[PNED] Boletim de 6 de Julho
    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

    Terça, 6 de Julho de 2004
    =================================

    Instruções e informações complementares no rodapé da mensagem.
    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

    =================================
    1. Prémio “Ciência na Escola”
    Por ANDRÉIA AZEVEDO SOARES

    As escolas secundárias de Arouca e Famalicão venceram ontem a segunda edição do prémio “Ciência na Escola”, um galardão no valor de 15 mil euros atribuído pela Fundação Ilídio Pinho. Famalicão respondeu ao desafio com um trabalho sobre a ciência e a tecnologia na alimentação, ao passo que Arouca apostou nas análises laboratoriais de água como ferramenta de conhecimento e divulgação da ciência.

    https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalPorto/LP12.html

    Poluição “grave e silenciosa” detectada por alunos do 3º ciclo nos rios de Arouca. Investigação com base na análise da água foi uma das vencedoras do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola”
    Por MANUEL MORATO

    A qualidade da água no concelho de Arouca – quer a dos dois maiores rios, quer a dos restantes recursos hídricos, como poços e fontes – tem “uma poluição grave e silenciosa”. (…) Os alunos da escola de Arouca identificaram “elevados níveis” sobretudo de alumínio, ferro e arsénio nos cursos de água, para o que constituiram um laboratório de análises em colaboração com a Faculdade de Ciências e o Instituto Superior de Agronomia. “Analisamos a água e sensibilizamos a população para o facto de a água, mesmo com sabor agradável, ter níveis de poluição graves”.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3962&pIdSeccion=2

    =================================
    2. Edifício Transparente espera licenciamento
    Por INÊS SCHRECK

    5 milhões de euros correspondem ao investimento necessário para concluir as obras do Edifício Transparente.

    Após o recente acordo entre a Casa da Música e a concessionária Hottrade, as obras no Edifício Transparente, no Porto, deverão começar logo que sejam desbloqueados todos os processos necessários ao licenciamento. O projecto para a ocupação do espaço mantém-se tal e qual foi apresentado, até porque, conforme salientou, ao JN, o arquitecto Carlos Prata, foi “negociado” com o seu mentor, o catalão Solà Morales. (…) A ocupação do espaço é variada e distribui-se por pisos. Vejamos em pormenor:
    * Na zona da praia, a estrutura contará com oito módulos destinados a restaurantes, bares e esplanadas, aos quais se poderá aceder tanto pelo interior como pelo exterior do edifício.

    ** O piso rua, virado para o viaduto que remata o Parque da Cidade, terá um módulo destinado a uma cervejaria/marisqueira e outro para uma agência bancária. O mesmo andar corresponde ao segundo piso da discoteca, que terá uma entrada independente pela rua.

    *** A ideia mais arrojada surge no primeiro piso, onde será instalada uma caixa gigante em vidro – designada “Box in de Box” -, destinada à prática de actividades físicas.

    **** O piso mais alto destina-se a uma sala de estar panorâmica, com serviço de restaurante, café e bar, e esplanada interior com possibilidade de abrir nos dias mais quentes. No mesmo espaço haverá escritórios, que funcionarão numa lógica de centro de negócios. Para terminar, o piso contará com uma galeria de arte para exposições permanentes.

    https://jn.sapo.pt/2004/07/06/grande_porto/edificio_transparente_espera_licenci.html

    =================================
    3. Concurso para novo aparcamento na Praça General Humberto Delgado
    Por ISABEL RODRIGUES MONTEIRO

    Rui Rio deverá recorrer uma vez mais ao voto de qualidade para fazer aprovar a abertura do concurso de construção do parque de estacionamento na Praça General Humberto Delgado. Isto se não adiar a proposta como pediu Rui Sá. O PS deve votar contra.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=1468b15e2f69ac62ce5aad93124c5a9a

