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    [PNED] 11 Outubro INFO

    Para desligar-se/religar-se ou para ler as mensagens em modo página, net
    veja informações no rodapé da mensagem.

    O arquivo desta lista desde o seu início é acessível através de
    https://groups.yahoo.com/group/pned/

    A estrutura deste Boletim INFOPNED tem vindo a variar por motivo de
    experiências e tentativas de fixação de um modelo a seguir no futuro.
    Agradecem-se sugestões e comentários.

    Sábado, 11 de Outubro de 2003

    PUBLICO:

    1. El Corte Inglés Já Pagou Sete Milhões de Euros à Refer Pelos Terrenos
    na Boavista

    A Refer e o El Corte Inglés assinaram em 2000 um contrato que prevê a
    venda dos direitos de superfície da antiga estação ferroviária da
    Boavista por 99 anos. O valor-base do terreno foi calculado em 21
    milhões de euros podendo ir aos 25 milhões se o investimento se
    concretizar num prazo mais alargado.
    Fontes ligadas a este processo consideram que El Corte Inglés não deverá
    desistir dos direitos de superfície adquiridos na Boavista e que,
    pacientemente – “até porque têm dinheiro para isso” – saberá aguardar a
    oportunidade para fazer o seu grande centro comercial do Norte no Porto,
    começando pelo centro comercial secundário em Gaia.

    2. Arriva Retomará Horários Suprimidos Se Houver Garantias de Que Haverá
    Utentes

    A empresa de transporte de passageiros Arriva admite retomar as viagens
    em alguns dos horários que foram suprimidos quer nas carreiras de
    Guimarães quer nas linhas que explora noutros concelhos do distrito de
    Braga. Manuel Oliveira, administrador responsável pelo sector comercial
    daquela multinacional inglesa – que investiu, há dois anos, 2,5 milhões
    de contos (12,5 milhões de euros) para adquirir, de uma assentada,
    quatro empresas da região de Entre Douro e Minho e tem, actualmente, 190
    autocarros por dia a circular(…)
    “Se nos provarem que os horários que foram suprimidos, sobretudo ao
    fim-de-semana, vão ter passageiros, nós teremos todo o interesse em
    prestar o serviço” afiança o administrador, que rejeita a ideia de que a
    Arriva detenha um “monópolio” na região, como sustentou, anteontem, o
    vereador vimaranense Salgado Almeida, do PCP.

    JN:

    1. Especialista manifesta “muito pouca fé” no IC24
    Porto

    O professor da Faculdade de Engenharia do Porto António Babo manifestou,
    anteontem à noite, “muito pouca fé” na resolução dos problemas de
    congestionamento de trânsito na cidade com a construção do IC24, a
    Circular Regional Externa do Porto. “Vamos gastar
    milhões para acertar ao lado do alvo”, afirmou, no segundo debate da
    Convenção Autárquica do PS/Porto. António Babo salientou que a
    utilização do IC24 como eixo Norte/Sul implica percorrer mais 20
    quilómetros e pagar portagem, pelo que os automobilistas e
    transportadores vão continuar a preferir atravessar o Porto e o rio
    Douro pelas pontes do Freixo e da Arrábida. Babo propôs como alternativa
    a construção de um anel viário “mais contido”, a Oeste da Serra de
    Valongo, que desincentive o atravessamento do Porto.

    2. Exército quer transferir Museu Militar para Gaia
    Porto

    A cidade do Porto pode estar em vias de perder para Gaia um importante
    equipamento cultural. O Exército está a estudar a transferência do Museu
    Militar (situado na Rua do Heroísmo) para a Serra de Pilar. E já há um
    local na calha: na envolvente ao mosteiro,junto ao claustro, vista como
    uma zona emblemática e que permitiria uma maior visibilidade e espaço
    para o imóvel, de acordo com os mentores do projecto.

    “Uma solução interessante que faz todo o sentido”, comentou Luís Filipe
    Menezes, presidente da Câmara de Gaia. Marcelo Mendes Pinto, vereador da
    Cultura da Câmara do Porto, preferiu não se pronunciar sobre uma
    hipótese que afirmou desconhecer.
    Mais uma vitória para Gaia depois do El Corte Inglés?

    3. Barreiras físicas incomodam deficientes
    Viana do Castelo

    “A acessibilidade a diversos edifícios públicos ou de utilidade pública
    de Viana do Castelo continua, em muitos dos casos, a ser deficiente.
    Estruturas há que permanecem de todo inacessíveis aos cidadãos com
    deficiência motora, casos da biblioteca municipale do tribunal.”
    Servindo-se de estudo de-senvolvido ao longo dos últimos três anos,
    sobre a acessibilidade física e funcional das ruas e edifícios da
    cidade, o coordenador técnico do gabinete das Cidades Saudáveis de Viana
    do Castelo, Luís Delgado, aludiu a “obstáculos” queteimam em persistir.

    4. População ameaça boicotar circulação de comboios
    Guimarães

    Freguesias de Urgezes e Polveira exigem uma passagem superior para peões
    em Covas Solução da REFER, com o apoio da Câmara e juntas, não convenceu
    moradores

    INFORMAÇÃO SOBRE O BOLETIM INFOPNED:

    Acima apresentou-se o sumário e/ou resumos de notícias de interesse
    urbanístico/ambiental publicadas na edição electrónica do Jornal de Notícias
    e do Público Local Porto e Minho, em 11 de Outubro de 2003.

    Esta lista foi criada e é animada pela associação Campo Aberto, e está
    aberta a todos os interessados sócios ou não sócios. O seu âmbito específico
    são as questões urbanísticas e ambientais do Noroeste, basicamente entre o
    Vouga e o Minho. Em «Fora do Noroeste» (só ocasionalmente), podem inserir-se
    notícias de outras regiões que possam apresentar interesse como exemplo
    negativo ou positivo para situações equivalentes no Noroeste.

    Selecção hoje feita por Daniel Carvalho

    Para os textos integrais consultar:

    https://jn.sapo.pt/eddia/eddia7.asp

    https://jornal.publico.pt/publico/2003/10/11/indice.html

    ou as respectivas edições em papel.

    =============== PNED: Porto e Noroeste em Debate ===============

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    Categorias: Boletim

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