İzmir escort » İzmir eskort bayan » Vip Escorts beydağ escort bornova escort buca escort çeşme escort seferihisar escort beylikdüzü escort avrupa yakası escort mecidiyeköy escort beşiktaş escort Escort Paris porn tube porno porn porno amateur

    [Esta lista tem actualmente cerca de 380 participantes inscritos.]

    Veja o site e o blogue da Campo Aberto:
    https://www.campoaberto.pt/
    https://campo-aberto.blogspot.com/

    Veja também o blogue:
    https://avenida-dos-aliados-porto.blogspot.com

    Comente, participe. Divulgue!

    ==========================
    Caro Leitor do Boletim Diário PNED:

    Se ainda não o é, e se concorda, ainda que apenas em parte, com o
    que é e faz a Campo Aberto, e se julga útil apoiá-la, faça-se sócio!

    Em alternativa assine a revista Ar Livre (que os sócios também
    recebem).

    Peça informações:
    campo_aberto@oninet.pt

    ==========================

    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Segunda-feira, 7 de Agosto de 2006

    ==========================

    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações
    indicadas.

    ==========================
    1. Opinião: É chegada a vez da Trindade

    A Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana admite demolir
    quarteirões na zona da Trindade. Admite? Pois que não admita, vá já
    para a demolição propriamente dita, pensei eu cá para os meus botões
    quando li no Público a notícia de que algo está (ou vai estar) a
    mexer naquela paragem citadina. Constituído, ainda, pelo que resta
    das expropriações levadas a cabo para a abertura da Avenida dos
    Aliados, aquele espaço urbano tão caracteristicamente portuense,
    alberga hoje em dia um sem número de casas devolutas cujos rés-do-
    chãos são ocupados por pequenos comércios. Subsiste ainda alguma
    marginalidade, sobretudo centrada na Rua do Estevão, à sombra da
    Santíssima Trindade e paredes-meias com a Domus Municipalis.

    https://jn.sapo.pt/2006/08/07/porto/e_chegada_a_da_trindade.html

    ==========================
    2. Porto: Molhes crescem a bom ritmo

    Os trabalhos de estabilização das margens do Douro, possível com a
    construção dos molhes da barra, deverão estar concluídos em Junho de
    2007. No local é visível que falta muito para terminar a obra, mas o
    Instituto Portuário e Transportes Marítimos garante que não há
    atrasos.

    Os grandes objectivos a alcançar com a concretização deste projecto
    prendem-se com a melhoria da acessibilidade marítima, a protecção
    marginal da cidade do Porto e a estabilização sedimentar do
    Cabedelo, em Gaia, mantendo a capacidade de escoamento das cheias do
    rio Douro, sendo que é primordial a estabilização das margens do
    estuário e a melhoria das condições de navegabilidade.

    Na obra de construção dos molhes da barra do Douro está ainda
    prevista a criação de uma série de zonas de lazer dotadas de um
    conjunto de jogos de divertimento e aventura, um bar esplanada e um
    espaço de aluguer de bicicletas e patins. Os molhes terão ainda dois
    passeios, um superior e ao ar livre, aberto sobre o mar e de
    utilização condicionada à meteorologia, e outro interior, em galeria
    fechada, com janelas rasgadas a sul e acesso permanente ao farol.
    Esta será uma galeria que possibilitará o uso dos molhes nos meses
    de Inverno, podendo assim as pessoas aceder até ao farol de
    Felgueiras e daí observar o mar.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
    op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=17f6657ad4a
    04653e45279f4a73e5667

    Os molhes do Douro deverão ter outra importante valência e que se
    relaciona com o aproveitamento da energia das ondas, conforme foi já
    protocolado pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a
    Labele/EDP e a Consulmar. Não obstante, não está ainda formalmente
    decidido pelo Governo se os molhes do Douro poderão acolher a
    inédita central de produção de electricidade.

    A tecnologia a aplicar nos molhes do Douro, caso a denominada
    Central de Energia das Ondas seja construída, será a da coluna de
    água oscilante. Isto é, as ondas criam um fluxo de ar que fará
    accionar as quatro turbinas. Conforme anunciado, a central terá
    capacidade para produzir o suficiente para as necessidades diárias
    de 500 a 600 habitações, e deverá custar 2,8 milhões de euros. A
    decisão terá ser tomada antes da instalaçãos dos últimos caixotões
    de betão que formam o molhe, conforme frisaram na altura os
    responsáveis pelas empresas.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
    op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=89951df933c
    56822c718b0efabfcd21b

    ==========================
    3. Porto: Parque tecnológico avança

    O Parque de Ciência e Tecnologia, que ficará instalado no pólo da
    Asprela, vai arrancar no próximo ano. O reitor da Universidade do
    Porto, José Marques dos Santos, acredita ser possível iniciar e
    concluir a construção durante 2007, estando actualmente a
    ser “preparada a candidatura final ao financiamento”.

    A criação do novo equipamento vai ser, na opinião de José Marques
    dos Santos, “fundamental para acolher os «spin-off» [organismos/
    empresas que aplicam no mercado de trabalho o conhecimento
    resultante da investigação científica e tecnológica]” que a própria
    Universidade do Porto “está a tentar promover”. O trabalho
    desenvolvido no terreno, aponta, “tem demonstrado que há um enorme
    potencial que, muitas vezes, não tem aparecido”. E como exemplo
    refere o caso dos pedidos de patentes que, este ano, “são mais do
    que o número de patentes registadas durante 2005 todo”.

