveis um Remédio Pior que
    a Doença?” numa mesa-redonda sobre o desenvolvimento sustentável. Aí se
    considera que “a tendência actual em prol dos biocombustíveis cria tensões
    insustentáveis que agitarão os mercados sem gerar benefícios ambientais
    significativos”. De igual modo, é feita uma referência à área cultivável
    “importante” que a produção dos biocombustíveis ocupará e que “sujeitará a
    pressão os preços da alimentação e da água” a troco de vantagens “muito
    limitadas”.

    Segundo a estimativa da OCDE, os biocombustíveis apenas poderão reduzir em
    3%, no máximo, as emissões de gases com efeito de estufa. Recorde-se que na
    União Europeia só os transportes rodoviários consomem 24% da energia e são
    responsáveis por 12% das emissões de gases a que se aponta a
    responsabilidade pelo aquecimento global. O Governo português fez a revisão
    de algumas metas a alcançar em 2010, definindo que nesse ano deverá ser
    alcançada uma incorporação de 10% de biocombustíveis nos combustíveis
    tradicionais.

    https://jn.sapo.pt/2007/09/12/sociedade_e_vida/moda_biocombustiveis_recebe_pr
    imeira.html

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    2. Nacional: Portugal também destrói corais

    Portugal surge referido num estudo da organização conservacionista WWF como
    um dos participantes na destruição de bancos de corais no Atlântico
    Noroeste. A utilização de métodos de pesca prejudiciais àquela espécie de
    água fria é também apontada ao Canadá, Rússia e Espanha.

    Uma das tendências para que a mesma organização chama a atenção será a da
    substituição de ecossistemas naturais, como as florestas, por culturas
    destinadas à bioenergia. Tal acontecerá, prevê o mesmo documento, sem que os
    valores ambientais sejam integrados pelos mercados.

    https://jn.sapo.pt/2007/09/12/sociedade_e_vida/portugal_tambem_destroi_corais
    .html

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    3. Porto: Parque da Cidade preocupa Sá

    A impermeabilização da área contígua ao Parque da Cidade, no Porto, está a
    preocupar o vereador da CDU. Rui Sá teme que, com a pavimentação do
    Queimódromo e a construção da pista para os aviões da Red Bull e da Vila
    Desportiva do Sport Club do Porto, sejam ultrapassados os limites
    estabelecidos no Plano Director Municipal (PDM).

    “Toda a zona do Parque da Cidade, que inclui o Queimódromo, está definida
    como área verde de utilização pública no PDM. Creio que já foram
    ultrapassados os 5% de impermeabilização permitidos. E não cumprir o PDM dá
    perda de mandato”, afirma Rui Sá, sublinhando que a sua preocupação ficou
    ontem sem resposta.

    Nesse sentido, irá apresentar uma proposta, na próxima reunião de Câmara,
    para que seja contabilizada a área de impermeabilização actual e futura
    (depois da conclusão de todos os equipamentos da Vila Desportiva) no Parque
    da Cidade.

    https://jn.sapo.pt/2007/09/12/porto/parque_cidadepreocupa_sa.html

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    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
    Notícias e de O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros
    jornais ou fontes de informação).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
    aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
    são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
    Vouga e o Minho.

    Selecção hoje feita por José Carlos Marques

    Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

    Campo Aberto – associação de defesa do ambiente

    www.campoaberto.pt
    campo-aberto.blogspot.com

    Apartado 5052
    4018-001 Porto
    telefax 22 975 9592
    contacto@campoaberto.pt

    =============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

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    Categorias: Boletim

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