Boletim PNED de 16 de Junho de 2006

by | Jun 16, 2006 | Boletim | 0 comments

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BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Sexta-feira, 16 de Junho de 2006

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Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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1. Greenpeace propõereservas marinhas

O movimento ecologista Greenpeace lançou ontem, em Atenas, uma
campanha para a criação de 32 reservas marinhas no Mediterrâneo, com a
finalidade de salvar espécies ameaçadas.
A proposta implicaria que 40% da extensão do Mediterrâneo ficasse
incluída nesta rede de reservas marinhas. Aí, a actividade piscatória
seria interdita.

https://jn.sapo.pt/2006/06/16/sociedade_e_vida/greenpeace_propoereservas_marinhas.html

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2. Sentença de morte (III)

Há dias, participei num Congresso sobre “Educação e Desenvolvimento
Sustentável”, promovido e organizado pela Câmara Municipal de Paredes
de Coura. Neste âmbito, coube-me tratar o tema, “o planeamento e o
ordenamento do território como factor de desenvolvimento”, partilhando
os trabalhos da manhã do dia 27 de Maio, com Emílio Fernandez Suarez,
da Direccion Xeral de Desenvolvimento Sostible da Galiza que discorreu
sobre as “bases para um deseño intelixente do futuro da Galicia”.

https://jn.sapo.pt/2006/06/16/porto/sentenca_morte_iii.html

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3. Foi você que pediu um Porto antigo?

Os caminhos por onde esta homenagem de Germano Silva ao Porto
deambulam o Largo de S. João, o Novo, “um dos sítios que têm resistido
às demolições do camartelo”; a Rua da Fábrica, onde outrora esteve
estabelecida, em pleno coração da cidade, a Real Fábrica do Tabaco
(nome, aliás, inicialmente dado àquela artéria); o velho Bairro da Sé
(“Os anos foram-se escoando no calendário do tempo e o resto do Bairro
da Sé manteve-se inalterável. Pior, continuou a degradar-se”); o Largo
de S. Domingos, um dos poucos recantos do burgo cinzento onde “ainda
se guarda alguma coisa da beleza antiga”.

https://jn.sapo.pt/2006/06/16/porto/foi_voce_pediu_porto_antigo.html

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4. Novo complexo do Fluvial motiva queixa à IGAT

O Núcleo de Defesa do Meio Ambiente de Lordelo do Ouro (NDMALO)
solicitou a intervenção da Inspecção-Geral de Administração do
Território (IGAT) para analisar o processo urbanístico de construção
do novo complexo desportivo do Clube Fluvial Portuense. A obra está em
curso na Rua de Aleixo Mota e deverá ficar concluída no final do ano.
O grupo ecológico garante que “tem fundamentadas razões do
incumprimento de várias disposições legais vigentes” no processo de
loteamento e de licenciamento municipal do equipamento. O clube
defende a legalidade da operação.

https://jn.sapo.pt/2006/06/16/porto/novo_complexo_fluvial_motiva_queixa_.html

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5. Shopping continua sem licença

O Shopping Cidade do Porto continua sem licença. Depois de, em
Fevereiro de 2002, o Supremo Tribunal Administrativo ter considerado
nulo o despacho municipal de deferimento do licenciamento de
construção, não foi iniciado qualquer processo para legalizar o centro
comercial.
A Câmara portuense tem defendido que o actual Plano Director Municipal
(PDM) – que entrou em vigor este ano – legaliza o Bom Sucesso.

https://jn.sapo.pt/2006/06/16/porto/shopping_continua_licenca.html

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6. Matadouro está a poluir rio Fresno

Um grupo de cidadãos alertou o município de Miranda do Douro para
eventuais focos de poluição existentes no rio Fresno, provocados pelos
esgotos do matadouro municipal, instalado numa das margens, a poucos
metros do curso de águas que está localizado junto ao perímetro da
cidade. A autarquia local rejeita qualquer responsabilidade nesta
matéria.
Segundo Américo Tomé, vice-presidente da Câmara, pode haver alguns
escorrimentos, mas não chegam a atingir as águas do rio, já que
praticamente todos os detritos provenientes do abate dos animais vão
para uma cisterna colocada na parte traseira da unidade de abate e que
faz a recolha dos detritos.

https://jn.sapo.pt/2006/06/16/norte/matadouro_esta_a_poluir_fresno.html

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7. Tua navegável para incrementar turismo

O secretário da Junta de Freguesia de S. Mamede de Ribatua, em Alijó,
defende a navegabilidade do rio Tua até Mirandela como forma de
desenvolver o turismo na região. O geógrafo José Ribeiro opina que, se
for avante a intenção da EDP de construir uma barragem no rio Tua, a
região deverá pensar em tirar daí outros benefícios que não sejam
apenas os da produção eléctrica.
Para garantir a navegabilidade até Mirandela, José Ribeiro defende que
a albufeira da futura barragem teria de subir à cota 520. Ora,
acontece que, com uma cota tão alta, muitos terrenos agrícolas do vale
do Tua e mesmo parte de algumas povoações ficariam inundadas. “Mais de
metade de localidade do Amieiro, em Alijó, ficaria submersa”,
reconhece o geógrafo.
José Ribeiro diz ter consciência da gravidade social e económica da
situação. E, para a evitar, sugere a construção de mais uma barragem a
montante da outra, sendo que a transposição pelos barcos seria feita
através de uma eclusa, à semelhança do que já ocorre no Douro.