    O “projecto Louvre” como já chamaram ao parque de estacionamento que deverá nascer sob a Praça Humberto Delgado, incluindo uma sala para a Câmara do Porto, coberta por uma cúpula de vidro, vai voltar hoje à sessão semanal do executivo.
    Por MARLENE SILVA

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3923&pIdSeccion=7

    =================================
    4. Medidas preventivas gerem o Urbanismo do Porto por mais um ano
    Por MARLENE SILVA

    As Medidas Preventivas (MP), que gerem actualmente o Urbanismo do Porto, vão vigorar durante mais um ano. Tudo porque o processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) está atrasado, encontrando-se no segundo período de discussão pública. A prorrogação das MP, proposta pelo vereador do Urbanismo, Ricardo Figueiredo, vai hoje a reunião de executivo para evitar a entrada em vigor do PDM anterior, de 1993, uma vez que a sua vigência caduca a 6 de Setembro. Figueiredo explica que o Decreto-lei que estabelece o regime jurídico excepcional da reabilitação urbana de zonas históricas e de áreas críticas, bem como a criação das sociedades de reabilitação urbana (SRU), “motivou a introdução de um capítulo específico no regulamento do PDM, cuja divulgação fundamentou, em grande parte, um novo período de discussão pública”, que termina a 13 de Julho. A abertura de uma nova fase de debate deveu-se ainda à “ponderação das reclamações apresentadas”.
    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3922&pIdSeccion=7

    =================================
    5.
    A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Cávado (ADRVC) apresentou ontem dois projectos ao programa comunitário Interreg visando a criação de um território-museu, em parceria com quatro regiões europeias. Os projectos transnacionais serão desenvolvidos em parceria com entidades da Galiza e das Astúrias, em Espanha, da Irlanda do Norte (Reino Unido) e de Brive, em França. Os dois projectos enquadram-se na medida de reforço e promoção da identidade atlântica na globalização, o “Ruralarte” para o desenvolvimento rural e o “Terras” para a integração do património cultural nas políticas de desenvolvimento territorial.

    https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalMinho/LMBREVES01.html#ST4

    =================================
    6. Área de paisagem protegida de Esposende tem novo Director
    Por CARLA SOFIA MARTINS

    Duarte Figueiredo, que foi adjunto do ex-secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, inicia hoje funções como presidente da Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende (APPLE).

    https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalMinho/LM04.html

    =================================
    7. Instituto do Ambiente vai ter dados diários sobre a qualidade do ar em Braga
    Por ABEL COENTRÃO

    Começaram a funcionar ontem as duas estações de monitorização da qualidade do ar instaladas pela Direcção Regional do Ambiente do Norte na cidade de Braga.

    https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalMinho/LM01.html

    =================================
    8. Ligação de Miramar ao IP1 fica concluída em Outubro
    Por MARGARIDA FONSECA

    “Até dá sono”. O camionista, apanhado a bocejar enquanto esperava uma aberta na fila, estranhou, ontem, que o tráfego no IC1, junto à saída para Arcozelo, estivesse mais lento do que habitual. A viagem rumo ao Porto adivinhava-se penosa.

    https://jn.sapo.pt/2004/07/06/grande_porto/ligacao_miramar_ip1_fica_concluida_o.html

    =================================
    9.
    A Câmara Municipal de Vila do Conde está a executar obras de requalificação em alguns espaços públicos do concelho. A Praça José Régio, a Casa de S. Sebastião e o Parque Urbano são as principais áreas de intervenção.(…)O Parque Urbano irá revitalizar uma área com 30 mil m2, num investimento de três milhões e 300 mil euros. Vai funcionar como um pólo de descompressão do tecido urbano e um novo pulmão verde da cidade, de grande vertente lúdica. Com aproximadamente 22 mil m2 de prados relvados, disporá de 750 árvores de variadas espécies e de infra-estruturas de apoio, nomeadamente um bar e um edifício multiusos.

