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    [PNED] Boletim 03.07.04

    BOLETIM PORTO E NOROESTE EM DEBATE
    resumo das notícias on-line de ambiente e urbanismo
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    Instruções e informações complementares no rodapé da mensagem.
    Para os textos integrais das notícias consultar as ligações indicadas.

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    Sábado, 03 de Julho de 2004
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    1. Metro chega a Pedras Rubras no fim do Verão

    O primeiro troço da futura linha de metro da Póvoa, entre a Senhora da
    Hora e Pedras Rubras, estará concluído já no final do Verão. As viagens
    experimentais, entre a Senhora da Hora e Crestins, deverão começar já no
    próximo dia 15 de Julho. Com o avanço da linha da Póvoa até Pedras
    Rubras já marcado para o final do Verão, os transportes alternativos da
    Metro do Porto (MP), que desde o encerramento da antiga linha da CP
    transportam os passageiros até à Povoa e a Vila do Conde, deverão também
    avançar para Crestins.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3669&pIdSeccion=7&

    Linha do metro vai finalmente seguir até ao Aeroporto Francisco Sá
    Carneiro:
    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=fa45798e2db2ff94899f6f0ff2d96359

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    2. Circunvalação será desnivelada em frente ao Hospital de S. João

    A Metro do Porto (MP) deverá desnivelar a Estrada da Circunvalação em
    frente ao Hospital de S. João, a fim de minimizar os impactos da nova
    linha do metropolitano, que ligará o hospital a Gaia, no serviço daquela
    instituição hospitalar, nomea- damente no que diz respeito ao acesso às
    urgências. O novo projecto espera agora aprovação do Ministério das
    Obras Públicas. O projecto original, recorde-se, previa a coexistência
    entre o metro e o trânsito da Circunvalação, obrigando a que qualquer
    veículo que se dirigisse à Urgência tivesse que cruzar a linha de metro.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3660&pIdSeccion=7

    Circunvalação desnivelada para a passagem do metro:
    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=d2b4312db21705dafd96df14f8525fef

    Metro do Porto Quer Desnivelar Circunvalação Junto ao Hospital de S.
    João:
    https://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/LocalPorto/LP06.html

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    3. Um terço da Ponte Luiz I será reconstruído pela Metro

    O estado de corrosão da estrutura de suporte da Ponte Luiz I obrigará a
    Metro do Porto (MP) a substituir grande parte do ferro que compõe a
    velhinha travessia com mais de 117 anos de existência. “Todo o ferro do
    tabuleiro superior da Ponte Luiz I foi substituído e grande parte do
    ferro da estrutura de suporte da ponte também”, explicou ontem o
    presidente da Comissão Executiva da MP, Oliveira Marques, acrescentando
    que, apesar dos trabalhos “extra”, a intervenção não deverá atrasar a
    obra na “Luiz I”.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3663&pIdSeccion=7

    Ponte Luiz I mais degradada do que o previsto:
    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=03569809dea63f4ae081767d80a2ade8

    Corrosão do metal obriga Metro a refazer a ponte Luís I:
    https://jn.sapo.pt/2004/07/03/grande_porto/metro_refaz_ponte_luis_i.html

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    4. Em estudo a passagem por baixo do porto de Leixões entre Matosinhos e
    Leça

    O metro poderá vir a passar em túnel por baixo do Porto de Leixões,
    ligando Matosinhos a Leça da Palmeira. O projecto, incluído na linha da
    Boavista, está a ser estudado pela Metro do Porto (MP), enquanto
    alternativa à passagem do metropolitano à superfície rumo a Leça da
    Palmeira. Relativamente à futura linha da Boavista está ainda em estudo
    a viaduto do Parque Cidade. A decisão definitiva não está ainda tomada,
    mas Oliveira Marques já vai dando a construção do novo viaduto como
    quase certa. “Gostava que se pudesse aproveitar o actual viaduto, mas
    ele de facto não foi construído para isso”.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3665&pIdSeccion=7

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    5. PDM de Vale de Cambra pode ser alterado para proteger Trebilhadouro