Além do Tua, o secretário da Junta de Freguesia de S. Mamede de
Ribatua defende também a navegabilidade do rio Sabor, caso a barragem
para ali projectada venha a ser construída. As paisagens únicas
daqueles afluentes do rio Douro, as amendoeiras em flor, os desportos
motorizados e o golfe são dois cartazes que, na sua opinião, deveriam
ser aproveitados para atrair muitos mais turistas a Trás-os-Montes e
Alto Douro.

https://jn.sapo.pt/2006/06/16/norte/tua_navegavel_para_incrementar_turis.html

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8. Linha do Douro como uma via estratégica

A linha férrea do Douro vai ser proposta na próxima reunião da
comissão delegada de Planeamento do Eixo Atlântico Peninsular como
“via estratégica de desenvolvimento do Douro” e de características
transnacionais.
O documento será colocado em cima da mesa pelo presidente da Câmara
Municipal de Peso da Régua, Nuno Gonçalves, a fim de ser analisado. Em
causa, está o troço entre Marco de Canaveses e Pocinho e a defesa da
reabertura do segmento entre Pocinho e Barca de Alva e consequente
ligação a Espanha por La Fregeneda e, posteriormente, a Salamanca.

https://jn.sapo.pt/2006/06/16/norte/linha_douro_como_via_estrategica.html

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9. Corema critica posições do IPPAR e do IPA

A associação ambientalista Corema, de Caminha, acusou o IPPAR e o IPA
de actuarem “como meras comissões liquidatárias do património”,
produzindo pareceres “esquizofrénicos” sobre o traçado de ligação da
A28 a Caminha. Em comunicado, a Corema critica ainda o IPPAR
(Instituto Português do Património Arquitectónico) e o IPA (Instituto
Português de Arqueologia) pela “tibieza” e pelo “cinismo
indisfarçável” demonstrados ao longo do processo de aprovação daquele
traçado.
Após dois chumbos por parte do Instituto do Ambiente, o traçado da
ligação da A28 à EN13, na confluência dos concelhos de Caminha e Vila
Nova de Cerveira, acabou por receber “luz verde”, o que levou a Corema
a interpor uma providência cautelar para tentar travar o processo.

https://jn.sapo.pt/2006/06/16/minho/corema_critica_posicoes_ippar_e_ipa.html

IPPAR e IPA sob o fogo da Corema
https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=b3f08f17bf3303200a7bbd96612c5072

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10. Visto do Tribunal de Contas atrasa obras na matriz

A segunda fase das obras de restauro da igreja matriz de Caminha, no
valor 1,2 milhões de euros, aguarda apenas pelo visto do Tribunal de
Contas, a fim ser iniciados os respectivos trabalhos, com conclusão
prevista para finais de 2007.
Esta fase, com uma duração de 14 meses, prevê a recuperação de torre
sineira, retábulos, guarda- -vento e portas interiores e exteriores;
impermeabilização de pavimentos; ventilação da base das paredes,
instalação de novo sistema de som e luz e algumas intervenções no
espaço envolvente do templo, tais como o tratamento de pavimentos em
lajedo de granito e colocação de novo sistema de iluminação.

https://jn.sapo.pt/2006/06/16/minho/visto_tribunal_contas_atrasa_obras_m.html

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11. Câmara promove património natural em percurso pedestre

A Câmara Municipal de Vouzela está a preparar para amanhã mais um
percurso pedestre que tem por objectivo promover o património natural
do concelho, anunciou hoje a autarquia. Trata-se uma pequena rota
linear com cerca de 16 quilómetros, cujo trajecto será percorrido
maioritariamente acima dos 900 metros de altitude, chegando a atingir
os 1.043 metros no Monte Ventoso.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=fbe003072be835794407d9825a128faa

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12. Críticas e elogios à nova linha do metro

Cerca de três semanas após a inauguração, a linha do Metro do Porto
que liga o Estádio do Dragão ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro ouve
críticas e elogios. Os números fornecidos pela Metro do Porto indicam
que mais de doze mil pessoas utilizaram a linha, mas o facto de aquele
meio de transporte marcar presença no aeroporto somente de 32 em 32
minutos merece, por parte dos seus utilizadores, reclamação. Alguns
taxistas, que prestam os seus serviços junto do aeroporto, queixam-se
de perda de trabalho desde que a linha do metro chegou ao local. No
entanto esta opinião não reúne consenso no seio da classe.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=c16a5320fa475530d9583c34fd356ef5&subsec=6c8349cc7260ae62e3b1396831a8398f&id=1f9a3e5bfeb7b1a942e65041b729902e

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13. Câmara viabiliza instalação de esplanadas nos Aliados

O executivo da Câmara do Porto aprovou, com a abstenção dos vereadores
do PS, uma proposta que viabiliza a exploração de esplanadas na
renovada Avenida dos Aliados. A proposta prevê que a autarquia “apoie
no ano em curso em 10 por cento do valor necessário para aquisição de
mobiliário para as esplanadas os primeiros 10 requerentes” e que estas
fiquem isentas de taxas de ocupação durante 2006 e eventualmente em
2007. No final da reunião do executivo, o vereador do PS, Matos
Fernandes, afirmou que os socialistas optaram pela abstenção por
considerarem que a proposta “foi feita com pouco cuidado”,
designadamente por não explicitar os locais onde podem ser colocadas
as esplanadas. “As esplanadas não devem ser colocadas na plataforma
central”, defendeu o autarca socialista.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=c16a5320fa475530d9583c34fd356ef5&subsec=6c8349cc7260ae62e3b1396831a8398f&id=5a3d8d1c0f6e7c8210c3a9c5c5c3daee

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Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

Se quiser consultar os boletins atrasados veja
https://campoaberto.pt/boletimPNED/

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INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
ou fontes de informação).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
basicamente entre o Vouga e o Minho.

Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:

Campo Aberto – associação de defesa do ambiente
Apartado 5052
4018-001 Porto
telefax 22 975 9592
contacto@campoaberto.pt
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Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

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