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Resumo de notícias de interesse urbanístico/ambiental publicadas no Local Porto
e Minho do Público e no JN de 4 de Novembro de 2002 (PNED = Porto e Noroeste em
Debate).

Segunda-feira, 4 de Novembro de 2002

Público

Nó de Francos Remodelado a Tempo do Euro 2004

As empreitadas de remodelação do nó de Francos e de beneficiação do piso da Via
de Cintura Interna, no Porto, deverão ficar concluídas a tempo do Euro 2004.
TEXTO

Águas e Margens Sujas no Rio Caima

Os moradores da freguesia de Palmaz, em Oliveira de Azeméis estão preocupados
com as descargas de pasta de papel no Rio Caima. O resultado são águas
“coloridas” de vermelho, amarelo, castanho ou, simplesmente, opacas. As margens
servem de depósito a centenas de pneus. p44 TEXTO

Linha Ferroviária Entre Braga e Nine Encerra Hoje

Estação Ferroviária de Aveiro “a Bom Ritmo”

Por PATRÍCIA COELHO MOREIRA
As paredes ao alto já subiram dois andares e, pouco a pouco, o esqueleto da
futura estação de caminhos-de-ferro de Aveiro ganha corpo. O rosto de cimento
esboçado no estaleiro montado nas traseiras da estrutura actual anuncia obra
pronta no próximo Verão. “A tempo do Euro 2004”, estima o presidente da Câmara
de Aveiro. TEXTO

Rio Caima Aparece com Cores Estranhas e Centenas de Pneus nas Margens
Por SARA DIAS OLIVEIRA

Grande parte dos moradores da freguesia de Palmaz, no concelho de Oliveira de
Azeméis, mostra-se preocupada com as descargas de grandes quantidades de papel
para as águas do rio Caima, que por ali ficam depositadas. Por estas e por
outras causas, o rio ora aparece tingido de vermelho, amarelo, castanho ou com
uma tonalidade esbranquiçada. TEXTO

Ainda a Propósito dos Bairros Sociais Guilherme Vilaverde TEXTO

Autocarros Duplicam Tempos de Viagem Entre Braga e Nine
Por NUNO PASSOS

A linha ferroviária entre as estações de Braga e Nine fecha hoje devido ao
início das obras de modernização daquele ramal. Desta forma, e até Fevereiro de
2004, data em que as obras terminam, o percurso passa a ser feito por um serviço
rodoviário de substituição, cobrindo os trajectos dos comboios suburbanos e os
Intercidades entre Braga e Porto. TEXTO

A Caminho do Estatuto de Parque Natural
Por ANTÓNIO GONÇALVES

Percorrer, ao longo da zona costeira, os pouco mais de dezena e meia de
quilómetros entre o estuário do rio Neiva, a norte, e a Apúlia, a sul, é poder
observar um cordão dunar que está na origem de toda a paisagem que o envolve,
incluindo as parcelas moldadas pela actividade humana. TEXTO

OPINIÃO A Opção de Nada Fazer Contra o Avanço do Mar
Por SOARES DE CARVALHO*

Ao percorrer a faixa costeira do Minho, particularmente aqueles segmentos que
ainda conservam dunas, é frequente constatar a migração das praias para o
interior, associada a arribas que recuam de uma forma acelerada. TEXTO

JN

A cintura de Gaia

Com 24 mil euros nem um cego canta…
Há uns anos atrás, no decorrer de uma série de colóquios que decorreram na
Reitoria da Universidade do Porto, em cuja organização partiticipou Luís Miguel
Duarte, ouvi um prestigiado urbanista defender que a única zona da Área
Metropolitana do Porto com “mas sa crítica” de desenvolvimento era aquela que um
dia ficará envolvida pelo IC23, ou seja as vias de cintura interna do Porto e de
Gaia.

