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    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE

    resumo das notícias de ambiente e urbanismo emlinha

    Sábado, 24 de Setembro de 2005

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    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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    1. “Pão e compota” na nova Escola Ambiental da Maia

    Sensibilizar a população local para os cuidados com o meio ambiente é
    um dos objectivos da estrutura inaugurada hoje
    Com a inauguração da Escola de Educação Ambiental da Quinta da Gruta,
    em Castelo da Maia, está concluída a segunda fase do projecto do
    Complexo de Educação Ambiental do concelho, que consiste num conjunto
    de espaços e edifícios que ocupam um espaço total de 22 mil metros
    quadrados.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=09&d=24&uid=&id=40544&sid=4540

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    2. Cinema Batalha tem abertura marcada para Janeiro de 2006

    Desta vez é que é. O Cinema Batalha vai mesmo abrir em Janeiro de
    2006. Ontem, ficou pelo menos formalmente garantida a passagem do
    cinema portuense para as mãos do Gabinete de Comércio Vivo (entidade
    constituída pela Câmara do Porto e pela Associação de Comerciantes)
    através da assinatura do protocolo de concessão e exploração com os
    proprietários do edifício. Com a adjudicação prevista para os próximos
    dias, espera-se que as obras de adaptação do imóvel possam arrancar,
    no máximo, daqui a uma semana, para que, no espaço de três meses, o
    Batalha possa finalmente converter-se no centro polivalente de cultura
    e lazer em que muitos confiam para a tão ambicionada reanimação do
    tecido comercial da Baixa do Porto.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=09&d=24&uid=&id=40541&sid=4540

    Cinema Batalha abre renovado no fim do ano
    https://jn.sapo.pt/2005/09/24/grande_porto/cinema_batalha_abre_renovado_fim_ano.html

    «Vai no Batalha» ainda este ano
    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=5027afd75ec5ebf7fc6be23d627e4158

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    3. Táxi fluvial Porto-Gaia já “mete água há muito tempo”

    A Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) ainda não
    desistiu de criar um sistema de táxi fluvial que constitua uma
    alternativa à travessia entre os cais do Porto e de Gaia. Segundo o
    presidente da associação, António Fonseca, apesar de o projecto ter
    sido pensado tendo em vista a iniciativa Petiscos a 1 Euro –
    entretanto já terminada -, continua a fazer todo o sentido arrancar
    com o táxi fluvial, porque facilitaria a travessia do rio Douro
    (“demoraria apenas dois minutos”), para além de ser gratuito e os
    lucros reverterem a favor das juntas de freguesia da zona ribeirinha
    do Porto.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=09&d=24&uid=&id=40543&sid=4540

    Táxi fluvial está encalhado
    https://jn.sapo.pt/2005/09/24/grande_porto/taxi_fluvial_esta_encalhado.html

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    4. Sé de Vila Real reabre hoje ao fim de quatro anos de obras de restauro

    A ministra da Cultura vai hoje presidir, às 18h00, à cerimónia de
    dedicação do Altar da Sé de Vila Real. A iniciativa marca a reabertura
    definitiva da igreja transmontana, que nos últimos quatro anos foi
    objecto de obras de restauro levadas a cabo pelo Instituto Português
    do Património Arquitectónico (Ippar).
    A recuperação da Sé, cuja morosidade foi objecto de duras críticas
    contra o Ippar pelo bispo de Vila Real, D. Joaquim Gonçalves, seguiu
    uma nova filosofia de intervenção. De uma forma inédita, o Ippar
    apostou na fusão entre o antigo e o moderno, permitindo, desde logo,
    que um artista contemporâneo desenhasse os vitrais da igreja. O toque
    de contemporaneidade ficou concluído com a instalação de cadeiras
    desenhadas por Siza Vieira.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=09&d=24&uid=&id=40546&sid=4540

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    5. Câmara “esbanjou” na ciclovia de Braga

    A ciclovia da variante da Encosta, em Braga, tornou-se num dos
    principais temas da campanha autárquica no concelho.

    https://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=09&d=24&uid=&id=40545&sid=4540

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    6. Aeroporto vai estrear nova gare em Outubro

    O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai abrir, no próximo dia 15 de
    Outubro, grande parte da nova aerogare. A maior parte da zona de
    embarque, munida de sete novas pontes telescópicas, vulgarmente
    designadas por mangas, será aberta, enquanto a área de check-in ficará
    completamente acessível.

    https://jn.sapo.pt/2005/09/24/grande_porto/aeroporto_estrear_nova_gare_outubro.html

    Nova aerogare inaugurada a 15 de Outubro
    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=3a6d75e141c340dcb4214e6c0efc1363

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    7. Baixa tem níveis de ruído semelhantes a espaço rural

