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    [PNED] infoPNED 01.12.03

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    Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2003

    INDICE

    1.Bairro do Leal O Terceiro Mundo ao Virar da Esquina
    2.Antiga por Fora, “Hi-tech” por Dentro
    3.Um Gabinete para Explicar Obra no Centro de Famalicão
    4.Concurso do IC24 atrasado meio ano
    5.Factura do Parque há-de chegar…
    6.Metro vai tirar 300 mil passageiros à STCP
    7.Ovo e galinha da Trindade
    8.Sindicato teme maior insegurança no aeroporto
    9.Souto Moura será o responsável pela decoração “sóbria e funcional”
    10.Câmara tenta despoluir rio Este
    11.Investimento de 7,5 milhões de euros para evitar derrocada do
    monumento.Fortaleza quatro anos em obras
    12.Seis projectos apresentados privilegiam o peão em relação ao automóvel.
    Centro histórico recuperado

    RESUMOS

    1.Bairro do Leal O Terceiro Mundo ao Virar da Esquina
    Publico – local porto
    Por JORGE MARMELO

    O Porto não é só aquilo que vemos quando andamos pelas ruas de todos os
    dias. Por trás das suas fachadas, mais ou menos imponentes, há vida.
    Escondida, é certo. Mas existe. Está lá e pulsa em casebres diminutos, em
    corredores apertados, entre paredes pingando humidade, estuque apodrecido,
    bolores. Envelhecido e aviltado. Genuíno. Pobre, mas orgulhoso.
    https://jornal.publico.pt/publico/2003/12/01/LocalPorto/LP51.html

    2.Antiga por Fora, “Hi-tech” por Dentro
    Por I.N.

    Recuperar o edifício mais antigo da Foz transformando-o no edifício mais
    moderno da Foz: foi mais ou menos este o objectivo que presidiu à
    intervenção efectuada em parceria pela Barbosa & Guimarães Arquitectos e
    pela empresa v2i – Valorização e Inovação Imobiliária na Casa Setecentista,
    que anteontem teve as portas abertas à curiosidade do público.
    https://jornal.publico.pt/publico/2003/12/01/LocalPorto/LP52.html

    3.Um Gabinete para Explicar Obra no Centro de Famalicão
    Publico – local minho
    Por ÂNGELO TEIXEIRA MARQUES

    A Avenida de 25 de Abril, uma das mais movimentadas artérias do centro de
    Vila Nova de Famalicão, vai entrar em obras no princípio do próximo ano e,
    para acautelar a obtenção da compreensão por parte de comerciantes e
    moradores, a Câmara Municipal abre amanhã um “Gabinete de Informação de
    Obra” onde, entre as 9h30 e o 12h30 (de segunda a sexta-feira) os
    interessados podem conhecer a forma como os trabalhos estão previstos.
    https://jornal.publico.pt/publico/2003/12/01/LocalMinho/LM52.html

    4.Concurso do IC24 atrasado meio ano
    JN – grande porto
    josé mota Hugo Silva

    deslize Ministro das Obras Públicas disse que seria lançado até Agosto, mas
    continua por concretizar até hoje
    Aconclusão dos anéis rodoviários da Área Metropolitana do Porto vai custar
    274 milhões de euros. E se o concurso para a construção do último troço do
    IC23, em Gaia, foi lançado na sexta-feira passada, o concurso destinado à
    construção do IC24, entre Valongo e a Feira, deverá ser lançado em breve.
    Ainda que Carmona Rodrigues, ministro das Obras Públicas, tenha garantido,
    em Maio, que o concurso seria lançado até Agosto.
    https://jn.sapo.pt/textos/out2032.asp

    5.Factura do Parque há-de chegar…
    JN – país
    por rafael barbosa jornalista

    É um um caso de paixão. Dos cidadãos. Dos políticos. Dos empreiteiros. Os
    primeiros, porque perceberam que é um oásis quase inacreditável num mundo
    urbano caótico. Os segundos, porque perceberam que um distanciamento
    negligente seria considerado intolerável.Os terceiros, porque perceberam que
    não lhes faltaria clientela disposta a pagar o dobro ou o triplo só para
    ficar perto dele. O objecto de desejo, já se percebeu, é o Parque da Cidade.
    https://jn.sapo.pt/textos/out2034.asp

    6.Metro vai tirar 300 mil passageiros à STCP
    JN – país
    Hugo Silva textos José Mota fotos

    Presidente da STCP alerta que novo meio “não resolve todos os problemas de
    mobilidade”
    A”revolução” está em marcha e tem de ser implementada em “poucos meses”.
    Juvenal Peneda, presidente da Sociedade dos Transportes Colectivos do Porto
    (STCP), garante que em 2004 não haverá despedimentos e acrescenta que só
    depois de haver nova rede (trabalho encomendado à Faculdade de Engenharia do
    Porto) serão conhecidas as mudanças internas na empresa. [Jornal de
    Notícias] O seu antecessor, Oliveira Marques, saiu em polémica e com alertas
    à situação financeira.
    https://jn.sapo.pt/textos/out2035.asp

