• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

[PNED] Boletim de 6 de Julho
BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
resumo das notícias de ambiente e urbanismo em linha

Terça, 6 de Julho de 2004
=================================

Instruções e informações complementares no rodapé da mensagem.
Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

=================================
1. Prémio “Ciência na Escola”
Por ANDRÉIA AZEVEDO SOARES

As escolas secundárias de Arouca e Famalicão venceram ontem a segunda edição do prémio “Ciência na Escola”, um galardão no valor de 15 mil euros atribuído pela Fundação Ilídio Pinho. Famalicão respondeu ao desafio com um trabalho sobre a ciência e a tecnologia na alimentação, ao passo que Arouca apostou nas análises laboratoriais de água como ferramenta de conhecimento e divulgação da ciência.

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalPorto/LP12.html

Poluição “grave e silenciosa” detectada por alunos do 3º ciclo nos rios de Arouca. Investigação com base na análise da água foi uma das vencedoras do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola”
Por MANUEL MORATO

A qualidade da água no concelho de Arouca – quer a dos dois maiores rios, quer a dos restantes recursos hídricos, como poços e fontes – tem “uma poluição grave e silenciosa”. (…) Os alunos da escola de Arouca identificaram “elevados níveis” sobretudo de alumínio, ferro e arsénio nos cursos de água, para o que constituiram um laboratório de análises em colaboração com a Faculdade de Ciências e o Instituto Superior de Agronomia. “Analisamos a água e sensibilizamos a população para o facto de a água, mesmo com sabor agradável, ter níveis de poluição graves”.

https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3962&pIdSeccion=2

=================================
2. Edifício Transparente espera licenciamento
Por INÊS SCHRECK

5 milhões de euros correspondem ao investimento necessário para concluir as obras do Edifício Transparente.

Após o recente acordo entre a Casa da Música e a concessionária Hottrade, as obras no Edifício Transparente, no Porto, deverão começar logo que sejam desbloqueados todos os processos necessários ao licenciamento. O projecto para a ocupação do espaço mantém-se tal e qual foi apresentado, até porque, conforme salientou, ao JN, o arquitecto Carlos Prata, foi “negociado” com o seu mentor, o catalão Solà Morales. (…) A ocupação do espaço é variada e distribui-se por pisos. Vejamos em pormenor:
* Na zona da praia, a estrutura contará com oito módulos destinados a restaurantes, bares e esplanadas, aos quais se poderá aceder tanto pelo interior como pelo exterior do edifício.

** O piso rua, virado para o viaduto que remata o Parque da Cidade, terá um módulo destinado a uma cervejaria/marisqueira e outro para uma agência bancária. O mesmo andar corresponde ao segundo piso da discoteca, que terá uma entrada independente pela rua.

*** A ideia mais arrojada surge no primeiro piso, onde será instalada uma caixa gigante em vidro – designada “Box in de Box” -, destinada à prática de actividades físicas.

**** O piso mais alto destina-se a uma sala de estar panorâmica, com serviço de restaurante, café e bar, e esplanada interior com possibilidade de abrir nos dias mais quentes. No mesmo espaço haverá escritórios, que funcionarão numa lógica de centro de negócios. Para terminar, o piso contará com uma galeria de arte para exposições permanentes.

https://jn.sapo.pt/2004/07/06/grande_porto/edificio_transparente_espera_licenci.html

=================================
3. Concurso para novo aparcamento na Praça General Humberto Delgado
Por ISABEL RODRIGUES MONTEIRO

Rui Rio deverá recorrer uma vez mais ao voto de qualidade para fazer aprovar a abertura do concurso de construção do parque de estacionamento na Praça General Humberto Delgado. Isto se não adiar a proposta como pediu Rui Sá. O PS deve votar contra.

https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=1468b15e2f69ac62ce5aad93124c5a9a

O “projecto Louvre” como já chamaram ao parque de estacionamento que deverá nascer sob a Praça Humberto Delgado, incluindo uma sala para a Câmara do Porto, coberta por uma cúpula de vidro, vai voltar hoje à sessão semanal do executivo.
Por MARLENE SILVA

https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3923&pIdSeccion=7

=================================
4. Medidas preventivas gerem o Urbanismo do Porto por mais um ano
Por MARLENE SILVA

As Medidas Preventivas (MP), que gerem actualmente o Urbanismo do Porto, vão vigorar durante mais um ano. Tudo porque o processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) está atrasado, encontrando-se no segundo período de discussão pública. A prorrogação das MP, proposta pelo vereador do Urbanismo, Ricardo Figueiredo, vai hoje a reunião de executivo para evitar a entrada em vigor do PDM anterior, de 1993, uma vez que a sua vigência caduca a 6 de Setembro. Figueiredo explica que o Decreto-lei que estabelece o regime jurídico excepcional da reabilitação urbana de zonas históricas e de áreas críticas, bem como a criação das sociedades de reabilitação urbana (SRU), “motivou a introdução de um capítulo específico no regulamento do PDM, cuja divulgação fundamentou, em grande parte, um novo período de discussão pública”, que termina a 13 de Julho. A abertura de uma nova fase de debate deveu-se ainda à “ponderação das reclamações apresentadas”.
https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3922&pIdSeccion=7

=================================
5.
A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Cávado (ADRVC) apresentou ontem dois projectos ao programa comunitário Interreg visando a criação de um território-museu, em parceria com quatro regiões europeias. Os projectos transnacionais serão desenvolvidos em parceria com entidades da Galiza e das Astúrias, em Espanha, da Irlanda do Norte (Reino Unido) e de Brive, em França. Os dois projectos enquadram-se na medida de reforço e promoção da identidade atlântica na globalização, o “Ruralarte” para o desenvolvimento rural e o “Terras” para a integração do património cultural nas políticas de desenvolvimento territorial.

