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    [PNED] Boletim 24.04.2004

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    Sábado, 24 de Abril de 2004

    1. Novo Atlas de Portugal é hoje apresentado em Lisboa
    Nacional

    Co-financiado pela UE, o Atlas será elaborado pelo Instituto Geográfico
    Português, compilando informações dispersas por organismos públicos, e
    traçar as características físicas do País, abordando a componente humana.
    Além de mapas, imagens de satélite e fotografias, terá textos de Ernâni
    Lopes, Nuno Vieira, Vasco Graça Moura e Raquel Soeiro de Brito,
    coordenadora do projecto.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=b6d767d2f8ed5d21a44b0e5886680cb9&subsec=&id=e607f1ec010ea1512f6cf63f17b76d9a

    2. Expectativas goradas
    Aveiro/ Requalificação da Ria de Aveiro

    Durão Barroso anunciou ontem em Aveiro a Criação do Gabinete para a
    Gestão Integrada da Ria de Aveiro, “um serviço de Estado com um director”
    que terá como metas “a requalificação ambiental, a gestão do domínio
    hídrico, a divulgação da imagem e a concepção de projectos ambientais de
    carácter turístico” que “articule políticas municipais”, segundo referiu.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=5878a7ab84fb43402106c575658472fa&id=aca76f98b87ae35fe646b51a0ebeddd3

    Modelo de gestão da ria desagrada a Alberto Souto:
    https://jn.sapo.pt/textos/out70511.asp

    Unir@Ria quer turismo e ambiente juntos:
    https://www.jn.pt/textos/out70519.asp

    3. Anúncio de demolições na Escarpa da Serra do Pilar
    Gaia/ Programa Polis

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=e0e72952184c136d771bacc4ada0a371

    4. Autarquia do Porto exige a criação de três embarcadouros em cada
    margem
    Porto_Gaia/Transportes Fluviais

    A Câmara Municipal do Porto só aceita que o projecto relativo aos
    transportes fluviais avance com três embarcadouros em cada uma das
    margens do rio. O vereador do Urbanismo da autarquia opõe-se assim ao
    plano da APDL, mas acredita ser possível chegar a um entendimento. O
    mesmo acontece do lado de Gaia.

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=7b465fbfd0590e4b2c1af463c3b7ec7b

    Autocarro fluvial encalhou:
    https://jn.sapo.pt/textos/out7031.asp
    https://jn.sapo.pt/textos/out7037.asp

    Câmara do Porto Mantém Interesse nos Táxis Fluviais:
    https://jornal.publico.pt/publico/2004/04/24/LocalPorto/LP11.html

    5. Moção na Assembleia Municipal: Fim de carreiras preocupa freguesias
    Bragança/ Transportes

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=26e359e83860db1d11b6acca57d8ea88&id=984b553063229386b035faeb7400b868

    Vila de Izeda Sem Transportes Públicos para Bragança:
    https://jornal.publico.pt/publico/2004/04/24/LocalPorto/LP31.html

    6. Construção da Universidade esteve oito meses sem licença
    Porto/ Urbanismo_Universidade do Porto

    As obras, realizadas directamente pelas universidades, não gozam de
    dispensa do licenciamento municipal pelas autarquias. É esse o
    entendimento expresso numa auditoria jurídica do Ministério do
    Planeamento e da Administração do Território, que serviu de base à
    fundamentação do embargo, decretado pela Câmara portuense, à empreitade
    de construção de uma cantina, de uma residência e de um parque de
    estacionamento pela Universidade do Porto.

    https://www.jn.pt/textos/out7033.asp

    7. Defesa da costa exige demolição de edifícios
    Espinho/ Ordenamento da Orla Costeira

    Os escombros da pousada junto ao aeródromo e do edifício da carreira de
    tiro, ambos em Paramos, já deviam ter sido demolidos. Uma medida
    essencial para a defesa da linha costeira de Espinho, segundo o
    presidente do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos, Fernando
    Veloso Gomes.

    https://www.jn.pt/textos/out7034.asp

    8. Cidadãos analisam traçado
    Caminha/Traçado do IC1

    Autarcas, moradores e ambientalistas do concelho de Caminha entendem que
    é a própria empresa concessionária da obra que lhes vem agora dar razão,
    quando defenderam desde o início a aprovação do traçado da Solução 1,
    referente ao itinerário do troço norte (Riba d’Âncora-Caminha) do IC1,
    preconizado no PDM e que previa a construção de um túnel sob o monte da
    Gávea, em Vilar de Mouros, e a ligação a Valença.

    https://www.jn.pt/textos/out7055.asp

    9. Incêndios preocupam secretário de Estado
    Nacional/ Prevenção de Fogos Florestais

    O Governo irá fazer, a partir de Maio, uma grande campanha pública para
    sensibilizar e “envolver a comunidade”, esperando colher alguns
    resultados que ajudem a evitar o pior. “Se não percebermos que se trata
    de um problema do país, podemos tersurpresas”, assegurou Luís Pais de
    Sousa, ao JN, afirmando que se aprendeu “com os os erros do passado”.

    https://www.jn.pt/textos/out70510.asp

    10. Futuro do Aterro Sanitário do Vale do Minho Decidido pelo Executivo
    de Valença
    S. Pedro da Torre/ Tratamento de Resíduos

    https://jornal.publico.pt/publico/2004/04/24/LocalMinho/LM03.html

    11. População de Vila Fria Contra Exploração de Caulinos
    Viana do Castelo_Vila Fria/Explorações Mineiras

    https://jornal.publico.pt/publico/2004/04/24/LocalMinho/LM04.html

    12. Trânsito Caótico na Estação de Braga
    Braga/ Estação Ferroviária_Acessibilidades_Estacionamento

    https://jornal.publico.pt/publico/2004/04/24/LocalMinho/LM07.html

    INFORMACAO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresentou-se o sumario e/ou resumos de noticias
    de interesse urbanistico/ambiental publicadas na
    edicao electronica do Jornal de Noticias, de O
    Primeiro de Janeiro e do Publico Local Porto e Minho.

    Esta lista foi criada e e animada pela associação
    Campo Aberto, e está aberta a todos os interessados
    socios ou nao sócios. O seu ambito específico sao as
    questões urbanísticas e ambientais do Noroeste,
    basicamente entre o Vouga e o Minho.

    Selecção hoje feita por Cristiane Carvalho


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