Boletim PNED de 8 de Maio de 2007

by | Mai 8, 2007 | PORTO E NOROESTE EM DEBATE | 0 comments

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BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Terça-feira, 8 de Maio de 2007

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Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.
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1. Póvoa: Linha Vermelha tem metade dos passageiros previstos

Pouco mais de um ano depois da inauguração do troço final da Linha
Vermelha do metro, entre a Póvoa de Varzim e Pedras Rubras, o
movimento de passageiros, embora a crescer, continua muito aquém das
expectativas iniciais. Nos dias úteis, a linha – entre a Póvoa e a
Fonte do Cuco – não vai muito além das nove mil validações (5,21% do
total da rede), bem longe das previsões da Metro do Porto (MP), que
apontavam para 20 mil novos passageiros.

Para uns, a “culpa” é das muitas paragens – 21 só no troço Fonte do
Cuco/Póvoa – que tornam os tempos de percurso pouco atractivos, face
ao automóvel e até face ao autocarro, que, por exemplo, no caso do
Pólo Universitário da Asprela – para onde se desloca a maioria dos
estudantes (uma enorme fatia dos movimentos pendulares Póvoa/Vila do
Conde-Porto) – “bate” o metro, a preços mais baixos e sem
transbordos.

Para outros, são os preços elevados que afastam novos clientes.

Para outros, ainda, é a demora na conclusão das obras de inserção
urbana a falta estacionamento junto às estações, os passeios
inacabados, as ruas enlameadas e os muitos buracos não contribuem
para a atractividade do novo meio de transporte.

https://jn.sapo.pt/2007/05/08/porto/linha_povoa_metade_passageiros_previ.html

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2. Porto: Praça de Lisboa só tem a proposta da Bragaparques

A Bragaparques, em colaboração com a sociedade John Neild &
Associados (especializada na gestão de promoção imobiliária), foi a
única empresa a apresentar uma proposta de reconversão da galeria
comercial na Praça de Lisboa, no Porto. O concurso público, lançado
em Janeiro passado pela Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana
(SRU), teve apenas um concorrente.

Caso a única proposta seja escolhida pela comissão de análise do
concurso, a Bragaparques ficará apenas com a exploração da galeria. O
parque de estacionamento subterrâneo da Praça de Lisboa continuará
nas mãos da SPEL – Sociedade de Parques de Estacionamento, a quem a
Autarquia atribuiu, no dia 15 de Outubro de 1992, a exploração por 20
anos.

O projecto arquitectónico, ainda desconhecido, necessitará da
aprovação do Instituto Português do Património Arquitectónico.

https://jn.sapo.pt/2007/05/08/porto/praca_lisboa_tem_a_proposta_bragapar.html

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3. Porto: Governo dá luz verde a acordo com Rio sobre metro

O Ministério das Obras Públicas já respondeu, por escrito, às dúvidas
apresentadas por Rui Rio, presidente da Junta Metropolitana do Porto
(JMP), e tudo indica que já há acordo definitivo sobre o metro do
Porto. Contudo, o Governo coloca agora nas mãos do autarca portuense
a marcação da assinatura formal do entendimento, depois de uma longa
troca de correspondência entre ambos.

Os pontos que estavam a atrasar o processo, e agora resolvidos, são,
conforme já noticiou o JN, os que constavam da última carta de Rio.
Em primeiro lugar, uma clarificação textual de que os autarcas não
vão ter de pagar obras de inserção urbana passadas, conforme o
ministro garantiu no Parlamento; em segundo, correcções textuais no
capítulo da Linha da Boavista, trocada pelo termo mais abrangente de
Linha entre Matosinhos-Sul e a zona ocidental da cidade do Porto (mas
os autarcas são unânimes em considerar que, a fazer-se, a linha será
sempre pela avenida principal da Boavista, o contrário ficaria mais
caro); e maior garantia para a Trofa. Esta sempre esteve e continua
dependente de um estudo para se saber se será construída em via única
ou dupla. A sua construção nunca esteve em causa nas propostas de
acordo. E o entendimento previa, desde o ínicio, que no caso de haver
atrasos no concurso global de 2008, a Linha da Trofa (assim como a da
Boavista) avança em concurso isolado.

https://jn.sapo.pt/2007/05/08/porto/governo_luz_verde_a_acordo_rio_sobre.html

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4. Gaia: Indemnizações aprovadas

Uma dezenas de condutores que viram as suas viaturas danificadas em
ruas do concelho, degradadas e com buracos, vão receber indemnizações
por parte da Câmara de Gaia. A medida, que também constitui um alerta
sobre o estado de algumas vias, mereceu o voto unânime dos
vereadores.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=5c8119a20f18a8620df02d20e973441a

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urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
de Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros
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Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

Selecção hoje feita por Maria Carvalho

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