Boletim PNED de 14 de Dezembro de 2006

by | Dez 14, 2006 | Boletim | 0 comments

[Esta lista tem actualmente 394 participantes inscritos.]

Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
https://www.campoaberto.pt/
https://campo-aberto.blogspot.com/

Comente, participe. Divulgue!

==========================
Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o que é
e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também recebem).

Peça informações:
campo_aberto@oninet.pt

==========================

BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2006

==========================

Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

==========================
1. “Qualquer cimenteira” pode fazer co-incineração

O ministro do Ambiente garante que há em Portugal dezenas de estabelecimentos, especialmente entre a indústria cerâmica e cimenteira, candidatáveis à co-incineração. O motivo da convicção de Nunes Correia é simples “Os combustíveis produzidos serão economicamente mais atractivos”, argumentou, ontem, numa conferência sobre “Energia e desenvolvimento sustentável”, na Fundação Luso-Americana, em Lisboa.

https://jn.sapo.pt/2006/12/14/sociedade_e_vida/qualquer_cimenteira_pode_fazer_coinc.html

==========================
2. Ambientalistas contra barragem

A Plataforma Sabor Livre (PSL) entregou à Comissão de Ambiente da União Europeia um manifesto com 350 assinaturas contra a construção da barragem do Baixo Sabor, no sul do distrito de Bragança. De acordo com fonte da PSL, estrutura constituída por várias associações ambientalistas, o manifesto público assinado por cerca de 350 investigadores ligados à área do ambiente, foi entregue numa reunião em Bruxelas. Nele, acrescenta a fonte, reafirma-se “categoricamente a importância de manter o rio Sabor isento de barragens”.

Os ambientalistas alegam que este rio “é o último selvagem da Europa”, apesar de ter sido construída no seu leito a barragem da Serra Serrada, que abastece a cidade e parte do concelho de Bragança de água, e da existência de várias pontes ao longo do curso, com cerca de 100 quilómetros. A iniciativa da PSL ocorre numa altura em que a Comissão Europeia está a analisar uma queixa da Plataforma contra a construção da barragem, por alegados danos nos valores ambientais naquela zona do rio Sabor.

Em comunicado, a PLS refere ter manifestado na reunião em Bruxelas a sua “preocupação” com a alegada “pressão política que tem sido feita junta da Comissão Europeia no sentido de arquivar a queixa contra a construção da barragem”. Nos últimos meses, deputados portugueses no Parlamento Europeu, a Associação de Municípios do Baixo Sabor e outros representantes políticos têm feito chegar a Bruxelas posições em defesa da construção do empreendimento.

A Plataforma Sabor Livre, acompanhada de uma alta representante da organização mundial BirdLife International, entregou à Comissão do Ambiente da EU um conjunto de documentos técnicos relativos ao processo, que alega demonstrarem “inequivocamente os impactos gravosos sobre os valores ambientais” que a construção da barragem provoca.

https://jn.sapo.pt/2006/12/14/norte/ambientalistas_contra_barragem.html

==========================
3. Critérios para regiões desertificadas Comissão propõe um Provedor do Interior

A Comissão Nacional de Combate à Desertificação sugere ao Governo a criação da figura do Provedor do Interior que, tal como o da Justiça, tenha capacidade legal para interpelar instituições e fazer sugestões.
“A ideia é que este órgão possa sugerir critérios próprios para as regiões desertificadas, para que estas não sejam desagregadas neste jogo de subsídios, nomeadamente”, afirmou o presidente daquela comissão, Victor Louro. A comissão anunciou ontem o balanço do ano internacional dos desertos e desertificação, no qual foram organizadas várias acções de sensibilização em universidade, junto de populações e escolas, envolvendo também membros do Governo e especialistas em desertificação. “Oitenta e seis entidades realizaram iniciativas próprias, entre as quais 12 do ensino superior, cinco do ensino básico e secundário, sete associações de desenvolvimento local e de ambiente, 21 de administração central e local e 20 de outras de outras organizações”, adiantou o presidente da comissão. Victor Louro disse que mais de sete mil pessoas participaram nessas realizações, sem contar com os “milhares de pessoas” que visitaram feiras e exposições organizadas sobre o tema da desertificação. Os últimos dados divulgados indicam que o fenómeno da desertificação atinge cerca de um terço do território nacional.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=6e80dcb98cfb7a5ba8b0a18a1cb04d27

