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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Sábado, 11 de Fevereiro de 2006

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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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    1. Ministra elogia solução para o túnel

    A ministra da Cultura considerou, ontem, a “conquista” de cinco metros
    de passeio junto ao Museu Soares dos Reis e o recuo de “alguns metros
    no túnel” como “vantagens” da solução final do túnel de Ceuta, no
    Porto.
    Em declarações à agência Lusa à margem da exposição Arco, em Madrid,
    Isabel Pires de Lima mostrou-se “satisfeita” com a solução encontrada
    para o túnel de Ceuta, considerando que contempla “uma série de
    vantagens que não existiam na anterior”.

    https://jn.sapo.pt/2006/02/11/grande_porto/ministra_elogia_solucao_para_o_tunel.html

    Ministra da Cultura diz que solução encontrada para o túnel de Ceuta
    traz “vantagens”
    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=02&d=11&uid=&id=63013&sid=6952

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    2. Mercado abastece Lipor

    A Lipor anunciou, ontem, que está a recolher 105 toneladas mensais de
    resíduos orgânicos no Mercado Abastecedor do Porto. A recolha
    selectiva, que foi iniciada naquele mercado em Maio do ano passado,
    atingiu, em Dezembro, 840 toneladas de resíduos orgânicos.
    De acordo com Susana Lopes, da Lipor, aquele mercado é um dos maiores
    fornecedores de matéria orgânica.
    A Lipor recolheu, também no ano passado, 1400 toneladas de resíduos
    orgânicos em restaurantes e cantinas do concelho de Matosinhos.

    https://jn.sapo.pt/2006/02/11/grande_porto/mercado_abastece_lipor.html

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    3. Autocarros em Miragaia terão novos horários

    A STCP vai proceder a alterações nas linhas que servem as freguesias
    de Miragaia, Massarelos e S. Nicolau. Após os protestos da população,
    e reuniões com as junta de freguesia envolvidas, tudo depende, agora,
    da autorização da Câmara Municipal do Porto.

    Considerando que as alterações introduzidas (com a eliminação de oito
    linhas) “mexeram com a vida de milhares de pessoas”, Juvenal Peneda
    considerou que o balanço é positivo. “Tivémos 70 reclamações e 170
    pedidos de informação”.
    “As quatro novas linhas criadas estão a funcionar com normalidade e
    com a procura esperada. As linhas eliminadas serviam cerca de 28 mil
    clientes e as 23 e 88, que têm estado no centro das reclamações,
    serviam cerca de 900 clientes”, referiu Juvenal Peneda.

    https://jn.sapo.pt/2006/02/11/grande_porto/autocarros_miragaia_terao_novos_hora.html

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    4. Túnel maior custaria mais 125 milhões

    Em vez dos 60 milhões de euros previstos para a obra de rebaixamento
    da linha férrea em Espinho seriam necessários cerca de 185 milhões,
    caso se construísse um túnel maior do que o projectado. Isso mesmo foi
    garantido, anteontem, pelo presidente da Câmara, José Mota, numa
    sessão extraordinária da Assembleia Municipal. Encontro que visava
    debater a obra de enterramento e, sobretudo, as razões que levam a
    REFER a não aumentar a área de linha enterrada de forma a não
    prejudicar as populações da Marinha de Silvalde e do Rio Largo.

    https://jn.sapo.pt/2006/02/11/grande_porto/tunel_maior_custaria_mais_milhoes.html

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    5. Marca turística na região

    A Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP) vai criar, até finais
    deste ano, uma nova “marca” turística que ajude a tornar a região mais
    atractiva para os mercados internacionais, disse, ontem, à Lusa um
    responsável do organismo.

    https://jn.sapo.pt/2006/02/11/grande_porto/marca_turistica_regiao.html

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    6. Mobilidade nas cidades será qualidade de vida

    Acções específicas com vista a reduzir as necessidades de utilização
    do transporte individual motorizado, aumentar as viagens em
    transportes públicos, a pé ou bicicleta, encorajar a transição para
    veículos menos poluentes e reduzir o impacto dos transportes sobre o
    ambiente e saúde pública, estão previstas no Projecto Mobilidade
    Sustentável apresentado, ontem, em Coimbra, pela Associação Nacional
    de Municípios Portugueses (ANMP) e Instituto do Ambiente (IA).

    https://jn.sapo.pt/2006/02/11/sociedade/mobilidade_cidades_sera_qualidade_vi.html

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    7. Rede entra nos eixos

    A mais recente reestruturação da Nova Rede da Sociedade de Transportes
    Colectivos do Porto (STCP) parece estar a entrar nos eixos e a ser
    devidamente assimilada pelos usuais utilizadores dos autocarros.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=64ffbb4291592543f67bcbb8d6385808

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    8. Novos percursos e horários