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalMinho/LMBREVES01.html#ST4

=================================
6. Área de paisagem protegida de Esposende tem novo Director
Por CARLA SOFIA MARTINS

Duarte Figueiredo, que foi adjunto do ex-secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, inicia hoje funções como presidente da Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende (APPLE).

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalMinho/LM04.html

=================================
7. Instituto do Ambiente vai ter dados diários sobre a qualidade do ar em Braga
Por ABEL COENTRÃO

Começaram a funcionar ontem as duas estações de monitorização da qualidade do ar instaladas pela Direcção Regional do Ambiente do Norte na cidade de Braga.

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalMinho/LM01.html

=================================
8. Ligação de Miramar ao IP1 fica concluída em Outubro
Por MARGARIDA FONSECA

“Até dá sono”. O camionista, apanhado a bocejar enquanto esperava uma aberta na fila, estranhou, ontem, que o tráfego no IC1, junto à saída para Arcozelo, estivesse mais lento do que habitual. A viagem rumo ao Porto adivinhava-se penosa.

https://jn.sapo.pt/2004/07/06/grande_porto/ligacao_miramar_ip1_fica_concluida_o.html

=================================
9.
A Câmara Municipal de Vila do Conde está a executar obras de requalificação em alguns espaços públicos do concelho. A Praça José Régio, a Casa de S. Sebastião e o Parque Urbano são as principais áreas de intervenção.(…)O Parque Urbano irá revitalizar uma área com 30 mil m2, num investimento de três milhões e 300 mil euros. Vai funcionar como um pólo de descompressão do tecido urbano e um novo pulmão verde da cidade, de grande vertente lúdica. Com aproximadamente 22 mil m2 de prados relvados, disporá de 750 árvores de variadas espécies e de infra-estruturas de apoio, nomeadamente um bar e um edifício multiusos.

https://jn.sapo.pt/2004/07/06/grande_porto/camara_requalifica_espacos_publicos.html

=================================
10. Grande Centro Comercial abre em Outubro em Vila Real
Por ANA FRAGOSO

O Grupo “Amorim Imobiliárias” investiu 70 milhões de euros na criação do maior centro comercial de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, situado em Vila Real(…). “Dolce Vita Douro”, assim se chama este novo espaço comercial (…)

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalPorto/LP13.html

=================================
11. Quintas e avaliações
Por FRANCISCO TEIXEIRA

(…) aquilo que a Câmara de Guimarães avaliou, para permutar com um particular, a cerca de 45euros o metro quadrado, está a ser vendido, literalmente ao lado, a cerca de 150 euros o metro quadrado! Valores semelhantes aos valores de mercado são encontrados quando avaliados os lotes municipais tendo como critérios os presentes no Guia Tributário do Património. Ora, tendo em conta o tamanho dos lotes de que estamos a falar, a diferença entre a avaliação da Câmara de Guimarães e o valor de mercado ou do Guia Tributário do Património é, só, de cerca de 600 mil contos!

https://jn.sapo.pt/2004/07/06/minho/quintas_e_avaliacoes.html

=================================
12.
A Câmara Municipal de Guimarães vai arrancar com o sistema de vigilância móvel motorizada nas matas do concelho, mesmo sem certezas quanto à aprovação da candidatura apresentada. “O ano é muito seco e se houver condições meteorológicas que o favoreçam, o Norte não será poupado como foi no ano passado. Todos os cuidados são poucos.”, justificou o presidente da Câmara, António Magalhães.

https://jn.sapo.pt/2004/07/06/minho/vigilancia_motorizada_matas_concelho.html

=================================
13.
Mais de 90 bombeiros, apoiados por dois helicópteros e dois aerotanques pesados, combatiam, à hora do fecho desta edição, um incêndio de grandes proporções que lavrava no Cadavoso, em Pampilhosa da Serra. Detectado cerca das 15h50, próximo da sede do concelho, o incêndio, que não estava ainda circunscrito ao final da tarde de ontem, consumia uma área em que predominam pinheiros e mato.

https://jornal.publico.pt/2004/07/06/LocalCentro/LC40.html

=================================

Para se desligar / religar ou para ler as mensagens em modo página net
veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

=================================
INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
Notícias, de O Primeiro de Janeiro, de O Comércio do Porto e do Público Local
Porto e Minho (em um ou vários dos citados, não necessariamente em todos).

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho.

Selecção hoje feita por Maria Carvalho

Para mais informações e adesão à Associação Campo Aberto:
campo_aberto@oninet.pt
telefax 229759592
Apartado 5052, 4018-001 Porto

=================================

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

Para difundir mensagens escreva para: pned@yahoogrupos.com.br

Para assinar a lista envie mensagem sem assunto para: pned-subscribe@yahoogroups.com.br e com o corpo da mensagem vazio.

Para cancelar a assinatura envie mensagem em que o único texto é “unsubscribe PNED” (sem assunto/subject) para: pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Para contactar directamente os coordenadores da lista envie mensagem a: pned-owner@yahoogrupos.com.br

Se quiser informar-se das várias possibilidades para a leitura das suas mensagens ou da forma de alterar os seus dados pessoais, pode consultar:

https://groups.yahoo.com/group/pned/

Neste grupo não são permitidas mensagens com anexos.

=============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============
Links do Yahoo! Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
https://br.groups.yahoo.com/group/pned/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
pned-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
https://br.yahoo.com/info/utos.html

Imprimir esta página Imprimir esta página

Categorias: Boletim

Deixar comentário