    A Câmara de Vale de Cambra vai alterar o Plano Director Municipal (PDM)
    para a aldeia abandonada de Trebilhadouro a fim de evitar a construção
    de prédios no local, disse ao COMÉRCIO o presidente da autarquia.
    Eduardo Coelho explicou que “vai ser feita uma excepção ao PDM”, que
    considera esta aldeia uma zona urbana, não obstante estar inserida numa
    área rural. Esta medida foi “forçada” depois de um empreiteiro do
    concelho ter comprado parte das casas da aldeia, que fica perdida nas
    encostas da Serra da Freita, no lugar de Sandiães, freguesia de Rôge, e
    ter aí iniciado algumas obras.

    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3668&pIdSeccion=9

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    6. Cinco fogos por controlar

    Cinco incêndios florestais fustigavam mato e pasto ao final da tarde de
    ontem. As condições meteorológicas, com altas temperaturas, baixos
    valores da humidade relativa do ar e ventos predominantes de Leste,
    continuavam a ser propícias à deflagração e propagação de incêndios

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c&subsec=&id=b051b38568faa7197f0e810f72b9579d

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    7. Póvoa cria linha de autocarros grátis

    Visando afastar os automóveis das “sempre tão congestionadas” zonas
    balneares da Póvoa de Varzim, o serviço é garantido por dois autocarros
    sete dias por semana, entre as 9 e as 18h00, ligando a central de
    camionagem, na entrada da cidade, ao Largo do Passeio Alegre, na frente
    marítima da Póvoa de Varzim, detalhou a fonte.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=b49a68cd74dd8d8f7ac977a0456bd985

    Póvoa de Varzim disponibiliza transporte gratuito para as praias:
    https://www.ocomerciodoporto.pt/secciones/noticia.jsp?pIdNoticia=3612&pIdSeccion=7

    Autocarros gratuitos da cidade à praia:
    https://jn.sapo.pt/2004/07/03/grande_porto/autocarros_gratuitos_cidade_a_praia.html

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    8. Parte Norte do concelho também será abrangida até 2006: Sul livra-se
    das passagens-de-nível

    O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, anunciou que
    até 2006 a parte sul do concelho deixará de ter passagens-de-nível, com
    a construção de sete passagens desniveladas em seis freguesias. Na zona
    Norte o mesmo irá contecer até 2006.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=&id=a37df06c11b6b52e3459ca243b800446

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    9. Faltam projectos para a recuperação ambiental

    São precisos 50 milhões de euros para iniciar a recuperação ambiental
    das 62 antigas minas de urânio abandonadas no país. O processo implica a
    formalização de uma candidatura ao PRAMA (Programa de Recuperação
    Ambiental de Minas) no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio.

    https://jn.sapo.pt/2004/07/03/centro/faltam_projectos_para_a_recuperacao_.html

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    10. À descoberta de Aboim

    “O futuro de Aboim passa pela aposta na natureza”. É assim que António
    Novais, presidente da Junta, vê o possível desenvolvimento da freguesia
    que se situa a norte do concelho de Fafe e que terá, a partir de hoje,
    um importante pólo para a atracção de forasteiros. A inauguração do
    percurso pedestre “À descoberta de Aboim”. A grande riqueza natural da
    freguesia pode observar-se através dos núcleos megalíticos de Aboim e da
    Lagoa e nas aldeias de Mós, Figueiró e Barbeita, com grande vivência
    medieval. Aboim possui, também, o único moinho de vento do concelho, que
    se encontra em fase de restauro.

    https://jn.sapo.pt/2004/07/03/minho/a_descoberta_aboim.html

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    11. Moradores desconhecem destino do Campo da Agonia

    A Vianapolis prepara-se para avançar com a intervenção no Campo da
    Agonia, que visa a construção de um parque de estacionamento
    subterrâneo, com capacidade para cerca de 1200 lugares. O programa de
    requalificação urbana prevê, também, a demolição das casas de piso
    térreo existentes no local, mas os moradores contestam a decisão e
    dizem-se indignados pelo silêncio que rodeia o seu futuro.

