Boletim PNED de 27 de Janeiro de 2007

by | Jan 27, 2007 | Boletim | 0 comments

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é
e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
campo_aberto@oninet.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sábado, 27 de Janeiro de 2007

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. Linha entre Barca de Alva e Pocinho será recuperada

A construção do Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa poderá ser o impulso que faltava para que os comboios voltem a circular no troço da linha férrea do Douro, entre o Pocinho e Barca de Alva. A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, defendeu, ontem, em Vila Nova de Foz Côa, a “activação da linha exclusivamente para fins turísticos”. A frase quase foi interrompida pela forte ovação que, acto contínuo, saiu da plateia do centro cultural foz-coense que ontem ouvia a ministra falar sobre as potencialidades do museu (ler mais noticiário em Cultura).

A reabertura à circulação daquele troço de 28 quilómetros, encerrado desde 1988, é defendida há algum tempo, sobretudo por autarcas e outros agentes locais. Opinam que, uma vez que do lado espanhol existe vontade de reactivar a linha entre La Fuente de San Estebam, próximo de Salamanca, e a estação de Barca de Alva, o Governo português deveria promover o mesmo do lado de cá da fronteira. Entendem que se abriria uma porta de entrada ao apetecido turismo castelhano para os vales do Douro e Côa, ambos detentores do estatuto de Património da Humanidade.

Empresários interessados

Não admira, portanto, que autarcas como os de Vila Nova de Foz Côa e de Figueira de Castelo Rodrigo tivessem ficado duplamente satisfeitos, ontem. O Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa começou finalmente a ser construído e, muito por causa dele, a ambição de ver os comboios chegar à fronteira com Espanha vê uma luz ao fundo do túnel. “Não me parece que haja condições para uma reactivação da linha pela CP nos moldes tradicionais, mas faz todo o sentido que seja reactivada para fins turísticos”, vincou Isabel Pires de Lima.

Segundo a ministra, “estão em curso e bem encaminhadas” conversações entre os ministérios da Cultura e das Obras Públicas. Este diálogo terá, também, que envolver os municípios da região. Da parte da Câmara de Vila Nova de Foz Côa há toda a disponibilidade, pois o edil Emílio Mesquita há muito que defende a reabertura do troço em questão. “Não faz sentido que uma via que está feita, embora degradada, não seja aproveitada para potenciar o turismo”. Diz mesmo que “há empresários interessados em explorar a via”.

O autarca de Figueira de Castelo Rodrigo, António Edmundo, já havia afirmado ao JN que preferia a reactivação da linha férrea até Barca de Alva como complemento à via fluvial, do que ter uma via rápida a ligar a vila ao rio Douro. Ontem, voltou a sustentar que “sem o acesso ferroviário e fluvial, o Museu do Côa pode tornar-se um elefante branco”. De resto, a ministra anunciou que está também a ser pensada a construção de um novo cais junto à confluência dos rios Douro e Côa.

https://jn.sapo.pt/2007/01/27/norte/linha_entre_barca_alva_e_pocinho_ser.html

Cais fluvial e reactivação da linha férrea potenciam Museu do Côa
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=388d66313f19a2568e600f68ae3a7aa3

==========================
2. Termas de S. Lourenço à espera de barragem
Termas com processo parado

O desenvolvimento das termas de S. Lourenço, em Carrazeda de Ansiães, está novamente parado. Desta vez, por causa da provável construção de uma barragem hidroeléctrica na foz do rio Tua. É que se a albufeira atingir a cota máxima prevista (195) obrigará a repensar o planeamento do local, que prevê também a reabilitação da pequena localidade pertencente à freguesia de Pombal, encravada na encosta íngreme do rio Tua, em contexto paisagístico deslumbrante.

https://jn.sapo.pt/2007/01/27/norte/termas_s_lourenco_a_espera_barragem.html

==========================
3. Obras não fecham Palácio da Bolsa
Palácio da Bolsa apresenta coberturas degradadas

A Associação Comercial do Porto (ACP) espera que a requalificação do Palácio da Bolsa – deverá começar em Maio e estar concluída em Dezembro – conte com o contributo de fundos comunitários.

https://jn.sapo.pt/2007/01/27/porto/obras_fecham_palacio_bolsa.html

Reabilitação do Palácio da Bolsa vai custar dois milhões
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=1b31068c5b89021a6f73fac7c55dc9de

==========================
4. Rua da Bélgica vai ser restaurada no mês de Maio

A Rua da Bélgica, uma das principais vias de ligação da freguesia de Canidelo, em Gaia, será beneficiada. A Câmara aprovou, ontem à tarde, a abertura do concurso público para a recuperação de uma parte da artéria, entre a Rua de António Ferreira Braga e a praia de Lavadores. O outro troço (até à rotunda da Rua Nova do Fojo com a Avenida do Poeta Eugénio de Andrade) também será intervencionado em simultâneo, embora o dono de obra seja a Águas de Gaia.

https://jn.sapo.pt/2007/01/27/porto/rua_belgica_ser_restaurada_mes_maio.html

==========================
5. Inertes de pedreira ameaçam derrocada junto ao rio Ferreira

Um enorme aterro de inertes construído à margem da legislação ambiental ameaça o leito do rio Ferreira, na encosta da serra de Pias, em Valongo. “É uma ilegalidade e um crime”, garante José Luís Pinto, vereador do Ambiente da Câmara de Valongo. “Não há perigo. Fazemos vistorias periódicas”, desvaloriza Jorge Rodrigues, director da Empresa de Lousas de Valongo, cuja exploração a céu aberto, em Campo, Valongo, provoca polémica. A Inspecção-Geral do Ambiente detectou “algumas infracções a legislação ambiental” e já instaurou o respectivo processo de contra-ordenação.