    https://jn.sapo.pt/2004/07/06/grande_porto/camara_requalifica_espacos_publicos.html

    =================================
    10. Grande Centro Comercial abre em Outubro em Vila Real
    Por ANA FRAGOSO

    O Grupo “Amorim Imobiliárias” investiu 70 milhões de euros na criação do maior centro comercial de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, situado em Vila Real(…). “Dolce Vita Douro”, assim se chama este novo espaço comercial (…)

    https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalPorto/LP13.html

    =================================
    11. Quintas e avaliações
    Por FRANCISCO TEIXEIRA

    (…) aquilo que a Câmara de Guimarães avaliou, para permutar com um particular, a cerca de 45euros o metro quadrado, está a ser vendido, literalmente ao lado, a cerca de 150 euros o metro quadrado! Valores semelhantes aos valores de mercado são encontrados quando avaliados os lotes municipais tendo como critérios os presentes no Guia Tributário do Património. Ora, tendo em conta o tamanho dos lotes de que estamos a falar, a diferença entre a avaliação da Câmara de Guimarães e o valor de mercado ou do Guia Tributário do Património é, só, de cerca de 600 mil contos!

    https://jn.sapo.pt/2004/07/06/minho/quintas_e_avaliacoes.html

    =================================
    12.
    A Câmara Municipal de Guimarães vai arrancar com o sistema de vigilância móvel motorizada nas matas do concelho, mesmo sem certezas quanto à aprovação da candidatura apresentada. “O ano é muito seco e se houver condições meteorológicas que o favoreçam, o Norte não será poupado como foi no ano passado. Todos os cuidados são poucos.”, justificou o presidente da Câmara, António Magalhães.

    https://jn.sapo.pt/2004/07/06/minho/vigilancia_motorizada_matas_concelho.html

    =================================
    13.
    Mais de 90 bombeiros, apoiados por dois helicópteros e dois aerotanques pesados, combatiam, à hora do fecho desta edição, um incêndio de grandes proporções que lavrava no Cadavoso, em Pampilhosa da Serra. Detectado cerca das 15h50, próximo da sede do concelho, o incêndio, que não estava ainda circunscrito ao final da tarde de ontem, consumia uma área em que predominam pinheiros e mato.

    https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalCentro/LC40.html

    =================================

    Para se desligar / religar ou para ler as mensagens em modo página net
    veja informações no rodapé da mensagem.

    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
    https://groups.yahoo.com/group/pned/

    =================================
    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
    Notícias, de O Primeiro de Janeiro, de O Comércio do Porto e do Público Local
    Porto e Minho (em um ou vários dos citados, não necessariamente em todos).

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
    aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
    são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
    Vouga e o Minho.

    Selecção hoje feita por Maria Carvalho

    Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
    campo_aberto@oninet.pt
    telefax 229759592
    Apartado 5052, 4018-001 Porto

    =================================

    =============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

    Para difundir mensagens escreva para: pned@yahoogrupos.com.br

    Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogroups.com.br e com o corpo da mensagem vazio.

    Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

    Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@yahoogrupos.com.br

    Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:

    https://groups.yahoo.com/group/pned/

    Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.

    =============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============
    Links do Yahoo! Grupos

    <*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
    https://br.groups.yahoo.com/group/pned/

    <*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
    pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

    <*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
    https://br.yahoo.com/info/utos.html