    7.Ovo e galinha da Trindade
    JN – país
    por jorge vilas jornalista

    Câmara do Porto continua com a carcaça do edifício da pedreira nos braços
    Há dias, Fernando Albuquerque, vereador do Pelouro das Actividades
    Económicas da Câmara do Porto, disse aos jornalistas que o problema do
    malfadado edifício da pedreira da Trindade estava em vias de solução: a mole
    de cimento armado em vias de degradação iria ser transformada em hotel…
    Dito isto no contexto da alegada falta de unidades daquele género na cidade,
    a notícia tinha foros de sensação, tanto mais que essa seria uma das
    alavancas a utilizar na tão reclamada revitalização da Baixa Portuense
    https://jn.sapo.pt/textos/out2036.asp

    8.Sindicato teme maior insegurança no aeroporto
    Porto

    O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) teme que haja
    um crescendo na insegurança no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto,
    quando do Euro 2004. Por isso, pediu a intervenção da Inspecção-Geral do
    Trabalho, que intimou a direcção do aeroporto a fazer obras de alteração.
    Até hoje, nada.
    https://jn.sapo.pt/textos/out2038.asp

    9.Souto Moura será o responsável pela decoração “sóbria e funcional”
    Interior das estações será comum
    O Primeiro de Janeiro-porto
    Enquanto em Lisboa cada estação do metropolitano tem características
    próprias de decoração, no Porto a opção tomada foi exactamente a contrária.
    O arquitecto Souto Moura deliciou a administração da Metro com um projecto
    que reúne sobriedade e elegância.
    As estações subterrâneas do Metro do Porto vão ter uma decoração interior
    comum, concebida pelo arquitecto Souto Moura, revelou o presidente da
    Comissão Executiva da empresa.
    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=a4d945774122580022b6bb79edfaa1c4

    10.Câmara tenta despoluir rio Este
    O Primeiro de Janeiro-regiões – Braga
    Luís Moreira

    Plano de Actividades para 2004 disponibiliza dois milhões de euros
    Apesar de já ter um plano de reabilitação, o rio Este continua a sofrer
    constantes agressões ambientais. Por isso, a Câmara de Braga vai investir
    dois milhões de euros na sua despoluição. Os trabalhos de reconversão
    começam já em 2004.
    A Câmara de Braga vai investir dois milhões de euros na requalificação do
    rio Este, durante o próximo ano. Os serviços do pelouro do Ambiente do
    município referem, no Plano de Actividades para 2004, que a intervenção
    ambiental vai ter em conta as conclusões do Plano de Reabilitação do Rio
    Este, já encomendado há algum tempo e que, entretanto, sofreu algumas
    alterações.

    11.Investimento de 7,5 milhões de euros para evitar derrocada do
    monumento.Fortaleza quatro anos em obras
    O Primeiro de Janeiro-regiões – Valença do Minho
    Vítor Pereira

    A Fortaleza de Valença vai estar quatro anos em obras. Tudo para evitar a
    derrocada de mais um monumento nacional. O investimento total está avaliado
    em 7,5 milhões de euros. O autor do projecto de recuperação é Souto Moura.
    Quatro anos é o tempo que deverão durar as obras de recuperação da fortaleza
    de Valença, um monumento nacional que “ameaça derrocada”. Os trabalhos
    arrancarão na próxima Primavera. O respectivo projecto, riscado pelo
    arquitecto Souto Moura, já foi entregue à Câmara e será apresentado
    publicamente este mês.
    https://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=e4da3b7fbbce2345d7772b0674a318d5&subsec=b2eb7349035754953b57a32e2841bda5&id=c06685da3174c8e5562202dea93d48ee

    12.Seis projectos apresentados privilegiam o peão em relação ao automóvel.
    Centro histórico recuperado
    O Primeiro de Janeiro – Regiões > Ovar
    Ana Magalhães

    Cerca de 580 mil euros é quanto vai custar a requalificação e reconversão do
    Centro Histórico de Ovar. A prioridade será dada à circulação pedonal, com
    os automóveis a serem convidados a ficarem à entrada ou a reduzirem a
    velocidade quando passarem no centro.
    Passado uma semana de ruas estarem cortadas ao trânsito no centro da cidade
    e de terem sido colocadas grades à volta de certas estruturas, Armando
    França, presidente da Câmara Municipal de Ovar, explicou aos vareiros os
    objectivos das escavadoras já em marcha. “Não é uma intervenção casuística
    nem pontual, mas estrategicamente orientada para a requalificação urbana”,
    referiu. Na prática, o Centro Histórico da cidade vai ganhar uma cara nova,
    com o automóvel a ser secundário e a circulação pedonal a ganhar lugar de
    destaque. Orçados em cerca de 580 mil euros, os seis projectos apresentados
    vão ser financiados 30 por
    cento pela Urbcom, sendo o restante suportado pela autarquia.

    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresentou-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de
    Notícias
    e do Público Local Porto e Minho, em 24de Novembro de 2003.

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
    aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito
    específico
    são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
    Vouga e o Minho. Em «Fora do Noroeste» (só ocasionalmente), podem
    inserir-se
    notícias de outras regiões que possam apresentar interesse como exemplo
    negativo ou positivo para situações equivalentes no Noroeste.

    Selecção hoje feita por Alexandre Bahia

    Para os textos integrais consultar:

    https://jornal.publico.pt/publico/2003/12/01/indice.html

    https://jn.sapo.pt/eddia/eddia2.asp

    https://www.oprimeirodejaneiro.pt

    ou as respectivas edições em papel.

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