    https://jn.sapo.pt/2004/07/03/minho/moradores_desconhecem_destino_campo_.html

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    12. Atrasos na Lei do Arrendamento Põem em Risco Recuperação da Baixa do
    Porto

    A reabilitação da Baixa do Porto pode estar seriamente comprometida por
    causa da indefinição em que mergulhou a nova lei do arrendamento. Aquele
    que é o pilar fundamental do projecto gizado pela Sociedade de
    Reabilitação Urbana (SRU) do Porto chegou a ter discussão parlamentar
    agendada para este mês, mas poderá não sair da gaveta, em virtude das
    mudanças na liderança do Governo.

    https://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/LocalPorto/LP05.html

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    13. Comunistas Querem Criar Gabinete para Preservar a Serra da Freita

    O PCP apresentou ontem, em Arouca, um projecto de resolução entregue na
    semana passada na Assembleia da República e que prevê a criação do
    gabinete da Serra da Freita. No documento, que ontem foi dado a conhecer
    pela primeira vez à população, os deputados do PCP recordam a
    importância das serras da Freita e da Arada para a preservação de
    diversas espécies animais e vegetais, como as turfeiras, o lobo, a
    salamandra lusitânica e o lagarto de água, sendo ainda o refúgio da raça
    bovina autóctone arouquesa.

    https://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/LocalPorto/LP15.html

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    14. EDITORIAL: Uma Montanha Russa no Subsolo do Porto

    1. Uma montanha russa. Parece ser este o perfil das condutas de
    saneamento instaladas na Rua de Sá da Bandeira, no Porto, no âmbito das
    obras da Sociedade Porto 2001. O resultado do subterrâneo e inútil
    “parque de diversões” é que a rede de saneamento instalada há tão pouco
    tempo não serve rigorosamente para nada, valendo aos portuenses que por
    ali moram e trabalham o bom desempenho dos velhinhos esgotos da cidade.
    O que este caso tem de extraordinário é que, mais do que uma obra mal
    feita, estamos perante uma empreitada cujo resultado é, do ponto de
    vista da comunidade, rigorosamente inútil, não serve para nada. E isso,
    salvo melhor opinião, deveria obrigar a que se apurassem
    responsabilidades e que alguém pagasse pelo que (não) fez.

    https://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/LocalPorto/LPEDIT.html

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    15. Câmara Esposende Revoltada por Falta de Apoio para Prevenção de
    Fogos

    A Câmara de Esposende está revoltada com o facto do Governo ter excluído
    o concelho do grupo de regiões consideradas de risco de incêndios
    florestais. A decisão retira à autarquia o acesso aos Programas
    Ocupacionais definidos pelo governo o ano passado após a vaga de
    incêndios que lavrou pelo país e que têm por objectivo a prevenção dos
    fogos florestais.

    https://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/LocalMinho/LM03.html

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    16. Sevinate Reconhece Que Estado Não É Exemplo na Prevenção Florestal

    “Enquanto tivermos situações destas no património do Estado, não podemos
    dizer nada para fora.” Este foi o desabafo do ministro da Agricultura,
    Sevinate Pinto, quando ontem visitou, na área de Sines, uma mata pública
    que há cerca de 20 anos não era limpa.

    https://jornal.publico.pt/publico/2004/07/03/Sociedade/S07.html

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    FIM DA PARTE NOTICIOSA/SEGUEM-SE INSTRUCÕES EM RODAPÉ

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    Para desligar-se/religar-se ou para ler as mensagens em modo página, net
    veja informações no rodapé da mensagem.

    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
    https://groups.yahoo.com/group/pned/

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    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Abaixo apresenta-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
    Notícias, de O Primeiro de Janeiro, de O Comércio do Porto e do Público
    Local Porto e Minho.

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
    aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
    específico
    são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre
    o
    Vouga e o Minho.

    Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho

    Para mais informações e adesão à associação Campo Aberto:
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    telefax 229759592
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