==========================
4. EDV quer ser modelo em termos energéticos
Uma região sustentável

Com base no plano estratégico para um período mais alargado, até 2009, a EDV Energia ambiciona dar continuidade à sua missão de “transformar a nossa região num território sustentável, melhorando a qualidade de vida das gerações actuais sem hipotecar as futuras”.

Este plano estratégico aposta num contexto alargado de gestão e controle dos recursos energéticos de forma eco-eficiente e no sentido de tornar o Entre Douro e Vouga um modelo nacional.
Os projectos da EDV Energia para o próximo ano reflectem a estratégia definida para os três vectores — municípios, empresas e cidadãos — e estão alinhados com os objectivos estratégicos e respectivas metas. No próximo ano, pretende-se atingir uma boa parte dos propósitos traçados para alcançar até final do triénio 2007/09.
Tornar o Entre Douro e Vouga (EDV) — nut III, que engloba os concelhos de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca — numa “região sustentável”, que sirva de modelo ao todo nacional, é o lema que, de uma ou outra forma, integra a totalidade dos projectos da EDV Energia.

«Fórum da Sustentabilidade»
Entre os vários projectos a desenvolver em 2007 merece realce o «Fórum da Sustentabilidade». Este pretende consolidar o papel da Agência de Energia, enquanto agente social de promoção da sustentabilidade. O objectivo é promover a definição e implementação de estratégias de sustentabilidade para o EDV, integrando neste processo a participação activa dos múltiplos agentes desta região. Trata-se, afinal, de um mecanismo de auscultação permanente à sociedade civil da região do Entre Douro e Vouga, um novo «órgão» situado sob a alçada do conselho técnico e científico da EDV Energia. É a este conselho que caberá a responsabilidade de constituir a comissão de honra de organização do fórum e a sua dinamização.

II Congresso na forja
Entretanto, o CEDV, na qualidade de chefe de fila, e a EDV Energia, enquanto parceira, propõem-se organizar o II Congresso Internacional do EDV, desta vez privilegiando a temática da Eco-Eficiência.
O Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga (CEDV) e a EDV Energia, enquanto parceiros, têm privilegiado a temática da Eco-Eficiência nas suas intervenções, mobilizando e criando iniciativas destinadas à sensibilização e informação dos cidadãos, bem como à introdução de práticas de gestão Eco-Eficiente nas autarquias e empresas.
A realização de um congresso com esta natureza vem na sequência de um longo trabalho já efectuado e constitui-se como o início da segunda fase deste percurso, que pretende trazer para a agenda política da região a temática da Eco-Eficiência. Trata-se de uma acção determinante no âmbito de uma estratégia mais vasta, que visa transformar o EDV numa referência internacional ao nível das práticas de eficiência económica, de comportamento ambiental e de responsabilidade social das empresas.
Pela primeira vez, espera-se reunir num mesmo espaço e durante três dias especialistas, nacionais e estrangeiros, em energia, ar, água, resíduos e desenvolvimento sustentado; empresários e quadros dirigentes das organizações nacionais e internacionais; políticos e dirigentes locais, regionais, nacionais e internacionais; representantes de organizações do sistema científico e tecnológico; público em geral, na discussão integrada destas temáticas e no estabelecimento de compromissos e de parcerias de actuação concertada de acordo com as prioridades identificadas no «Norte 2015 – Competitividade e Desenvolvimento – Uma Visão Estratégica».

