• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

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BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sábado, 23 de Setembro de 2006

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Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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1. Incêndios consumiram 70231 hectares

Os incêndios consumiram 70231 hectares em Portugal desde o início do
ano, indica um relatório da Direcção-Geral dos Recursos Florestais
(DGRF).
https://www.dgrf.min-agricultura.pt/v4/dgf/pub.php?ndx=3405

Entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro registaram-se 21116 ocorrências,
distribuídas por 3348 incêndios florestais e 17768 fogachos.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/ultimas/Inc_ndios_consumiram_70231_hect.html

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2. Nova galeria no Porto

As galerias de arte da Rua Miguel Bombarda, no Porto, inauguram hoje,
a partir das 16 horas, mais uma série de exposições simultâneas, que
vão ficar patentes até finais de Outubro. O destaque do dia vai para a
abertura do novo espaço da galeria Fernando Santos, com um artista
espanhol que se apresenta pela primeira vez em Portugal.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/cultura/nova_galeria_porto.html

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3. Sem barreiras até 2009

O centro da cidade de Matosinhos está praticamente livre de barreiras
arquitectónicas. Em 75% das ruas da envolvente aos Paços do Concelho a
autarquia eliminou, ao longo de dois anos, os mais diversos obstáculos
à mobilidade, desde candeeiros de iluminação pública, a parquímetros.
Com esse esforço ganhou a Bandeira de Prata da Mobilidade e a vontade,
ontem anunciada, de, até 2009, “eliminar as barreiras nas duas
freguesias da cidade”.

A autarquia integra, desde a sua criação, em 2003, a Rede Nacional de
Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos. Um projecto que “obriga” as
câmaras municipais aderentes a redesenharem ou adaptarem parte do
espaço público do centro administrativo das capitais dos concelhos
aderentes.

“Uma das nossas preocupações é simplificar a vida às pessoas, tornando
a cidade mais fácil, acolhedora e acessível. Após o centro, vamos
alargar o projectos à totalidade do centro de Matosinhos e de Leça da
Palmeira. Até 2013 queremos todo o concelho livre de barreiras à
mobilidade. Nas ruas e nos edifícios e serviço públicos”, referiu
Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Avaliação

A Bandeira de Prata foi atribuída após o presidente da Associação
Portuguesa dos Planeadores do Território, Pedro Silva, e a
coordenadora do projecto, Paula Teles, terem avaliado o trabalho
feito.

“Aconselhámos a eliminar ou a recolocar algumas barreiras, mas que não
são um impedimento da mobilidade. Matosinhos já atingiu os objectivos
propostos para a segunda fase do projecto”, revelou Paula Teles.

Nuno Oliveira, vice-presidente da Câmara de Matosinhos, sublinhou que
a “fasquia foi colocada ainda mais alta”.

“Começámos o trabalho há alguns anos e isso já é visível nos complexos
habitacionais construídos. Até 2013, queremos eliminar as barreiras à
mobilidade dos centros urbanos de todas as freguesias”, concluiu.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/porto/sem_barreiras_2009.html

Matosinhos continua empenhado em ser uma cidade com mobilidade para todos
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=fc92a2138aa51f7cfdfcb213b43ab0b8

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4. Cicloturismo com viagens de metro pelo meio

O Metro do Porto promove, amanhã, a iniciativa “Desafio Metro em 2
Rodas”, um passeio de cicloturismo que inclui troços percorridos na
rede de metro.

O passeio tem início às 10 horas, na estação da Trindade, passa pela
Baixa do Porto, Estação de S. Bento, Museu do Carro Eléctrico, segue
pela marginal, Foz, praia do Molhe e pelo “calçadão” de Matosinhos,
regressando depois ao ponto de partida.

Para participar neste “Desafio Metro em 2 Rodas”, que está incluído no
programa de actividades da Semana da Mobilidade, os cicloturistas
devem apenas apresentar-se acompanhados da sua bicicleta e carregar o
seu cartão Andante com os títulos necessários.

As ligações de metro previstas no percurso incluem os troços entre as
estações da Trindade e de S. Bento, na Linha Amarela, e entre
Matosinhos Sul e a Trindade, na Linha Azul. Todas as restantes
ligações são feitas de bicicleta.

Em cada ponto de passagem, os participantes deverão carimbar o
“road-book” que lhes é entregue no início do “Desafio”, de forma a
que, no final, possam receber os prémios de presença, na Estação da
Trindade.

Esta acção dá-se na semana em que o Metro do Porto foi distinguido com
o Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta (categoria Empresa de
Transportes Colectivos) atribuído pela Federação Portuguesa de
Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

O Metro do Porto é uma das poucas empresas de transportes públicos em
Portugal a consagrar o transporte de bicicletas na sua rede de forma
livre, gratuita e condicionada apenas às condições de conforto dos
clientes.