    Em plena Baixa do Porto, é possível, mesmo em horas de ponta, ter um
    nível de ruído semelhante ao espaço rural. Os dados estão contidos nos
    mapas de ruído do concelho do Porto, ontem revelados, e surpreenderam
    mesmo os especialistas que, durante dois anos, mediram os níveis de
    ruído da cidade.
    “O interior dos quarteirões da Baixa do Porto é surpreendentemente
    silencioso. É o mesmo que estar numa zona rural. O mesmo se passava,
    antes da abertura do IC29 (Via Rápida de Gondomar), em algumas zonas
    de Campanhã, onde registámos 33.1 decibéis, o que corresponde a uma
    zona rural”, revelou Rui Calejo, do Laboratório de Acústica da
    Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
    “No S. João, registámos entre 60 a 65 decibéis e ainda não sabemos o
    impacto que o metro irá ter. No Santo António, só a parte mais antiga
    é relativamente mais problemática. Mas as medições foram efectuadas
    antes de abrir o túnel de Ceuta”, revelou Rui Calejo.

    https://jn.sapo.pt/2005/09/24/grande_porto/baixa_niveis_ruido_semelhantes_a_esp.html

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    8. Rebentamento nos molhes condiciona acesso a praias

    O acesso público às praias e à zona junto às obras de construção dos
    molhes da barra do Douro, no Porto e em Gaia, é hoje restringido,
    entre as 17.30 às 18 horas, devido a rebentamentos. A Capitania do
    Porto do Douro refere, em comunicado, que a restrição se deve ao facto
    da empresa construtora, a Somague, efectuar vários rebentamentos com
    explosivos durante aquele período.
    A obra, que estará concluída no final de Julho de 2006, com um custo
    previsto de 25 milhões de euros, pretende melhorar a acessibilidade
    marítima, a protecção marginal da cidade do Porto e a estabilização
    sedimentar do Cabedelo, em Gaia, mantendo a capacidade de escoamento
    das cheias do rio Douro.

    https://jn.sapo.pt/2005/09/24/grande_porto/rebentamento_molhes_condiciona_acess.html

    Molhes condicionam acessos à marginal
    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=f9cedc306b2d07abcf3cb978d9c39f34

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    9. Munícipes vão ganhar número

    A Agência Municipal de Energia de Gaia (Energaia) está a preparar um
    serviço de atendimento centralizado telefónico que permitirá dar
    respostas a vários problemas dos munícipes. “Imaginemos que há um
    cidadão que tem um frigorífico velho e não sabe o que fazer para se
    desfazer dele. Sabendo-se que está proibido o depósito na via pública,
    o munícipe terá de ter uma resposta para o problema. É aí que entrará
    o número único”, explicou Borges Gouveia.

    https://jn.sapo.pt/2005/09/24/grande_porto/municipes_ganhar_numero.html

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    10. Alargamento da circular

    A Circular Urbana de Vizela deverá conhecer uma quarta fase de
    construção, desde a rotunda do castelo até ao lugar de Alfaxim, na
    freguesia de Santo Adrião, com eventual ligação ao nó de acesso à
    auto-estrada n.º 11 (A11), em Revinhade, Felgueiras.

    https://jn.sapo.pt/2005/09/24/minho/alargamento_circular.html

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    11. Gavião continua à espera do restauro de vias danificadas

    A Junta de Freguesia de Gavião alertou, ontem, mais uma vez, para a
    falta de reparação dos danos causados com a construção da variante
    nascente a Famalicão, que ficou concluída em Julho de 2004. O autarca
    local veio “repudiar o comportamento inqualificável e irresponsável do
    presidente da Estradas de Portugal”, já que ainda “nada foi feito”
    para a reparação dos danos provocados.

    https://jn.sapo.pt/2005/09/24/minho/gaviao_continua_a_espera_restauro_vi.html

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    12. 23% das árvores estão deterioradas

    Uma em cada quatro árvores europeias (23%) está deteriorada ou morta,
    revela um estudo sobre as condições das florestas na Europa, que
    aponta a poluição atmosférica e as condições climáticas extremas como
    principal causa do fenómeno.
    Na rede europeia de árvores que o ICP Forests tem monitorizado ao
    longo das últimas duas décadas, verificou-se uma deterioração
    progressiva das copas das árvores nos primeiros anos, sendo que
    apartir de meados da década de 90 teve lugar uma progressiva
    recuperação. A onda de calor registada no Verão de 2003 terá
    contribuído para inverter esta tendência, já que nos últimos dois anos
    a desfoliação aumentou consistentemente, embora apresente algumas
    variações consoante as espécies e as regiões.

    https://jn.sapo.pt/2005/09/24/sociedade/23_arvores_estao_deterioradas.html

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    13. Dois candidatos abandonam debate no Porto

    Os candidatos à Câmara do Porto pelo PS, Francisco Assis, e pela
    coligação PND/PPM, João Almeida Garrett, abandonaram sexta-feira um
    debate autárquico em protesto contra o facto de Rui Rio se ter feito
    representar por um técnico.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=1679091c5a880faf6fb5e6087eb1b2dc&subsec=cf2226ddd41b1a2d0ae51dab54d32c36&id=9477e9802cfba78586c9e335e50f8871

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    Para se desligar ou religar veja informações no rodapé da mensagem.

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    Acima apresentam-se sumários ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico ou ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
    Notícias, de O Primeiro de Janeiro.

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e
    está aberta a todos os interessados sócios ou não sócios.

    O seu âmbito específico são as questões urbanísticas e ambientais do
    Noroeste, basicamente entre o Vouga e o Minho.

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