——————-

Empresas com dezenas de formandos
Eduardo Costa, presidente do Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga (CEDV), congratulou-se com as dezenas de técnicos de diversas empresas que têm sido alvo de formação no âmbito da Eco-Eficiência, “graças à colaboração e empenho da EDV Energia”. Ainda neste contexto, o dirigente sublinhou a importância do papel desenvolvido dela Agência de Energia que, em parceria com o Conselho Empresarial que preside, tem tornado o programa Ecoempresas uma iniciativa de grande adesão e consequente sucesso. Eduardo Costa aproveitou, ainda, para felicitar Ápio Assunção, que assume actualmente presidência da EDV Energia, pela visão estratégica de futuro que demonstrou possuir quando criou o organismo.

———————

Maior envolvência da sociedade civil
O plano estratégico da EDV Energia para 2007/09 assenta na concretização efectiva do seu lema – tornar o agrupamento dos municípios do Entre Douro e Vouga sustentável. Para isso torna-se necessário a participação da sociedade civil.
“A nossa missão, sob o lema «EDV, uma região sustentável», é, como este indica, tornar o Entre Douro e Vouga numa região sustentável, impulsionando a protecção ambiental, o desenvolvimento económico com as melhores práticas de eco-eficiência e promovendo a utilização racional dos recursos endógenos. No entanto, para que este processo seja efectivo e eficaz, é urgente o cidadão, assim como todos os outros agentes sociais e económicos da região, perceberem e envolverem-se neste processo de mudança. A acção da EDV Energia deve ser uma acção participada oferecendo, assim, soluções adequadas às necessidades dos nossos públicos, que melhorem simultaneamente a qualidade de vida e a segurança de toda a sociedade”, pode ler-se no plano estratégico da EDV Energia.

Objectivos estratégicos
Para 2009, numa linha estratégica global a meta de «emissão de gases de efeito de estufa per capita na região» situa-se em 75% do valor nacional para o conjunto do Entre Douro e Vouga; já a nível dos municípios, saliente-se que o custo com água, resíduos e energia das autarquias dos cinco concelhos (Feira, S. J. Madeira, O. Azeméis, V. Cambra e Arouca) prevê-se uma redução de 20% até 2009; o indicador de «eco-eficiência regional Ecoempresas» tem como meta uma melhoria de 10%, numa linha estratégica a implementar pelas empresas; a nível do cidadão, espera-se que o «consumo per capita de energia total na região» se situe 60% do valor nacional.

———————

Plano de actividades 2007
Eco-eficiência Municipal – Gestão e controlo dos custos operacionais dos municípios com energia, em 2007 alargados aos vectores da água e combustíveis, com vista à sua redução.

Iluminação Pública – Gestão e controlo dos custos operacionais dos municípios com iluminação pública com vista à sua redução.

Biomassa – A biomassa constitui um potencial energético da nut III que urge valorizar. Neste sentido, a EDV Energia continuará o desenvolvimento da plataforma regional para aproveitamento desse recurso, estimulando o mercado para assegurar a sua oferta/procura sustentáveis.

Eco-empresas – O aumento dos níveis de Eco-Eficiência empresarial é a estratégia em que aposta este programa, sendo a sua continuidade “premente”. Assim, estão previstas, para 2007, actividades de consultadoria às empresas (diagnósticos e soluções eco-eficientes) e a realização de um congresso internacional, para promover o EDV, enquanto centralidade da Eco-Eficiência.

Parque dos Moinhos (Ul) – Trata-se de um projecto educativo que tem como público-alvo estudantes do ensino básico e secundário. A EDV Energia promoverá esforços para a instalação de uma estrutura física que permitirá dinamizar actividades pedagógicas com jovens de todos os níveis de ensino.

Escolas Eco-Eficientes – Este projecto, a implementar em 2007, tem um objectivo duplo: aumentar os níveis de Eco-eficiência das escolas, enquanto estruturas, e o da formação da comunidade escolar para a temática.