    Imprimir esta página Imprimir esta página

    Categorias: Boletim

    Deixar comentário

    Adana Escort Adana Seyhan Escort Adana Çukurova Escort Ankara Escort Ankara Keçiören Escort Ankara Sincan Escort Ankara Mamak Escort Ankara Polatlı Escort Ankara Haymana Escort Ankara Çankaya Escort Ankara Etimesgut Escort Ankara Pursaklar Escort Antalya Escort Antalya Kumluca Escort Antalya Manavgat Escort Antalya Konyaaltı Escort Antalya Muratpaşa Escort Antalya Alanya Escort Antalya Kaş Escort Antalya Kemer Escort Bursa Escort Eskişehir Escort Gaziantep Escort Gaziantep Şehitkamil Escort Gaziantep Şahinbey Escort Gaziantep Nizip Escort İstanbul Escort İstanbul Kadıköy Escort İstanbul Bahçelievler Escort İstanbul Mecidiyeköy Escort İstanbul Küçükçekmece Escort İstanbul Beykoz Escort İstanbul Sarıyer Escort İstanbul Büyükçekmece Escort İstanbul Zeytinburnu Escort İstanbul Sancaktepe Escort İstanbul Sultanbeyli Escort İstanbul Kağıthane Escort İstanbul Kurtköy Escort İstanbul Fatih Escort İstanbul Başakşehir Escort İstanbul Ataşehir Escort İstanbul Nişantaşı Escort İstanbul Eyüpsultan Escort İstanbul Şişli Escort İstanbul Bayrampaşa Escort İstanbul Avcılar Escort İstanbul Beşiktaş Escort İstanbul Bağcılar Escort İstanbul Maltepe Escort İstanbul Pendik Escort İstanbul Üsküdar Escort İstanbul Ümraniye Escort İstanbul Şerifali Escort İstanbul Merter Escort İstanbul Beyoğlu Escort İstanbul Esenyurt Escort İstanbul Çekmeköy Escort İstanbul Bakırköy Escort İstanbul Fulya Escort İstanbul Tuzla Escort İstanbul Kayaşehir Escort İstanbul Çatalca Escort İstanbul Kartal Escort İstanbul Esenler Escort İstanbul Güngören Escort İstanbul Beylikdüzü Escort İzmir Escort İzmir Bergama Escort İzmir Urla Escort İzmir Bayraklı Escort İzmir Konak Escort İzmir Gaziemir Escort İzmir Çeşme Escort İzmir Buca Escort İzmir Balçova Escort İzmir Çiğli Escort İzmir Bornova Escort İzmir Karşıyaka Escort Kayseri Escort Kocaeli Escort Kocaeli İzmit Escort Kocaeli Gebze Escort Malatya Escort Manisa Escort Mersin Escort Mersin Anamur Escort Mersin Silifke Escort Mersin Yenişehir Escort Mersin Erdemli Escort Mersin Akdeniz Escort Mersin Mezitli Escort Muğla Escort Muğla Fethiye Escort Muğla Milas Escort Muğla Dalaman Escort Muğla Datça Escort Muğla Marmaris Escort Muğla Bodrum Escort Samsun Escort Samsun İlkadım Escort Samsun Atakum Escort Adıyaman Escort Afyonkarahisar Escort Ağrı Escort Aksaray Escort Amasya Escort Ardahan Escort Artvin Escort Aydın Escort Balıkesir Escort Bartın Escort Batman Escort Bayburt Escort Bilecik Escort Bingöl Escort Bitlis Escort Bolu Escort Burdur Escort Çanakkale Escort Çankırı Escort Çorum Escort Denizli Escort Diyarbakır Escort Düzce Escort Edirne Escort Elazığ Escort Erzincan Escort Erzurum Escort Giresun Escort Gümüşhane Escort Hakkari Escort Hatay Escort Iğdır Escort Isparta Escort Kahramanmaraş Escort Karabük Escort Karaman Escort Kars Escort Kastamonu Escort Kırıkkale Escort Kırklareli Escort Kırşehir Escort Kilis Escort Konya Escort Kütahya Escort Mardin Escort Muş Escort Nevşehir Escort Niğde Escort Ordu Escort Osmaniye Escort Rize Escort Sakarya Escort Siirt Escort Sinop Escort Sivas Escort Şanlıurfa Escort Şırnak Escort Tekirdağ Escort Tokat Escort Trabzon Escort Tunceli Escort Uşak Escort Van Escort Yalova Escort Yozgat Escort Zonguldak Escort