    A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, a Junta de Freguesia
    de Miragaia e a comissão de utentes terão ontem encontrado uma
    plataforma de entendimento. Numa reunião realizada ao início da tarde,
    a empresa apresentou uma proposta, já tecnicamente sustentada no que
    respeita à sua viabilidade, para resolver as questões de mobilidade e
    o «feed-back» foi, em termos gerais, positivo.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=bd4b098cfed8484d48437b8bbf7cb758

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    9. Modelo institucional para o litoral encontra-se ainda por definir

    Segundo o governante, caberia ao Inag assumir a coordenação das
    diversas entidades com responsabilidades no litoral, delegando
    competências onde se justificar, como é o caso dos parques naturais ou
    dos portos, por exemplo. Neste cenário, “queremos tirar partido das
    futuras Administrações de Região Hidrográfica, atribuindo-lhes
    responsabilidades sobre a zona costeira”, adiantou Nunes Correia.
    Durante o mês de Abril, haverá uma versão definitiva da estratégia.
    No final desse mesmo mês, será também divulgada uma nova
    calendarização das acções previstas nos Planos de Ordenamento da Orla
    Costeira. Além disso, no âmbito das discussões sobre o novo Quadro
    Comunitário de Apoio, deverá estar previsto um orçamento para as
    acções que incidirão na costa. E falta ainda concluir uma lei das
    costas.
    A estratégia está disponível para consulta no site do Ministério do
    Ambiente (www.maotdr.gov.pt) até 10 de Março.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=02&d=11&uid=&id=63058&sid=6956

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    10. Centro histórico de Madrid fechado em 2008 a automóveis mais poluentes

    Madrid vai juntar-se às cidades europeias que restringem a circulação
    dos veículos mais poluentes. Dentro de dois anos, os automóveis
    particulares e veículos de transportes fabricados antes de 1993 que
    não cumpram a directiva europeia de redução de emissões de gases
    poluentes estarão proibidos de aceder ao centro histórico da capital
    espanhola. A medida, a primeira do género a ser adoptada por uma
    cidade de Espanha, foi anteontem anunciada. A restrição deverá afectar
    cerca de dez por cento dos 1,6 milhões de automóveis matriculados em
    Madrid e visa reduzir em quatro mil toneladas (13 por cento) as
    emissões de óxido de nitrogénio na atmosfera.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=02&d=11&uid=&id=63056&sid=6956

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    11. STCP altera percursos na zona ribeirinha do Porto

    O presidente da Junta de São Nicolau, Jerónimo Ponciano, propôs, a
    Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) aceitou. O
    circuito Zona Histórica (ZH), que a empresa tem a funcionar já há mais
    de um ano, vai ser alterado de forma a minimizar o impacte da
    supressão, desde 1 de Fevereiro, da linha 23 da STCP. Se o acordo
    ontem alcançado entre as partes for aceite pela Câmara do Porto, uma
    alteração no trajecto vai pôr este miniautocarro a chegar à zona da
    Batalha, onde funcionam alguns serviços de saúde importantes para a
    população da zona ribeirinha. As mexidas no ZH foram a surpresa nas
    conversações que vinham decorrendo entre a administração da STCP e as
    juntas de Massarelos, Miragaia e São Nicolau, pois, como se esperava,
    a transportadora acabou por aceitar também alterar a rota de um dos
    dois circuitos especiais criados no início deste mês em cooperação com
    a edilidade: o ZM e o ZR.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=02&d=11&uid=&id=63011&sid=6952

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    12. Junta de Mindelo diz que apoiará protestos contra o metro

    O presidente da Junta de Freguesia de Mindelo, Pereira Cardoso,
    confirmou ontem ao PÚBLICO que, na sua terra, “fala-se cada vez mais
    da possibilidade de a população interromper a passagem do
    metropolitano de superfície quando ocorrer a inauguração do
    prolongamento da Linha Vermelha Pedras Rubras-Póvoa”, como forma de
    protesto pela falta de ligação à estação Espaço Natureza, “nas
    traseiras da Infineon”. “A junta estará na primeira linha do
    protesto”, assegurou ao PÚBLICO o autarca, agastado com a indiferença
    com que diz ter sido tratado pela empresa Metro do Porto e pela Câmara
    de Vila do Conde.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=02&d=11&uid=&id=63012&sid=6952

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    Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
    https://groups.yahoo.com/group/pned/

    Se quiser consultar os boletins atrasados veja
    https://campoaberto.pt/boletimPNED/

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    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
    Notícias e d’O Primeiro de Janeiro (e ocasionalmente de outros jornais
    ou fontes de informação).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
    aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
    específico são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
    basicamente entre o Vouga e o Minho.

    Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
    contacto@campoaberto.pt
    telefax 229759592
    Apartado 5052, 4018-001 Porto

    Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

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