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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Segunda-feira, 1 de Janeiro de 2007

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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações
    indicadas.

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    1. Crónica: Uma forma de resistência

    Os jovens são frequentemente gente de fé (se a Natureza fosse para
    aqui chamada, diria que “naturalmente”). Embora “os” jovens seja
    apenas um conceito e bem saiba que “é preciso, imperioso e urgente”
    desconfiar dos conceitos. Na Natureza não há conceitos, há
    indivíduos, e mesmo esses são seres mutantes, desiguais de si
    mesmos. Pensamos com conceitos, mas o pensamento é um exercício de
    cepticismo. E algo que, pensando, se aprende é a ser céptico em
    relação aos conceitos. Acreditei em muitas coisas (e, hélas!, em
    muitas pessoas) na juventude. Muitas das coisas e conceitos em que
    acreditei tinham afinal um rosto sórdido, e a maior parte das
    pessoas em cuja fé confiei desertou, desistiu de “transformar o
    mundo e mudar a vida” e anda hoje por aí a tratar da “vidinha”. Tudo
    se desmoronou? Não. Como nos livros de Astérix, uma pequena aldeia
    resiste ainda e sempre ao invasor, a da amizade (que é o mais
    elevado modo do amor). E a da família, essa particular espécie de
    amizade. Sobre tão frágil e melancólica pedra, ou sobre o que dela
    resta, “construirei a minha igreja”. A amizade (um conceito, eu sei)
    é, nestes dias, uma forma de resistência, talvez a mais radical de
    todas. Por isso quis que esta primeira crónica do ano fosse sobre a
    amizade.

    Manuel António Pina

    https://jn.sapo.pt/2007/01/01/ultima/uma_formade_resistencia.html

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    2. Porto: Revolução da STCP está na rua

    Ano novo, rede nova. O mapa renovado de linhas da STCP entra hoje ao
    serviço. Os clientes podem aproveitar o feriado para fazer o
    primeiro reconhecimento ao sistema – incluindo à nova bilhética -,
    mas o verdadeiro teste só deverá acontecer depois de amanhã. É que
    nos dois primeiros dias de 2007 a STCP resolveu dar borla geral. Só
    na quarta-feira será possível avaliar o real impacto das mudanças,
    quando os passageiros tiverem de lidar com a nova bilhética sem
    contacto. Em vez de “picar” as senhas e mostrar o passe ao
    motorista, terão de validar os títulos, previamente carregados, nas
    novas máquinas instaladas nos autocarros. Todos os bilhetes da STCP
    passarão a ser sem contacto. Os passageiros vão poder optar,
    contudo, pelo tarifário próprio da empresa ou pelo tarifário
    intermodal, que permitirá viajar também no metro e em algumas linhas
    da CP. Convém não esquecer que todos os títulos são recarregáveis
    (mesmo os bilhetes ocasionais) e que, por isso, devem ser
    guardados. E é preciso validar o título sempre que se fizer
    transbordo. Se até no metro, com um sistema idêntico em
    funcionamento há mais de quatro anos, continuam a existir muitos
    equívocos, não é difícil de adivinhar a confusão na STCP.

    Apesar de manter-se a tendência decrescente da procura, reflexo da
    entrada ao serviço da rede de metro do Porto (e foi precisamente
    esse facto que determinou a revolução na STCP, que hoje sai à rua),
    é a terceira e decisiva fase da mudança: há 30 novas linhas, de
    outras 44 já só restam memórias. As carreiras passam a ter
    designações com três dígitos, sendo que o primeiro determina o
    concelho a que se dirige, a partir do Porto.

    Há menos linhas, mas mais autocarros a fazer percursos mais curtos.
    Grande parte dos percursos que até agora se faziam num único
    autocarro obrigarão os passageiros a fazer transbordo. A STCP aposta
    num quadrilátero central, no Porto, formado pela Boavista, Marquês,
    Campo 24 de Agosto e Baixa (embora o terminal da Avenida dos Aliados
    seja eliminado). O terminal do Hospital de S. João será outro ponto-
    chave do sistema.

    A mudança não é pacífica. Há zonas que se queixam de ter ficado
    esquecidas, como o Bairro de Santo Eugénio, junto à Circunvalação.
    As críticas estendem-se a Campanhã, aos bairros do Porto que passam
    a ser servidos apenas por miniautocarros e também aos outros
    concelhos, que perdem ligações directas à Baixa ou ficam com áreas
    sem serviço. O Movimento de Utentes dos Transportes da Área
    Metropolitana do Porto apela à Assembleia da República para intervir
    e suspender as mudanças até que entre em funções a Autoridade
    Metropolitana de Transportes da região.

    Na apresentação da fase final da revolução na rede da STCP, a
    presidente da empresa, Fernanda Meneses, esclareceu que os primeiros
    seis meses deste ano servirão, também, para verificar como funcionam
    as soluções encontradas. E sublinhou que poderão ser feitos ajustes
    na rede, caso se verifique que é necessário.

    Para esclarecer dúvidas, pode ir ao site www.stcp.pt ou ligar o
    número azul da empresa 808 200 166.

    https://jn.sapo.pt/2007/01/01/porto/revolucao_stcp_esta_rua_nova_rede_e_.html

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    Se quiser consultar os boletins atrasados veja
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    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
    de Notícias, do Público e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente
    de outros jornais ou fontes de informação).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
    está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
    âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
    Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

    Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
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    Apartado 5052, 4018-001 Porto

    Selecção hoje feita por Maria Carvalho

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