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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Segunda-feira, 30 de Abril de 2007

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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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    1. Gaia: Jardim de Soares dos Reis fica sem estacionamento

    A construção de um parque de estacionamento subterrâneo no Largo de Soares dos
    Reis, em Gaia, será, pelo menos para já, um projecto adiado. O concurso público
    para a concepção, construção e exploração do aparcamento público – lançado pela
    Câmara em Fevereiro do ano passado – só teve uma proposta, que não agradou à
    comissão de análise. A Câmara decidiu, na semana passada, não adjudicar a
    empreitada.

    https://jn.sapo.pt/2007/04/30/porto/jardim_soares_reis_fica_estacionamen.html

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    2. Porto: Muralha pode inviabilizar parque na Alfândega

    A Refer está a fazer contas para decidir se o projecto do centro de lazer para a
    Alfândega, no Porto, vai avançar ou não. A garantia foi dada, recentemente, à
    Câmara portuense numa reunião entre os responsáveis da empresa e da Invesfer
    com o vereador do Urbanismo, Lino Ferreira. O autarca assinala que “não há
    desinteresse” da parte da Invesfer (esta empresa, ligada à Refer, encabeça o
    projecto apelidado por “Docas”), mas a descoberta de parte da muralha
    fernandina obriga a repensar este investimento no Centro Histórico. Tudo,
    porque, se existirem vestígios da muralha em toda a extensão do terreno na Rua
    Nova da Alfândega, não será possível construir um parque de estacionamento
    subterrâneo naquele local, como projectou o arquitecto Manuel Fernandes de Sá.
    Actualmente, o terreno está ocupado por um parque de estacionamento municipal.
    Mas à superfície. Para a criação de restaurantes, bares e lojas naquele espaço,
    o parque seria enterrado.

    https://jn.sapo.pt/2007/04/30/porto/muralha_pode_inviabilizar_parque_alf.html

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    3. Crónica: Caldos e cautelas
    por Jorge Vilas, Jornalista

    Voltando ao tema da regionalização é quase obrigatório citar dois exemplos
    dignos de atenção quanto à exemplaridade do processo que levou à sua existência
    a Lipor e o Metro do Porto. Numa altura em que se volta a falar em novas
    divisões administrativas para o nosso país e que uns tantos começam já a
    contrariar a ideia, dizendo que “lá vêem eles, os vendilhões da pátria”,
    conviria lembrar que se não tivesse sido a Junta Metropolitana do Porto a meter
    as mãos à obra, certamente que aquelas duas estruturas ainda não existiam.

    https://jn.sapo.pt/2007/04/30/porto/caldos_e_cautelas.html

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    4. Marco de Canaveses: Utentes da CP não calam o descontentamento

    O povo já não é quem mais ordena, como o foi há 33 anos. Mas, quando se junta,
    corta a estrada ou interrompe a circulação ferroviária, ainda consegue
    impor-se. Três dias depois de os utentes da Linha do Douro, no troço urbano
    entre Porto e Marco de Canaveses, terem protestado na estação de Caíde, a CP
    reviu os horários, que tinha acabado de alterar. Resultado mais dois comboios,
    ao fim do dia, para quem regressa a terras marcuenses.

    https://jn.sapo.pt/2007/04/30/porto/utentes_marco_canaveses_calam_o_desc.html

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    5. Gondomar: Repovoar o rio Douro com sável e lampreira

    As antigas instalações de captação de água na Foz do Rio Sousa, em Gondomar,
    poderão ser transformadas num centro de reprodução artificial de sável e
    lampreia. O objectivo é do investigador Nuno Gomes, que acredita ser possível
    repovoar o rio Douro destas espécies, desaparecidas com a construção de
    barragens e de outros obstáculos. O investigador portuense foi um dos
    participantes das jornadas gastronómicas de Penafiel, promovidas pela Confraria
    Gastronómica do Sável e da Lampreia, que decorreram no último fim-de-semana.

    https://jn.sapo.pt/2007/04/30/porto/repovoar_o_douro_savel_e_lampreira.html

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    6. Viseu: Funicular para levar turistas à zona histórica

    O meio mecânico de transporte não poluente (funicular) que vai ligar a zona
    ribeirinha da cidade ao centro histórico através da Calçada de Viriato, baseado
    em interfaces com os mini-autocarros já em actividade, deverá entrar em
    funcionamento na Primavera do próximo ano. O mais recente passo para que isso
    aconteça foi dado, nos últimos dias, com a selecção de três empresas que
    concorreram à primeira fase do concurso.

    https://jn.sapo.pt/2007/04/30/norte/funicular_para_levar_turistas_a_zona.html

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    7. Douro: Bombeiros com rio à porta sem meios fluviais

    “Nem uma bóia temos para socorrer um náufrago!” diz desalentando Ilídio Pinto,
    comandante dos Bombeiros de Provesende, face à ausência de equipamentos para
    socorrer qualquer naufrágio no Douro. Esta preocupação já foi sentida “a
    diversas entidades” mas “até agora sem resultados práticos”. Uma outra
    preocupação prende-se com o facto da corporação ser responsável por uma frente
    de rio de 14 quilómetros, confinada entre Covelinhas e o Pinhão, e nela passar,
    a poucos metros, a Linha Férrea do Douro. A corporação de Provezende é assim uma
    das que possui, no distrito de Vila Real, a maior frente ferroviária e fluvial,
    entregue à sua jurisdição.

    https://jn.sapo.pt/2007/04/30/norte/bombeiros_rio_a_porta_meios_fluviais.html

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    8. Arouca quer potenciar a paisagem

    O presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves, classificou o seu concelho
    como “a capital do turismo do Entre Douro e Vouga”. O autarca fez questão de
    salientar, no entanto, que a sua argumentação se baseia tão-somente nas
    “características particulares” do município, observadas num horizonte regional.
    “O «rótulo» de capital do turismo é assumido não só no Entre Douro e Vouga, mas
    também ao nível da Grande Área Metropolitana do Porto. Arouca tem um potencial
    turístico muito importante de montanha e de rio, associado à sua cultura que se
    diferencia relativamente a outros concelhos”, disse o autarca. Falando à margem
    do encerramento do projecto «Recursos Paisagísticos e Emprego na Promoção e
    Desenvolvimento do EDV», que decorreu em Arouca, o autarca defendeu que em
    matéria de turismo o caminho a seguir na região “deve ser trilhado” numa lógica
    de desenvolvimento integrado. “Cada município tem a sua especificidade e deve
    fazê-la valer para, assim, assumir características regionais e metropolitanas
    defensáveis por todos”, concluiu.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=243345d775594a44bf053f52d57536ce

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    Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
    https://groups.yahoo.com/group/pned/

    Se quiser consultar os boletins atrasados veja
    https://campoaberto.pt/boletimPNED/

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    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse urbanístico ou
    ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de Notícias, do Público e
    d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais ou fontes de
    informação).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está aberta a
    todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico são as
    questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o Vouga e o
    Minho.

    Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
    contacto@campoaberto.pt
    telefax 229759592
    Apartado 5052, 4018-001 Porto

    Selecção hoje feita por Paulo Araújo

    =============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

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    Categorias: Boletim

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