    Simultaneamente, o reitor reiterou a intenção de ver avançar a
    construção de três novos edifícios, no âmbito do contrato-programa
    assinado com o Governo em 2001 e que, até hoje, continua por
    cumprir. Os projectos incluem um novo edifício para a Faculdade de
    Medicina, um outro para o Instituto de Ciências Biomédicas Abel
    Salazar (ICBAS)/ Faculdade de Farmácia e um terceiro para a
    Faculdade de Nutrição.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
    op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=3b36e479279
    aebae91ec07d25c49da2d

    ==========================
    4. Amarante e Marco: Exploração da linha do Tâmega

    Com o fim eminente das linhas do Corgo, Tua e Tâmega, os autarcas da
    região já pensaram em soluções e chegaram mesmo a apresentar
    propostas. O problema, dizem, é a falta de articulação entre a CP e
    as autarquias. “O comboio não pode parar. Se tal acontecer Trás-os-
    Montes fica sem ligação ferroviária ao litoral”, salientou o
    autarca. “Se houvesse mais horários e em horas diferentes, o comboio
    poderia ter sido um meio de transporte mais importante”, frisou.
    Defendeu ainda um maior aproveitamento turístico da linha do Tua, a
    qual considera que atravessa uma paisagem “deslumbrante”. Se a
    intenção de construir uma barragem na foz do Tua avançar, esta linha
    ficará completamente submersa, pelo que, o futuro do comboio no Tua
    poderá estar seriamente hipotecado.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
    op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=a01562cd02a
    8f155e2a409d111a3da45

    Ao mesmo tempo que o país debate a introdução do comboio de alta
    velocidade, a pequena aldeia nortenha de Alvações do Corgo receia
    ver partir o seu único transporte público: o pequeno e pachorrento
    comboio.

    O comboio começou a atravessar o vale do Corgo em Abril de 1906 e,
    mais de um século depois, continua a ser o meio de transporte
    utilizado pelos habitantes de Alvações do Corgo, Vila Nova de
    Penaguião, para se deslocaram a Peso da Régua, no coração do Douro,
    ou à capital de distrito, Vila Real.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?
    op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=0619647a80b
    792a7ce99ec96acf8a18d

    ==========================
    5. Luso: Há pouco mas bom mel

    A seca do ano passado condicionou a floração e esta a quantidade de
    mel produzido no Litoral Centro. Este ano há pouco mel, mas,
    garantem os apicultores, o que há é de boa qualidade e vão demonstrá-
    lo na Feira do Mel e do Pão do Luso, no próximo fim-de-semana (de 12
    a 15 de Agosto).

    Será um mel com um leve travo amargo provocado pela urze o deste
    ano, já que a fraca floração originada pela seca limitou a esta flor
    a recolha de pólen pelas abelhas, tornando-se menor a influência da
    flor do eucalipto, uma das bases do mel produzido na região Centro.

    Além dos frascos de mel, do pólen, muito apreciado pelas vitaminas
    que possui, e dos licores e aguardentes de mel de confecção caseira,
    os apicultores terão na banca produtos de beleza como champô,
    sabonete ou cremes, colheres próprias para tirar o mel, bolos e
    biscoitos, chá, e geleia real.

    https://jn.sapo.pt/2006/08/07/centro/ha_pouco_bom_devido_a_seca_2005.h
    tml

    ==========================
    6. Coimbra: Carta de ruído

    As áreas próximas das vias de tráfego, principalmente nos
    aglomerados urbanos, são os locais onde se regista maior nível de
    ruído no município de Coimbra. Esta é a principal conclusão de um
    Mapa de Ruído, elaborado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da
    Universidade de Coimbra, e que agora foi entregue à Câmara Municipal.

    Segundo o estudo, “os níveis sonoros existentes são condicionados
    pela circulação automóvel, nomeadamente na A1, A14, no IC2, EN1, IP3
    e na Via Rápida de Taveiro”. “São conclusões óbvias”, considerou o
    vereador da Protecção Civil, Álvaro Sêco, ao criticar o estudo
    por “esquecer a zona da Guarda Inglesa, onde houve recentemente
    alterações ao trânsito que afectaram o ruído”.

    “As principais vias rodoviárias situam-se no tecido urbano, porque
    não há variantes a Coimbra”, lamentou João Rebelo, ao reivindicar
    a “rápida construção da Circular Externa (IC3) e da futura variante
    ao IC2”.

    https://jn.sapo.pt/2006/08/07/centro/maiores_niveis_ruido_junto_vias_t
    raf.html

    ==========================
    7. Aveiro: Move Aveiro relança projecto BUGA

    O projecto BUGA (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro) conta,
    desde o início do mês, com uma rede alargada de parques, cerca de
    duas dezenas, espalhados pela cidade, onde é possível apanhar e
    deixar uma bicicleta. A utilização das BUGA passa a exigir a simples
    colocação de uma moeda de 50 cêntimos (antes era preciso deixar um
    documento) num sistema em tudo semelhante ao dos carrinhos de
    compras dos supermercados.

    https://jn.sapo.pt/2006/08/07/centro/move_aveiro_relanca_projecto_buga
    .html

    ==========================
    ==========================

    Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
    https://groups.yahoo.com/group/pned/

    Se quiser consultar os boletins atrasados veja
    https://campoaberto.pt/boletimPNED/

    ==========================
    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal
    de Notícias e de O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros
    jornais ou fontes de informação).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
    está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu
    âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
    Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

    Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
    contacto@campoaberto.pt
    telefax 229759592
    Apartado 5052, 4018-001 Porto

    Selecção hoje feita por Maria Carvalho

    __._,_.___

    =============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

    Para difundir mensagens escreva para: pned@yahoogrupos.com.br

    Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.

    Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogrupos.com.br e com o corpo da mensagem vazio.

    Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

    Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@yahoogrupos.com.br

    Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:

    https://br.groups.yahoo.com/group/pned/

    =============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

    Imprimir esta página Imprimir esta página

    Categorias: Boletim

    Deixar comentário