Ou seja, desde que exista espaço útil no interior das composições, as
bicicletas podem ser transportadas em qualquer período do horário de
funcionamento do Metro do Porto.

A mesma prática é aplicada quanto ao transporte de bicicletas no
Funicular dos Guindais, que liga a Ribeira à zona da Batalha.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/porto/cicloturismo_viagens_metro_pelo_meio.html

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5. Sociedade de reabilitação “pendurada” pelo Governo

Já tem nome (CidadeGaia) e plano estratégico (masterplan). Já foi
aprovada pela Câmara e Assembleia municipais gaienses, com vasto
dossiê onde não falta um estudo de viabilidade financeira. Falta,
porém, o essencial o aval do Governo. Apesar disso, a Sociedade de
Reabilitação Urbana (SRU) de Gaia é já o instrumento principal para
que vários projectos transformem a zona ribeirinha.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/porto/sociedade_reabilitacao_pendurada_pel.html

Masterplan aguarda nova lei
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=9b17a3a5c346c384e5c6185630dc2560

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6. Torre de Quintela vai ser núcleo visitável de museu

Foi apresentado, ontem, à noite, em Vila Real, um projecto de
qualificação que visa transformar a Torre do Alto de Quintela,
monumento nacional, classificado desde 1910, num núcleo vivo do Museu
de Arqueologia e Numismática. A torre passará a ser visitável e, além
de objectos arqueológicos de várias épocas, os visitantes poderão ver
práticas agrícolas ao vivo.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/norte/torre_quintela_ser_nucleo_visitavel_.html

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7. Mais mobilidade para os idosos

A Câmara de Torre de Moncorvo quer promover a mobilidade da população,
sobretudo dos idosos. Para diminuir a circulação de automóveis na vila
e aumentar a acessibilidade aos mais de 1200 cidadãos com mais de 75
anos, a autarquia investiu na criação de transportes colectivos,
“porque usa-se muito os carros por não haver alternativa”, disse o
presidente da edilidade, Aires Ferreira.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/norte/mais_mobilidade_para_idosos.html

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8. Chefe de projecto será o grande timoneiro

A Estrutura de Missão para a região duriense irá ficar na depedência
do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento
Regional. Ou seja, Carlos Lage, enquanto presidente da CCDR do Norte
responde a Nunes Correia pelas duplicidade de funções.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/norte/chefe_projecto_sera_o_grande_timonei.html

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9. “Era preciso uma pessoa capaz de bater o pé ao poder centralista”

O actual presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento
Regional (CCRN) do Norte acaba de ser formalmente indigitado
Encarregado de Missão da Região Demarcada do Douro. A decisão
publicada, há dias, pelo Governo em Diário da República, não criou
entusiasmo e ficou àquem das expectativas iniciais “O Douro merecia
uma personalidade com mais poder de decisão”, sugeriu, ao JN, o
empresário duriense Mário Ferreira.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/norte/era_preciso_pessoa_capaz_bater_o_ao_.html

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10. Agere atenta à poluição na ribeira de Panóias

Os presidentes das Juntas de Freguesia afectadas pelos focos de
poluição da Ribeira de Panóias, em Braga, estiveram reunidos com a
equipa técnica da empresa municipal de águas e saneamento (AGERE) para
fazerem o ponto da situação sobre o processo de despoluição.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/minho/agere_atenta_a_poluicao_ribeira_pano.html

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11. Dia do Turismo nos trilhos pedestres

A Câmara de Terras de Bouro proporciona, hoje, a todos os
interessados, guias para a realização de quatro trilhos pedestres,
numa iniciativa que visa assinalar o Dia Mundial do Turismo. A
autarquia vai disponibilizar um conjunto de actividades para os
participantes visitarem locais de interesse paisagístico, histórico e
ambiental.

https://jn.sapo.pt/2006/09/23/minho/dia_turismo_trilhos_pedestres.html

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12. Comissão Europeia apresenta carro económico

O comissário europeu da Energia, Andris Piebalgs, apresentou em
Bruxelas um veículo que percorre quase três mil quilómetros com um
litro de combustível. O Microjoule foi apadrinhado pelo comissário no
âmbito do Plano de Acção para a Eficiência Energética, que prevê uma
redução de 20 por cento no consumo de energia até 2020, e deverá será
apresentado no dia 20. “O projecto ilustra o papel importante que os
meios de transporte podem ter para atingir o objectivo de aumentar a
poupança de energia, grande objectivo do plano”, disse. O protótipo,
construído por estudantes de um liceu de San Sébastien, é movido a
etanol, cumpre uma velocidade de 10 quilómetros por hora e pesa 30
quilos, tendo três metros de comprimento, 70 centímetros de largura e
50 de altura. Em Maio venceu a Eco-Maratona Shell.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=9a94cc4fcb4e8fd8176f5d65c7a10f27

