• Set : 17 : 2020 - ALERTA AOS CIDADÃOS: TRÊS JARDINS DO PORTO E 503 SOBREIROS EM GAIA AMEAÇADOS DE MUTILAÇÃO E ABATE
  • Mai : 14 : 2020 - Por Amor da Árvore 2020
  • Abr : 24 : 2019 - Poluição Luminosa
  • Ago : 11 : 2014 - Apelo ao boicote de alimentos com milho transgénico
  • Nov : 23 : 2011 - Petição pela salvaguarda das Sete Fontes

[PNED] 11 Outubro INFO

Para desligar-se/religar-se ou para ler as mensagens em modo página, net
veja informações no rodapé da mensagem.

O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
https://groups.yahoo.com/group/pned/

A estrutura deste Boletim INFOPNED tem vindo a variar por motivo de
experiências e tentativas de fixação de um modelo a seguir no futuro.
Agradecem-se sugestões e comentários.

Sábado, 11 de Outubro de 2003

PUBLICO:

1. El Corte Inglés Já Pagou Sete Milhões de Euros à Refer Pelos Terrenos
na Boavista

A Refer e o El Corte Inglés assinaram em 2000 um contrato que prevê a
venda dos direitos de superfície da antiga estação ferroviária da
Boavista por 99 anos. O valor-base do terreno foi calculado em 21
milhões de euros podendo ir aos 25 milhões se o investimento se
concretizar num prazo mais alargado.
Fontes ligadas a este processo consideram que El Corte Inglés não deverá
desistir dos direitos de superfície adquiridos na Boavista e que,
pacientemente – “até porque têm dinheiro para isso” – saberá aguardar a
oportunidade para fazer o seu grande centro comercial do Norte no Porto,
começando pelo centro comercial secundário em Gaia.

2. Arriva Retomará Horários Suprimidos Se Houver Garantias de Que Haverá
Utentes

A empresa de transporte de passageiros Arriva admite retomar as viagens
em alguns dos horários que foram suprimidos quer nas carreiras de
Guimarães quer nas linhas que explora noutros concelhos do distrito de
Braga. Manuel Oliveira, administrador responsável pelo sector comercial
daquela multinacional inglesa – que investiu, há dois anos, 2,5 milhões
de contos (12,5 milhões de euros) para adquirir, de uma assentada,
quatro empresas da região de Entre Douro e Minho e tem, actualmente, 190
autocarros por dia a circular(…)
“Se nos provarem que os horários que foram suprimidos, sobretudo ao
fim-de-semana, vão ter passageiros, nós teremos todo o interesse em
prestar o serviço” afiança o administrador, que rejeita a ideia de que a
Arriva detenha um “monópolio” na região, como sustentou, anteontem, o
vereador vimaranense Salgado Almeida, do PCP.

JN:

1. Especialista manifesta “muito pouca fé” no IC24
Porto

O professor da Faculdade de Engenharia do Porto António Babo manifestou,
anteontem à noite, “muito pouca fé” na resolução dos problemas de
congestionamento de trânsito na cidade com a construção do IC24, a
Circular Regional Externa do Porto. “Vamos gastar
milhões para acertar ao lado do alvo”, afirmou, no segundo debate da
Convenção Autárquica do PS/Porto. António Babo salientou que a
utilização do IC24 como eixo Norte/Sul implica percorrer mais 20
quilómetros e pagar portagem, pelo que os automobilistas e
transportadores vão continuar a preferir atravessar o Porto e o rio
Douro pelas pontes do Freixo e da Arrábida. Babo propôs como alternativa
a construção de um anel viário “mais contido”, a Oeste da Serra de
Valongo, que desincentive o atravessamento do Porto.

2. Exército quer transferir Museu Militar para Gaia
Porto

A cidade do Porto pode estar em vias de perder para Gaia um importante
equipamento cultural. O Exército está a estudar a transferência do Museu
Militar (situado na Rua do Heroísmo) para a Serra de Pilar. E já há um
local na calha: na envolvente ao mosteiro,junto ao claustro, vista como
uma zona emblemática e que permitiria uma maior visibilidade e espaço
para o imóvel, de acordo com os mentores do projecto.

“Uma solução interessante que faz todo o sentido”, comentou Luís Filipe
Menezes, presidente da Câmara de Gaia. Marcelo Mendes Pinto, vereador da
Cultura da Câmara do Porto, preferiu não se pronunciar sobre uma
hipótese que afirmou desconhecer.
Mais uma vitória para Gaia depois do El Corte Inglés?

3. Barreiras físicas incomodam deficientes
Viana do Castelo

“A acessibilidade a diversos edifícios públicos ou de utilidade pública
de Viana do Castelo continua, em muitos dos casos, a ser deficiente.
Estruturas há que permanecem de todo inacessíveis aos cidadãos com
deficiência motora, casos da biblioteca municipale do tribunal.”
Servindo-se de estudo de-senvolvido ao longo dos últimos três anos,
sobre a acessibilidade física e funcional das ruas e edifícios da
cidade, o coordenador técnico do gabinete das Cidades Saudáveis de Viana
do Castelo, Luís Delgado, aludiu a “obstáculos” queteimam em persistir.

4. População ameaça boicotar circulação de comboios
Guimarães

Freguesias de Urgezes e Polveira exigem uma passagem superior para peões
em Covas Solução da REFER, com o apoio da Câmara e juntas, não convenceu
moradores

INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

Acima apresentou-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de Notícias
e do Público Local Porto e Minho, em 11 de Outubro de 2003.

Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
Vouga e o Minho. Em «Fora do Noroeste» (só ocasionalmente), podem inserir-se
notícias de outras regiões que possam apresentar interesse como exemplo
negativo ou positivo para situações equivalentes no Noroeste.

Selecção hoje feita por Daniel Carvalho

Para os textos integrais consultar:

https://jn.sapo.pt/eddia/eddia7.asp

https://jornal.publico.pt/publico/2003/10/11/indice.html

ou as respectivas edições em papel.

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Categorias: Boletim

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