Ciclo de colóquios na Lipor

A Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos Sólidos do Grande
Porto está a promover um ciclo de conferências sob o tema “Os desafios do século
XXI”, no âmbito do seu 20.º aniversário. A primeira de uma série de quatro
sessões está marcada par a o próximo dia 8, no Paços do Concelho de Matosinhos,
a partir das 9.30 horas. O prof. Viriato Soromenho Marques fará uma conferência
sobre “O desenvolvimento sustentável a nível local”, enquanto o vereador de
Matosinhos Guilherme Pinto falará sobre “Uma estratégia de desenvolvimento
sustentável para a Área Metropolitana do Porto”.

Metro para quem?

No melhor pano cai a nódoa. Sendo que o pano, neste caso, é a inauguração,
dentro de um mês, das viagens de Metro entre Matosinhos e o Porto; e a nódoa, o
facto de se ter descurado a intermodalidade com outros meios de transporte.
Descodificando, o Metro est á pronto a andar, mas os futuros utentes não têm
condições para lá chegar. Não existem verdadeiros interfaces nas novas estações.

Metro sem parques para deixar o carro

Falta um mês para a abertura e não há sítios para estacionar. Senhor de
Matosinhos e Senhora da Hora são os locais mais problemáticos hugo silva *

Alinha de Metro entre o Senhor de Matosinhos e a Trindade (Porto) entra em
funcionamento no dia 7 de Dezembro, mas prevêem-se dificuldades para quem quer
deixar o automóvel de lado e utilizar o Metro. Os futuros utentes, que não morem
junto às estações e te nham de utilizar o automóvel para ali chegar, esbarrarão
com uma dificuldade: não há lugar para estacionar.

Nem o mato esconde ruína da Ponte Maria Pia

Monumento nacional enferrujado e ao abandono completa 125 anos. Não há quem
volte a dar-lhe vida, após ter sido desactivado em 1991 carla sofia luz

Só na memória vivem os tempos áureos da velha Ponte Maria Pia. Hoje contam-se
125 anos desde que a negra locomotiva a vapor nº 02049 cruzou a travessia
portuense sobre o Douro. Ainda de pé, sobrevive entre o mato das escarpas, que
não esconde a vergonha da f alta de vontade para revitalizar o monumento
nacional e uma obra de referência na engenharia.

Oficinas no Parque Biológico

O Parque Biológico de Gaia vai promover, em Dezembro, as suas Oficinas de
Inverno, destinadas a crianças e jovens entre os sete e os 15 anos. Os
interessados poderão inscrever-se apenas e um ou nos quatro dias das Oficinas,
bastando para isso contactar o Par que Biológico e inscrever-se até 6 de
Dezembro. As actividades incluem a alimentação de animais do parque, a
construção de arranjos de Natal a partir do lixo, aprender a fazer broa,
trabalhos em papel e, finalmente, o jogo “Caça aos Três Magos do Parque”, que
promete surpresas e exigirá muita perspicácia aos participantes. O preço diário
será de 20 euros.

Vila Real: Empresa municipal vai gerir transportes e habitação

Ermelinda Osório

A Câmara Municipal de Vila Real está a formar uma nova empresa municipal, que
irá gerir os sectores da habitação e transportes. Trata-se da segunda empresa
pública a ser criada, depois de, há cerca de um ano, ter começado a funcionar a
Merval, que gere o mercado municipal, feiras, o ninho de empresas, assim como a
zona industrial, além de se encarregar da área de desenvolvimento eco nómico.

Barcelos: Oposição exige assembleia extra

Partido Socialista quer debater assuntos relacionados com problemas de urbanismo
CONCEIÇÃO ROCHA

O Partido Socialista (PS) de Barcelos conseguiu que os partidos da oposição
representados na Assembleia Municipal, com excepção da CDU, concordassem com o
seu desafio de convocar uma Assembleia Municipal extraordinária, para debater
questões de urbanismo, n omeadamente o Campo da Feira e o Campo 5 de Outubro,
também conhecido como Jardim Velho. O PS enviou uma carta a todos os partidos
com assento na Assembleia e já obteve respostas favoráveis do CDS/PP, do BE e do
MPT.

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