Valorização de resíduos orgânicos – O objectivo neste caso é reduzir a factura da gestão dos resíduos orgânicos e contribuir para o seu aproveitamento material e energético. Nesse sentido, a EDV Energia promoverá acções para viabilizar a instalação de uma unidade de co-digestão anaeróbica na região, utilizando as melhores tecnologias disponíveis.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=1c383cd30b7c298ab50293adfecb7b18&subsec=&id=431af639284677b503945fd6857d074d

==========================

Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

==========================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
www.campoaberto.pt
campo-aberto.blogspot.com

Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

======================================

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Anadolu Yakası Türk Escort bodrum escort fethiye escort gaziantep escort gaziantep escort maltepe escort bostancı escort anadolu yakası escort izmir escort bayan bonus veren siteler escort ankara ankara escort tempobet deneme bonusu veren siteler deneme bonusu ataşehir escort Marsbahis marsbahis Mebbis belugabahis grandpashabet betist Casibom jojobet matbet holiganbet trendyol indirim kodu Casibom marsbahis vevobahis Bahçeşehir Escort casibom giriş slot siteleri https://en-iyi-10-slot-siteleri.com starzbet adamsah.net marsbahis cratosslot casibom tipobet betonred bahiscom mariobet bahiscom onwin marsbahis bahsegel matadorbet by casino ultrabet ultrabet betkom giriş matadorbet matadorbet grandbetting truvabet bahiscasino tarafbet bahiscom mariobet betist markajbet betine matadornet casibom belugabahis betebet 1xbet asyabahis casinovale discountcasino elexbet favoribahis bahiscom bahiscom belugabahis belugabahis betist betist celtabet celtabet klasbahis klasbahis mariobet mariobet restbet restbet tarafbet tarafbet tipobet tipobet casibom casibom casibom casibom starzbet sahnebet limanbet redwin matadorbet matadorbet betkom betkom casibom casibom casibom casibom 7slots bahigo bahis1000 bahisal baymavi baywin betexper betkanyon betkolik betkom betlike betmatik betnis betonred betorspin betpark betper betroad betsat bettilt betturkey betvole 24win cratosslot elitbahis favorisen funbahis gorabet hilbet ikimisli imajbet intobet jasminbet jetbahis kralbet ligobet lordbahis marsbahis meritking milanobet mobilbahis mostbet mrbahis neyine noktabet norabahis oleybet onbahis onwin orisbet parmabet perabet piabet pinup pokerbeta pusulabet redwin rexbet romabet sahabet savoybetting betkom matadorbet bahis siteleri blackjack siteleri CasinoBonanza casino bonanza deneme bonusu rulet siteleri sweet bonanza casino siteleri casino siteleri casino siteleri supertotobet tulipbet tumbet padisahbet vdcasino venusbet winxbet 7slots asyabahis bahis1000 bahisal bahsegel baywin betebet betexper betkolik betmatik betonred betorspin betroad bettilt betturkey betvole casibom cratosslot dumanbet elitbahis extrabet funbahis gorabet grandpashabet hilbet imajbet jasminbet kalebet kralbet limanbet maltcasino markajbet matbet milanobet mobilbahis mostbetgiris neyine norabahis onwin palacebet parmabet perabet pokerbeta redwin rexbet rokubet sahabet savoybetting tarafbet truvabet tumbet xslot artemisbit baymavi betebet betkolik betkom betper bettilt celtabet imajbet klasbahis ligobet limanbet mariobet matbet neyine sahabet mersin günlük kiralık ev betpas restbet klasbahis betebet belugabahis tarafbet betkom betist markajbet paribahis betine gobahis bettilt betnis betsat betorspin ligobet betkanyon baywin rokubet cratosslot gorabet elexbet funbahis artemisbet betpark betmatik oleybet betlike kralbet perabet limanbet savoybetting intobet discount casino bahsegel mostbet betroad jasminbet hilbet venüsbet asyabahis redwin betkolik dinamobet milanobet elitbahis orisbet pusulabet aresbet polobet dumanbet matbet palacebet mrbahis tulipbet norabahis milosbet betvole onbahis betexper betper bahigo pokerbeta lordbahis casinovale betonred bahis1000 baymavi akcebet noktabet neyine favorisen betgit betcup starzbet hiltonbet setrabet melbet betnano kazandra pokerklas maltcasino eskişehir halı yıkama