https://jn.sapo.pt/2007/01/27/porto/inertes_pedreira_ameacam_derrocada_j.html

==========================
6. Decisões sobre o metro anunciadas no próximo mês

O Governo vai anunciar as decisões sobre o rumo da empresa Metro do Porto no próximo mês.

https://jn.sapo.pt/2007/01/27/porto/decisoes_sobre_o_metro_anunciadas_pr.html

Governo já decidiu novo modelo de gestão do Metro
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=47a4f58632437c17b537aa4c3bde0faf

==========================
7. Mantém-se corrida a dois no Bolhão

A “corrida” pela conquista do direito a gerir o mercado do Bolhão durante os próximos 50 anos continuará a ser a dois. A comissão de abertura (presidida por Rui Quelhas, administrador da Porto Vivo) do concurso público para a concepção do projecto, a reconversão e a exploração do equipamento portuense decidiu admitir os dois concorrentes.

https://jn.sapo.pt/2007/01/27/porto/mantemsecorrida_a_dois_bolhao.html

==========================
8. Espinho aposta na rede viária

A rede viária assume-se como uma das prioridades no plano de actividades da Junta de Freguesia de Espinho para 2007. “Pretendemos dar continuidade à melhoria das acessibilidades à freguesia”, sustentou o presidente da Junta. O autarca de Espinho salientou, neste particular, a pavimentação e arranjo do Caminho da Poça da Prata e a continuação do alargamento e pavimentação do Caminho da Escola/Pinheiro/Passos.

https://jn.sapo.pt/2007/01/27/minho/espinho_aposta_rede_viaria.html

==========================
9. Requalificação da Circunvalação em marcha

A direcção da Junta Metropolitana do Porto (JMP) vai reunir no próximo dia 2 de Fevereiro com o presidente das Estradas de Portugal para consensualizar o projecto de requalificação da Estrada da Circunvalação.
Guilherme Pinto, vice-presidente da JMP, afirmou que os autarcas consideram o modelo “inovador”, pelo que deve prosseguir. O primeiro troço a ser intervencionado será entre a frente marítima e a rotunda da AEP. Para já não é possível adantar dados, uma vez que “os acertos sobre esta obra terão ainda de ser feitos com a empresa Estradas de Portugal, que tutela a via”. Na reunião de ontem, segundo Guilherme Pinto, “a junta foi unânime em reconhecer que esse modelo inovador podia ser aplicado a outros projectos que digam respeito a mais do que dois municípios da Grande Área Metropolitana do Porto”. Por isso, o próximo projecto a desenvolver será o relativo à despoluição do rio Leça.
Na reunião de ontem a JMP discutiu ainda a possibilidade de alargar a responsabilidade da Lipor, passando esta a recolher os resíduos sólidos em toda a Área Metropolitana do Porto. Actualmente, só oito dos 14 municípios da AMP integram o sistema. Guilherme Pinto lembrou, porém, que a Lipor está a realizar um estudo sobre o quantitativo de investimento necessário, bem como sobre o efeito escala. Segundo explicou Guilherme Pinto, ao aderirem todos os munícipios da área metropolitana pode proporcionar um efeito escala que permita que a tarifa seja substancialmente mais baixa. “É do interesse de todos os municípios, mas estamos à espera dos dados da Lipor”, rematou.

I.R.M.

—————————

A saber
Novas adesões
A Junta Metropolitana esteve ontem a analisar os pedidos de adesão à Grande Área Metropolitana do Porto dos concelhos de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis e Paredes. Rui Rio afirmou que os 14 autarcas compreendem as razões, mas ressalva que nada pode ser feito, até porque a lei não permite a adesão de novos municípios.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=9cffc3f770102cae77d13ba2771e6564

==========================
10. Livro Verde que vai ser lançado terça-feira para auscultar estados-membros
Mais espaços livres de fumo

A prevenção do tabagismo e a luta anti-tabaco têm sido prioritários para a União Europeia. Terça-feira é dado mais um passo com o lançamento do Livro Verde, para contribuir no debate que está a ser feito em quase todos os países da União sobre a proibição relativa ao fumo. A Comissão Europeia lança terça-feira o Livro Verde sobre espaços livres de fumo, um documento que quer avaliar as vantagens e desvantagens de proibir por lei o tabaco em lugares públicos em toda a União Europeia.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=b400631607eeb22d78781c6af12644e2

==========================
11. Associações deveriam ter sido consultadas para o plano de promoção de acessibilidade

A Associação Portuguesa de Deficientes apontou várias lacunas no Plano Nacional de Promoção de Acessibilidade (PNPA) que o Governo quer aplicar até 2015 e lamentou não ter sido ouvida para a sua elaboração. Questionado sobre as dificuldades que se colocam aos deficientes no acesso ao transporte público e as medidas contempladas no PNPA para resolver o problema, o presidente da associação manifestou “reservas” quanto à eficácia de algumas das acções.

“Por exemplo, está previsto num horizonte de dez anos que os transportes urbanos passem a ser acessíveis – até porque uma directiva comunitária a isso obriga –, mas nada é dito sobre os transportes inter-urbanos”, sublinhou Humberto Santos. Além disso, “fala-se de acessibilidade às estações ferroviárias, mas não do acesso ao material circulante e isso é preocupante”, acrescentou, lamentando que o Governo não tenha contado com os contributos das associações representativas dos deficientes, a quem se destinam estas medidas.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=32b9353318ce79aa3b2222b3fc3e79a6

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
campo-aberto.blogspot.com

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama