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    (Para qualquer problema com esta lista, seguir por favor as instruções do
    rodapé desta mensagem.)

    Editorial: Metro na Boavista

    A Metro está com pressa, e possivelmente já de motoserra na mão para cortar
    a dupla fileira de árvores no corredor central da Avenida da Boavista. O que
    seria mais um crime de arboricídio entre os que essa empresa já perpetrou.

    O que seria sim conveniente seria restabelecer a arborização que a avenida
    já teve (foi assim que a conheci) na parte mais próxima da Rotunda,
    sacrificada a uma concepção de mobilidade no mínimo árida. Mas se nos anos
    1950 isso ainda se poderia entender (falta de consciência da dimensão viva
    do que é uma cidade), hoje é puro barbarismo.

    Lamentavelmente, o barbarismo tem muita força. Esperemos que a CMP não
    consinta nele. Porque agora já não se trata da “pesada herança”. Não haverá
    desta vez atenuantes. E não é preciso enterrar o metro. Basta que se dê a
    prioridade ao transporte público e se condicione o transporte privado à
    situação definida por essa prioridade.

    Seguem-se os resumos de notícias de interesse urbanístico/ambiental
    publicadas na edição electrónica do JN e Público Local Porto e Minho em 31
    de Janeiro de 2003. A selecção é da responsabilidade da associação Campo
    Aberto. Para os textos integrais consultar as referidas páginas ou a
    respectiva edição em papel.

    PNED = Porto e Noroeste em Debate

    Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2003

    Aluna do Porto ganhou prémio de Arquitectura

    Sofia Albuquerque distinguida com Secil Universidades pelo projecto de
    reabilitação de dois prédios degradados da Rua de Sá da Bandeira
    helena norte

    Um projecto para reabilitar dois edifícios degradados da Baixa portuense
    ganhou o Prémio Secil Universidades, que se destina a galardoar trabalhos de
    finalistas de Arquitectura. Sofia Albuquerque, da Universidade Lusíada,
    propôs uma intervenção coerente com a traça do edifício e do quarteirão em
    que está inserido, numa lógica de reabilitação do património edificado e de
    revitalização do centro da cidade.

    Média de 20 mil passageiros por dia superou as expectativas

    No primeiro mês de operação, o Metro do Porto atingiu uma média de 20 mil
    passageiros por dia, durante a semana. Aos sábados, esse valor diminui para
    os 9500, enquanto aos domingos registam-se cerca de 7500 validações de
    bilhetes. Números que, segundo admitiu Oliveira Marques, estão “ligeiramente
    acima” das projecções elaboradas.

    Miséria oculta em Matosinhos
    Casas sem água canalizada e com tectos a cair

    200 euros de renda por uma casa sem casa-de-banho, com tectos a cair,
    paredes as desmoronar e ratos que se passeiam pela habitação. É o que paga
    uma moradora da Rua Cruz de Pau, n.º 49, a entrada de uma ilha em
    Matosinhos.

    Nova empresa vai recuperar património

    A recuperação do património edificado, uma das bandeiras do Executivo de Rui
    Rio, poderá conhecer um novo alento com a publicação da legislação que cria
    a empresa que vai gerir o processo de reabilitação urbana.

    Venda de terrenos da Câmara de Gaia começou com fiasco

    Ninguém quis comprar propriedade onde estão Sapadores e oficinas
    hugo silva

    Ninguém quis comprar o terreno onde estão as oficinas da Câmara de Gaia e o
    quartel dos Bombeiros Sapadores, na Avenida de Vasco da Gama (EN 222). A
    autarquia lançou um concurso para a alienação daquela propriedade por 20
    milhões de euros, mas não apareceramcandidatos. Segunda-feira passada, data
    marcada para a abertura das propostas, não havia qualquer envelope para
    abrir. Dessa forma, ficou vazio o primeiro (e mais importante) concurso de
    venda de terrenos da Câmara de Gaia e goraram-se as expectativas de obtenção
    de uma receita extraordinária. Jorge Queirós, vereador da Administração
    Financeira da Câmara de Gaia, revelou, aoJN, que será lançado novo concurso.

    É “fácil e rápido” pôr o Metro na Boavista

    Oliveira Marques garante que a realização da empreitada demora apenas 18
    meses. Idosos e estudantes com desconto nos bilhetes
    hugo silva

    A “notável revolução” que a Empresa do Metro se dispõe a executar na Avenida
    da Boavista está dependente, apenas, da luz verde da Câmara do Porto. Assim
    que a autarquia dê aval, o projecto não demorará mais que “um ano e meio” a
    executar, garantiu, ontem, o presidente da Comissão Executiva da Empresa do
    Metro. “É uma obra muito fácil e rápida de fazer”, assegurou Oliveira
    Marques. Preço previsto: cerca 100 milhões de euros.

    Público

    Rios e Ribeiros do Porto condenados a serem esgotos domésticos TEXTO

    Rios e Ribeiros do Porto “Fortemente Contaminados”
    Por ANDREA CUNHA FREITAS

    Rios “fora da lei” TEXTO

    Empresas Que Poluem Ribeira da Granja Sob Vigilância
    Por CLÁUDIA ALVES RIBEIRO

    Na sequência do plano de despoluição e valorização da ribeira da Granja, no
    Poerto, está a ser realizado um levantamento de todas as indústrias que se
    localizam ao longo da bacia hidrográfica da ribeira e que não se encontram
    ligadas à rede de saneamento. TEXTO

    Eixo Atlântico Promove Empresa para Promover Noroeste Peninsular

    O Eixo Atlântico decidiu ontem, na Galiza, promover a criação de uma empresa
    que explore o Noroeste Peninsular como destino turístico mundial, uma ideia
    lançada há um ano por Rui Rio. A proposta, aprovada por unanimidade na
    Assembleia Geral do Eixo Atlântico, fazia parte do programa eleitoral do
    então candidato à presidência da Câmara do Porto e foi apresentada pouco
    depois de Rio tomar posse. TEXTO

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    Categorias: Boletim

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