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13. Galeria quer ser um espaço diferente na Invicta

Situada na Rua de Nossa Senhora de Fátima, a porta número 268 acolhe o
novo «Mercado das Artes». Trata-se de uma galeria que pretende ser “um
híbrido entre galeria, loja e lugar de realizações artísticas”, onde
se poderão “criar, mostrar e mercar todos os objectos” de arte,
referiu Rui Carvalho da Silva, em entrevista ao JANEIRO.
Apresentando um formato diferente das “galerias normais”, o espaço
permite, para além da “venda”, a “promoção da obra do artista”.
Segundo afirmou o mesmo responsável, é importante que o visitante
“olhe a obra em si”, ao invés de valorizar “exageradamente” o nome do
artista.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=c20ad4d76fe97759aa27a0c99bff6710&subsec=&id=795791d8cb2589c8a6c7d8dc35f67ccb

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14. Dia Europeu sem Carros foi assinalado um pouco por todo o País sem
grande entusiasmo
Cidades limpas, mas pouco…

Seis anos após o arranque da iniciativa, o Dia Sem Carros mentem-se
como uma iniciativa simbólica em Portugal. Nas principais cidades do
País, as autarquias encerram poucas ruas e as alternativas propostas
nem sempre estão à altura da exigência.
Dezenas de municípios e cidades portuguesas «expulsaram» ontem os
automóveis de algumas ruas e por algumas horas, preenchendo-as com
actividades desportivas, culturais e de promoção dos transportes
alternativos na comemoração de mais um Dia Europeu sem Carros. A
Norte, a Guarda foi a «Cidade Ecológica», com o trânsito cortado em
várias ruas entre as nove e as 18 horas, substituído por animação de
rua e iniciativas de sensibilização ambiental. Em Chaves estiveram
vedadas ao trânsito várias ruas do centro histórico, enquanto
Manteigas aderiu ao Dia Europeu sem Carros, também, com animação de
rua e a realização de olimpíadas do ambiente. Já Pinhel pensava ter
encerrada aos automóveis a Rua Direita, mas a pressão dos comerciantes
locais acabou por levar ao cancelamento de todas as actividades
agendadas para a Semana Europeia da Mobilidade, que ontem se completa.
Em Vila Real, os habitantes puderam desfrutar de passeios a cavalo
promovidos pela autarquia e da exibição de um filme sobre o ambiente.
O bairro típico aveirense da Beira-Mar, no centro histórico da cidade,
esteve vedado aos carros das oito da manhã de ontem e até às duas
horas desta madrugada, uma medida que a câmara municipal estuda
concretizar em definitivo. No Porto, a adesão foi fraca e prejudicada
pela greve dos transportes públicos.

Sul empenhado nas alternativas
Na capital, as ruas entre o Rossio e a Praça de Espanha estiveram
fechadas ao trânsito não prioritário, mantendo-se, porém, a circulação
nas ruas que as atravessam. Neste sentido, a CP ajuda quem queira
abdicar do automóvel, permitindo o transporte gratuito de bicicletas
aos fins-de-semana e feriados. Do outro lado do Tejo, algumas ruas da
Costa da Caparica foram cortadas entre as sete e as 19 horas e
estiveram ocupadas com acções desportivas e artísticas. A inauguração
de uma nova ciclovia com dois quilómetros na nova segunda circular
externa do Montijo marcou as comemorações nesta cidade, ao passo que
numa deslocação para Évora, o secretário de Estado do Ambiente,
Humberto Rosa, «estreou» o automóvel híbrido que vai passar a
transportá-lo em funções oficiais. O dia de ontem serviu para
assinalar, também, o fim da Semana Europeia da Mobilidade.
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Memória
Propostas de uma acção simbólica
O primeiro Dia Sem Carros em Portugal celebrou-se a 22 de Setembro de
2000 em algumas das principais cidades dos país, com muitos habitantes
e governantes a optarem pelos transportes públicos, bicicletas e até
trotinetes num dia em parecia domingo. Seis anos depois, o número de
municípios participantes cresceu – 70 câmaras –, mas a visibilidade da
iniciativa diminuiu. O Governo já garantiu que quer dar a volta à
situação e o secretário de Estado do Ambiente anunciou que a partir
deste ano tudo será diferente.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=c9823735ec434e51c4dc954cc183a12f

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Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
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INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
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www.campoaberto.pt
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Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

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