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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Terça-feira, 8 de Maio de 2007

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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
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    1. Póvoa: Linha Vermelha tem metade dos passageiros previstos

    Pouco mais de um ano depois da inauguração do troço final da Linha
    Vermelha do metro, entre a Póvoa de Varzim e Pedras Rubras, o
    movimento de passageiros, embora a crescer, continua muito aquém das
    expectativas iniciais. Nos dias úteis, a linha – entre a Póvoa e a
    Fonte do Cuco – não vai muito além das nove mil validações (5,21% do
    total da rede), bem longe das previsões da Metro do Porto (MP), que
    apontavam para 20 mil novos passageiros.

    Para uns, a “culpa” é das muitas paragens – 21 só no troço Fonte do
    Cuco/Póvoa – que tornam os tempos de percurso pouco atractivos, face
    ao automóvel e até face ao autocarro, que, por exemplo, no caso do
    Pólo Universitário da Asprela – para onde se desloca a maioria dos
    estudantes (uma enorme fatia dos movimentos pendulares Póvoa/Vila do
    Conde-Porto) – “bate” o metro, a preços mais baixos e sem
    transbordos.

    Para outros, são os preços elevados que afastam novos clientes.

    Para outros, ainda, é a demora na conclusão das obras de inserção
    urbana a falta estacionamento junto às estações, os passeios
    inacabados, as ruas enlameadas e os muitos buracos não contribuem
    para a atractividade do novo meio de transporte.

    https://jn.sapo.pt/2007/05/08/porto/linha_povoa_metade_passageiros_previ.html

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    2. Porto: Praça de Lisboa só tem a proposta da Bragaparques

    A Bragaparques, em colaboração com a sociedade John Neild &
    Associados (especializada na gestão de promoção imobiliária), foi a
    única empresa a apresentar uma proposta de reconversão da galeria
    comercial na Praça de Lisboa, no Porto. O concurso público, lançado
    em Janeiro passado pela Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana
    (SRU), teve apenas um concorrente.

    Caso a única proposta seja escolhida pela comissão de análise do
    concurso, a Bragaparques ficará apenas com a exploração da galeria. O
    parque de estacionamento subterrâneo da Praça de Lisboa continuará
    nas mãos da SPEL – Sociedade de Parques de Estacionamento, a quem a
    Autarquia atribuiu, no dia 15 de Outubro de 1992, a exploração por 20
    anos.

    O projecto arquitectónico, ainda desconhecido, necessitará da
    aprovação do Instituto Português do Património Arquitectónico.

    https://jn.sapo.pt/2007/05/08/porto/praca_lisboa_tem_a_proposta_bragapar.html

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    3. Porto: Governo dá luz verde a acordo com Rio sobre metro

    O Ministério das Obras Públicas já respondeu, por escrito, às dúvidas
    apresentadas por Rui Rio, presidente da Junta Metropolitana do Porto
    (JMP), e tudo indica que já há acordo definitivo sobre o metro do
    Porto. Contudo, o Governo coloca agora nas mãos do autarca portuense
    a marcação da assinatura formal do entendimento, depois de uma longa
    troca de correspondência entre ambos.

    Os pontos que estavam a atrasar o processo, e agora resolvidos, são,
    conforme já noticiou o JN, os que constavam da última carta de Rio.
    Em primeiro lugar, uma clarificação textual de que os autarcas não
    vão ter de pagar obras de inserção urbana passadas, conforme o
    ministro garantiu no Parlamento; em segundo, correcções textuais no
    capítulo da Linha da Boavista, trocada pelo termo mais abrangente de
    Linha entre Matosinhos-Sul e a zona ocidental da cidade do Porto (mas
    os autarcas são unânimes em considerar que, a fazer-se, a linha será
    sempre pela avenida principal da Boavista, o contrário ficaria mais
    caro); e maior garantia para a Trofa. Esta sempre esteve e continua
    dependente de um estudo para se saber se será construída em via única
    ou dupla. A sua construção nunca esteve em causa nas propostas de
    acordo. E o entendimento previa, desde o ínicio, que no caso de haver
    atrasos no concurso global de 2008, a Linha da Trofa (assim como a da
    Boavista) avança em concurso isolado.

    https://jn.sapo.pt/2007/05/08/porto/governo_luz_verde_a_acordo_rio_sobre.html

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    4. Gaia: Indemnizações aprovadas

    Uma dezenas de condutores que viram as suas viaturas danificadas em
    ruas do concelho, degradadas e com buracos, vão receber indemnizações
    por parte da Câmara de Gaia. A medida, que também constitui um alerta
    sobre o estado de algumas vias, mereceu o voto unânime dos
    vereadores.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=5c8119a20f18a8620df02d20e973441a

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    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
    de Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros
    jornais ou fontes de informação).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
    está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
    âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
    Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

    Selecção hoje feita por Maria Carvalho

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